Autor Tópico: Patagônia Argentina - Avaliação Parte 1  (Lida 1560 vezes)

Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Outubro de 2023, 23:18:36
Galera, por gentileza, peço mais uma vez a ajuda de vocês para avaliar e criticar algumas das fotos feitas por mim na Patagônia.
Aceito críticas, sugestões e qualquer comentário positivo ou negativo, desde que seja construtivo, me ajudando a pensar e entender o que pode melhorar... seja no enquadramento, na quantidade de elementos, na edição ou qualquer outro ponto que achem necessário mencionar.

Fotos feitas com uma Canon 90D, lentes 18-200mm e 10-18mm.
Na maioria absoluta o diafragma estava bem fechado (F18 pra cima) e ISO entre 100 e 320.

Fiz muitas fotos por lá e ainda não editei nem 5% delas, mas aí vão algumas que já tive tempo de brincar.





















Obrigado!!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:08:59
Vou começar pela parte mais fácil, a técnica.
Evite usar aberturas como F/18 ou F/22 em câmeras aps-c, especialmente nesse sensor de 32MP.
A difração tira muita nitidez, o ideal seria ficar no máximo em F/11 e fazer empilhamento de foco em situações que precise de tudo nítido.



Achei que essa parte de cascalho(?) não adicionou interesse na foto.
Eu faria foto com o enquadramento mais próximo d'água.



Essa linha diagonal levar o olhar para fora da foto e longe da montanha.



A linha branca de neve(?) leva o olhar para a montanha completamente em silhueta, ao invés dos picos nevados a direita.
O light trail está exprimido na esquerda e também tira o olhar dos assuntos a direita.
Acho que aqui teríamos 02 fotos.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 09:09:10 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2023, 15:31:52
Fotos 2 e 4 estão sensacionais.

Agora uma dúvida técnica : precisa mesmo fechar o diafragma pra F18?

O sensor da 90D tem 32 Megapixels. Por exemplo, a Canon 10-18 já é perfeitamente nítido em abertura máxima de 5.6. Uma abertura entre F8 e F11 já estaria excelente pra fotos de paisagem como a que você fez. Este é um comentário construtivo, pois o sensor APSC de 30 Megapixels é muito alto pra um sensor menor que um Fullframe.

Sobre as fotos em si. Gostei muito da 2 e da 4. Mas ainda acho que esse tipo de composição (montanhas com neve) ficam mais interessantes com lentes tele (ex: sua 18-200 seria perfeita pra isso), pois a "compressão" e diminuição do ângulo de visão , permitiria ter composições mais interessantes.

Note que a grande angular é recomendável tirar a foto mais se você estiver "no cenário" . Se a montanha está lá no fundo, uma tele permite uma composição melhor na montanha e excluiria todo cenário que não é tão interessante.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2023, 17:17:53
só ('quase') Acompanhando.. :snack:
Quero (vou) fotografar, mais, paisagens.
Prefiro F 10 ou 11.

Mas as fotos: 1, 2 ou 4 gostei muito.
Aguarde os mestres das paisagens!


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2023, 11:00:27
Vou começar pela parte mais fácil, a técnica.
Evite usar aberturas como F/18 ou F/22 em câmeras aps-c, especialmente nesse sensor de 32MP.
A difração tira muita nitidez, o ideal seria ficar no máximo em F/11 e fazer empilhamento de foco em situações que precise de tudo nítido.



Achei que essa parte de cascalho(?) não adicionou interesse na foto.
Eu faria foto com o enquadramento mais próximo d'água.



Essa linha diagonal levar o olhar para fora da foto e longe da montanha.



A linha branca de neve(?) leva o olhar para a montanha completamente em silhueta, ao invés dos picos nevados a direita.
O light trail está exprimido na esquerda e também tira o olhar dos assuntos a direita.
Acho que aqui teríamos 02 fotos.


Cara, obrigado pela sua crítica.
O diafragma foi bem fechado pensado somente na parte teórica, mas não não me liguei sobre o sensor e difração. Vou me atentar mais a isso.

Sobre o enquadramento é algo mais artístico. Acho que você está certo mesmo, o problema é pensar nisso no momento da foto.
Mas acho que na maioria dos casos eu quis diminuir a quantidade de céu e pequei em trazer mais informação pra paisagem.

A última foto realmente foi um experimento, muito mais focado no Bulb. Mas eu mesmo não gostei da quantidade de coisas que ficaram bagunçadas na foto.

Thanks!!!


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2023, 11:14:32
Fotos 2 e 4 estão sensacionais.

Agora uma dúvida técnica : precisa mesmo fechar o diafragma pra F18?

O sensor da 90D tem 32 Megapixels. Por exemplo, a Canon 10-18 já é perfeitamente nítido em abertura máxima de 5.6. Uma abertura entre F8 e F11 já estaria excelente pra fotos de paisagem como a que você fez. Este é um comentário construtivo, pois o sensor APSC de 30 Megapixels é muito alto pra um sensor menor que um Fullframe.

Sobre as fotos em si. Gostei muito da 2 e da 4. Mas ainda acho que esse tipo de composição (montanhas com neve) ficam mais interessantes com lentes tele (ex: sua 18-200 seria perfeita pra isso), pois a "compressão" e diminuição do ângulo de visão , permitiria ter composições mais interessantes.

Note que a grande angular é recomendável tirar a foto mais se você estiver "no cenário" . Se a montanha está lá no fundo, uma tele permite uma composição melhor na montanha e excluiria todo cenário que não é tão interessante.


Fala Chef!!
Cara, eu quis fechar muito pensando somente em ter uma foto mais nítida. Como tinha muita coisa que estava bem longe de mim (quando usava a 18-200m principalmente), não quis pecar por falta de nitidez.
Não sei se ficaria mais ou menos nítido se eu tivesse usado um F8 a F11, mas realmente nem sabia que o sensor dela era tão nítido assim pra uma crop. Bom saber... nas próximas vou usar diafragma mais aberto, o que me ajuda a diminuir o ISO.

Quanto a composição e lente, na grande maioria dessas fotos que postei aqui, usei a 18-200mm, acredite. O ponto é que em muitas fotos a distância focal foi 18mm... as vezes um pouco mais.
A 10-18mm, apesar de ser mais nítida, ainda não me adaptei a ela, e como muitas fotos me pediram uma lente um pouco mais fechada, ela acabou sendo bem menos usada.

Mas MUITO obrigado pela sua visão.
Pode ter certeza que isso vai ser considerado nas próximas fotos.


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2023, 11:16:38
só ('quase') Acompanhando.. :snack:
Quero (vou) fotografar, mais, paisagens.
Prefiro F 10 ou 11.

Mas as fotos: 1, 2 ou 4 gostei muito.
Aguarde os mestres das paisagens!

Obrigado, José.

Ainda aprendendo muito.
Já pequei por usar diafragma muito aberto sem pensar em nitidez. Agora pequei por fechar demais, pensando só nisso hahaha.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2023, 11:58:41
Baixei a primeira foto, minha favorita, no tamanho original.
E olhando em em 100% realmente está bem soft.

Se você tiver o raw ainda, recomendo passar esses arquivos no DXO pureraw pra extrair qualidade máxima deles.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs