Autor Tópico: Uma compacta premium de primeira  (Lida 11151 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 19:16:44
Isso, nikon j1! Esta 200 dolares nos eeuu.

A J1 eu detestei. Essas Nikons série 1 não tem ruído, elas tem estrondo. Fora que você tem que ser monge budista para lidar com os menus dela, conseguem ser piores que os da Nex 3.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 19:49:47
Sim tenho duas DP2, uma de 1a geração (4.7 MP) e a Merrill. Se for falar em objetiva fixa e qualidade extrema de imagem a todo custo, não tem pra ninguém. Só que essas Foveon são câmeras de nicho, para um tipo e estilo de uso bem específicos.

Ulalá...finalmente alguém que tem a Merrill DP2.

AFShalders, me diga o que seria "um tipo e estilo de uso bem específicos"?

Eu tenho (talvez tinha...) a RX-100. Cam muito boa pra se levar pra lá e pra cá. Brinco com o flash dela jogando pra cima, um pequeno zoom quando necessário, um belo sensor, uma boa lente...e pequena porra! Quando eu não posso ou não quero levar a trambolhada (D7000+lentes+flash+blablabla...), a Sony resolve.

Vi o review do Zack e fiquei impressionado com a DP2, mas como não é exatamente uma cam barata, gostaria de opinião de alguém que tenha e use, para passar as impressões.

Você acha que ela não se prestaria a ser uma faz "quase" tudo no lugar da grandona? Ela cabe no bolso, se se quiser? A lente 35mm me agrada muito.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 20:00:53
Pra tentar ilustrar... http://camerasize.com/compare/#332,293

Talvez a Merrill até caiba no bolso, mas é bem maiorzinha que a RX100, e sem dúvidas beeem pesadinha! hehe

Quanto a LX7, discutida anteriormente, eu sempre "gamei" nela. Acho muito bonita e sem dúvida os reviews apontam para um resultado excelente, dado o sensor e o conjunto optico. Mas na época que olhei o preço não era tão mais baixo que o da RX100. Fui conferir agora e, realmente, 300 obamas contra mais de 500 para a RX100. Interessante!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 21:21:09
Ulalá...finalmente alguém que tem a Merrill DP2.

AFShalders, me diga o que seria "um tipo e estilo de uso bem específicos"?

Eu tenho (talvez tinha...) a RX-100. Cam muito boa pra se levar pra lá e pra cá. Brinco com o flash dela jogando pra cima, um pequeno zoom quando necessário, um belo sensor, uma boa lente...e pequena porra! Quando eu não posso ou não quero levar a trambolhada (D7000+lentes+flash+blablabla...), a Sony resolve.

Vi o review do Zack e fiquei impressionado com a DP2, mas como não é exatamente uma cam barata, gostaria de opinião de alguém que tenha e use, para passar as impressões.

Você acha que ela não se prestaria a ser uma faz "quase" tudo no lugar da grandona? Ela cabe no bolso, se se quiser? A lente 35mm me agrada muito.


Vamos por partes...

As câmeras com sensor Foveon são em primeiro lugar, adoradoras da luz. Não que não possa fazer fotos, por exemplo, já fiz fotos noturnas excelentes com ela. Entenda mais como sendo uma câmera para uso com iso baixo, até 400. De 400 para cima eu só uso em P&B principalmente pelo grão que ela dá, bem legal.

É lenta para escrever no cartão. Cada arquivo raw tem 48 megabytes (16 megabyes por componente RGB). Ela é capaz de fazer sequencias rápidas, mas se encher o buffer demora mais de um minuto para liberar a câmera.

A bateria dura ridiculamente pouco, umas 60-70 fotos somente. Ela vem com duas, e compre mais duas. São baratas.

Agora em termos de qualidade de imagem, quando corretamente usada ela mata a pau. Eu acho a imagem dela no mesmo nível da D800 em termos de detalhes, e melhor ainda em termos de cores.

Não é uma câmera para ser usada em jpg, somente em raw, e só tem um programa que opera decentemente com o raw dela, que é o Sigma Photo Pro. É lento, esquisito mas funciona muito bem.

Caber no bolso é relativo... Depende do bolso ! No de uma caça Jeans não cabe. No de um casaco, certamente cabe.

Não é câmera para quem gosta das coisas ultra rápidas, isos exorbitantes e firulas. Parece muito com o comportamento de uma médio formato de filme.

Atualmente eu não viajo mais levando dslr, e sim uma LX7 e uma DP2 Merrill, e as vezes uma Medio formato de filme.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #34 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 21:54:11

...

Atualmente eu não viajo mais levando dslr, e sim uma LX7 e uma DP2 Merrill, e as vezes uma Medio formato de filme.

E qual a sua opinião sobre a LX7?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 22:30:00
E qual a sua opinião sobre a LX7?

Eu gosto. Tem todos os controles imagináveis para quem quiser, e os mais tradicionais também. É uma câmera rápida, com boa qualidade de vídeo, a objetiva é muito boa, com uma abertura enorme.

Mas essas LX também tem que ser usadas em raw para extrair todo potencial.

Tive as LX3 e LX5 e agora tenho a LX7.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 22:43:01
E qual seria sua opinião entre LX7, XQ1 e RX100?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 23:07:47
E qual seria sua opinião entre LX7, XQ1 e RX100?

As LX são boas e baratas. Essa RX acho muito cara para o que é, e de Fuji eu quero distância, mesmo não tendo usado as mais recentes. Tive várias Fuji com Super CCD e nunca fiquei mais de um mês com elas.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:34:39

Vamos por partes...

As câmeras com sensor Foveon são em primeiro lugar, adoradoras da luz. Não que não possa fazer fotos, por exemplo, já fiz fotos noturnas excelentes com ela. Entenda mais como sendo uma câmera para uso com iso baixo, até 400. De 400 para cima eu só uso em P&B principalmente pelo grão que ela dá, bem legal.

É lenta para escrever no cartão. Cada arquivo raw tem 48 megabytes (16 megabyes por componente RGB). Ela é capaz de fazer sequencias rápidas, mas se encher o buffer demora mais de um minuto para liberar a câmera.

A bateria dura ridiculamente pouco, umas 60-70 fotos somente. Ela vem com duas, e compre mais duas. São baratas.

Agora em termos de qualidade de imagem, quando corretamente usada ela mata a pau. Eu acho a imagem dela no mesmo nível da D800 em termos de detalhes, e melhor ainda em termos de cores.

Não é uma câmera para ser usada em jpg, somente em raw, e só tem um programa que opera decentemente com o raw dela, que é o Sigma Photo Pro. É lento, esquisito mas funciona muito bem.

Caber no bolso é relativo... Depende do bolso ! No de uma caça Jeans não cabe. No de um casaco, certamente cabe.

Não é câmera para quem gosta das coisas ultra rápidas, isos exorbitantes e firulas. Parece muito com o comportamento de uma médio formato de filme.

Atualmente eu não viajo mais levando dslr, e sim uma LX7 e uma DP2 Merrill, e as vezes uma Medio formato de filme.

Aí caímos na história antiga de que não se tem tudo que se quer numa cam só. Ou se tem uma coisa, ou se tem outra...

Mas confesso estar tentado pela DP2, especialmente depois do seu relato. Pesquisei também reviews gringos e todos dizem mais ou menos a mesma coisa.

Ora, como fazíamos antigamente? Comprávamos um filme na esquina, ASA 100 ou ASA 400 dependendo do que se pretendia, colocávamos na máquina e saímos pra fotografar. O que basicamente tinha que ser feito era controlar velocidade e obturador, uma vez que a ASA estava definida. Não vejo portanto qualquer problema em trabalhar até ISO 400...vou voltar aos tempos do filme.

É claro que tem gente que gosta de usar ISO 4 milhões e seiscentos. Não é meu caso. Me sairia bem com ISOs até 400.

Bateria? Dá pra levar mais duas no bolso. Também convivo com isto, face à qualidade de imagem que vou receber.

Tamanho? É, não é o que poderíamos chamar de uma compacta de bolso, como a RX-100, mas também não é um trambolho. Um ou dois centímetros a mais na altura e comprimento dá pra aceitar, além de 150g a mais de peso.

O que mais está me intrigando, e onde os relatos são mais díspares é com relação ao fato de precisar usar tripé. É isto mesmo? Pra quem usou Kodak Instamatic com aquele flash que era um cubo em cima (dava pra 4 fotos...) e conseguia fotos razoáveis, me parece exagero dizer que a DP2 só com tripé. Mas nada como você que tem uma pra me dizer se isso é verdade ou é exagero de puristas.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2014, 12:36:14 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 15:07:49
Aí caímos na história antiga de que não se tem tudo que se quer numa cam só. Ou se tem uma coisa, ou se tem outra...

Mas confesso estar tentado pela DP2, especialmente depois do seu relato. Pesquisei também reviews gringos e todos dizem mais ou menos a mesma coisa.

Ora, como fazíamos antigamente? Comprávamos um filme na esquina, ASA 100 ou ASA 400 dependendo do que se pretendia, colocávamos na máquina e saímos pra fotografar. O que basicamente tinha que ser feito era controlar velocidade e obturador, uma vez que a ASA estava definida. Não vejo portanto qualquer problema em trabalhar até ISO 400...vou voltar aos tempos do filme.

É claro que tem gente que gosta de usar ISO 4 milhões e seiscentos. Não é meu caso. Me sairia bem com ISOs até 400.

Bateria? Dá pra levar mais duas no bolso. Também convivo com isto, face à qualidade de imagem que vou receber.

Tamanho? É, não é o que poderíamos chamar de uma compacta de bolso, como a RX-100, mas também não é um trambolho. Um ou dois centímetros a mais na altura e comprimento dá pra aceitar, além de 150g a mais de peso.

O que mais está me intrigando, e onde os relatos são mais díspares é com relação ao fato de precisar usar tripé. É isto mesmo? Pra quem usou Kodak Instamatic com aquele flash que era um cubo em cima (dava pra 4 fotos...) e conseguia fotos razoáveis, me parece exagero dizer que a DP2 só com tripé. Mas nada como você que tem uma pra me dizer se isso é verdade ou é exagero de puristas.


Diogenes,

Se você veio da era do filme, não terá problemas. Isso de DP2 só com tripé é coisa de quem só sabe usar de iso 800 para cima. Gente sem jogo de cintura, mal acostumada, o tipo de pessoas que se você entrega a elas uma Leica M3, com uma Summicron 50/2 e um Provia 100, vão falar que o conjunto é uma porcaria e não dá para usar.

 Já começa que a objetiva dela é 2.8, e principalmente, que já em 2.8 ela mata a pau de canto a canto, com zero distorção e sem queda nenhuma da qualidade nem nos cantinhos. Em situações realmente extremas, um tripé desses de bolso (eu uso um Gorilla) resolve.

O ideal é usar em iso 100-200, mas nada impede o uso de 400. Com iso 400 e F=2.8 já dá para resolver 99% das situações, pelo menos no meu caso. Se eu precisar de iso alto por algum motivo, será uma situação bem específica e para isso levaria uma outra câmera.

Sempre digo para pensar nesta câmera como uma câmera de filme, de objetiva fixa. Para quem sabe usar, é tudo de bom, caso contrário, um pesadelo.



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 16:31:25

Diogenes,

Se você veio da era do filme, não terá problemas. Isso de DP2 só com tripé é coisa de quem só sabe usar de iso 800 para cima. Gente sem jogo de cintura, mal acostumada, o tipo de pessoas que se você entrega a elas uma Leica M3, com uma Summicron 50/2 e um Provia 100, vão falar que o conjunto é uma porcaria e não dá para usar.

 Já começa que a objetiva dela é 2.8, e principalmente, que já em 2.8 ela mata a pau de canto a canto, com zero distorção e sem queda nenhuma da qualidade nem nos cantinhos. Em situações realmente extremas, um tripé desses de bolso (eu uso um Gorilla) resolve.

O ideal é usar em iso 100-200, mas nada impede o uso de 400. Com iso 400 e F=2.8 já dá para resolver 99% das situações, pelo menos no meu caso. Se eu precisar de iso alto por algum motivo, será uma situação bem específica e para isso levaria uma outra câmera.

Sempre digo para pensar nesta câmera como uma câmera de filme, de objetiva fixa. Para quem sabe usar, é tudo de bom, caso contrário, um pesadelo.

AFShalders, valeu meu caro!

Pra mim já é o suficiente. Vou encarar. E vou com o gostinho dos velhos tempos do filme, quando eu tinha que fazer a foto e não a cam. Não que a D7000 não faça o mesmo, mas parece diferente. É mais ou menos o mesmo que a Df nova da Nikon...tem aquela cara do filme, com os botões em cima, apesar de digital...rsrs

Ela vai pro carrinho...prá próxima viagem!
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 16:49:56
Show, Diogenes. Não deixe de retornar com suas impressões assim que possível. Fiquei curioso também com opiniões de pessoas "conhecidas", não apenas de reviews.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 19:34:01
E qual seria sua opinião entre LX7, XQ1 e RX100?

Legal Greatwalker,

Mas como eu disse, vai pro carrinho, para a próxima viagem, porque por aqui não tem.

E inovar ou modificar um pouco também é preciso. Sair da mesmice. Só se fala em Nikon e Canon para as DSLR e Sony e Pana para as menorzinhas...

Vamos ver...pela qualidade das imagens já terá valido a pena.

Você viu a matéria do Zack?
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2014, 19:34:58 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 21:15:38
Legal Greatwalker,

Mas como eu disse, vai pro carrinho, para a próxima viagem, porque por aqui não tem.

E inovar ou modificar um pouco também é preciso. Sair da mesmice. Só se fala em Nikon e Canon para as DSLR e Sony e Pana para as menorzinhas...

Vamos ver...pela qualidade das imagens já terá valido a pena.

Você viu a matéria do Zack?


eu postei varias imagens aqui no forum feitas com ela.


DP2 1a geração:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42263.msg396071#msg396071

DP3-M
http://www.photomysteries.com/tmp/dp3m/Dp3-Rock.jpg


Aqui outras:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83438.msg828733#msg828733
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83438.msg974326#msg974326


Aí você pode tirar algumas conclusões.

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2014, 21:21:32 por AFShalders »


schiefer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 13:42:20
Caso ainda não tenha comprado, eu recomendaria a Ricoh GR. Pouca coisa maior que a RX100, pouca coisa mesmo (http://camerasize.com/compare/#332,454). Sensor APS-C, lente absurda de boa.