Agora com uma 9-18mm prestes a chegar, começo a pensar em uma mudança nos meus planos de conjunto de lentes. penso em desistir da 12-50 e da 40-150, e ficar com a 9-18 e uma dessas duas do título. Num futuro aí, pego alguma super tele. E obviamente continuo com as primes (20mm f/1.7 e 45mm f/1.8)
Mas aí começo a pensar... perco o selamento de lente. A 12-50, apesar de ser fraquinha (e fraca por fraca, acredito que as duas lentes do título tbém são, então em termos de qualidade não vai mudar), é selada...
E cada vez mais chego à conclusão de que como alguém que quer o máximo de alcance com o mínimo de volume, a 12-40 f/2.8 provavelmente não seja um bom investimento. Muito dinheiro pra pouco alcance. Para qualidade, fico com as primes que já tenho.
Enfim, ainda pensando.
Queria sera saber se alguém tem uma dessas duas lentes do título pra me falar um pouco do desempenho.
Eu não tenho...mas pelo que li em review, são um pouco melhores que as 14-42 kit, mas inferiores do que as melhores zooms. E a da Panasonic é melhor (especialmente o modelo novo), mas é mais cara.
Acho que o negócio é primeiramente você ver se você tem utilização pra esse alcance todo - e isso varia de pessoa pra pessoa, e de como e onde utiliza mais a câmera. Eu comprei a 45-175 agora nos EUA por oportunidade - e por mexer com vídeo, o zoom motorizado dela poder ter alguma utilização. Mas até hoje, não usei ela uma única vez. Na verdade, na maioria dos meus cenários de uso, até a 75mm 1.8 é muito longa. Mas foi uma escolha consciente, sabia que ela teria bem pouca utilização - devo usar mais em viagens que não sejam em centros urbanos, em NY por exemplo ela também era quase inútil.
Eu tenho uma utilização bem específica pra lentes longas - fotos em shows. Mas em locais fechados a lente tem de ser 2.8 ou mais clara, o que exclui a maioria das zooms (e por isso que a 40-150 2.8 me interessa). Em festivais, a 45-175 pode ser útil (desde que me deixem entrar com ela, tem restrições estúpidas na maioria dos festivais).
Na minha época de point&shoot eu só considerava também câmeras com zoom longo; mas agora descobri (ao menos pra minha utilização média) distâncias focais acima de 100mm equivalentes eu raramente uso. Imagino que você já tenha feito testes com lentes mais longas nos seus cenários de uso mais comuns; senão, eu daria a dia de pegar uma lente tele manual barata (eu mesmo consegui esses dias uma Chinon 135mm 2.8 que tem imagem sensacional por 40 dólares no eBay - justamente pra shows) e ver se você se adapta ou mesmo precisa de uma zoom dessas.
Eu vejo zooms como úteis em situações que você precisa rapidamente mudar a distância focal sem poder se mexer (shows, casamentos, algumas situações de landscape, fotos de bichos em natureza, etc); senão, pés + primes são o melhor zoom.