Certo, então o correto é que só a distância para o objeto influência na compressão dos planos, porém, devido o ângulo de visão de cada lente, eu preciso trocar a distância focal.
Por exemplo, se quero a distorção dos planos menos comprimidos, preciso chegar mais próximo ao objeto, porém se eu usar uma lente 135mm não vou ter ângulo para enquadrar o objeto, então devido a essa limitação de equipamento, preciso trocar a distância focal. Ocorre o mesmo pro exemplo que vocês deram antes, preciso da compressão dos planos, então me afasto do objeto, só que, por motivos qualquer não posso cropar na pós, então uso uma distância focal maior.
A gente muda a distância focal pra compensar uma limitação física do ângulo de visão da lente. Continua sendo física, mas a "troca" da distância focal é consequência da limitação dos ângulos e não para dar o efeito da compressão.
Isso?
Correto.
A compressão é gerada pela distância física entre sensor e assunto.
Para ajustar o enquadramento, você usa a distância focal da lente, que ajusta o ângulo de visão.
E tem aquelas "receitinhas", por exemplo, para fazer retratos de pessoas geralmente se usa acima de 85mm, pois para ficar em uma distância ideal de uma pessoa sem gerar muitas distorções no rosto, o angulo de visão de uma 85mm pra cima costuma te oferecer o enquadramento ideal dessa distância.
Mas aí também entra a experiência, as vezes a pessoa tem orelhas muito grandes e quer dar uma disfarçada nisso, você pode usar uma lente mais curta para ficar numa distância menor e assim dar uma escondidinha nas orelhas.
Enfim, na maioria dos casos os dois fatores andam juntos para se fazer um enquadramento, distância física e distância focal, mas é bom saber as particularidades de cada um.
E a distância física não influencia só nesse fator juntamente com a lente, também tem a questão do desfoque que tanto a lente quanto a distância física também influenciam, mas esse assunto fica pra outro dia.