Autor Tópico: Diferença de cor entre JPG e CR2  (Lida 1276 vezes)

cassianograndi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:27:15
Olá Pessoal.

Sinto uma diferença enorme na cor  das imagens JPG  X a CR2 (raw) geradas pela camera.
As JPGS parecem ter uma cor mais intensa, principalmente quando configuro minha Canon 7D no "picture style  - Portrait". Quando vou abrir as imagens em Raw no CameraRaw elas parecem desbotadas, principalmente nas sombras.

Bem: a pergunta eh: Como faço para deixar minhas imagens RAW com a mesma cor das JPGS?

Obrigado!


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:51:01
 :snack:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:55:25
Amigo, o arquivo RAW é, como o nome diz, um arquivo cru, sem tratamento. Se quer exportar para o RAW o mesmo tratamento do Picture Style, precisa abrir o arquivo no programa nativo da Canon, o DPP. Ele importa todas as predefinições do Picture Style que você aplicou na câmera

Ao abrir em outros programas, essas definições não são importadas, e o que vemos é o arquivo na sua forma mais pura. Eu, particularmente, prefiro ver assim, porque prefiro aplicar o meu próprio tratamento ao RAW, obtendo qualidade bem superior ao que o JPEG direto da câmera entrega.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:57:43
Cassia, RAW é o arquivo "crú" é como se fosse o negativo da imagem, ele deve obrigatoriamente ser tratado na pós, pois ele vem sem contraste, sem nitidez, se NR e tudo mais que a câmera faz no JPG.

Quando vc fotografa em JPG a câmera aplica os prestes em cima do RAW e te entrega o JPG pronto. Quando você fotografa em RAW ela te entrega o arquivo sem tratamento (RAW), a vantagem é que o arquivo RAW contem muito mais informação e possibilidade de tratamento, o que já é complicado no JPG que ja é um arquivo pronto e compactado.


Edit: Opa ... o Teté foi mais rápido ... :assobi:
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 11:58:34 por Roberto Dellano »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:38:04
Eu fotografo sempre em RAW e faço um cópia em JPG. Esses dias que que percebi essa diferença tambem. Eu nunca tinha reparado.

Eu cheguei a esta mesma conclusão que o pessoal chegou. Eu cheguei até pensar em postar esta mesma dúvida aqui, mas como provavelmente a questão é esta que o pessoal falou, eu deixei. A minha cam. é a Nikkon d90


cassianograndi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2014, 14:21:19
Obrigado a todos pela resposta!

Peço desculpas por ter postado duas vezes a pergunta.. sou novo aqui e não sabia em qual setor do site postar, acabei postando em 2. Coisas de loiro.

Vou fazer os testes em relação as sugestões que recebi.

Valeu!





Socó

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2014, 15:28:41
Se você tem experiência ou deseja trabalhar suas fotos em programas de pós processamento não há dúvida que o arquivo RAW é a melhor forma de trabalhar. Os arquivos JPGs são processados na sua camera a gosto do fabricante e com suas medidas eletrônicas para "corrigir" e "compensar" características do seu equipamento e nem sempre é o que você quer.

Existem vários softwares para pós processamento de fotos que, quando bem utilizado, geram resultados excelentes. Vale a pena pesquisar programas como DXO, Lightroom, Aperture e outros. Tem os que vem com a camera como o Silkpix da Panasonic, esse sai de graça.

Você também encontra muitos tutoriais desses programas no you tube, ajuda bastante!

abs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2014, 23:11:36
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova