Autor Tópico: Suposições Artísticas  (Lida 3894 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2014, 11:59:52
Sinceramente ( perdoem minha petulância ), mas pra mim isso é que é ser artista.

O resto é "copista" ou prestador de serviço, e não os menosprezo, só não acho que são artistas na sua essência.

Que venham as pedras....

Nada de pedras, eu pelo menos concordo plenamente contigo. Apesar de um dia almejar ser um artista, eu tenho plena consciência de que atualmente eu sou um mero prestador de serviços. Diga-se de passagem, não vejo demérito algum nisso, mas são sim coisas diferentes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2014, 12:44:26
Pois eh, existe diferenca entre artista e artesao. Existe diferenca entre arte e decoracao. Existe diferenca entre arte e entretenimento.

Nao ha demerito nenhum, mas sao coisas diferentes. Mas se um artesao, copista, entretedor gosta de se chamar de artista nao sou eu que vou julgar. O importante eh a pessoa estar feliz com o que faz. Seja o que ela faca ou como queira ser chamada.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:52:14
Sinceramente ( perdoem minha petulância ), mas pra mim isso é que é ser artista.

O resto é "copista" ou prestador de serviço, e não os menosprezo, só não acho que são artistas na sua essência.

Que venham as pedras....

Victor Brecheret é, na sua concepção, um artista? E Fernanda Montenegro?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:08:19
Victor Brecheret é, na sua concepção, um artista? E Fernanda Montenegro?
Atores podem ser artistas ou copistas, igual as demais atividades ditas artisticas.

O artista interpreta e se expressa atravez do personagem. Ja o copista nao interpreta e nem se expressa, apenas cumpre um papel.

Vc pode vem muito bem que a expressao e conceito que Robin Willians tem atravez das artes cenicas pelo tipo de trabalho que faz, que costuma ser sobre questoes psicologicas do dia a dia. A do Jim Carrey que costuma ser sobre o inconciente e controle mental. A de Brad Pitt que costuma ser sobre poder  e inteligencia masculina e virilidade. A de Jack Black que costuma ser sobre rock in roll e rebeldia. E por ai vai.

Aprenda com eles: http://www.youtube.com/watch?v=G1viW9j0Vww


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #19 Online: 30 de Janeiro de 2014, 15:16:58
Atores podem ser artistas ou copistas, igual as demais atividades ditas artisticas.

O artista interpreta e se expressa atravez do personagem. Ja o copista nao interpreta e nem se expressa, apenas cumpre um papel.

Vc pode vem muito bem que a expressao e conceito que Robin Willians tem atravez das artes cenicas pelo tipo de trabalho que faz, que costuma ser sobre questoes psicologicas do dia a dia. A do Jim Carrey que costuma ser sobre o inconciente e controle mental. A de Brad Pitt que costuma ser sobre poder  e inteligencia masculina e virilidade. A de Jack Black que costuma ser sobre rock in roll e rebeldia. E por ai vai.

Aprenda com eles: http://www.youtube.com/watch?v=G1viW9j0Vww

Mas e os artistas mais versáteis, que fazem os mais diferentes papeis, tipo a própria Montenegro, o Lima Duarte, o Jack Nicholson?

Mas o que eu quis dizer é que tanto os que eu mencionei, como os que você mencionou, são grandes artistas, mas seguem o mercado, o script do roteirista, a ideia do diretor, mas mesmo assim colocam um pouco (ou muito) de si no trabalho. Referente ao assunto inicial do tópico, eles fazem um trabalho "por encomenda", mas segundo a opinião do colega Raphael Sombrio, só são "artistas" na sua essência os que fazem trabalhos conceituais e não comerciais.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:15:51
Mas e os artistas mais versáteis, que fazem os mais diferentes papeis, tipo a própria Montenegro, o Lima Duarte, o Jack Nicholson?

Mas o que eu quis dizer é que tanto os que eu mencionei, como os que você mencionou, são grandes artistas, mas seguem o mercado, o script do roteirista, a ideia do diretor, mas mesmo assim colocam um pouco (ou muito) de si no trabalho. Referente ao assunto inicial do tópico, eles fazem um trabalho "por encomenda", mas segundo a opinião do colega Raphael Sombrio, só são "artistas" na sua essência os que fazem trabalhos conceituais e não comerciais.
Esses grandes atores recebem proposta, eles avaliam e decidem se aceitam de acordo com o interesse que eles tem pelo personagem e historia. Se contem algo que eles se interessam expressar, incorporar, interpretar. A mesma coisa pintores e fotografos quando recebem proposta de encomenda artistica. Atores que aceitam qualquer papel sao normalmente aqueles que estao atras de qualquer oportunidade para fama (aparicao) e dinheiro (qualquer trabalho). Ou sao aqueles que nao encontrando oportunidades do que gostaria acaba aceitando fazer o que nao gosta pq precisa do dinheiro.

Mas um fotografo de familia, de casamento, de produtos. Normalmente eles ja estao pre-dispostos a fotografar o que o cliente pede, como prestadores de servico, mesmo que nao se identifique com o cliente, com a linguagem visual do evento, com a linguagem pessoal da familia que fotografa. Eles podem ter o estilo e identidade do trabalho deles mas sao prestadores de servicos. Alguns poucos fazem do trabalho comercial mais artistico/conceitual, sao seletores daqulo que contem o que eles gostam de expressar, mas sao muitos poucos.

Aqueles que escolhem os atores tambem procuram atores com expressao, interpretacao e linguagem que julgam combinar com o conceito do trabalho (e concequentemente com os demais artistas que podem fazer parte da equipe). Ja a maioria dos casais, familia e empresas que procuram fotografos procuram qualquer um que seja um mero bom fotografo, tendo um bom atendimento e fazendo fotos bonitas eh o que satisfaz eles.

O fato eh que se eles nao encontrarem boas propostas na TV eles tem o teatro onde tende a ter mais oportunidades. Ja o fotografo, pintor e demais tem apenas a eles mesmos.

Escultores entao... So amando de coracao pq espectativa de ganhar a vida fazendo esculturas originais eh muito baixa.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #21 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:31:48
Mas e os artistas mais versáteis, que fazem os mais diferentes papeis, tipo a própria Montenegro, o Lima Duarte, o Jack Nicholson?

Mas o que eu quis dizer é que tanto os que eu mencionei, como os que você mencionou, são grandes artistas, mas seguem o mercado, o script do roteirista, a ideia do diretor, mas mesmo assim colocam um pouco (ou muito) de si no trabalho. Referente ao assunto inicial do tópico, eles fazem um trabalho "por encomenda", mas segundo a opinião do colega Raphael Sombrio, só são "artistas" na sua essência os que fazem trabalhos conceituais e não comerciais.

Cara, realmente.....nunca me ative á essa observação..... :ponder:......Muito bem colocado!

Embora tbm não estava citando artes cênicas, somente plásticas.

Bem colocado!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 30 de Janeiro de 2014, 16:47:08
Cara, realmente.....nunca me ative á essa observação..... :ponder:......Muito bem colocado!

Embora tbm não estava citando artes cênicas, somente plásticas.

Bem colocado!
:ok:

Discussões sobre arte são sempre muito interessantes, e nem no meio acadêmico há consenso, quem dirá aqui onde somos (quase) todos meros palpiteiros e curiosos.

Só ficou faltando o ponto de vista do autor do tópico...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:04:03
Arte depende de inumeros pontos de vista. No passado artistas em geral eram considerados artesoes. Hoje, artesoes em gerao sao considerados artistas.

O mundo das galerias e comercial tem seus catalogos de obras considerada altamente artistica, mas somente pela importancia daquele que criou a obra ou daqueles que possuiram a obra, ou seja, o pedigree do trabalho e nao pelo trabalho em si. Enquanto outros consideram apenas 1% do que foi criado na renascenca e estao nas galerias e leiloes como verdadeiras obras primas.

Muitos consideram obras tribais, indigenas e da idade media como obras de baixa qualidade artistica, outros consideram como reais obras de arte maiores do que os classicos criados na Idade Media.

E tem as obras consideradas artes, mesmo nao sendo feita por artistas, pela importancia da representacao e referencia historica, cultural e pessoal de uma determinada epoca.

Uns dizem que tudo eh arte desde que vc quira ver assim, outros reclamam que tudo passou a ser arte e que por isso arte de verdade ja nao existe mais.

Pessoalmente eu acho que isso depende da experiencia de cada um e relacao de cada um com o mundo e suas possiveis representacoes.

Na antiguidade arte era tudo e qualquer coisa bem feita, proximo a perfeicao. Esse julgamento sobre arte ser algo especial e artistas pessoas glamorizadas eles nao tinham. Artistas eram trabalhadores bracais iguais a pedreiros, sapateiros e padeiros.

Eu tenho uns textos aqui que vou procurar para postar aqui por ser interessante.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:21:08