Autor Tópico: Primeiro "evento". Acertos e desabafos...  (Lida 586 vezes)

felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 03 de Fevereiro de 2014, 21:20:37
Galera, primeiro tenho que dizer que não sou fotografo, e também não pretendo sê-lo, no sentido de ter a fotografia como profissão. Sou um mero hobbista que comprou a primeira DSLR faz 3 meses e pouco. Mas ainda assim quero sempre aprender mais e fazer melhor, então por isso este tópico.

Tenho uma Canon SL1. Nesse último fim de semana foi aniversário da minha sobrinha, e minha cunhada me intimou a fotografar a festa.

As minha principais dificuldades foram:

1 - Local. Era uma pequena "chacará", onde tinha uma área coberta, com churrasqueira, e uma área aberta com a piscina. Ou seja, apanhei até não poder mais com a questão iluminação. A área coberta recebia a iluminação da descoberta, e eu, sem flash sofria pra fazer a fotometria. Ou ficava escuro o motivo, ou o fundo ficava estourado (ou é claro, eu pedia para as pessoas para virarem pra não ficarem contra a luz... mas isso é complicado qdo a aniversariante tem um ano só).

2 - Lentes. Levei a lente do kit, a pancake 40mm (minha preferida) e uma lente antiga, 28-90, que apesar de não ser um primor, é uma lente que tinha me dado fotos legais (até esse fds, pois não gostei muito dos resultados)

3 - Criatividade: qdo eu to fotografando pra mim, tiro foto daquilo que me interessa. Mas numa festa de aniversário tem que tirar fotos que as pessoas consideram obrigatórias... Meu, nunca achei que era tão difícil fazer foto de um bolo. Simplesmente não achava um angulo que me fosse interessante. Fora isso, as pessoas costumam posar para fotos... e confesso que não gosto. Mas como pegar fotos naturais num aniversário. É claro que as crianças são mais fáceis, pois elas costumam deixar vc ficar no entorno tirando duzentas fotos, sem se importarem.

É isso, queria compartilhar e dizer que se alguém tiver dicas de como se comportar em festinhas de família (ou como sobreviver); dicas de equipamentos (Tamron 2.8 virou foco total pra compra esse ano) ou qualquer dica que achar útil, eu aceito.

Vou compartilhar 04 fotos que gostei.


Aniversário Luana por Felippe.Rosa, no Flickr


Aniversário Luana por Felippe.Rosa, no Flickr


Aniversário Luana por Felippe.Rosa, no Flickr


Aniversário Luana por Felippe.Rosa, no Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 21:40:35
Legal seu depoimento.

Acho que a sua dificuldade é a mesma de todos iniciantes, quando falamos da parte técnica (fotometria, etc) e a mesma até mesmo de alguns mais experientes (falando da composição, fotos posadas, enquadrar algo interessante no bolo).

Quanto as fotos, gostei bastante da primeira, bem acima das demais na minha humilde opinião.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 22:01:28
Legal seu depoimento.

Acho que a sua dificuldade é a mesma de todos iniciantes, quando falamos da parte técnica (fotometria, etc) e a mesma até mesmo de alguns mais experientes (falando da composição, fotos posadas, enquadrar algo interessante no bolo).

Quanto as fotos, gostei bastante da primeira, bem acima das demais na minha humilde opinião.

Então, essa primeira, dei um crop tremendo. Eram 3 pessoas na foto. Mas tanto minha tia, qto minha sobrinha resolveram olhar uma pra outra na hora que bati a foto. E ficaram muito mais interessantes (cortei minha cunhada, que era a única olhando pra mim). Mas a minha preferida é a 4. Adoro foto de bebes andando, tipo, explorando o vasto mundo a frente...