Autor Tópico: Diferença de cor entre JPG e CR2  (Lida 7527 vezes)

cassianograndi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 28 de Janeiro de 2014, 11:33:06
Olá Pessoal.

Sinto uma diferença enorme na cor  das imagens JPG  X a CR2 (raw) geradas pela camera.
As JPGS parecem ter uma cor mais intensa, principalmente quando configuro minha Canon 7D no "picture style  - Portrait". Quando vou abrir as imagens em Raw no CameraRaw elas parecem desbotadas, principalmente nas sombras.

Bem: a pergunta eh: Como faço para deixar minhas imagens RAW com a mesma cor das JPGS?

Obrigado!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:02:05
Essa é exatamente a função do RAW. Por ser um arquivo cru, permite que você faça manualmente o processamento da imagem que é feito pela câmera ao optar pela saída em jpeg.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:05:40
Não precisa postar em dois lugares, vai segmentar as respostas ...


mafemy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:10:03
cassianogrand , quando vc fotografa em JPEG a foto é gravada com o tratamento de cores que vc selecionou na camera "portrait , landscape ..." quando vc fotografa em RAW a foto é gravada "crua ", ou seja sem nenhum tratamento , o tratamento de cores pode ser alterado depois por programas de edição , como Lightroom.

espero ter ajudado :ok:
abraço.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:38:20
Não esquece de configurar na camera para Adobe RGB, dai dar uma gama um pouco maior de cores, imperceptível em 99% dos monitores, mas te da um pouco de melhor ajuste se precisar.


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2014, 12:39:18
Pois é, o raw é assim mesmo, mas no CamaraRaw, na parte de Calibração da Câmara, você pode escolher um perfil que emula os pictures style da câmara, não é exatamente igual, pois os fabricantes não liberam essas informações para softwares de terceiros, mas a engenharia reversa consegue chegar perto...
Se você abrir o raw no DPP que veio no CD-rom de instalação, ele consegue lêr todas as configurações que você setou em sua câmara e aplica-las direto na conversão do raw. Como você está abrindo seu arquivo no CamaraRaw, acredito que seu workflow envolva alguma pós no photoshop ou elements, certo? Nesse caso, você pode fazer o seu tratamento no DPP, e então exportar em tiff para finalizar nesses (ou em outros) softwares...
Bom trabalho!!!


 
Olá Pessoal.

Sinto uma diferença enorme na cor  das imagens JPG  X a CR2 (raw) geradas pela camera.
As JPGS parecem ter uma cor mais intensa, principalmente quando configuro minha Canon 7D no "picture style  - Portrait". Quando vou abrir as imagens em Raw no CameraRaw elas parecem desbotadas, principalmente nas sombras.

Bem: a pergunta eh: Como faço para deixar minhas imagens RAW com a mesma cor das JPGS?

Obrigado!
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2014, 13:36:56
Não esquece de configurar na camera para Adobe RGB, dai dar uma gama um pouco maior de cores, imperceptível em 99% dos monitores, mas te da um pouco de melhor ajuste se precisar.


Isso só vale para o .JPG, quando se fotografa em RAW é ProPhoto.

E o padrão WEB é sRGB, então não tem muito sentido usar Adobe RGB, a menos que saiba o que está fazendo.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 13:37:47 por C. Ferrari »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2014, 14:15:09
Não esquece de configurar na câmera para Adobe RGB, dai dar uma gama um pouco maior de cores, imperceptível em 99% dos monitores, mas te da um pouco de melhor ajuste se precisar.

A menos que voce use os antigos monitores de CRT, aqueles grandões, com AdobeRGB voce nao vai perceber alteração nenhuma usando LCD, 95% deles vem calibrado pra sRGB a menos que você compre algum voltado pra edição de imagens.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2014, 17:12:57
Não é só web, o padrão dos lab's também é sRGB. Posso estar enganado, mas acho que usar AdobeRGB não faz muito sentido se vc acaba perdendo a informação extra em algum local do processo, seja no monitor, seja na web ou mesmo nos lab's que também usam sRGB. Acho que AdobeRGB faz sentido se vc usa um monitor wide-gamut e faz impressão fine-art. Ou estou enganado ???

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2014, 18:58:18
Não é só web, o padrão dos lab's também é sRGB. Posso estar enganado, mas acho que usar AdobeRGB não faz muito sentido se vc acaba perdendo a informação extra em algum local do processo, seja no monitor, seja na web ou mesmo nos lab's que também usam sRGB. Acho que AdobeRGB faz sentido se vc usa um monitor wide-gamut e faz impressão fine-art. Ou estou enganado ???

Onde imprimo utilizamos AdobeRGB, numa Epson em pigmento mineral, mas a maioria dos minilabs é sRGB porque facilita o contato com os fotógrafos que em 99% dos casos não sabe nada sobre gerenciamento de cor.

Na Web tu perde pois o padrão é sRGB, no monitor eu não enxergo todo o adobe (96%) mas já é muito mais que a maioria dos monitores por aí...

E o resultado mesmo é no papel :)


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2014, 07:42:52
uma dúvida, quando vou pedir para alguem tirar fotos pra mim, é válido eu colocar no modo Auto (point and shoot) e RAW?

tipo o auto ja é ruim, por isso colocar em RAW para compensar no tratamento.
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2014, 07:55:04
Eh valido pq quem nao sabe usar a maquina pode perder o foco. Eh o erro mais comum.

Ou entao ajusta para foco por area e liveview. 
D600 - E-M10


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:30:48
Continuando o offtopic:

Quando vou pedir para tirarem foto para mim: Liveview, foco por zona, modo P, ISO auto, zoom já meio acertado e implora pra pessoa não mirar a cabeça bem no centro do quadro. Resolução no máximo pra cortar a foto depois e tirar o sujeito que de qualquer forma VAI sair com a cabeça centralizada....
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:45:04
Tópico trancado por duplicidade.
É só pesquisar que você encontra diferenças e qual é melhor pra que.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM