Autor Tópico: Fotografia de aniversario infantil  (Lida 12849 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 10:20:35
Ficam ótimas as fotos, acho que voce tem futuro.  :D

Valeu cara.  :ok:

Também gostei. Para esse tipo de evento, seu equipamento está bom. Eu uso o da minha assinatura.

Valeu. Pra mim o mais importante é a técnica. Com ela da pra fazer fotos excelentes com equipamentos modestos.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 10:21:23
Bug do forum.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 10:35:22 por Rafa_Meira »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 10:23:10
Bug do forum.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 10:35:43 por Rafa_Meira »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 10:34:44
Bug do forum.
 :D
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 10:35:58 por Rafa_Meira »


tiagomac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 15:18:20
Desculpem desviar um pouco do assunto, gostaria de colocar um relato aqui do que ocorreu comigo nesse fds em que fui fotografar um aniversário infantil:

Quando estamos iniciando é uma tristeza, levei minha cam uma 60D + a lente 18-135mm para o aniversário do sobrinho de minha namorada que seria a noite (começando 17hrs) no playground de um prédio onde a iluminação não estava muito boa, pensei: "não vai ter jeito, vou precisar usar o flash!". Até ai tudo bem, mas agora vem o amadorismo: em casa, antes de sair, estava testando algumas coisas na cam com o magic lantern e uma delas foi o ISO, ajustando manual em diferentes resoluções e testando o resultado, ocorre que entre um copo e outro de cerveja  :snack: esqueci completamente o ISO em 6400 e fui para a festa, já perto do fim da foto me lembro que o ISO estava em 6400 (detalhe que no LCD da cam eu não conseguia pegar a granulação e não observei os detalhes na hora de fotografar, apenas deixei o flash ligado e a cam no modo TV com a velocidade de obturação em 1/80 e o IS ON.) deixando a cam escolher a melhor abertura/ ISO (se eu não tivesse esquecido que tirei do automático)...

Resumo da ópera vcs já podem imaginar, as fotos ficaram com uma aparência horrível, pior que imagem de celular :(:no: por sua vez a cam foi a "sensação" no aniversário, todos queriam tirar foto nela e minha noite ontem foi corrigindo o máximo que podia a granulação horrível do ISO no lightroom  :eek:!!!

Fiquei constrangido e agora não sei se falo para a minha cunhada que a burrice foi minha ou se jogo a culpa na luz do local  :ponder:!

Mas graças a deus sou analista de sistemas e só tenho a fotografia como hobby mesmo, se não estaria perdido... e nunca mais me meter a besta de levar minha cam para um aniversário/festa... deixá queto isso, só fotografar paisagem/lugares/pessoas sem pretensão :assobi:!!!

Dessa tragédia toda aprendi três lições:

  • Sempre cheque seu equipamento a cada foto ou certa qtd de fotos para ter certeza que está tudo OK, não confie na imagem apresentada no LCD.
  • Não vá de fotografo em uma festa/evento em que vc faça parte e queira se divertir também, não tem nada mais chato que precisar capturar momentos quando se quer bater papo e tomar uma cerveja com os amigos...
  • Regra número três e talvez mais importante: bebida e fotografia não combina  :shock:

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 15:22:27 por tiagomac »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 16:48:53
Desculpem desviar um pouco do assunto, gostaria de colocar um relato aqui do que ocorreu comigo nesse fds em que fui fotografar um aniversário infantil:

Quando estamos iniciando é uma tristeza, levei minha cam uma 60D + a lente 18-135mm para o aniversário do sobrinho de minha namorada que seria a noite (começando 17hrs) no playground de um prédio onde a iluminação não estava muito boa, pensei: "não vai ter jeito, vou precisar usar o flash!". Até ai tudo bem, mas agora vem o amadorismo: em casa, antes de sair, estava testando algumas coisas na cam com o magic lantern e uma delas foi o ISO, ajustando manual em diferentes resoluções e testando o resultado, ocorre que entre um copo e outro de cerveja  :snack: esqueci completamente o ISO em 6400 e fui para a festa, já perto do fim da foto me lembro que o ISO estava em 6400 (detalhe que no LCD da cam eu não conseguia pegar a granulação e não observei os detalhes na hora de fotografar, apenas deixei o flash ligado e a cam no modo TV com a velocidade de obturação em 1/80 e o IS ON.) deixando a cam escolher a melhor abertura/ ISO (se eu não tivesse esquecido que tirei do automático)...

Resumo da ópera vcs já podem imaginar, as fotos ficaram com uma aparência horrível, pior que imagem de celular :(:no: por sua vez a cam foi a "sensação" no aniversário, todos queriam tirar foto nela e minha noite ontem foi corrigindo o máximo que podia a granulação horrível do ISO no lightroom  :eek:!!!

Fiquei constrangido e agora não sei se falo para a minha cunhada que a burrice foi minha ou se jogo a culpa na luz do local  :ponder:!

Mas graças a deus sou analista de sistemas e só tenho a fotografia como hobby mesmo, se não estaria perdido... e nunca mais me meter a besta de levar minha cam para um aniversário/festa... deixá queto isso, só fotografar paisagem/lugares/pessoas sem pretensão :assobi:!!!

Dessa tragédia toda aprendi três lições:

  • Sempre cheque seu equipamento a cada foto ou certa qtd de fotos para ter certeza que está tudo OK, não confie na imagem apresentada no LCD.
  • Não vá de fotografo em uma festa/evento em que vc faça parte e queira se divertir também, não tem nada mais chato que precisar capturar momentos quando se quer bater papo e tomar uma cerveja com os amigos...
  • Regra número três e talvez mais importante: bebida e fotografia não combina  :shock:

Fica tranquilo
voce nao foi para trabalhar , de uma coisa que nao e sua profissao
Voce foi se divertir numa festa, isso acontece, e normal.
Se a dona da festa queria resultado profissional, contratava um,
ninguem tem culpa de nada!!!!


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #21 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 16:54:50
Resumo da ópera vcs já podem imaginar, as fotos ficaram com uma aparência horrível, pior que imagem de celular :(:no: por sua vez a cam foi a "sensação" no aniversário, todos queriam tirar foto nela e minha noite ontem foi corrigindo o máximo que podia a granulação horrível do ISO no lightroom  :eek:!!!

Ficou tão ruim assim? A redução de ruído do lightroom não conseguiu deixar as fotos pelo menos aceitáveis? (melhores que de celular pelo menos?  :hysterical:)
Tenta um tratamento preto e branco, de repente dá uma disfarçada maior no ruído alto.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


tiagomac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #22 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:05:35
Fica tranquilo
voce nao foi para trabalhar , de uma coisa que nao e sua profissao
Voce foi se divertir numa festa, isso acontece, e normal.
Se a dona da festa queria resultado profissional, contratava um,
ninguem tem culpa de nada!!!!

Eu estou repetindo isso como um mantra praticamente para ficar tranquilo em relação ás fotos... é chato apenas a expectativa que colocaram. A priori eu imaginei que eu seria apenas mais um na festa fotografando, mas quando cheguei lá eu vi que eu era o único "interessado" em tirar fotos  :eek:! mas foi aniversário de 2 anos também, menos mal... porque se fosse de 1 ano ai a consciência estaria pesada agora rsss.



Ficou tão ruim assim? A redução de ruído do lightroom não conseguiu deixar as fotos pelo menos aceitáveis? (melhores que de celular pelo menos?  :hysterical:)
Tenta um tratamento preto e branco, de repente dá uma disfarçada maior no ruído alto.

Por incrível que pareça, ficaram sim... parece que nada destrói tanto uma imagem como um ISO elevado :O! trabalhei muito a redução de ruídos no lightroom sem exagerar para não deixar a foto com aquele aspecto de pintura a óleo.

Também gravei uns vídeos, hoje pretendo fazer uma edição no premiere com os videos e fotos para tentar também melhorar minha imagem com a cunhada  :clap:!!!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:12:50
Posta exemplos das fotos. Fiquei curioso.
Não acredito que mesmo em ISO 6400 tenha ficado pior que celular.
 :D :D
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 17:13:22 por Rafa_Meira »


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #24 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:21:31
A primeira coisa a sempre se fazer e checar é a configuracao da camera... eu confiro isso toda hora...

Eu faço aniversario infantil sempre com um 50mm e um flash TTL rebatido... so uso uma 10-20mm pra tirar foto do salao e da mesa toda no comeco... de resto so uso a 50mm.. precisa de mta movimentacao mas da pra se virar e fazer um trabalho legal!

boa sorte! :ok: :ok:


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:25:50
Eu estou repetindo isso como um mantra praticamente para ficar tranquilo em relação ás fotos... é chato apenas a expectativa que colocaram. A priori eu imaginei que eu seria apenas mais um na festa fotografando, mas quando cheguei lá eu vi que eu era o único "interessado" em tirar fotos  :eek:! mas foi aniversário de 2 anos também, menos mal... porque se fosse de 1 ano ai a consciência estaria pesada agora rsss.



Por incrível que pareça, ficaram sim... parece que nada destrói tanto uma imagem como um ISO elevado :O! trabalhei muito a redução de ruídos no lightroom sem exagerar para não deixar a foto com aquele aspecto de pintura a óleo.

Também gravei uns vídeos, hoje pretendo fazer uma edição no premiere com os videos e fotos para tentar também melhorar minha imagem com a cunhada  :clap:!!!

Se te conforta, semana passada usei uma memoria nova sem formatar e tive umas 20 fotos do aniversario que eu fiz corrompidas... sorte  minha que nao perdi as fotos do parabens e que o niver era da minha sobrinha tbm... ou seja... era um trabalho free...
vivendo e aprendendo.. pelo menos nao fiz isso com um cliente!!! faz parte :ok:


tiagomac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 18:34:48
Posta exemplos das fotos. Fiquei curioso.
Não acredito que mesmo em ISO 6400 tenha ficado pior que celular.
 :D :D

Posto sim, assim que chegar em casa pego algumas imagens...

A primeira coisa a sempre se fazer e checar é a configuracao da camera... eu confiro isso toda hora...

Eu faço aniversario infantil sempre com um 50mm e um flash TTL rebatido... so uso uma 10-20mm pra tirar foto do salao e da mesa toda no comeco... de resto so uso a 50mm.. precisa de mta movimentacao mas da pra se virar e fazer um trabalho legal!

boa sorte! :ok: :ok:

Pois é... lição aprendida rs, eu tenho uma 50mm também, fiquei com receio de usar devido a profundidade de campo (que eu queria preservar)... ai fiquei só na 18-135mm...

Se te conforta, semana passada usei uma memoria nova sem formatar e tive umas 20 fotos do aniversario que eu fiz corrompidas... sorte  minha que nao perdi as fotos do parabens e que o niver era da minha sobrinha tbm... ou seja... era um trabalho free...
vivendo e aprendendo.. pelo menos nao fiz isso com um cliente!!! faz parte :ok:

Caramba, que chato isso... ainda bem que não foi a trabalho profissional também! eu ficaria morto se fosse algo a trabalho e perdesse fotos ou estragasse por culpa minha... acho que um fotografo deveria ser pago melhor, o que se paga a um fotografo hoje não cobre se quer o custo do equipamento quem dirá os riscos que ele passa... Eu estou pensando até que perdi algumas fotos também, por algum outro motivo, mas lembro de ter tirado fotos que na hora da importação não localizei :-\! vou verificar isso com mais calma depois...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 19:35:47
Fotografo festa infantil com uma 5D mark II, uma 35mm 1.4L e um speedlight 580 EX. Quase não utilizo outras lentes. Pra não dizer que não uso, somente em algumas fotos de decoração, uma 20mm e uma 100mm. Mas claro que tudo isso depende da sua linguagem.

Alguns exemplos de festa que fotografei:

http://panoptesfotografiacriativa.com/category/festa-infantil-2/
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 21:07:44
Cara,

Sempre dou uma revisada antes de sair de casa. Coloco a velocidade em 1/80 e o ISO no AUTO. Sei que dessa forma, as fotos vão sair boas com qualquer luz, caso eu me esqueça de ajustar. Chegando no lugar, vejo se preciso mudar a velocidade ou outro ajuste.
Fora os outros detalhes como cartão de memória, pilhas, bateria... costumo fazer um check liste em voz alta :D

Uma vez cometi o erro de tirar as primeiras fotos em baixa resolução, algo em torno de 6MP, sei lá. Mas percebi a tempo e mudei.

Amadorismo é f... mesmo.  :aua:
 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


tiagomac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 21:29:16
Então, como pediram, segue algumas imagens:








Não tirei as fotos com muito compromisso com ângulo (depois de beber um tanto vc fica com medo de se abaixo e se equilibrar  :shock:)...
Na primeira foto por incrível que pareça já estava próximo das 18hrs (pouca luz) e foi tirada com flash, parece que o dia estava claro, mas foi devido ao ISO em 6400 o fundo estourou completamente, o ISO conseguiu clarear mais que o flash e sujou a foto toda  :(!!!

Infelizmente é assim... vivendo e aprendendo!

Na penúltima foto eu havia corrigido o ISO que foi para 400 e apesar de estar sem qualquer correção já é possível ver a diferença da qualidade, pena que só me dei conta e fiz a correção já no fim da festa  :eek:!!!