Autor Tópico: Ajuda com WB da T2i  (Lida 1155 vezes)

Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 02 de Fevereiro de 2014, 17:34:26
Fala pessoal!

Estou tendo algumas dificuldades com o White Balance da minhas T2i.

Quando uso o modo automático, estou conseguindo melhor exibição das cores do que no modo Custom.

Estou tomando o cuidado de fotografar um fundo branco com a iluminação igual à usada na foto final e, mesmo assim, ainda está azulado.

Fiz o teste com iluminação natural e o resultado foi o mesmo.

Testei fotografar o fundo branco no modo auto, e consegui a temperatura e cor corretas.

Porém, quando uso a foto deste fundo branco no modo custom, a foto final sai tendendo para o azul.

É assim mesmo nessa câmera? O que eu posso fazer?

Abraço!

Abraço!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2014, 19:01:48
 O modo WB customizado só serve se vc usar um cartão de balando de branco, senão sabe-se lá qual balanço esta ajustado e não servirá para nada.
 Se vc não tem o cartão mas sabe a temperatura das lampadas usadas da para ajustar a mesma na câmera, mas o ideal mesmo é com cartão.


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 11:18:17
Valeu Nattis!

Não sabia que somente com o cartão é possível fazer esse ajuste customizável do WB.

As fotos que estou fazendo são uma espécie de "still". Eu estava fotografando o fundo branco com a luz usada para fotografar os objetos e mesmo assim, não está dando certo.

Onde posso comprar esse cartão para ajuste de WB?

Abraço!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 12:17:35
Para fazer um still bacana, o ideal é calibrar tanto o WB quando o perfil de cores. Se vc está usando JPG isso é quase impossível já que cada perfil da câmera introduz propositalmente um desvio de cor para dar um resultado que os engenheiros acreditam ser mais "agradável" dependendo do tipo de fotografia. Por exemplo, no Landscape os verdes e azuis são mais saturados, no Portrait os vermelhos e amarelos tendem mais a um rosado.

Se vc está fototrafando still e quer algo bem feito, esqueça o WB da câmera, fotografe em RAW e crie um perfil de calibração correto usando um ColorChecker usando o ACR ou LightRoom. Também é possível fazer com os softwares nativos, mas é um pouco mais complicado.

Aqui tem dois links sobre o assunto

http://www.iif.com.br/site/2009/07/calibrando-sua-camera/

Neste do Clicio procure por calibração da camera, é um video que ensina bem o passo a passo
http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html

Se acha que isso tudo é um exagero, pelo menos fotografe em RAW e acerte o WB na pós. É muito mais eficiente e rápido do que ficar tentando várias configurações em JPG.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 12:56:43
Citar

Se acha que isso tudo é um exagero, pelo menos fotografe em RAW e acerte o WB na pós. É muito mais eficiente e rápido do que ficar tentando várias configurações em JPG.

^^ isto!


Foks

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 13:58:53
Legal!

Obrigado pelas dicas!

Vou estudar isso tudo com calma!

abraço


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 19:37:02
aproveitando o tópico

Se eu estiver num lugar fechado e com muitas janelas,durante o dia e com sol..Faço o wb com a luz do ambiente e permaneço no local ate o anoitecer..eh necessario fazer novamente o wb??
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 14:05:26
aproveitando o tópico

Se eu estiver num lugar fechado e com muitas janelas,durante o dia e com sol..Faço o wb com a luz do ambiente e permaneço no local ate o anoitecer..eh necessario fazer novamente o wb??

Este é o pior dos cenários. O estúdio tem que ser selado, se tiver influencia do sol vc perde o controle do WB. Se passar uma nuvem puxará para o azul, se ajustar nublado quando aparecer o sol ficará amarelado, sem contar que a temperatura (cor) do sol muda de acordo com as horas, logo o WB será impossível de ajustar.


hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 14:08:24


Se acha que isso tudo é um exagero, pelo menos fotografe em RAW e acerte o WB na pós. É muito mais eficiente e rápido do que ficar tentando várias configurações em JPG.
2x
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, 14:10:03 por hugodanielf »