Autor Tópico: FOTÓGRAFO, QUAL É SEU DIFERENCIAL?  (Lida 12833 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Janeiro de 2014, 21:52:54
Espaço aberto para troca de dicas e experiências, motivado por um outro tópico que li aqui no MF (Quase desistindo...ou já desistindo...).

Postem aqui seus relatos e experiências, e o diferencial de cada um para se destacar neste ramo já prostituído, onde o pessoal cobra 29,90 por um ensaio e compra T3i e já sai achando que faz casamento, entrega muitas vezes fotos sem qualidade para o cliente, que, de tão acostumados com fotos de smartfone, muitos nem reclamam ou acham nota 10 uma foto com o mínimo de resolução.

Qual o seu diferencial? Esta é a pergunta. Um álbum bem diagramado? seu equipamento? sua criatividade? seu estúdio? seu tratamento nas fotos? sua habilidade em lidar com pessoas? etc...

Conto com seus relatos.  :ponder:

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 21:54:15 por edugandolfe »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2014, 22:21:39
legal  ;)

Só acrescento que acredito que nosso diferencial é aquilo "percebido pelo nosso cliente", e não por nós mesmos...

Vou pensar no(s) meu(s), mas com certeza a habilidade em lidar com pessoas já me foi dito por clientes como um diferencial.

M Rezende
 :snack:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2014, 22:39:19
Citar
a habilidade em lidar com pessoas já me foi dito por clientes como um diferencial.

Legal! Se quiser dar umas dicas, é de grande valor!

Eu tento usar os métodos do Dale Carnegie (como influenciar as pessoas), más muitas vezes só o fato de vc explicar e deixar bem claro qual o escopo de fornecimento antes do trabalho já conquista o cliente pela segurança, seu trabalho tb precisa atender a necessidade é claro, mas já é um ponto pra vc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2014, 22:54:37

a habilidade em lidar com pessoas já me foi dito por clientes como um diferencial.

Somos 2 então, e acho que isso é absolutamente fundamental pra quem trabalha com eventos. Eu sou um cara bastante social, sempre gostei de fazer amigos, conhecer gente nova, então isso me ajudou um bocado. Até acredito que eu possua alguns diferenciais na parte técnica, mas acima de tudo, saber lidar com o cliente faz toda a diferença.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:22:30
Nao sei qual eh o meu diferencial. Eu poderia dizer que eh fotografar com filme e imprimir tradicionalmente. Mas nao acho que isso seja um real diferencial. Pelo menos a maioria das pessoas nao querem saber disso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:32:44
Ja sei qual eh o meu diferencial.

-Sou distraido;
-Nao sei falar de qualquer assunto;
-Quando cliente me procura interessado pelo meu trabalho e depois nao retorna para comprar minhas fotos ou servicos eu nao contacto a pessoa lembrando a ela de mim;
-Nao sei falar o que o cliente quer ouvir (como os marketeiros dizem);
-Sou mais interessado no que e como eu quero fazer no que no que e como o cliente quer;
-Faco um pouco de tudo que gosto e apresento tudo junto (marketeiros dizem nao ser bom por confundir clientes);
-Nao fico tentando convencer sobre a qualidade do meu trabalho quando potencial cliente fica me coparando com outro fotografo (Se o cliente esta inseguro eu prefiro que ele contrate outro fotografo);
E por ai vai...

Ou seja, o meu diferencial eh ser um zero a esquerda. Em cidades grandes as oportunidades caem no seu colo esporadicamente, mas em cidades pequenas nem com o acaso da para contar.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:38:50
Ja sei qual eh o meu diferencial.

-Sou distraido;
-Nao sei falar de qualquer assunto;
-Quando cliente me procura interessado pelo meu trabalho e depois nao retorna para comprar minhas fotos ou servicos eu nao contacto a pessoa lembrando a ela de mim;
-Nao sei falar o que o cliente quer ouvir (como os marketeiros dizem);
-Sou mais interessado no que e como eu quero fazer no que no que e como o cliente quer;
-Faco um pouco de tudo que gosto e apresento tudo junto (marketeiros dizem nao ser bom por confundir clientes);
-Nao fico tentando convencer sobre a qualidade do meu trabalho quando potencial cliente fica me coparando com outro fotografo (Se o cliente esta inseguro eu prefiro que ele contrate outro fotografo);
E por ai vai...

Ou seja, o meu diferencial eh ser um zero a esquerda. Em cidades grandes as oportunidades caem no seu colo esporadicamente, mas em cidades pequenas nem com o acaso da para contar.
:D

Olha aí. Eu gostei do seu diferencial. Contratava sem duvidas.  :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:39:26
E eu to falando serio. Odeio o estilo marketeiro de ser. quando o cara vem com lenga-lenga eu já nem quero ouvir mais nada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:41:47
As vezes eu acho que a maioria dos marketeiros acha que está lidando com pessoas de QI reduzido. O maior problema dessa galera é a dificuldade em se adaptar com os diferentes tipos de personalidade. Eles acham que dá pra vender pra todo mundo com as tecnicas de venda que eles aprenderam. Acho que falta uma leitura de cada cliente de maneira individualizada.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:50:51
Acho que falta uma leitura de cada cliente de maneira individualizada.


Penso a mesma coisa. Falta tratar o cliente como uma pessoa, e não como um cliente. Tem gente que acha que cliente é tudo a mesma coisa, e tal, mas esquece que são pessoas, com todas as suas individualidades.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:59:24

Penso a mesma coisa. Falta tratar o cliente como uma pessoa, e não como um cliente. Tem gente que acha que cliente é tudo a mesma coisa, e tal, mas esquece que são pessoas, com todas as suas individualidades.
Acho que é porque na maioria das vezes funciona.

Odeio quando o cara vem de intimidade fingindo que é meu amigo.
Odeio quando o cara só fala das vantagens do produto.
Odeio quando o cara finge que eu sou o cara mais interessante do mundo.
Odeio quando sinto que a atenção dada a voce é de acordo com o valor da sua compra.
Odeio quando não sabem responder aquilo que eu pergunto e em vez de saber que não sabe e que vai se informar ele inventa algo sobre o produto só pra não dizer que não sabe ou chamar alguem que sabe.


Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2014, 12:59:39
e muitas outras cositas mais :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:00:26
Bom tópico!

Me identifiquei com o Croix em vários aspéctos..... :hysterical:

Sem muito para acrescentar, vou acompanhando.... :snack:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:02:58
Odeio quando o cara vem de intimidade fingindo que é meu amigo.
Odeio quando o cara só fala das vantagens do produto.
Odeio quando o cara finge que eu sou o cara mais interessante do mundo.
Odeio quando sinto que a atenção dada a voce é de acordo com o valor da sua compra.
Odeio quando não sabem responder aquilo que eu pergunto e em vez de saber que não sabe e que vai se informar ele inventa algo sobre o produto só pra não dizer que não sabe ou chamar alguem que sabe.


Bem por aí mesmo, rsrs. Esse tipo de coisa me passa a impressão de que o vendedor me acha um idiota, sei lá, me sinto até meio ofendido. Quero conversar de igual pra igual, na sinceridade, sem que o cara fique de rodeios e conduzindo a conversa.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:05:43
Nossa, essa minha ultima frase ficou bizarra.  :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya