Autor Tópico: Câmera para de filmar sozinha (T3i com cartão classe 10)  (Lida 17229 vezes)

kelven

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 02 de Fevereiro de 2014, 01:47:13
olá galera, tenho uma t3i e um cartão de 8 gb classe 10 mas quando dá 12 min a câmera para de filmar sendo que a câmera mostra que grava até 22 min. Já formatei o cartão pra testar e não resolveu. Alguém sabe o que é isso?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 02:54:35
 Pode ser limitação de tamanho do arquivo, a formatação Fat32 suporta arquivos de no máximo 4gb.


kelven

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 03:02:00
eu formato o cartão pela câmera msm, não sei se tenho q formatar no pc, eu tava pesquisando e vi pessoas q falaram de um opição na câmera q mostra o tempo limite pra poder colocar mais ou menos, então eu procurei essa opição mas não achei, você sabe ond fica?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:25:13
Formate o cartão pela camera mesmo.
Qual o tipo de seu cartão?
Para filmagem recomendo o SanDisk Extreme SDXC I 45MB/s' U1 classe 10 de 64 ou 32 GB é mais recomendado para filmagens com aT3i
Tinha um problema parecido com esse ao filmar com ela, usando um Transcend SDHC classe10 16GB. Na hora de filmar travava quando passava muito tempo sem dar pause, e nunca enchia completamente. Depois que comprei o Transcend acabaram-se os problemas. Cartões de 8 e 16 GBs são mais recomendados para fotos pois não carecem de tantas velocidades de transferencia de dados.
Com um cartão de 32 ou 64 gb não irá mais se preocupar com espaço para filmagens. Na T3i que tenho ja filmei ate 3 horas no modo 1280x720 50fps e ainda sobrou espaço no cartão
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:41:18
Eu já tive o mesmo problema na T2i usando o cartão Eye-Fi Pro. Passei a formatar o cartão na câmera toda vez que ia filmar algo, melhorou um pouco, mas bastava o cartão encher um pouco que já dava esse pepino. Comprei o cartão indicado aí em cima pelo baixista dos Titãs colega de fórum Branco Melo e nunca mais tive problema.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:51:10
Vamos a algumas contas......

O sistema da arquivos FAT32 permite no máximo arquivos de 4Gb de tamanho..
O fluxo de dados das Canon T2i, T3i, 7D, 60D e 5DII (não sei a 5DIII) quando filmam em HD/Full HD é de pouco menos de 6Mb/s, e é por isso que o manual aconselha cartões de no mínimo classe 6 para filmar. Um cartão ser classe 6 significa que ele garante no mínimo um fluxo de gravação de 6Mb/s.
 
Dividindo-se os 4Gb por 6Mb/s temos - 4Gb * 1024 = 4096Mb  -> 4096 Mb / (6Mb/s) = 682.666s

Portanto, em 682 segundos o arquivo terá 4Gb, que é o limite máximo que um arquivo único pode ter no sistema FAT32. Dividindo-se 682 por 60 teremos 11.36 minutos. Como o fluxo não é de exatamente 6Mb/s, mas um pouco menos, o câmera leva em torno de 12 minutos para alcançar os 4Gb. E depois disso ela pára de filmar porque o sistema de arquivos não consegue continuar gravando informações no mesmo arquivo de vídeo.

Isso não é um problema, é uma limitação do sistema de arquivos. Para contornar, vc pode instalar o Magic Lantern que reinicia a filmagem depois de atingido o limite de 4Gb. Só não sei quantos segundos de filmagem se perde nesse processo.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:05:03
Vamos a alguns fatos...

Nâo é necessário instalar o Magic Lantern só para isso. Na verdade o próprio firmware da Canon já faz a divisão automática do arquivo quando este chega no limite, a filmagem só vai ter um pequeno engasgo mas parar de verdade só quando chaga a 29min59s. O motivo disto é que na Europa, dispositivo que filma de 30 min pra cima é considerado filmadora e tem uma taxação maior.

Pelas contas apresentadas acima, um cartão classe 10 só iria permitir 6 minutos de filmagem, e não faz sentido afirmar que quanto mais veloz o cartão, menor o tempo de filmagem contínua.

Se a câmera para a filmagem sozinha antes de 29min59s o funcionamento não está normal.

A conta correta deve ser feita considerando que em full HD a câmera grava 330 MB/min., ou seja, irá dar uma breve interrupção quando atingir 4GB, ou 4096 MB, aproximadamente a cada 12 minutos e meio, quando então será criado um novo arquivo. Mais temop se a resolução for menor. Mas em funcionamento normal a filmagem deve continuar, e não parar.

Além da questão do cartão, pode estar havendo o aquecimento da câmera. Teste em um local com um bom ar condicionado.

Tente também gravar um vídeo com a menor resolução possível, se isso resolver então certamente é uma limitação do cartão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:07:03
cara,
a minha já aconteceu isso também.
Deve ser uma "característica" da câmera.
Mas comigo ela parou de gravar e na sequência voltou a funcionar normalmente.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:36:05
Pelas contas apresentadas acima, um cartão classe 10 só iria permitir 6 minutos de filmagem, e não faz sentido afirmar que quanto mais veloz o cartão, menor o tempo de filmagem contínua.

A classe do cartão não influencia no fluxo de dados, a diferença entre um cartão classe 6 e um classe 10 é que o classe 10 garante até 10Mb/s de velocidade, um cartão classe 6 até 6Mb/s. Mas o fluxo independe disso, o que eu disse é que é necessário um cartão classe 6 no mínimo para conseguir gravar o fluxo de dados, o que aliás consta no manual da camera.

A conta correta deve ser feita considerando que em full HD a câmera grava 330 MB/min

330Mb/min = 5.5Mb/s. Eu fiz a conta a 6Mb/s  salientando que o fluxo era um pouco menor do que isso :ok:

ou seja, irá dar uma breve interrupção quando atingir 4GB, ou 4096 MB, aproximadamente a cada 12 minutos e meio, quando então será criado um novo arquivo. Mais temop se a resolução for menor. Mas em funcionamento normal a filmagem deve continuar, e não parar.

Apenas as câmeras mais modernas -e mais caras- reiniciam automaticamente. A T3i, salvo que exista alguma atualização de firmware que mude isto, necessita intervenção do operador para reiniciar a filmagem. Uma rápida lida no manual na parte de resolução de problemas, na página 283 descreve:

Citar
A gravação de filmes pára sozinha.

- Se a velocidade de gravação do cartão for lenta, a gravação de filmes pode parar automaticamente. Utilize um cartão com uma velocidade SD Class 6 “ ” ou superior. Para saber a velocidade de leitura/gravação do cartão, consulte o Web site do fabricante do cartão, etc.
- A gravação de filmes termina automaticamente se o ficheiro exceder 4 GB ou se o filme tiver uma duração de 29 min. 59 seg.

Portanto, a interrupção da gravação em 12 minutos é perfeitamente normal.

Com o ML instalado, segundo alguns sites de vídeo, o tempo para reiniciar o vídeo é de mais ou menos 2s.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 18:46:13 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:36:41
Duplicado
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 18:37:31 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 11:31:25
Apenas as câmeras mais modernas -e mais caras- reiniciam automaticamente. A T3i, salvo que exista alguma atualização de firmware que mude isto, necessita intervenção do operador para reiniciar a filmagem. Uma rápida lida no manual na parte de resolução de problemas, na página 283 descreve:

Portanto, a interrupção da gravação em 12 minutos é perfeitamente normal.

Com o ML instalado, segundo alguns sites de vídeo, o tempo para reiniciar o vídeo é de mais ou menos 2s.

Tem toda razão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube