Autor Tópico: Uma compacta premium de primeira  (Lida 11149 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Fevereiro de 2014, 16:50:30
Pessoal, quando comprei minha Sony RX-100, recebi dicas do Sunriser e outros amigos aqui do fórum. Naquele momento procurava uma compacta boa e que fosse compacta de verdade, ou seja, que coubesse no bolso sem maiores problemas, para usar onde a DSLR poderia não ser bem vinda.

Após algumas indicações e boas análises, optei pela Sony e não poderia ter feito melhor escolha. Bela compacta.

Ocorre que a emprestei para meu filho, para uma viagem que ele fez para o nordeste e ele gostou tanto da bichinha que acabei ficando sem...pretendo deixar com ele e comprar outra pra mim.

Volto então por aqui para saber dos amigos qual seria na atualidade uma compacta premium, com um sensor melhor que as compactas comuns e de preferência que fotografe em RAW. Sony RX-100 II? Qual mais?

Helena que sabe tudo de compactas, alguma dica?

Desde já agradeço pela ajuda.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 17:04:13
Eu tenho exatamente essa mesma linha de raciocínio que a sua. Assim que programar minha próxima viagem internacional, vou comprar uma RX100, seja no Paraguai, seja no local de destino (se for bom de compras, tipo EUA, por exemplo! hehe).

Do que tenho pesquisado, HOJE a RX100/RX100II não tem exatamente concorrentes, se o critério classificatório for compacta DE BOLSO.

Existem diversas opções fortíssimas nas micro 4/3, com corpos bem pequenos, porém que não cabem no bolso quando equipadas com lentes do kit ou primes melhores, caberiam no máximo com uma pancake fixa. Ou seja, até conseguiríamos algo pequeno, com sensor grande, pouco chamativo e que eventualmente nos desse a possibilidade de carregar no bolso, mas perderíamos a facilidade do zoom, a menos que levássemos mais lentes, mas aí o negócio começa a fugir da proposta...
Existem também outras compactas premium que parecem ser muito divertidas de usar, como Pana LX5/LX7, Canon G15/G16, Olympus XZ-1, entre outras, mas, além de serem ligeiramente mais "gordinhas" que a RX100, o sensor é bem menor.
Uma outra alternativa que vi, e que ao meu ver se diferencia das demais, seria a Fuji X10/X20. O sensor se aproxima do visto na RX100, por ser de 2/3", porém a proposta é aposta ao da Sony quanto ao design e usabilidade: aposta no estilo retrô contra o moderno e prática da Sony. Mais uma vez, também acho que não cabe no bolso com tanta facilidade.

Enfim, nessa sua proposta de uso de realmente portar a câmera como um turista despretencioso, de largar no bolso, sacar, fazer a foto e guardar novamente, podendo largar na mão de um terceiro sem medo de chamar a atenção nem ter que explicar muito como tirar a foto, mas sem abrir mão de um sensor um pouco maior, acho que a RX100 está sozinha no mundo. Infelizmente, pois por mais que eu goste do produto, é duro encarar o preço dela! hehe
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2014, 17:06:27 por greatwalker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 18:16:45
Eu tenho exatamente essa mesma linha de raciocínio que a sua. Assim que programar minha próxima viagem internacional, vou comprar uma RX100, seja no Paraguai, seja no local de destino (se for bom de compras, tipo EUA, por exemplo! hehe).

Do que tenho pesquisado, HOJE a RX100/RX100II não tem exatamente concorrentes, se o critério classificatório for compacta DE BOLSO.

Existem diversas opções fortíssimas nas micro 4/3, com corpos bem pequenos, porém que não cabem no bolso quando equipadas com lentes do kit ou primes melhores, caberiam no máximo com uma pancake fixa. Ou seja, até conseguiríamos algo pequeno, com sensor grande, pouco chamativo e que eventualmente nos desse a possibilidade de carregar no bolso, mas perderíamos a facilidade do zoom, a menos que levássemos mais lentes, mas aí o negócio começa a fugir da proposta...
Existem também outras compactas premium que parecem ser muito divertidas de usar, como Pana LX5/LX7, Canon G15/G16, Olympus XZ-1, entre outras, mas, além de serem ligeiramente mais "gordinhas" que a RX100, o sensor é bem menor.
Uma outra alternativa que vi, e que ao meu ver se diferencia das demais, seria a Fuji X10/X20. O sensor se aproxima do visto na RX100, por ser de 2/3", porém a proposta é aposta ao da Sony quanto ao design e usabilidade: aposta no estilo retrô contra o moderno e prática da Sony. Mais uma vez, também acho que não cabe no bolso com tanta facilidade.

Enfim, nessa sua proposta de uso de realmente portar a câmera como um turista despretencioso, de largar no bolso, sacar, fazer a foto e guardar novamente, podendo largar na mão de um terceiro sem medo de chamar a atenção nem ter que explicar muito como tirar a foto, mas sem abrir mão de um sensor um pouco maior, acho que a RX100 está sozinha no mundo. Infelizmente, pois por mais que eu goste do produto, é duro encarar o preço dela! hehe

Depois dessa resposta, não me resta mais nada a falar.  :D


Gilberto Pereira Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
  • Salve a fotografia
    • 2Dmentes
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 22:36:09
http://www.dpreview.com/products/panasonic/compacts/panasonic_dmczs40

Coloque a Lumix ZS40 no  páreo. Tenho a ZS20 desde 2012 e gosto muito.  A ZS40 tem viewfinder e disco de foco, raridade nas compactas (conhecem mais alguma que tenha?).
Se quiserem conhecer essa pequena notável acima tem a conexão.
Não é tão compacta quanto queria mas vale a pena conhecer. :ok:



Abraços, Giba.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 23:43:08
Gilberto, acho que essa ZS40 até entraria pensando na questão da "pocketabilidade". O problema é que ela é uma compacta "comum" quando falamos do tamanho do sensor.

Abaixo listo uma ilustração comparando os sensores da sua ZS20 (que é o mesmo de 95% de todas as compactas e super-zoom vendidas, incluindo aqui a minha HX20V da Sony também, o famoso 1/2.3"), ao lado do sensor de 1/1.7" que equipa uma boa lista das famosas compactas premium (Panas LX3/5/7, Canons G12/15/16, Olympus XZ-1, e por aí vai), e na sequência o da RX100. E se quiser adicionar outro para continuar a comparação, fique a vontade. Mas só para dar uma dimensão do porque das indicações como produtos "premium".

http://cameraimagesensor.com/size/#93,105,163,a

Novamente, sem desmerecer da sua ZS20. Eu mesmo mantenho a minha HX20V e acho que ela ainda tem sua aplicação para o que eu preciso dela hoje. Mas não é um produto premium no sentido que o nosso colega busca, ainda mais comparando com a RX100...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 09:01:54
Eu tenho exatamente essa mesma linha de raciocínio que a sua. Assim que programar minha próxima viagem internacional, vou comprar uma RX100, seja no Paraguai, seja no local de destino (se for bom de compras, tipo EUA, por exemplo! hehe).

Do que tenho pesquisado, HOJE a RX100/RX100II não tem exatamente concorrentes, se o critério classificatório for compacta DE BOLSO.

Existem diversas opções fortíssimas nas micro 4/3, com corpos bem pequenos, porém que não cabem no bolso quando equipadas com lentes do kit ou primes melhores, caberiam no máximo com uma pancake fixa. Ou seja, até conseguiríamos algo pequeno, com sensor grande, pouco chamativo e que eventualmente nos desse a possibilidade de carregar no bolso, mas perderíamos a facilidade do zoom, a menos que levássemos mais lentes, mas aí o negócio começa a fugir da proposta...
Existem também outras compactas premium que parecem ser muito divertidas de usar, como Pana LX5/LX7, Canon G15/G16, Olympus XZ-1, entre outras, mas, além de serem ligeiramente mais "gordinhas" que a RX100, o sensor é bem menor.
Uma outra alternativa que vi, e que ao meu ver se diferencia das demais, seria a Fuji X10/X20. O sensor se aproxima do visto na RX100, por ser de 2/3", porém a proposta é aposta ao da Sony quanto ao design e usabilidade: aposta no estilo retrô contra o moderno e prática da Sony. Mais uma vez, também acho que não cabe no bolso com tanta facilidade.

Enfim, nessa sua proposta de uso de realmente portar a câmera como um turista despretencioso, de largar no bolso, sacar, fazer a foto e guardar novamente, podendo largar na mão de um terceiro sem medo de chamar a atenção nem ter que explicar muito como tirar a foto, mas sem abrir mão de um sensor um pouco maior, acho que a RX100 está sozinha no mundo. Infelizmente, pois por mais que eu goste do produto, é duro encarar o preço dela! hehe

Caramba, não é muito bom quando não há concorrência. De qualquer forma, obrigado pelo seu relato.

Quando eu comprei a RX-100 eu pesquisei bastante e estive com a G1 e G15 nas mãos. Como eu disse, elas podem até ser boas, mas NÃO SÃO COMPACTAS. É outra categoria. Talvez um projeto de DSLR, talvez uma pré-DSLR, enfim, podemos chamar do que quiser, mas não de compacta. É outra coisa. Se fosse partir para alguma destas, eu pegaria logo uma 3100, que é de verdade uma DSLR de entrada. Grande por grande, pelo menos teria recursos conhecidos e familiares. Não era o caso. Não é o caso. Busco mesmo uma compacta. A melhor possível, mas que seja compacta. Vou ter que cair na RX-100 II mesmo, né.

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 09:14:43
http://www.dpreview.com/products/panasonic/compacts/panasonic_dmczs40

Coloque a Lumix ZS40 no  páreo. Tenho a ZS20 desde 2012 e gosto muito.  A ZS40 tem viewfinder e disco de foco, raridade nas compactas (conhecem mais alguma que tenha?).
Se quiserem conhecer essa pequena notável acima tem a conexão.
Não é tão compacta quanto queria mas vale a pena conhecer. :ok:

Pois é Gilberto, como você mesmo disse, ela não é tão compacta e nem tem um sensor que valha a pena o investimento, para o que eu procuro. O tamanho do sensor dela é igual a praticamente todas as outras e quando colocamos todas no mesmo patamar, em função do tamanho do sensor, serão outras variáveis que farão esta ou aquela se destacar. No caso da ZS20 não há nenhum atrativo para o que eu procuro, ou seja, ela não é pequena o suficiente, não tem um sensor grande o suficiente e não sei se fotografa em RAW.

Enfim, eu procuro uma cam compacta (que caiba no bolso), que tenha um sensor do tamanho das full frame, que fotografe em RAW, que tenha viewfinder e tenha um preço honesto. Tá bom, tá bom...não dá pra ter tudo isso junto...então que tenha o máximo possível!

De qualquer forma, obrigado pela sua resposta.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 10:11:57
Até porque, se tiver que ter um sensor full-frame, aí suas alternativas diminuem ainda mais! Nem a RX100 chega perto, nesse caso...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 11:23:15
Até porque, se tiver que ter um sensor full-frame, aí suas alternativas diminuem ainda mais! Nem a RX100 chega perto, nesse caso...

Pois é, tenho pensado também na Sigma Merrill DP2 com seu sensor Foveon...
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 11:28:48
Nosso colega Fernando K comprou uma RX1, full-frame com uma fixa 35mm f/2. Parece sensacional, mas está longe de ser uma compacta de bolso.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:21:35
Premium de bolso tem a Fuji XQ1, o sensor é menor (2/3 de polegada) mas o X-Trans faz a qualidade de imagem dela se aproximar muito das RX100 e RX100 II e custando 150 dólares a menos.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 12:22:05 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 13:14:09
Ótima dica, Foto Fácil. Vou procurar um comparativo com as dimensões externas dessa XQ1, comparando com a X20 e a RX100... me interessei!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 13:22:16
Eu ia propor a nikon P7700 mas vi que a sua RX100 é muito melhor, só que mais cara...

http://snapsort.com/compare/Nikon-Coolpix-P7700-vs-Sony-Cybershot-DSC-RX100

Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 13:34:03
Achei esse site com uma ótima plataforma de comparação física, com imagens lado a lado de diversos modelos, com vista frontal, lateral e superior.

Segue comparativo da RX100 com a XQ1: http://camerasize.com/compare/#332,492

A propósito, dei uma lida em alguns reviews da XQ1 e todos a definem justamente como algo acima das compactas com sensor de 1/1.7" e abaixo da RX100.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 16:30:35
Eu ia propor a nikon P7700 mas vi que a sua RX100 é muito melhor, só que mais cara...

http://snapsort.com/compare/Nikon-Coolpix-P7700-vs-Sony-Cybershot-DSC-RX100

De cara podemos notar que em área, o tamanho do sensor da Sony é praticamente 3 vezes maior que o da Nikon. Não por acaso ela está considerada como muito melhor e obviamente nem tudo que é caro quer dizer que é bom mas tudo que é bom naturalmente custa um pouco mais caro.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!