Autor Tópico: Preciso saber quanto cobrar pro um trabalho...  (Lida 2002 vezes)

Fd.Foto7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2014, 14:51:06
Boa tarde, meu nome é Fernando, sou fotografo a 2 anos. Hoje me pediram orçamento de um ensaio fotografico, mas o cliente precisa de apenas duas fotos. Gostaria de saber quanto cobrar por todo o trabalho: ensaio e duas fotos editadas.Obrigado
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 14:53:08 por Fd.Foto7 »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2014, 15:02:11
O mesmo que cobraria por 20 ou 200, a quantidade de fotos é irrelevante. O seu trabalho não é o mesmo para produzir 2 ou 20?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 15:04:39 por Roberto Dellano »


Fd.Foto7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2014, 15:17:19
Sim Roberto, o preço do ensaio ja tenho em mente, mas não posso cobrar por 2 fotos o mesmo que cobraria para editar e entregar 20 fotos... Gostaria de saber valores. Desde ja agradeço a ajuda. 


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2014, 15:25:04
Vc vai fazer o ensaio em estudio ou em outro lugar?
Fala pra gente quanto vc tá pensando em cobrar o ensaio, já a foto tratada, vai variar do nivel de tratamento que vc vai fazer.
Tratamento simples como correção de cor, de R$10 a R$15 acho um valor justo...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2014, 15:40:33
O mesmo que cobraria por 20 ou 200, a quantidade de fotos é irrelevante. O seu trabalho não é o mesmo para produzir 2 ou 20?

Na produção concordo, a diária + locação de estúdio+GGP.
A pós seja diferente mas não muito


Fd.Foto7

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2014, 16:17:52
Vc vai fazer o ensaio em estudio ou em outro lugar?
Fala pra gente quanto vc tá pensando em cobrar o ensaio, já a foto tratada, vai variar do nivel de tratamento que vc vai fazer.
Tratamento simples como correção de cor, de R$10 a R$15 acho um valor justo...

O ensaio será no centro de SP, na rua msmo. Gostaria que me ajudassem a definir o valor desse ensaio de umas 2h. Obrigado


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2014, 18:20:18
Sim Roberto, o preço do ensaio ja tenho em mente...

...Gostaria que me ajudassem a definir o valor desse ensaio ...

 :ponder: :ponder:


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2014, 18:46:33
O mesmo que cobraria por 20 ou 200, a quantidade de fotos é irrelevante. O seu trabalho não é o mesmo para produzir 2 ou 20?

Olha nao sou fotografo pro, mas concordo com o Dellano, creio que cobrar por foto é furada, suponhamos que você escolha a Paulista para fazer as fotos só de estacionamento você pode chegar a gastar R$ 30,00 mais seu deslocamento, mais o seu tempo tirando as fotos, acertando a iluminação, desgaste de equipamento e etc.

Se a pessoa quer 2 fotos ou 20 eu cobraria o mesmo, sei que não e muito assim que funciona no mercado, quando minha filha nasceu - a quase dos meses atras - as opcoes de foto eram 100 fotos ou 30 fotos, e o preço era 600,00 ou 800,00 com a opcao das 100 fotos vinha um fotobook de 30 fotos. Minha sorte foi ter comprado as 30 pq o total foram 100 destas para escolher 30 foi dificil rs.

O ponto que quero dizer e que se vc cobrar por foto vai perder dinheiro. Se para pessoa ela quer 2 fotos creio que seja algo ligado a moda não? Se for com certeza você deve cobrar por hora, porque de n fotos vc vai pegar as 2 melhores.

Abraços.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2014, 19:35:29
Concordo com tudo que disseram aí... "talvez" vc possa cobrar um pouco menos que o ensaio completo, pela quantidade de fotos a tratar... porque o tempo de realização será praticamente o mesmo.
Então vc tem 2 opções... ou cobra um pouco menos ou vende um ensaio com 20 fotos por exemplo.

Fazendo uma observação ao que o Marshall escreveu: EMHO é a maior furada vender ensaios com 100 / 200 fotos... todos nós aqui sabemos que com muito, muito, muito, muito custo mesmo você tira aí 20 fotos BOAS e diferentes... o restante é só pra encher linguiça... aquele lance de  "ah, mas o fotógrafo tal me entrega 200 fotos e você tá cobrando mais e só entrega 20?" - questão de perfil de cliente e posicionamento de mercado.

Voltando ao assunto: se vc leva 2 horas pra fazer 2 fotos... no embalo mais meia horinha e vc com certeza terá as 20... por isso não tem como o preço ser muito diferente.
Novamente EMHO, o ensaio rende mesmo 30 minutos... o restante é o tempo que vc consegue acertar luz, composição e desinibir o modelo (e as vezes o fotógrafo também). Então o que demora é o "start" real... depois em 30 minutos vc faz as fotos.

Abs.


Photo Jr.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2014, 20:04:35
Sim, o ensaio é um valor para 2 ou 200 fotos.
O adicional por foto tratada é que vai depender do nível de tratamento que você vai fazer!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2014, 22:22:42
Que rolo amigo... mas pra que complicar... vc ta querendo vender foto por unidade... fazer um preço por unidade??? Tipo uma dúzia de foto custa é R$ tanto e por consequência o preço unitário é R$ tanto???

Olha só tem, muito ensaio que a faço por ai pra conseguir apenas uma foto, uma única foto... O preço é calculado por ensaio, pouco importa a quantidade de fotos que o cara precisa.

Explica pro seu cliente que vc produz várias pra que ele possa escolher uma ou duas. Faça o seu calculo pelo ensaio, ja incluindo esse negocio de tratamento, deixa embutido no preço e pronto...

abs
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, 22:23:38 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.