Autor Tópico: XT1 ou OMD EM 1  (Lida 13035 vezes)

Dente Azul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 31 de Janeiro de 2014, 19:14:37
Olá. Espero que o post não fique muito longo...

Eu tenho uma T3i e duas lentes (50mm, 18-135mm). To querendo passar adiante e entrar para as mirrorless. Provavelmente em Fevereiro (cruzando os dedos) vou conseguir uma grana extra que permitiria comprá-la + o dinheiro da venda da t3i.

To entre a Fuji XT1 e a Oly EM1. Acredito q independente da escolha vai ser um upgrade legal para meu uso. Que é amador. Além disso eu participo de um grupo de pesquisa q trabalha com fotografia e educação. Damos oficinas de fotografia para alunos de escola pública. Uso a câmera nessas oficinas (tanto registrando elas como produzindo fotos para as oficinas).

Me incomoda o fato da T3i chamar muita atenção. Mesmo sendo um modelo mais simples de DSLR, todo mundo fica "nooossa que câmera legal!!!". O peso tb é outro fator (e olha q a T3i é das mais leves). Já deixei de coloca-la na mochila por causa do peso extra.

Conheço algumas pessoas que viajam muito para os EUA e acredito que poderiam me trazer a câmera. A princípio meu "budget" é U$3500,00. Quero corpo e duas ou quem sabe 3 lentes. Acessórios são mais fáceis de achar e poderia ir comprando aqui mesmo.

Qual das duas tem melhor desempenho com iso alto?
Faz muita diferença estabilizador 5 eixos da EM1 sobre a XT1?
Qual das duas é mais leve e discreta?
Em termos de lentes quais vantagens e desvantagens dos dois sistemas?

enfim. se vocês puderem dar sugestões eu agradeço.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2014, 19:33:47
Eu pegaria a XT1. Vão querer me bater agora, mas nunca engoli muito o m4/3. rsrsrs
D600 - E-M10


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2014, 20:50:07
..To entre a Fuji XT1 e a Oly EM1. Acredito q independente da escolha vai ser um upgrade legal para meu uso. Que é amador. Além disso eu participo de um grupo de pesquisa q trabalha com fotografia e educação. Damos oficinas de fotografia para alunos de escola pública. Uso a câmera nessas oficinas (tanto registrando elas como produzindo fotos para as oficinas).
Me incomoda o fato da T3i chamar muita atenção. Mesmo sendo um modelo mais simples de DSLR, todo mundo fica "nooossa que câmera legal!!!". O peso tb é outro fator (e olha q a T3i é das mais leves). Já deixei de coloca-la na mochila por causa do peso extra.
Conheço algumas pessoas que viajam muito para os EUA e acredito que poderiam me trazer a câmera. A princípio meu "budget" é U$3500,00. Quero corpo e duas ou quem sabe 3 lentes. Acessórios são mais fáceis de achar e poderia ir comprando aqui mesmo.
Qual das duas tem melhor desempenho com iso alto?
Faz muita diferença estabilizador 5 eixos da EM1 sobre a XT1?
Qual das duas é mais leve e discreta?
Em termos de lentes quais vantagens e desvantagens dos dois sistemas?


Certamente nao será uma escolha fácil, ambas as cameras tem recursos de ponta.
Começando pela importante questão da estabilizaçao de 5 eixos da EM-1: é uma tecnologia que diferencia as Olympus  de outros fabricantes, realmente bastante eficiente para situaçoes de baixa luminosidade/velocidade, com ganho de 4 f-stops ou mais em média. A grande vantagem é que é uma estabilizaçao mecânica que fica no corpo da camera, o q permite lentes manuais serem também estabilizadas e, no geral, menor peso do que as objetivas com estabilizador optico incorporado. Para video dizem que esta estabilizaçao também é inigualável, permitindo otimas imagens com a camera nas mãos. Essa vantagem, até o momento,  é unica da Olympus, detentora da tecnologia. A XT1 nao tem estabalizaçao no corpo, mas incorporada nas suas objetivas, por isso também ruim para usar lentes manuais que ficarão sem estabilizaçao alguma.
Iso alto: a Fuji tem melhor desempenho a partir de ISO 1600, veja esse comparativo http://www.dslrmagazine.com/pruebas/pruebas-tecnicas/fujifilm-x-t1-x-e2-vs-olympus-o-md-e-m1-e-m10.html, principalmente por ter um sensor maior (APS-C) e bem avançado.
Um recurso utilissimo para quem curte fotos noturnas e longa exposiçao: o Live Bulb e Live Time da EM1 e EM10 (menos sofisticado na EM5) são também recursos unicos, segundo entendidos http://cameralabs.com/reviews/Olympus_OMD_EM1/..
Em relaçao ao tamanho e discriçao, creio que os corpos sao bastante equivalentes, nem tão discretos como talvez voce deseja, mas creio que o suficiente (suponho, pois nunca manuseei nenhuma delas). Nesse aspecto as m4/3 tem muitas opçoes de cameras bem compactas e baratas, mas de muito boa qualidade. Com uma objetiva pancake ficam imbativeis, como por exemplo com uma Olympus E-PM2 ($350) ou Panasonic GM1 ($600),  somente o corpo. Com o capital que voce dispõe dá para comprar tranquilamente um segundo corpo compacto e discreto,  como os mencionados. Começa por aqui as vantagens maiores do sistema m4/3: maior disponibilidade de cameras e objetivas, inclusive primes. Se voce nao fizer questão absoluta da camera ser selada, uma excelente alternativa é a Olympus EM10, recem lançada. Incorpora a maioria dos recursos da EM-1, é menor, corpo de metal, robusta, mas mais leve e efetivamente discreta (custa uns $800 c/ lente de kit). Tenho uma EM-5 e estou tentado a comprar uma EM10 como segundo corpo (leia a respeito e confira). Uma economia que pode ser investida em mais lentes ( 12-40mm f2.8, primes fixas, macro, etc..).
Se voce considera importante peso e portabilidade as m4/3 levam vantagem,  sem dúvida alguma. Mesmo a XT1 tendo mesmo tamanho e peso da EM-1, as objetivas das APS-C são e sempre serão maiores e mais pesadas devido ao tamanho do sensor, isto é, voce terá corpos compactos e objetivas nem tanto, desfazendo a vantagem do peso/volume do corpo. 
Certamente a XT1 tem muitas qualidades também, principalmente em termos de sensor, que entrega mais, só conferindo os reviews de "mundo real" que começarao a surgir em breve..
Uma decisão final dificil. Sem duvida que muitos comparativos entre essas cameras começarao a  pipocar em breve  e poderão servir de base para a sua escolha.. por isso é bom estar antenado :)
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


edileal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2014, 22:58:52
Tô em dúvida também; quero avançar mais um pouco no m4/3: EM5, EM10, EM1. :ponder: Qual vantagem desvantagem de cada uma? Custo benefício também é importante.
câmera: olympus E-PM1
lentes: m.zuiko 14-42mm f/3.5-5.6, canon fd 50mm f/1.8

Flickr: https://www.flickr.com/photos/95111245@N04/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2014, 23:11:36
Eu pegaria a E-M1 ou a E-M5!
A X-T1 não vai estar disponível em fevereiro! Mas se quer poder com qualidade de imagem semelhante e mais discrição tem a GX-7!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Dente Azul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 00:00:41
Vlws pelas respostas.  :ok:

Eu só conseguirei comprar mesmo lá por março ou abril. Poderia pegar a XT1...

É que realmente é uma decisão difícil. Essas facilidades da EM1 são muito legais. Claro que toda escolha vai ter suas vantagens e desvantagens. Vou ir vendo comparativos e amadurecendo as ideias.

Uma dúvida q tenho em relação as mirrorless é se realmente as lentes boas são relativamente mais baratas do que as equivalentes da Canon e Nikon, ou não tem como comparar?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 00:03:27
Sensor por sensor, o APS sempre vai levar vantagem sobre o m43, não tem milagre, mesmo que a tecnologia deles vá evoluindo, o tamanho faz diferença. O mesmo vale para fullframes vs APS, uma xt1 não vai ter o mesmo poder de capturar detalhes de uma A7R.

Mas isso é tudo baseado em uma análise microscópica do arquivo, ou seja, primeiro devemos definir o uso que estas câmeras vão ter, que tamanhos as fotos serão impressas, em que situações serão feitas.

Portabilidade sempre estará a favor da m43, não tem jeito, em média elas são 0,667x o peso e tamanho de uma APS e 0,5x o peso e tamanho de uma fullframe.

O vasto universo de objetivas disponíveis para m43 não pode nem deve ser ignorado, você encontra objetivas de tudo quanto é tipo, fabricante, característica e preço.

Mas a fuji também tem um range interessante.

Se eu fosse amador e tivesse que escolher apenas uma câmera, acho que compraria a XT1, pois está entre o grande e o pequeno, entre o leve e o pesado, ela está na medida. Mas como eu posso me dar ao luxo de ter mais sistemas, prefiro deixá-los mais distantes, mais distintos em peso, tamanho, comportamento, etc., assim, a em1 e a 5dmk3 formam um conjunto perfeito pra mim, dependendo da ocasião eu sei bem qual levar.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 00:05:34 por Claudio Rombauer »


Dente Azul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 00:09:02
Tô em dúvida também; quero avançar mais um pouco no m4/3: EM5, EM10, EM1. :ponder: Qual vantagem desvantagem de cada uma? Custo benefício também é importante.

Eu tenho a impressão q a Fuji leva vantagem nesse requisito de custo benefício.


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:20:06
Caro, posso falar da E-M1, coloquei um post aqui no MF com comentários e experiência com diversas lentes incluindo as FT.
Está maquina é espetacular. Não falo de nada especifico, mas da experiência. Supera neste aspecto D7100 e D800 - opinião. Tempo de resposta curto, portabilidade, AF, FPS, EVF, comandos manuais, 2X2, ergonomia, uso das excelentes lentes FT, é tudo perfeito. Nao a toa foi eleita maquina do ano por todos os grandes sites e revisores.
Se vc escolher a E-M1, não vai errar.
A Fuji deve ser muito boa também, com destaque para o sensor maior. Eu fiz alguns comparativos entre m4/3, DX e FX e a grande diferença é DOF (certamente) e  ISO (potencialmente). E para as DX (APS-C), estas diferenças são marginais, creio.
Como as lentes para m4/3 são menores e mais baratas, creio que lentes cada vez mais claras e de tamanho razoável aparecerão (apareceram - 1.2 e 0.95 - nao as possuo), anulando parte da desvantagem do sensor tanto em DOF como em ISO.
Enfim, acredito que serão duas excelentes escolhas. Vc vai ficar muito satisfeito. Boa sorte.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, 09:23:16 por Claudio.fapereira »
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 10:10:30
Pelo o que eu vi nas notícias publicadas nos blogs, a XT1 tem preço semelhante ao da Canon 6D e da Sony A7, em torno dos US$ 1,7 mil. São mais duas opções para considerar. A 6D, embora seja uma DSLR, não é tão pesada assim, pelo contrário, é mais leve que a 60D, e é fullframe. E a Sony é 4/3 e também fullframe. O melhor dos dois mundos, no meu entendimento. O problema da Sony ainda é a oferta incipiente de lentes. Eu iria pegar uma Olympus agora, mas decidi esperar até maio, justamente para ver as novidades em termos de avaliações, lentes e preços.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 12:40:43


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 15:03:03
Pois é, você tem 3 ótimas opções com preço parecido, EM1, XT1 e 6D.

São muitas variáveis pra contar, desde diferenças em poder de captaçao, portabilidade, ISO, desfoque, range de objetivas especiais, só você pode colocar isso na balança e ver pra onde ela pende.

Se for pra ter apenas uma câmera eu iria de 6D. Meu irmão pegou uma Nex7 e ficou uma semana, voltou pra 6D. Reclamou do tamanho grotesco das objetivas em relação ao corpo. Um sistema tem que ter equilíbrio acima de tudo.


Dente Azul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 18:46:47
Com certeza a 6D é uma baita câmera. Mas eu acho as lentes boas da Canon muito caras, grandes e pesadas. Acaba fugindo do que procuro.

O que me fascina nas mirrorless é exatamente o que Claudio.fapereira falou. A experiência de fotografar. Para isso q a gente tem a câmera, para fotografar. Adoro discutir equipamento fotográfico, mas meu foco é a fotografia.

Com minha DSLR já deixei de fotografar por ser uma DSLR. Além de um troço chato de parecer que você ta "pagando de fotógrafo" toda vez q tiro ela da mochila.

Acredito que a EM1 esteja mais próxima do que procuro do que a XT1.

Vlws, as respostas me ajudaram muito. Vou fechar na EM1.

 :)


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 20:22:49
Com certeza a 6D é uma baita câmera. Mas eu acho as lentes boas da Canon muito caras, grandes e pesadas. Acaba fugindo do que procuro.

O que me fascina nas mirrorless é exatamente o que Claudio.fapereira falou. A experiência de fotografar. Para isso q a gente tem a câmera, para fotografar. Adoro discutir equipamento fotográfico, mas meu foco é a fotografia.

Com minha DSLR já deixei de fotografar por ser uma DSLR. Além de um troço chato de parecer que você ta "pagando de fotógrafo" toda vez q tiro ela da mochila.

Acredito que a EM1 esteja mais próxima do que procuro do que a XT1.

Vlws, as respostas me ajudaram muito. Vou fechar na EM1.

 :)

Um dos aspectos bacanas do micro 4/3 é que vc pode ter uma E-M1 com uma 12-40/2.8, que é um kit super confortável mas não exatamente pequeno, e ter uma 45/1.8 ou uma 20/1.7, por exemplo, e compartilhar tudo com um segundo corpo beeeem menor, e com isso focar o investimento num único sistema. Opções de segundo corpo: a nova E-M10 com a nova zoom pancake 14-42, uma E-PL5, uma E-PM2, ou a Panasonic GM1, e todas vão manter o mesmo nível de qualidade. A GM1 por exemplo faz um video tão bom quanto uma GH3 (uma é melhor num aspecto, a outra em outro, mas a GM1 pode bater a GH3 sim em qualidade de imagem em video, dependendo da situação). Fora a possibilidade de usar praticamente qualquer lente que exista, através de um adaptador. É o mount mais versátil que existe. Restrição para as lentes CaNikon, ou outras marcas, com contatos eletrônicos. O Metabones Speedbooster já permite usar as lentes Nikon, e com ganho de aprox. 1 stop e alguns milimetros de distancia focal, mas é um brinquedo caro. Para as lentes EOS ainda não existe uma solução definitiva. Nosso amigo do forum fez um bom descritivo das lentes nativas disponíveis: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95187.msg958501#msg958501

Não vi se alguém aqui deu a dica e se vc conhece, mas nesse site é possível comparar tamanho de todas as cameras disponiveis, inclusive com lentes: http://camerasize.com/compact/#382,491,482,521,ha,f

Já viu este review da E-M10? Ela com o grip ECG-1 é uma excelente opção. O VF é um pouco menor que o da E-M1 e ela não tem a selagem. Uma lente maravilhosa também é a macro Olympus 60mm 2.8, o Robin usa no review: http://robinwong.blogspot.it/2014/01/olympus-om-d-e-m10-review-part-1.html

E veja esta foto feita com a minúscula lente panasonic 14mm f/2.5 pancake:


red on green by Rinaldo Lima, on Flickr
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 23:28:17
Dente Azul, se quiser ver mais umas fotos com m4/3, dê uma olhada no tópico "Panasonic GX7 a minha próxima câmera", coloquei lá fotos e um vídeo que fiz essa semana - não vou copiar o post aqui de novo pra não ficar lotando as threads, hehehe

Lá dá pra ver que a maioria dos "defeitos" (falta de profundidade de campo, ruído com pouca luz/ISO alto, etc) que colocam nas m4/3 não são bem verdade. :)

Uma E-M1 vai fazer fotos até um pouco mais sharp que aquelas, por não ter filtro AA - em vídeo, a GX7 ganha, mas a E-M1 não anda parecendo tão ruim assim.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci