Autor Tópico: Canon T3i  (Lida 1572 vezes)

fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Janeiro de 2014, 10:02:56
Olá pessoal,

Meu primeiro post na área Canon e já estou cheio de perguntas  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tenho uma Sony NEX F3 e recentemente fiquei seduzido pelas DSLRs, estava em dúvidas entre a Nikon D5100 e a Canon T3i ...

Por ter um set de lentes manuais na F3, pesquisei em qual delas ele melhor se adaptaria, isso foi um dos pontos que escolhi a Canon ...

Comprei a câmera ontem, ainda nem chegou, mas toda ajuda desde já será muito bem vinda ...

Eu andei olhando o Flickr de uns usuários que tem essa câmera e achei sensacional!

Enfim, quem tiver umas dicas e macetes da câmera, por favor, poste!

Perguntas:

1 - Das lentes manuais que tenho, pretendo adaptar as M42 e MD/MC nela, é tranquilo?

2 - Minha câmera virá com a lente do Kit (18-55), dá pra brincar legal com ela né?

3 - Que lentes me indicam pra iniciar meu set? Se quiserem dar uma olhada no meu Flickr pra entender os tipos de fotos que eu tiro (www.flickr.com/photos/fernandooliveiraa/), já avisando que não pretendo adquirir lentes novas tão cedo, mas só pra eu ir pesquisando mesmo.

4 - Na NEX eu não uso filtros, mas em algumas fotos sinto a necessidade, principalmente de Polarizador, UV e ND ... que marca vocês recomendam???

Agradeço desde já a ajuda e o tempo gasto lendo meu post!
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2014, 15:49:21
1 - Das lentes manuais que tenho, pretendo adaptar as M42 e MD/MC nela, é tranquilo?

M42 é tranquilo, a grande maioria das minhas fotos são feitas usando-se M42 na 60D. As Nikon antigas também ficam ótimas. Já as MD/MC não são passíveis de adaptação sem adaptadores com elemento óptico, eu as deixaria em segundo plano.

2 - Minha câmera virá com a lente do Kit (18-55), dá pra brincar legal com ela né?

Dá para brincar, e muito. Tem um tópico aqui no MF só de fotos feitas com a 18-55, vc verá que tem fotos muito boas feitas com ela. A ressalva é em relação à construção, mais frágil, e ao fato de ser  uma lente "escura".

3 - Que lentes me indicam pra iniciar meu set? Se quiserem dar uma olhada no meu Flickr pra entender os tipos de fotos que eu tiro (www.flickr.com/photos/fernandooliveiraa/), já avisando que não pretendo adquirir lentes novas tão cedo, mas só pra eu ir pesquisando mesmo.

Pelo que vi das suas fotos, a maioria são feitas em distâncias focais pequenas, em ambientes iluminados, e algumas usando distâncias focais maiores. Sugerir lentes é sempre complicado, ainda mais que o uso é amador e vc parece já possuir um bom set de lentes manuais. Qualquer recomendação neste momento, sem vc determinar melhor para qual utilização, acho que seria prematura.

4 - Na NEX eu não uso filtros, mas em algumas fotos sinto a necessidade, principalmente de Polarizador, UV e ND ... que marca vocês recomendam???

Os Hoya normalmente são um bom custo x benefício.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:52:40
AlexandreS, obrigado pela ajuda!

- Já comprei o adaptador M42->EOS no ML, assim já consigo brincar com as M42 que tenho ...

- Quanto às lentes pra T3i, conforme for surgindo a necessidade eu corro atrás pra ver qual se encaixa melhor nos tipos de fotos que tirarei. Mês que vem devo me ingressar num curso de fotografia, aí eu troco umas idéias com o fotógrafo ...

- Filtros Hoya, anotado!
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:20:11
Bom, tenho uma T4i, que é basicamente a mesma câmera que a T3i...
Também estou começando a brincadeira com lentes manuais e sim, é bem tranquilo brincar com M42 adaptada (tenho uma Pentacon Auto, igual a sua, porém M42).
Quanto as demais lentes, você já parece saber o que quer, dada a extensa lista de manuais que tem. Basta fechar bem na sua cabeça qual as DFs que mais utiliza e que sente falta de um AF rápido, e concentrar a busca aí.
Particularmente, achei um excelente investimento na Tamron 17-50 f/2.8. Não que a 18-55 do kit não sirva, mas a Tamron agrega muita qualidade e uma maior abertura em todo o range que acaba virando um belo coringa, ainda mais pelo que custa!
Com relação aos filtros, também vai depender da aplicação. Eu tenho apenas um polarizador para a Tamron. Mas falando de marcas, realmente, os Hoya já indicados, juntamente com os B+W e outros como Kenko e Vivitar são os mais populares pela boa relação custo/benefício.
Por fim, não deverá sentir muita diferença de qualidade, vindo de uma Nex. O que vai agregar mesmo é a pegada e o OVF.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2014, 09:45:50
Bom, tenho uma T4i, que é basicamente a mesma câmera que a T3i...
Também estou começando a brincadeira com lentes manuais e sim, é bem tranquilo brincar com M42 adaptada (tenho uma Pentacon Auto, igual a sua, porém M42).
Quanto as demais lentes, você já parece saber o que quer, dada a extensa lista de manuais que tem. Basta fechar bem na sua cabeça qual as DFs que mais utiliza e que sente falta de um AF rápido, e concentrar a busca aí.
Particularmente, achei um excelente investimento na Tamron 17-50 f/2.8. Não que a 18-55 do kit não sirva, mas a Tamron agrega muita qualidade e uma maior abertura em todo o range que acaba virando um belo coringa, ainda mais pelo que custa!
Com relação aos filtros, também vai depender da aplicação. Eu tenho apenas um polarizador para a Tamron. Mas falando de marcas, realmente, os Hoya já indicados, juntamente com os B+W e outros como Kenko e Vivitar são os mais populares pela boa relação custo/benefício.
Por fim, não deverá sentir muita diferença de qualidade, vindo de uma Nex. O que vai agregar mesmo é a pegada e o OVF.

Show de bola!

A minha Pentacon é M42 tb! o MC é de Multi Coated (quando fiz a assinatura eu não manjava muito das nomenclaturas rsrsrsrs) aliás, eu tenho duas Pentacon 50/1.8, uma M42 e outra da Practica (PB Mount), eu já tinha uma quando meu padrinho me deu a outra ...

Das lentes que tenho, as M42 são: Pentacon Auto 1.8/50 | Mamiya/Sekor 1.4/55 | Porst Tele 2.8/135 | Helios 44-2 2/58 | SMC Super Takumar 4/200

Já vou ter 5 lentes manuais pra usar ...

Mais pra frente eu penso nas AF ...

Eu acho que vou ter que "aprender" a fotografar com o OVF, o que me faz muita falta na NEX F3, que nem o EVF tem ...

Enfim, assim que chegar a câmera eu posto umas fotos feitas com ela ...

Valeu!!!
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos