Autor Tópico: Megapixels  (Lida 4850 vezes)

addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:23:57
Olá galera, boa tarde.
Desculpa a "leiguisse"
Mas estive olhando o menu da minha Nikon D3200, e não achei nada sobre alteração de Megapixels, pra mais ou para menos.
Minha câmera tem 24mp...aonde, na configuração, eu mudo para menos se eu quiser?
Pois só achei "qualidade de imagem" e "tamanho de imagem".

Abraços.
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:36:12
Não sei bem se entendi a sua pergunta, mas você dizer que quer mudar para menos megapixels é o mesmo que mudar o tamanho de imagem.

Explico: a câmera registra a imagem no sensor, que tem um tamanho fixo, e no caso da sua D3200, é no padrão APS-C, e mede 23.2 mm × 15.4 mm. Esse registro resulta num arquivo cru, o famoso RAW, que pode ou não ser processado pela própria câmera, resultando num arquivo de saída (geralmente o jpeg), que por sua vez pode ser comprimido ou não. Ou seja, pode sair no tamanho máximo (que no caso da D3200 seriam os 24MP ou seja, uma imagem com 6,016 × 4,000 pixels) ou em tamanho reduzidos para ocupar menos espaço, como o medium (4,512 × 3,000 que representam 13,5MP) ou small (3,008 × 2,000 que representam 6MP).

Era isso a sua dúvida?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:38:40
NENHUMA câmera altera a quantidade de megapixels, ate porque pra ela fazer isso teria que a cada toque no menu trocar o sensor e isso é meio difícil.

O que a câmera faz é reduzir drasticamente a qualidade de imagem retirando informações vitais para a qualidade final simulando um sensor menor.

Prefira fotografar com a máxima qualidade se tiver de tirar informações dela, retire via software.


addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:38:46
Acho que entendi...
O tamanho da imagem então representa os pixels da qual eu queria mudar.
6,016 × 4,000 pixels = 24mp?
Hum, entendi.
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:55:28
Exato. A opção de diminuir o tamanho da imagem de saída é que nem sempre queremos ou precisamos dela no tamanho máximo, como, por exemplo, quando não vamos processá-la posteriormente e/ou vamos fazer pequenas impressões ou publicar na internet em tamanhos pequenos. Isso é bastante comum em câmeras digitais compactas, onde a maior parte dos usuários tira as fotos e simplesmente joga no facebook ou qualquer outro ambiente da web, sem pretensões de processar o arquivo ou imprimir. Aí é muito mais inteligente trabalhar com a imagem já reduzida direto da câmera...

Quanto a sua dúvida, multiplique os números e veja o resultado!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2014, 14:59:45
Exatamente isso que eu pensei,
pois não é para impressão as fotos.
Não se necessita todo esse tamanho de imagem.
Obrigado, sanou legal a dúvida.
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2014, 12:54:51
NENHUMA câmera altera a quantidade de megapixels, ate porque pra ela fazer isso teria que a cada toque no menu trocar o sensor e isso é meio difícil.

O que a câmera faz é reduzir drasticamente a qualidade de imagem retirando informações vitais para a qualidade final simulando um sensor menor.

Prefira fotografar com a máxima qualidade se tiver de tirar informações dela, retire via software.


Pedro, você confundiu. Você pode diminuir o tamanho da imagem sem alterar a qualidade. Pra alterar o tamanho de imagem você usa as configurações de Large, Medium e Small. Pra alterar a qualidade você vai em Fine, Normal e Basic. Mas iso só funciona em Jpg, Raw é sempre em tamanho máximo. A única possibilidade do raw é escolher entre 12 e 14 bits.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 09:36:40
Se voce reduz o tamanho da imagem reduzindo a quantidade de pixels, entao voce tira informações dela, consequentemente piora.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 10:08:43
 "qualidade de imagem" e "tamanho de imagem".
por ali voce faz o ajuste, no manual esta bem explicado, e so leer essa parte.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 23:52:46
Se voce reduz o tamanho da imagem reduzindo a quantidade de pixels, entao voce tira informações dela, consequentemente piora.

Não piora. A qualidade continua igual, só o tamanho final do arquivo vai ser menor porque você diminui as dimensões. É como você imprimir uma imagem em A3 e outra em A4. Se foram feitas com as mesmas configurações de impressão terão a mesma qualidade, apenas tamanhos diferentes.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 18:39:09
Me tire uma duvida, se eu pegar uma imagem de por exemplo 640x480 (VGA) e resolver imprimir em 10x15 e outra em 15x20 as duas terao a mesma qualidade porem em dimensões diferentes mesmo que em 15x20 os pixels estejam mais espalhados e mais visíveis?

Uma camera que tem um sensor 1.2,3" de 12mpx tem a mesma qualidade de um APS-C de 12mpx? Lembrando que ambas tem a mesma quantidade de celulas sensiveis em sua superficie.

É logico que se diminuir a qualidade diminui a informação contida nela, é só ver o tamanho do arquivo gerado pela camera.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 22:10:43

Pedro, você confundiu. Você pode diminuir o tamanho da imagem sem alterar a qualidade. Pra alterar o tamanho de imagem você usa as configurações de Large, Medium e Small. Pra alterar a qualidade você vai em Fine, Normal e Basic. Mas iso só funciona em Jpg, Raw é sempre em tamanho máximo. A única possibilidade do raw é escolher entre 12 e 14 bits.

Não piora. A qualidade continua igual, só o tamanho final do arquivo vai ser menor porque você diminui as dimensões. É como você imprimir uma imagem em A3 e outra em A4. Se foram feitas com as mesmas configurações de impressão terão a mesma qualidade, apenas tamanhos diferentes.

é isso aí.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 22:29:52
Me tire uma duvida, se eu pegar uma imagem de por exemplo 640x480 (VGA) e resolver imprimir em 10x15 e outra em 15x20 as duas terao a mesma qualidade porem em dimensões diferentes mesmo que em 15x20 os pixels estejam mais espalhados e mais visíveis?

Uma camera que tem um sensor 1.2,3" de 12mpx tem a mesma qualidade de um APS-C de 12mpx? Lembrando que ambas tem a mesma quantidade de celulas sensiveis em sua superficie.

É logico que se diminuir a qualidade diminui a informação contida nela, é só ver o tamanho do arquivo gerado pela camera.

me diz uma coisa então... se eu imprimir uma imagem 10x15 (repito... 10x15) de uma tekpix (12 megapixels) e uma imagem tbém 10x15 de 8 megapixels, sei lá, de uma Panasonic FZ200 (e veja que estou usando câmeras com o mesmo tamanho de sensor*!! comparação justa, ao contrário de comparar APS-C com 1/2.3"), a da tekpix vai ser melhor, afinal, é maior, certo??

*Ai, será que o sensor da tekpix é desse tamanho? não achei nas especificações.. se bobear é menor, hehe.


Mas pelo menos vc fechou seu post de forma correta:

"É logico que se diminuir a qualidade diminui a informação contida nela, é só ver o tamanho do arquivo gerado pela camera."

Sim, isso sim!! Alterando de Fine para BAsic, vc mexe na qualidade (informação contida na imagem), e por consequência, no tamanho do arquivo gerado.
O mesmo acontece se vc diminuir o tamanho da imagem, de Large para Small. O arquivo será menor porque a imagem é menor, só isso. Não por qualidade.
Uma manga grande não é melhor que uma manga pequena (da mesma espécie) só porque ela é maior. A grande e a pequena continuarão tendo o mesmo gostinho. Uma só é maior e mais pesada que a outra.  ;)
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2014, 23:03:48 por Helena Bsb »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 23:38:20
Com base na Nikon D5100 que a que possuo

Qualidade - Fine - Tamanho: Grande: 9,3Mb, Medio 5,2Mb Pequeno 2,3Mb

Ou seja, voce esta me dizendo que uma imagem Fine no tamanho pequeno tem a mesma quantidade de pixels e informações contidas em uma Fine tamanho grande?

O que quero dizer com tudo isso que quanto menor o tamanho em numero de pixels e megabites pior é a qualidade final da imagem porque o software da camera vai arrancar pixels dela ate caber num arquivo pequeno, senao uma camera nao geraria um arquivo de 9,3Mb em detrimento a um de 2,3Mb que é mais facil de gravar e levar. Não tem como uma foto pequena ao ser ampliada (ambas fine) ter a mesma nitidez de uma grande.

O sensor de uma Tekpix nunca vai ser melhor que o de uma Panasonic simplesmente porque o fabricante da Tekpix nao tem tecnologia de ponta pra colocar num sensor de 5mpx (12mpx é interpolado) assumindo que os dois tenham o mesmo tamanho.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 23:39:32
Valeu Helena. Eu já nem ia responder mais.