Autor Tópico: Importância dos ângulos  (Lida 6798 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 31 de Janeiro de 2014, 13:10:20
Um vídeo que estava em uma matéria no jornal O Globo que, embora bem informal, ilustra a importância dos ângulos em filmagem e fotografia.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=p-1FXWO2zjc

aqui , outro:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=tEgBJptHtQ4
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 13:11:52 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:46:24
Eh ai que esta uma das grandes diferencas em se fotografar uma modelo que conhece bem suas formas e melhores angulos e fotografar alguem que nao conhece. O para esses que nao conhecem, quando se esta fazendo as primeiras fotos de aquecimento para entrar no titimo e clima, esse momento tambem eh para se explorar e conhecer os melhores angulos da pessoa. Algumas pessoas sao super bonitas quando vistas de perfil mas nao tao bonitas quando vistas de frente, e o mesmo para o oposto, e o mesmo para o corpo.

Eu por exemplo sou bonito em todos os angulos, como vcs podem constatar no topico "EU", logo eh algo com que eu nao preciso me preocupar.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2014, 19:23:26
raaaapaiz que transformação   :eek:

Nem parece a mesma pessoa em?!

Eu vi que tinha essa reportagem outro dia mas nem quis ver, achei que era alguma besteira do site.

Mas é bem interessante. Mas parece também que do angulo debaixo as mocinha fazia mais careta né não?


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2014, 22:25:15
Senhores, mas não se trata apenas de mudança de ângulo, certo? Tem mais coisa aí no vídeo.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2014, 23:20:58
Senhores, mas não se trata apenas de mudança de ângulo, certo? Tem mais coisa aí no vídeo.

Não tem. Faça você mesmo e teste e comprove....


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2014, 23:48:42
Não tem. Faça você mesmo e teste e comprove....
isto ajudara muito aos iniciantes que fazem retratos com angulares, boa aula!!!!
vivendo e aprendendo!!!!!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 23:49:07 por agalons »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 00:16:57
Não tem. Faça você mesmo e teste e comprove....

É que a mudança é tão drástica que parece montagem né? Mas acho que não é não, como também nossos colegas disseram.

Eu me lembrei quando eu fotografava com minha h50, com a tela ativada, sempre as fotos ficavam distorcidas e as moças com papão em baixo do pescoço, e não entendia pq. Só depois que percebi que era pq eu posicionava abaixo da linha do pescoço. As fotos ficavam mais ou menos com essas imagens do vídeo ;)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:59:37
Uma simples mudanca de angulo no corpo e rosto, faz uma baita dierenca, aliado a composicao coproral, a pessoa pode se transformar em alguem completamente diferente do que visto a principio.

Aconteceu comigo em umas das minhas primeiras sessoes com modelos, e acho que ja deve ter acontecido com todos quando foram fotografar as primeiras modelos, de estar a espera da chagada da modelo e ao chegar vc ve aquela mulher mais ou menos, com uma aparencia meio que comum sem graca, e as vezes ate sem beleza de primeiro olhar. Eai pensar, "que merda, vai ser um dia perdido".
Mas depois que a modelo se preparou, tudo fi explicado e ajeitado e estando tudo pronto para os primeiros clicks, a modelo esta ali sentada com seu visual de mulher mais ou menos ou sem atrativos, ai vc da a direcao e na hora de posar, a modelo com um ajuste de alguns poucos movimentos e poses se transforma em uma deusa grega de tao atrativa e bonita. E antes quando vc pensou que seria dificil estrair algo interessante da modelo, nos primeiros 5 clicks dos primeiros 2 minutos, vc ja tem a foto que queria, ou ate melhor do que tinha planejado... Gracas ao profissionalismo e qualidade da modelo que entende de seus angulos e composicao corporal.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 11:04:42
É que a mudança é tão drástica que parece montagem né? Mas acho que não é não, como também nossos colegas disseram.

Eu me lembrei quando eu fotografava com minha h50, com a tela ativada, sempre as fotos ficavam distorcidas e as moças com papão em baixo do pescoço, e não entendia pq. Só depois que percebi que era pq eu posicionava abaixo da linha do pescoço. As fotos ficavam mais ou menos com essas imagens do vídeo ;)

a muitos tutoriais ,interessantes, na net, para começar a conhecer sobre composiçao, perspectiva, etc.
para nao fazer retratos com "cara de melancia"!!! :hysterical: :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 20:00:34
isto ajudara muito aos iniciantes que fazem retratos com angulares, boa aula!!!!
vivendo e aprendendo!!!!!

Nada a ver... dependendo a distancia empregada entre o assunto e a lente, interfere pouco e pode inclusive dar vida a propostas bem diferentes do usual
@jacobfotografiacriativa


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 21:53:05
O efeito é bem acentuado porque é feito com grande angular e bem de perto, para quem não se tocou ainda.


luizhmanfro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 23:17:51
É verdade! :ok:

Tanto que é possível ver a distorção causada pela lente durante a mudança de ângulo. Quando a câmera está aproximadamente na altura do pescoço.
Flickr: http://www.flickr.com/photos/luizhmanfro/

Nikon D90
Nikkor 18-55mm AF / Nikon 50mm f/1.8 E Series  /  Hanimex One Touch Zoom MC 80-200mm  /  Hanimex 135mm f2.8  /  Guest 28-80mm f/3.5-5.6 Macro Zoom  /  Tamron AF 28-105mm f/4-5.6
Vendo Nikon EM + Motordrive: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97247.0


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 23:51:04
Não só a interferência do ângulo aí, mas tb da perspectiva.

Com ângulo baixo e objetiva próxima o efeito é um. Daí muda o ângulo e afasta um pouco a objetiva, mudando a perspectiva. A imagem se transforma tremendamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 04:19:34
Nada a ver... dependendo a distancia empregada entre o assunto e a lente, interfere pouco e pode inclusive dar vida a propostas bem diferentes do usual



Cada lente tem sua caracteristica,
usando na distancia e altura correta nao havera erros.
Nesta imagem a deformidade e enorme, :eek:
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2014, 04:35:11 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 04:20:24
O efeito é bem acentuado porque é feito com grande angular e bem de perto, para quem não se tocou ainda.

 :ok: