Autor Tópico: FOTÓGRAFO, QUAL É SEU DIFERENCIAL?  (Lida 12931 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:12:45

Nossa, essa minha ultima frase ficou bizarra.  :shock:
É, essa última ficou um pouquinho difícil de entender... :ponder:


Eduardo Furlan

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:25:48
Nossa, essa minha ultima frase ficou bizarra.  :shock:

Ficou Hilária, kkkkkk
Eduardo Furlan
eduardofurlan.com

Whats: 19 98199.3294


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2014, 14:27:11
Ficou Hilária, kkkkkk
>:(
Veja bem, eu me autosacaniei para que os outro não o façam. :-P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:04:10
No geral as pessoal gostam de ser bem tratadas. Oque isso significa para listar aqui acho que fica dificil dizer...mas enfim, valorizar a pessoa, demonstrar interesse no que ela diz, no que ela necessita...saber ouvir aqueles quem gostam de falar. Falar mais para aqueles que gostam de ouvir...isso sem ser falso, sem ser marketeiro...
Lembremos que estamos vendendo e nao falando com amigos de longa data. Há por mais que nos não gostemos, em menor ou maior grau um jogo de interesses. Queremos vender, isso implica em agradar (em todos ou em no máximo de aspectos que possam estar envolvidos). Buscar vinculos com a pessoa/cliente é uma tecnica de venda basica, como fazer isso ai vai de cada um...

Quem lembra do personagem O Super Sincero?
Se agirmos assim nao venderemos nada...

Eu gosto de lidar com pessoas por isso sempre prefiro contato pessoal...eu gosto de crianças e acho que elas gostam de mim...sou assim nao faço um jogo...isso me favorece com as mães...eu tenho filho, logo estou por dentro de alguns assuntos infantis, isso me favorece com as mães...
Quando vou entregar as fotos (sempre pessoalmente) levo flores para cliente...marketing!? Sim, nao, talvez, faço pra agrada-las mas pricipalmente pq me sinto bem com isso...gosto de agradar. E qual mulher que nao gosta de receber um vasinho com flores?
Em um evento se percebo algo errado que nao seja de minha responsabilidade, tenho alertar. Devemos estar a disposição para que o evento corra bem, e por ai adiante. Estar a disposição do cliente. (obvio...que tudo tem limites, e cada um que sabe o seu)
Enfim, eu acredito que lidar com pessoas é primordial em nosso ramo.
Os aspectos tecnicos vem depois....

Em tento  :D
Abraço,
M Rezende
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 15:08:38 por Rezende_SP »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:26:26

Bem por aí mesmo, rsrs. Esse tipo de coisa me passa a impressão de que o vendedor me acha um idiota, sei lá, me sinto até meio ofendido. Quero conversar de igual pra igual, na sinceridade, sem que o cara fique de rodeios e conduzindo a conversa.
Pois eh mas como o spiderman falou, funciona para a maioria das pessoas.

Eu morei por uns 6 meses sem contato a nenhuma publicidade, ou com muito pouco contato (sem TV, sem revistas, sem outdores, nem nada). E o pouco contato que tive nao funcionava pq eu nao entendia a lingua local. Foi quando eu me mudei para outro lugar que entendia a lingua, e so de ver as embalagens dos produtos, o merchandise nas prateleiras dos supermercados, etc, eu sentia que todos os produtos estavam me julgando como idiota. Me dava enjoo e eu entrava apenas no supermercado indo direto no que eu precisava e me mandava, pq eu nao suportava. Ate as cores e formas das letras pareciam querer me manipular.

Eu estava igual esse cara:


Eh igual quando vejo aquela manchete sensacionalista ou que esta ali so para preencher espaco vazio. Eu fico rindo por dentro e imaginando quam leva tal informacao a serio(?). Mas ai eu olho ao redor e vejo as pessoas atentas a tais asneiras, debatendo e trocando opiniao sobre bobagens de jornais.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:55:21
Rezende_SP,

Eu nao fico tentando agradar. Eu gosto de agradar as pessoas, mas nao gosto de ficar tentando agradar. Eu gosto de ajudar as pessoas pq eu gosto de ver o bem das pessoas. Quando eu gosto de algo em uma pessoa, que ela esteja usando, de uma personalidade, de uma ideia, de uma historia, seja o que for, se eu realmente gosto eu tenho prazer pessoal em espresar a minha admiracao, orgulho pela pessoa, etc. Eu gosto de ouvir boas historias, eu gosto de saber de pessoas que tem boas ambicoes, ideias, etc. Eu gosto de jogar papo fora, mesmo que banal, com pessoas que se expressam de maneira natural, admiravel, interessante, mesmo que sem conteudo.

Mas infelizmente nem todas as pessoas sao bonitas por fora, por dentro ou de qualquer forma que me motive a me expressar. E nesse caso, se eu nao tenho o que dizer eu nao nao tenho o que dizer e pronto. Mas tenho trabalho a oferecer e se quiser o meu trabalho eh so me procurar. Se quiser ser agadado eh melhor procurar outro.

Eu nao consigo ficar tentando agradar alguem so para atender a necessidade dela de se sentir melhor atravez do consumo ativo, em suas horas vagas, como forma compensatoria para as suas horas de trabalho passivo, e influencia marketeira alheia que a faz insatisfeita com ela mesma prometendo mais felicidade e confianca em si mesma a cada consumo feito. Eu quero ser requisitado pelo reconhecimento e desejo em possuir o meu trabalho, e nao pq o meu cafezinho eh mais gostoso do que o fotografo do outro lado da rua.

No mais eu quero me focar no que eu me proponho a fazer, no que eu tenho motivacao em fazer e no que eu gosto de fazer. Ficar tentando agradar so para convencer alguem a consumir o meu produto. Ou so ficar tentando convencer procurando motivos positivos em qualquer coisa atoa, faz com que eu me sinta inutil a mim mesmo, vazio, falso, perdendo meu tempo com o que realmente me importo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2014, 15:59:58

Marcio, acho que você deixou passar essa parte aqui do post do Rezende:
isso sem ser falso, sem ser marketeiro...


Acho que o mais importante em tudo o que fazemos ao vender nossos serviços é ser o mais natural possível. As pessoas não são burras, todo mundo percebe quando alguém está se forçando pra agradar, e isso, pelo menos pra mim, gera uma certa antipatia. Então acho que tem que sim tratar com respeito e carinho que todos merecem, mas sem ser falso, sem se forçar a fazer isso.


E, particularmente, eu conheço o Rezende pessoalmente e posso garantir que o cara é a simpatia em pessoa, certamente ele não fica tentando agradar as pessoas.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:04:05
Marcio, acho que você deixou passar essa parte aqui do post do Rezende:

Acho que o mais importante em tudo o que fazemos ao vender nossos serviços é ser o mais natural possível. As pessoas não são burras, todo mundo percebe quando alguém está se forçando pra agradar, e isso, pelo menos pra mim, gera uma certa antipatia. Então acho que tem que sim tratar com respeito e carinho que todos merecem, mas sem ser falso, sem se forçar a fazer isso.


E, particularmente, eu conheço o Rezende pessoalmente e posso garantir que o cara é a simpatia em pessoa, certamente ele não fica tentando agradar as pessoas.  :ok:
Claro. Eu nao falei isso mas eu tambem acho que tem pessoas que sao vendedores naturais, conseguem mostrar o lado bom e positivo de tudo, ou quase tudo, sem serem falsos, mas apenas por realmente terem uma conversa legal e ampla pespectiva sobre apreciacao de seus produtos e consumidores.

Infelizmente eu nao sou assim. E se tentar ser eu estarei sendo falso. Eh isso que eu quis dizer na verdade.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:22:23
Marcio, acho que você deixou passar essa parte aqui do post do Rezende:

Acho que o mais importante em tudo o que fazemos ao vender nossos serviços é ser o mais natural possível. As pessoas não são burras, todo mundo percebe quando alguém está se forçando pra agradar, e isso, pelo menos pra mim, gera uma certa antipatia. Então acho que tem que sim tratar com respeito e carinho que todos merecem, mas sem ser falso, sem se forçar a fazer isso.


E, particularmente, eu conheço o Rezende pessoalmente e posso garantir que o cara é a simpatia em pessoa, certamente ele não fica tentando agradar as pessoas.  :ok:
[/quote

Pô Humberto.... :wub: assim eu fico tímido... 8-)
Agradar pq se gosta de viver bem, de se relacionar bem, de conhecer pessoas..., de servir etc...dessa forma sim  ;)

Abraço,
M Rezende


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:25:54
Agradar pq se gosta de viver bem, de se relacionar bem, de conhecer pessoas..., de servir etc...dessa forma sim
Eu tambem gosto de tudo isso. Menos de servir.  :no:

E com frequencia tambem nao gosto de ser servido. Gosto de ser ajudado mas nao servido. Penso ser duas coisas diferentes. Por mim todos os restaurantes tinham que ser self-service por exemplo.  :D


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 31 de Janeiro de 2014, 19:41:25
...o que fazer para se destacar do " rebanho de fotógrafos" que saem ao mercado todo ano, ao qual eu me incluo até o pescoço.
O que fazer para não ser mais um...são coisas que busco saber enquanto sou Hobysta, quando chegar a hora, quero dar a tacada certa.

Nos workshops que assisto já ouvi de oferecer de graça um ensaio para uma amiga linda, e fazer seu portifólio direcionado ao seu público alvo, alguém aqui já fez isso? como foi?


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #26 Online: 31 de Janeiro de 2014, 21:49:15
Sei que o assunto do tópico não é esse, mas já que o assunto foi pra esse lado..  :assobi:
Depois que meu sogro foi convencido por telefone a comprar um tablet tekpix por 2500 reais, sendo que o iPad 4 acha-se por menos de 2 mil, eu não duvido mais de nada kkkkk.
Já trabalhei (e ainda trabalho) com muitas coisas diferentes. E em todos os lugares onde passei nota-se a mesma coisa. Quem ganha mais dinheiro não é quem é melhor no que faz, e sim quem sabe se vender melhor e faz o que é preciso fazer pra ganhar dinheiro. O tal marketing pessoal  :shock:. O executivo que põe banca, o músico bonitão, o vendedor persuasivo, e por aí vai.. E não é necessariamente quem tem o melhor produto ou serviço.
Já cansei de ter que pagar sapo pros outros defendendo a empresa em que eu trabalhava, sendo que eu sabia que a própria empresa é quem estava errada. Pra mim não há nada pior que ter que defender uma ideia que eu considero errada. Eu chegava em casa e não conseguia dormir. Literalmente. É horrível ser obrigado a ser injusto.
Ser forçadamente simpático e gentil só pra fazer uma venda, pra mim é a mesma coisa. É ser alguém que eu não sou.
É horrível ser obrigado a não ser você mesmo em troca de dinheiro. Eu não sei como alguns vendedores conseguem dormir à noite. É muito lero-lero. Quando um desses vem jogando papinho de vendedor pra cima de mim com aquela simpatia forçada já me dá raiva. Tem gente que acha que a gente é idiota. Bem... o problema é que muitos são.
Então eu simplesmente pensei muito e desisti desse ciclo. Desisti de tentar ser assim. Resolvi sair desse ambiente. Vou levar minha vida fazendo o que me dá prazer e fazendo o que eu acho certo, sendo verdadeiro com a minha própria natureza e com meus próprios valores. Porque como já disse um sábio, o clichê "o trajeto é muito mais importante que o destino final" é uma grande verdade, já que o destino final de todos nós será o mesmo. Então, resta-nos ter prazer no trajeto.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 31 de Janeiro de 2014, 23:58:45
Não sou fotógrafo mas trabalho com vendas há mais de uma década. Tem uma frase que faz mais sentido em inglês que acho que resume um pouco o que vocês têm dito aqui: "People don't like to be sold-but they love to buy.". Uma tradução porca é algo do tipo: As pessoas não gostam que tentem vender para elas, mas adoram comprar.

O que quer dizer isso? Esses maus vendedores, que precisam bater metas pra ganhar algum dinheiro, ficam desesperados e fazem qualquer coisa para vender, ou seja, "empurram" o produto, sem perceber que isso irrita o cliente. Ou talvez percebam, mas a estratégia dá certo. Já ouvi de uma pessoa da minha família que já tinha comprado uma peça de roupa por pena do vendedor, pois tinha feito o cara descer a loja toda e não gostou de nenhuma roupa.

O vendedor bom de verdade não vai te empurrar nada. Ele prefere perder a venda do que fazer o cliente levar algo que não dê um benefício real. Uma roupa que realmente tenha ficado boa, um ensaio fotográfico que tenha a cara da pessoa, um equipamento industrial que traga um ganho de produtividade. Ele sabe que a reputação de quem se preocupa mais com a necessidade do cliente do que com o faturamento irá ganhar a confiança e a fidelidade do cliente.

A melhor dica que já recebi quando comecei a profissão foi: quando for muito, mas muito bem atendido por um profissional (seja um vendedor, um garçom, um dentista), preste muita atenção em quais atitudes dele são diferentes dos demais. Ele não estará tentando te vender nada, mas sim genuinamente interessado em te ajudar. No mundo da fotografia, seria o profissional que genuinamente acha que aquele é o melhor ensaio, a melhor cobertura, o melhor álbum para você.

Entendo o receio plenamente justificado de quem tem medo de soar falso. A palavra chave é genuinamente. O vendedor que não acredita no benefício real do que está vendendo sempre será um "empurrador".

[..]
-Nao sei falar o que o cliente quer ouvir (como os marketeiros dizem);
[...]
Esqueça os marqueteiros. Que tal tentar buscar os clientes que querem ouvir o que você tem pra dizer?

Um livro que recomendo fortemente para qualquer um que não tenha vocação para ser empregado com carteira assinada: Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Como prosperar num mercado lotado de competidores? Saia dele, crie um mercado novo onde você será o melhor/maior/mais bonito.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 08:19:32
....alguém com alguma qualidade ou idéia que pode ser um diferencial?  :shock:

Já vi aqui a palavra marketeiro umas 30 vezes, já estou imaginando um cara batendo de porta em porta oferecendo fotografia com a máscara do Silvio Santos....aff...
 :doh:

ADM, muda o título do tópico para "Estratégia de Vendas"...poderia estar lendo aqui maravilhas, mas até agora só briga de egos e defabafos.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 08:20:35 por edugandolfe »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 08:35:17
Já cansei de ter que pagar sapo pros outros defendendo a empresa em que eu trabalhava, sendo que eu sabia que a própria empresa é quem estava errada. Pra mim não há nada pior que ter que defender uma ideia que eu considero errada. Eu chegava em casa e não conseguia dormir. Literalmente. É horrível ser obrigado a ser injusto.

Ser forçadamente simpático e gentil só pra fazer uma venda, pra mim é a mesma coisa. É ser alguém que eu não sou.
É horrível ser obrigado a não ser você mesmo em troca de dinheiro. Eu não sei como alguns vendedores conseguem dormir à noite. É muito lero-lero. Quando um desses vem jogando papinho de vendedor pra cima de mim com aquela simpatia forçada já me dá raiva. Tem gente que acha que a gente é idiota. Bem... o problema é que muitos são.

Então eu simplesmente pensei muito e desisti desse ciclo. Desisti de tentar ser assim. Resolvi sair desse ambiente. Vou levar minha vida fazendo o que me dá prazer e fazendo o que eu acho certo, sendo verdadeiro com a minha própria natureza e com meus próprios valores.

Exatamente igual a mim. Ja tive que trabalhar muitas vezes contando mentiras literalmente para a empresa nao perder clientes ou para conquistar novos clientes.

Muitos vendedores sao falsos mesmo. Mas eu sei que existem diferentes tipos de vendedores, como aqueles que vestem a camisa da empresa, da profissao, etc, e na cabeca deles eles nao estao sendo desonestos, eles nao acreditam que estao mentindo, pois estao muito imersos em suas funcoes.

Eu ja ouvi "vc nao esta mentindo, vc so esta dizendo o que o cliente quer ouvir, afinal ele quer ser bem tratado, ele quer o melhor" de vendedor que realmente acreditava no que estava dizendo.

...o que fazer para se destacar do " rebanho de fotógrafos" que saem ao mercado todo ano, ao qual eu me incluo até o pescoço.
O que fazer para não ser mais um...são coisas que busco saber enquanto sou Hobysta, quando chegar a hora, quero dar a tacada certa.

Nos workshops que assisto já ouvi de oferecer de graça um ensaio para uma amiga linda, e fazer seu portifólio direcionado ao seu público alvo, alguém aqui já fez isso? como foi?
Entre os fotografos que ja conheci pessoalmente todos eles ja fizeram e ainda fazem ocasionalmente servicos de graca. Principalmente em inicio de carreira. Como vc espera que alguem que quer ser cabelereiro ja saia querendo cobrar para cortar cabelo sem nunca ter feito e praticado bastante? Tinha uma epoca que eu so cortava meu cabelo em uma escola de cabelereiros pq era de graca.  :D

Enta faca tudo o que vc goste de fazer mesmo que de graca se precisar, afinal eh o que vc gosta de fazer e se vc um dia quer ganhar dinheiro eh melhor que seja bom, entao pratique bastante. E quando vc perceber que tem pessoas dispostas a pagar pelo seu trabalho, cobre dela.