Depois de um tempão sumido... Vou dar uma aparecida para deixar meus R$0,02.
Conforme o volume de casamentos foi aumentando, a receita seguiu o ritmo e parei de agendar os aniversários nos sábados.Tripliquei meus honorários para fotografar aniversários e passei fazê-los apenas em dias de semana.
Com isso passei a ser valorizado pelos clientes e pegar eventos com orçamento bacana.
Independentemente do preço que você cobra se o seu trabalho for bom, se você for educado, paciente com os clientes, com a criança e com os pais dela, prestativo com os convidados e, sobretudo, se souber cumprir prazos e honrar compromissos, sempre há quem pague o seu preço, seja ele quanto for.
Eu diria que 90% do resultado depende mais da sua postura durante o evento do que as fotos em si mesmas.
Sempre chego meia hora antes do evento para fazer as fotos da decoração e algumas fotos com os pais da criança e da própria criança e NUNCA vou embora antes do encerramento total do evento.
Alguns fotógrafos dão no pé depois do parabéns e isso causa uma má impressão.
Uma dica bacana é enviar as fotos mais bacanas no dia seguinte ao evento para o cliente por meio digital.
Eu uso o dropbox para isso. Envio apenas o link da pasta onde as fotos foram armazenadas.
Isso é muito bom porque além do cliente postar nas redes sociais apenas as melhores fotos que você fez, ainda causa uma boa impressão pela velocidade no tratamento das fotos e respeito por quem te contratou e está ansioso para ver o resultado.
Quando sou indicado por alguma cliente sempre faço algumas impressões e mando como cortesia agradecendo pela gentileza.
Isso se espalha entre as mamães e em pouco tempo é criada uma rede de pessoas que te indicam. Resultado: sempre há eventos e contratos novos.
É muito importante uma fan page no FACEBOOK para divulgação do trabalho.
Eu nunca posto as fotos na minha fan page ANTES do cliente porque é antiético e isso irrita as mamães que gostam de fazer os seus posts, comentários, escolher as fotos, etc.
Estraga a surpresa.
Também pelo mesmo motivo não compartilho álbum de fotos nos perfis dos clientes.
O máximo que faço é marcar os pais na foto mais bonita do trabalho e a compartilho no perfil pessoal dos clientes.
Isso traz gente nova (amigos dos clientes) para a fan page.
Sempre levo cartões no bolso e entrego para os convidados para eles poderem achar as fotos no FACEBOOK.
Aqueles que me pedem envio as fotos por email.
Sempre surgem novos contratos assim.
Acho que essas dicas vão ajudar os iniciantes.
Sobre a parte da fotografia em si, depois escrevo mais.
Abraços,
Adam