Autor Tópico: FOTÓGRAFO, QUAL É SEU DIFERENCIAL?  (Lida 12919 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 08:39:29
Esqueça os marqueteiros. Que tal tentar buscar os clientes que querem ouvir o que você tem pra dizer?

Um livro que recomendo fortemente para qualquer um que não tenha vocação para ser empregado com carteira assinada: Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Como prosperar num mercado lotado de competidores? Saia dele, crie um mercado novo onde você será o melhor/maior/mais bonito.

Eh o que eu tenho tentado fazer... Pq vc acha que sou pobre?  8-)

Muito obrigado pela dica do livro. Vou ver se acho a venda on-line.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 08:41:07
ADM, muda o título do tópico para "Estratégia de Vendas"...poderia estar lendo aqui maravilhas, mas até agora só briga de egos e defabafos.
Bem vindo ao mundo das arte e fotografia, onde quase todo mundo eh frustrado. Ate as celebridades  :assobi:
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 08:41:27 por C R O I X »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:37:13
....alguém com alguma qualidade ou idéia que pode ser um diferencial?  :shock:


Dificilmente vai vir alguém aqui dizer "Meu diferencial é que tecnicamente sou muito superior ao que se vê no mercado hoje em dia." ou "Meu diferencial é que dou várias opções de álbum" ou "Tenho um estúdio com design assinado por um arquiteto famoso". Simplesmente vai soar arrogante.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 10:06:38
Dificilmente vai vir alguém aqui dizer "Meu diferencial é que tecnicamente sou muito superior ao que se vê no mercado hoje em dia." ou "Meu diferencial é que dou várias opções de álbum" ou "Tenho um estúdio com design assinado por um arquiteto famoso". Simplesmente vai soar arrogante.
Se eu tivesse eu diria. Afinal foi perguntado e se foi perguntado eh pq o OP quis saber, e azar daqueles que julgarem como arrogancia.

Mas infelizmente nao tenho.


Essas pessoas que ficam achando que tudo eh arrogancia acabam perdendo boas historias e ensinamentos daqueles que tem boas historias e experiencias para contar.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 10:11:13 por C R O I X »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 11:02:14

Já vi aqui a palavra marketeiro umas 30 vezes, já estou imaginando um cara batendo de porta em porta oferecendo fotografia com a máscara do Silvio Santos....aff...
 :doh:

ADM, muda o título do tópico para "Estratégia de Vendas"...poderia estar lendo aqui maravilhas, mas até agora só briga de egos e defabafos.

Rapaz, acho que você precisa ler de novo o tópico então. A gente está aqui justamente criticando os marqueteiros... E até o momento eu não vi nenhuma briga de egos...



Dificilmente vai vir alguém aqui dizer "Meu diferencial é que tecnicamente sou muito superior ao que se vê no mercado hoje em dia." ou "Meu diferencial é que dou várias opções de álbum" ou "Tenho um estúdio com design assinado por um arquiteto famoso". Simplesmente vai soar arrogante.

Não por soar arrogante, mas eu acho que qualidade nunca é um diferencial. Pra mim, qualidade é um pré-requisito pra se trabalhar com fotografia. Tirar boas fotos, fazer uma boa cobertura do evento, ter domínio da técnica, da iluminação, acredito que a maioria esmagadora dos profissionais consegue. Eu acho mesmo que, pelo menos na fotografia social, o trato com o cliente é o grande diferencial.

Falando na parte técnica, e sem medo de soar arrogante, acho que eu possuo um domínio do flash e um controle da iluminação que está um pouco acima da média. No entanto, raramente algum cliente percebe a diferença. Falando de qualidade, atualmente eu trabalho só com FF e uso apenas objetivas fixas, mas também raramente algum cliente percebe a diferença. Claro que tem cliente que percebe, mas no geral não é isso que importa pra eles.

Abraços


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:14:57
Falando na parte técnica, e sem medo de soar arrogante, acho que eu possuo um domínio do flash e um controle da iluminação que está um pouco acima da média. No entanto, raramente algum cliente percebe a diferença. Falando de qualidade, atualmente eu trabalho só com FF e uso apenas objetivas fixas, mas também raramente algum cliente percebe a diferença. Claro que tem cliente que percebe, mas no geral não é isso que importa pra eles.

Não sei se entendi direito a sua colocação, Humberto. Mas é claro que o cliente percebe! Ele pode não conseguir distinguir, olhando a foto, se você usou uma abertura grande, se usou um modificador de luz, etc. Mas a maioria esmagadora dos clientes percebe a diferença de qualidade de uma foto feita por um amador comparando com uma foto feita por um profissional que tem conhecimento sobre luz, composição, etc. Por isso que qualidade técnica é sim um diferencial na minha opinião. A técnica leva à fotos mais bonitas, e é isso que a maioria dos clientes procura, mesmo sem saber os detalhes técnicos que levaram àquele resultado.
Eu lembro de quando eu casei e estava procurando fotógrafos. Na época eu era 100% leigo no assunto, e mesmo assim via muita diferença na qualidade técnica entre os fotógrafos que eu pesquisei. Hoje eu sei que muitas das fotos que considerei ruins usavam flash direto (dentre outros detalhes) e muitas das que achei boas tinham um esquema de iluminação mais elaborado. Eu notei a diferença na luz sim, e lembro de ter pensado "a luz está ruim nessa foto", ou "o cara enquadrou mal", mesmo sem nem ter ideia dos detalhes técnicos ou do que tinha "atrás da câmera".
Em geral, pelo que eu observo, os fotógrafos que cobram mais caro e tem mais clientes são os que tem a melhor qualidade técnica. Não é à toa. A pessoa pode não gostar do estilo do cara, etc, mas em geral é inegável que a qualidade técnica dos que tem mais clientes é maior que dos outros.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 12:16:33 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:25:29

Renato, o que eu quis dizer é que são poucos os clientes que percebem. Alguns percebem sim, claro, e aí eu fico bem contente, rsrs, mas no geral, quando estou mostrando as fotos pros meus potenciais clientes, eles não fazem muita distinção de fotos que fiz nos meus primeiros casamentos de fotos que fiz esse ano (sendo que eu evoluí demais nesse meio tempo, na parte técnica). Não à toa, até hoje eu mostro aos meus clientes fotos do 1° casamento que eu fiz...


Mas olha só, não estou falando de comparar fotos de um profissional com fotos de um amador. Estou dizendo quando comparamos fotos dois profissionais. Dificilmente o cliente vai sacar qual tem mais domínio das técnicas de iluminação, e tal. Claro que alguns sacam, mas são poucos.


Mas o que eu quis dizer não é que a técnica não é importante, muito pelo contrário, quis dizer que a técnica é essencial para se tornar um profissional. E por isso não pode ser considerada como um diferencial, mas sim como um pré-requisito.



Em geral, pelo que eu observo, os fotógrafos que cobram mais caro e tem mais clientes são os que tem a melhor qualidade técnica.


Não é bem assim, vejo por aí muita gente que cobra bem caro e não tem metade da técnica de pessoas que cobram bem menos. E nem estou falando de mim, e nem de conhecidos próximos, mas sim dos caras grandes mesmo, que cobram aí pelo menos 5 dígitos por um casamento. Claro que o sujeito tem pleno domínio de todas as técnicas, mas tem muita gente com técnica melhor e que cobra bem menos (ainda que permaneçam na casa dos 5 dígitos).


Abraços


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:35:28
Não é bem assim, vejo por aí muita gente que cobra bem caro e não tem metade da técnica de pessoas que cobram bem menos. E nem estou falando de mim, e nem de conhecidos próximos, mas sim dos caras grandes mesmo, que cobram aí pelo menos 5 dígitos por um casamento. Claro que o sujeito tem pleno domínio de todas as técnicas, mas tem muita gente com técnica melhor e que cobra bem menos (ainda que permaneçam na casa dos 5 dígitos).
Abraços

É, se fizermos a comparação dentro do grupo dos que cobram 5 dígitos, eu concordo com você.
Eu estava comparando os que cobram 3 ou 4 dígitos com os que cobram 5. E nesse caso, acho que dá pra considerar a técnica como um diferencial, como "algo diferente" que existe entre os dois grupos, entende?
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 13:25:18
Quando fui contratar um profissional para o meu casamento, e depois para o ensaio de gestante da minha esposa, os diferenciais que usei como critério de escolha foram, nesta ordem:

1. Portfólio (online e impresso)
2. Preço dentro do meu orçamento
3. Localização (só para o ensaio de gestante)
4. Atendimento
5. Opções de álbuns e serviços extras (ampliações, vídeo, etc)

Fica aí um relato sincero de um consumidor, da época em que eu não tinha nenhum interesse em fotografia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 17:43:17

Não por soar arrogante, mas eu acho que qualidade nunca é um diferencial. Pra mim, qualidade é um pré-requisito pra se trabalhar com fotografia. Tirar boas fotos, fazer uma boa cobertura do evento, ter domínio da técnica, da iluminação, acredito que a maioria esmagadora dos profissionais consegue. Eu acho mesmo que, pelo menos na fotografia social, o trato com o cliente é o grande diferencial.

Falando na parte técnica, e sem medo de soar arrogante, acho que eu possuo um domínio do flash e um controle da iluminação que está um pouco acima da média. No entanto, raramente algum cliente percebe a diferença. Falando de qualidade, atualmente eu trabalho só com FF e uso apenas objetivas fixas, mas também raramente algum cliente percebe a diferença. Claro que tem cliente que percebe, mas no geral não é isso que importa pra eles.

Abraços

Exatamente. Eu nao gosto de falar que tecnicamente eu estou a cima da media pq ai vem a pergunta, qual media vc esta se baseado? Nos fotografros que copram uma camera, assistem alguns workshops e ja abrem um estudio? Nos velhos experientes mas decadentes? Nos fotografos que fazem fotos para anuncios? Nos fotografos conceituais? Nos fotografos artistas? Eu estou acima da media de muitos e a baixo da media de muitos outros. Mas como eu gosto de ter quem eh melhor do que eu como referencia (o que me motiva sempre me aperfeicoar e estudar), eu prefiro dizer que nao sou melhor que ninguem.

E tem essa da maioria dos clientes nao perceberem mesmo a diferenca. Na verdade, muitos tem como referencia o padrao, o basico, igual quendo uma familia diz que quer fotos com fundo infinito brando e luz plena com eles sorrindo para a foto. Para muitos isso eh qualidade e qualquer coisa diferente, mesmo que tecnicamente mais elaborado e artisticamente mais interessante e rico, muitos vao considerar como inferior, pq nao eh diferente do que esta na moda, ou da qualidade comercial das propagandas de produtos em revistas.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 17:59:44
Citar
Rapaz, acho que você precisa ler de novo o tópico então. A gente está aqui justamente criticando os marqueteiros... E até o momento eu não vi nenhuma briga de egos...

Eu criei o tópico   :ok:

Citar
e mesmo assim via muita diferença na qualidade técnica entre os fotógrafos que eu pesquisei. Hoje eu sei que muitas das fotos que considerei ruins usavam flash direto (dentre outros detalhes) e muitas das que achei boas tinham um esquema de iluminação mais elaborado. Eu notei a diferença na luz sim, e lembro de ter pensado "a luz está ruim nessa foto", ou "o cara enquadrou mal", mesmo sem nem ter ideia dos detalhes técnicos ou do que tinha "atrás da câmera".

 :ok:

Citar
Mas olha só, não estou falando de comparar fotos de um profissional com fotos de um amador. Estou dizendo quando comparamos fotos dois profissionais.

É disso que estou falando...na minha região houve um boom de fotógrafos onde, tirando os que cobram 4 e 5 dígitos, há uma névoa densa. Esqueçcamos a briga entre os cachorros grandes, neste caso o marketing pode ganhar, já que a qualidade existe nos 2 pelo menos em um nível aceitável. Vamos focar nas classes B, C e D.
O ponto é o diferencial entre esta névoa densa, onde ninguém é famoso, uns usam 5D markII e muitos outros T3i, em uma batalha alienada onde garotas de 15 a 30 anos acostumadas a foto de smartfone, nem percebem que estão a pagar 200 reais a menos por um trabalho 500% pior. Vi um dia no Face um ensaio de uma garota de 15 anos, as fotos foram feitas com T3i e ao ar livre, o sol a pino e em algumas fotos a sobrancelha fazia uma sombra dura nos olhos, o queixo fazia uma sombra dura no pescoço, todas nem tratamento. Provavelmente foram entregues em DVD sem estampa, num saquinho plástico escrito com caneta de projetor. Os comentários destas fotos no Face desta garota foram até sinceros por parte das avaliadores, mas superpositivos, e esta fotógrafa deve estar bombando em fazer ensaios entregando isso aos clientes...

Muitos que se esforçam e lêem muito, investem e querem cobrar o preço certo, acabam sendo trocados por uma diferença de 300 reais, mesmo pela classe B.
Como evitar isso é meu cálice dourado.






« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 18:03:24 por edugandolfe »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #41 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 23:41:46
Essa questão de qualidade técnica acima da média é tão complicado. Eu, por exemplo, nunca uso flash nos meu ensaios e prefiro assim Não contrataria um fotografo que use um durante o ensaio porque não gosto. Salvo raras excessões. Outras pessoas acham o máximo aquela luz strobist violenta em cima do fotografado e aquele por do sol no fundo. Eu acho isso de pessimo gosto (leia aqui, gosto totalmente diferente do meu) mas tem muita gente que acha o máximo. Eu nem conseguiria fazer isso com a competência que muitos fazem. Então será que por não saber fazer a minha qualidade técnica é inferior? E será que pelo fato desse tipo de fotografo provavelmente não saber fazer o que eu faço tem a técnica inferior a minha?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #42 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 00:05:45
Não existe preço certo. Existe valor percebido pelo cliente. Se o cliente prefere um profissional pior do que um melhor por uma diferença de 300 reais, de quem é a culpa? Do cliente, por não entender de fotografia? Claro que não. Sou cliente de fotógrafos, dentistas, advogados, pintores de parede... será que tenho que me aprofundar em cada um desses assuntos antes de escolher um profissional? Seria o ideal, mas quem tem tempo?

Na verdade a "culpa", por assim dizer, é do profissional. Se eu vou fazer orçamento em um dentista, não vou pesquisar se as técnicas que ele usa são as melhores, se ele frequentou os melhores cursos, se usa matéria prima de primeira. Vou ver se o consultório é em um lugar conveniente para mim, se é limpo, se tem um diploma da USP na parede, se alguém já me indicou e se eu sinto firmeza nele.
E este "sentir firmeza" é o marketing pessoal de qualidade, que não soa como enganação (porque não é), é o saber lidar com as pessoas, ter um bom papo, uma boa apresentação pessoal.

A venda de serviços é toda especial e complexa, porque o cliente não tem uma referência concreta. Ao comprar um carro, uma TV ou uma escova de dentes, é possível ver, analisar, comparar objetivamente os produtos. Com serviços, como comparamos? Resultados passados são a primeira ideia. Mas quem garante que o seu álbum de casamento vai ficar igual ao que o fotógrafo mostrou? O lugar é diferente, a luz, o horário, as pessoas, o ânimo do profissional, tudo influencia.
Um importante exercício para o vendedor de serviços é: avalie suas escolhas ao contatar outros profissionais. Isto é importantíssimo! Pense no que o levou a contratar este encanador, aquela massagista, aquele outro dentista.

O dentista para mim é uma ótima referência. Já escolhi porque era perto de casa, já escolhi porque era o que eu podia pagar, já escolhi, porque foi super recomendado, pelo diploma que tinha na parede... E você, como escolhe seu dentista?

E principalmente, você sabe porque seus clientes o escolheram?


[...] Eu estou acima da media de muitos e a baixo da media de muitos outros. [...]
Tecnicamente você está na média.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 04:01:35
Essa questão de qualidade técnica acima da média é tão complicado. Eu, por exemplo, nunca uso flash nos meu ensaios e prefiro assim Não contrataria um fotografo que use um durante o ensaio porque não gosto. Salvo raras excessões. Outras pessoas acham o máximo aquela luz strobist violenta em cima do fotografado e aquele por do sol no fundo. Eu acho isso de pessimo gosto (leia aqui, gosto totalmente diferente do meu) mas tem muita gente que acha o máximo. Eu nem conseguiria fazer isso com a competência que muitos fazem. Então será que por não saber fazer a minha qualidade técnica é inferior? E será que pelo fato desse tipo de fotografo provavelmente não saber fazer o que eu faço tem a técnica inferior a minha?
A sua tecnica eh superior no que vc se propem a fazer e inferior no que vc nao se propoem e nao tem interesse em fazer.

Nunca conheci nenhum fotografo que dominasse todas as tecnicas, em todos os estilo em todos os tipos e em todas as situacoes fotograficas.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:40:58
up!