Autor Tópico: Fotos Históricas - WWII  (Lida 962 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 30 de Janeiro de 2014, 23:05:25
Não sei se aqui é o melhor local para perguntar sobre isso, mas vamos lá

Eu tenho algumas fotos da segunda guerra que ganhei do meu avô a um bom tempo, cerca de 30. Venho guardando elas com cuidado, mas sinto que poderia fazer mais por elas, afinal é um desperdício ficarem guardadas, sem ninguém ver.

Elas estão em um envelope, e tenho medo de estragarem com o tempo, alguém me indica uma boa maneira de guarda-las, algum álbum especifico, ou outras sugestões?

Outra coisa que eu gostaria de fazer é avalia-las, sabem onde posso fazer isso em SP? Talvez só tenham valor histórico, mas é bom saber o que tenho em mãos tb!

E por fim, indicam uma maneira segura de digitaliza-las? Não tenho coragem de enfiar em um scanner comum e correr o risco de danifica-las
Assim que eu conseguir digitalizar compartilho por aqui, acredito que alguns aqui q gostariam de ver tb :ok:


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2014, 00:04:25
Acho importante que você as digitalize assim que puder com a melhor resolução possível e da forma que julgar mais segura em relação a danos físicos, embora não considere que corram grandes riscos neste processo. Como são antigas e de valor histórico pelo contexto consulte um fotógrafo profissional ou um amador com boa experiência em fotografia.

Tenho digitalizado fotos antigas relativas a minha cidade e isto aumenta suas chances de sobreviver ao tempo (desgaste natural do papel e perda das cores acada exposição a luz). E descobri, ao divulgá-las (em baixa resolução) maiores informações sobre o que retratam de outras pessoas especializadas/conhecedoras. Agreguei valor ao descobrir mais sobre elas.

Emfim, pense que, assim como um livro que ninguém lê, uma fotografia não cumpre seu papel se não se mostrar, mesmo que você queira escolher o público.

Abcs,

Wagner Rocha
 


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2014, 02:57:13
Acho que tem uns PrintFile's específicos para isso.

O ideal é que o material em contato com as fotos seja de pH neutro para não danificá-las com o tempo.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2014, 09:49:59
Já imaginei o arquivo digitalizado.... :D e estava indo visitar

A digitalização é primordial para memória e futuros trabalhos. Procure em algum lugar de sua cidade e exija o acompanhamento full time do processo e utilize luvas de algodão limpas para manipular. A gordura de sua mão vai ser um ponto de contaminação e futura deterioração da foto

Dark Storage é a melhor forma de armazenagem destas fotos, temperatura controlada, PH, etc deve ser observado ai pode ser álbum, caixa com PP museu e mexer o menos possível

Depois vc tem várias formas de reprodução do arquivo digital, álbum, quadro, prints, etc.

Deve estar em P&B, ai somente com revelação química ou giclée e os substratos vc tem vários.

Agora, avaliação não sei onde fazer :ponder:

Abs

Marcio



 


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:15:47
Eu vendo as minhas fotos emoldurado com matt usado em museus e vidro tambem. Protegem bem as fotos contra luz UV e protege mais do que materiais mais baratos com materiais ou qualidade que corroem a imagem e o papel. Nao eh barato mas eh um bom investimento.

Casas de leilao de arte avaliam para voce. Costumam cobrar mas algumas poucas nao cobram.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:49:34
Vlw galera, vou correr atras disso agora em fevereiro
Alguem indica um local q eu possa fazer a digitalizacao aqui em SP?