Autor Tópico: Fotografia de aniversario infantil  (Lida 12856 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #45 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 15:40:47
obrigado Lindsay, fico muito feliz em ler isso, de verdade  :) espero que os clientes também pensem assim... heheheh


« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 15:51:28 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:23:03
Eu acho que a fotografia infantil ainda tem sim essa conotação de "porta de entrada", é mais desvalorizada sim tanto pela maioria dos clientes, como pela maioria dos fotógrafos. Eu mesmo, até ano passado dizia que odiava fazer festas infantis.

Por outro lado, acredito que a fotografia de festas infantis nunca teve uma valorização tão alta quanto agora, e acho que ainda está apenas no começo dessa valorização. Vejo cada vez mais pessoas procurando fotógrafos para festas infantis baseando-se em qualidade, e dispostos a pagar bem mais do que a alguns anos.

Como contrapartida, eu vejo fotos cada vez mais lindas e bem trabalhadas de festas infantis, os fotógrafos estão fazendo sua parte para valorizar esse mercado. Claro, como disseram acima, sempre vai ter o cliente que quer apenas saber de preço, dispostos a pagar não mais que R$400 por uma festa, mas independente disso, acho que está havendo sim um valorização bem forte.

Eu adoro fotografia de casamentos, é o que eu quero fazer pro resto da vida, por diversos motivos (entre eles a remuneração, claro), mas cada vez gosto mais de fazer festas infantis, acabei pegando gosto pela coisa e acabei pegando jeito co as crianças. E, queira ou não, é um trabalho de apenas 4h de fotos, bem menos do que um casamento!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #47 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:36:06
Eu acho que a fotografia infantil ainda tem sim essa conotação de "porta de entrada", é mais desvalorizada sim tanto pela maioria dos clientes, como pela maioria dos fotógrafos. Eu mesmo, até ano passado dizia que odiava fazer festas infantis.

Por outro lado, acredito que a fotografia de festas infantis nunca teve uma valorização tão alta quanto agora, e acho que ainda está apenas no começo dessa valorização. Vejo cada vez mais pessoas procurando fotógrafos para festas infantis baseando-se em qualidade, e dispostos a pagar bem mais do que a alguns anos.

Como contrapartida, eu vejo fotos cada vez mais lindas e bem trabalhadas de festas infantis, os fotógrafos estão fazendo sua parte para valorizar esse mercado. Claro, como disseram acima, sempre vai ter o cliente que quer apenas saber de preço, dispostos a pagar não mais que R$400 por uma festa, mas independente disso, acho que está havendo sim um valorização bem forte.

Eu adoro fotografia de casamentos, é o que eu quero fazer pro resto da vida, por diversos motivos (entre eles a remuneração, claro), mas cada vez gosto mais de fazer festas infantis, acabei pegando gosto pela coisa e acabei pegando jeito co as crianças. E, queira ou não, é um trabalho de apenas 4h de fotos, bem menos do que um casamento!
Pois é, Humberto. Eu gostaria de entender melhor essa desvalorização, já que o valor por hora trabalhada costuma ser similar. Talvez por as pessoas acharem que o casamento tem mais glamour e como se gasta mais com ele, costuma ser mais belo. No entanto, nesse tempos em que venho fotografando festas infantis, posso afirmar que beleza não tem necessariamente a ver com dinheiro. Já fotografei muitas festas "caseiras" e baratas mas de muitissima beleza. É claro que é muito mais facil ser bonito quando se é caro, mas não é regra.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:45:10
Pois é, Humberto. Eu gostaria de entender melhor essa desvalorização, já que o valor por hora trabalhada costuma ser similar. Talvez por as pessoas acharem que o casamento tem mais glamour e como se gasta mais com ele, costuma ser mais belo. No entanto, nesse tempos em que venho fotografando festas infantis, posso afirmar que beleza não tem necessariamente a ver com dinheiro. Já fotografei muitas festas "caseiras" e baratas mas de muitissima beleza. É claro que é muito mais facil ser bonito quando se é caro, mas não é regra.


Muitas verdades aí, hein! Acho que tem toda essa questão mesmo do "glamour" que a galera considera em casamentos. O curioso é que a uns bons anos atrás, a fotografia de casamentos era bem desvalorizada, isso veio de uns anos pra cá. Tomara que a fotografia de festas infantis também alcance pelo menos boa parte dessa valorização!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:35:33
Acho que fotografia de casamento é mais valorizada porque casamento é mais valorizado que festa infantil. Casamento é um evento mais glamouroso, pelo conjunto da obra.

Outra coisa é a facilidade de começar a fotografar aniversário infantil. Todo mundo tem filho ou sobrinho em cuja festa você pode praticar sem compromisso. Casamento já não é tão simples.
Tem a questão do equipamento também.  Festa infantil dá para fotografar tranquilamente com a lente do kit e um flash. Casamento já pede mais lentes ou uma lente melhor que a do kit.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #50 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:42:13
Depois de um tempão sumido... Vou dar uma aparecida para deixar meus R$0,02.
Conforme o volume de casamentos foi aumentando, a receita seguiu o ritmo e parei de agendar os aniversários nos sábados.Tripliquei meus honorários para fotografar aniversários e passei fazê-los apenas em dias de semana.
Com isso passei a ser valorizado pelos clientes e pegar eventos com orçamento bacana.
Independentemente do preço que você cobra se o seu trabalho for bom, se você for educado, paciente com os clientes, com a criança e com os pais dela, prestativo com os convidados e, sobretudo, se souber cumprir prazos e honrar compromissos, sempre há quem pague o seu preço, seja ele quanto for.
Eu diria que 90% do resultado depende mais da sua postura durante o evento do que as fotos em si mesmas.
Sempre chego meia hora antes do evento para fazer as fotos da decoração e algumas fotos com os pais da criança e da própria criança e NUNCA vou embora antes do encerramento total do evento.
Alguns fotógrafos dão no pé depois do parabéns e isso causa uma má impressão.
Uma dica bacana é enviar as fotos mais bacanas no dia seguinte ao evento para o cliente por meio digital.
Eu uso o dropbox para isso. Envio apenas o link da pasta onde as fotos foram armazenadas.
Isso é muito bom porque além do cliente postar nas redes sociais apenas as melhores  fotos que você fez, ainda causa uma boa impressão pela velocidade no tratamento das fotos e respeito por quem te contratou e está ansioso para ver o resultado.
Quando sou indicado por alguma cliente sempre faço algumas impressões e mando como cortesia agradecendo pela gentileza.
Isso se espalha entre as mamães e em pouco tempo é criada uma rede de pessoas que te indicam. Resultado: sempre há eventos e contratos novos.
É muito importante uma fan page no FACEBOOK para divulgação do trabalho.
Eu nunca posto as fotos na minha fan page ANTES do cliente porque é antiético e isso irrita as mamães que gostam de fazer os seus posts, comentários, escolher as fotos, etc.
Estraga a surpresa.
Também pelo mesmo motivo não compartilho álbum de fotos nos perfis dos clientes.
O máximo que faço é marcar os pais na foto mais bonita do trabalho e a compartilho no perfil pessoal dos clientes.
Isso traz gente nova (amigos dos clientes) para a fan page.
Sempre levo cartões no bolso e entrego para os convidados para eles poderem achar as fotos no FACEBOOK.
Aqueles que me pedem envio as fotos por email.
Sempre surgem novos contratos assim.
Acho que essas dicas vão ajudar os iniciantes.
Sobre a parte da fotografia em si, depois escrevo mais.

Abraços,

Adam








XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #51 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:47:23
Acho que fotografia de casamento é mais valorizada porque casamento é mais valorizado que festa infantil. Casamento é um evento mais glamouroso, pelo conjunto da obra.

Outra coisa é a facilidade de começar a fotografar aniversário infantil. Todo mundo tem filho ou sobrinho em cuja festa você pode praticar sem compromisso. Casamento já não é tão simples.
Tem a questão do equipamento também.  Festa infantil dá para fotografar tranquilamente com a lente do kit e um flash. Casamento já pede mais lentes ou uma lente melhor que a do kit.
Não entendi essa parte. Porque um dá e o outro não?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:53:23
Não entendi essa parte. Porque um dá e o outro não?

Dá ?

Não faço casamento, mas tenho a impressão que não dá para fazer uma boa fotografia de casamento usando somente a 18-55mm, ou melhor, é muito mais fácil fotografar uma festa infantil com esse equipamento do que um casamento.

Estou errado ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #53 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 21:58:01
Não vejo a diferença entre um evento e outro para um exigir equipamento top e o outro não. Só se for pelos preços menores pagos para os aniversários. Mas de qualquer forma, se a remuneração por hora é a mesma, não existe motivo para isso.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 22:07:31
Não vejo a diferença entre um evento e outro para um exigir equipamento top e o outro não. Só se for pelos preços menores pagos para os aniversários. Mas de qualquer forma, se a remuneração por hora é a mesma, não existe motivo para isso.

Não é pelo fato do equipamento ser top ou não, mas sim pela distância focal das lentes. Acho que num casamento deve fazer muita falta uma lente 85mm, por exemplo. 

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #55 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 22:12:33
Não é pelo fato do equipamento ser top ou não, mas sim pela distância focal das lentes. Acho que num casamento deve fazer muita falta uma lente 85mm, por exemplo.
Ah tá. Entendi.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #56 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:11:10


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:14:35
Dá ?

Não faço casamento, mas tenho a impressão que não dá para fazer uma boa fotografia de casamento usando somente a 18-55mm, ou melhor, é muito mais fácil fotografar uma festa infantil com esse equipamento do que um casamento.

Estou errado ?

e se usar uma 17-55  2.8, ou uma 17-50 2.8
o que mudaria na distancia????????,
e se fosse  15 anos, 18 anos, casamento, bodas,o outra festa,
o que mudaria na distancia?????


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:15:03
Não vejo a diferença entre um evento e outro para um exigir equipamento top e o outro não. Só se for pelos preços menores pagos para os aniversários. Mas de qualquer forma, se a remuneração por hora é a mesma, não existe motivo para isso.

 :clap: :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #59 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:16:47
Não entendi essa parte. Porque um dá e o outro não?
sabendo "espremer" o melhor do equipamento, da para fazer otimos trabalhos.