Autor Tópico: DÚVIDA CRUEL DE INICIANTE  (Lida 2008 vezes)

Junior78

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Fevereiro de 2014, 11:53:32
Olá pessoal, sou iniciante e quero me tornar um profissional, mas estou com uma dúvida cruel.
Invisto em um curso básico de iniciante(iso, velocidade, diafragma..) ou estudo por conta própria utilizando a infinidade de material disponível na Internet e guardo dinheiro para comprar a camêra e lentes? E depois faço cursos específicos de iluminação, foto gestante, newborn....
O q acham amigos??



Canon T5 + 18-55 + 50 1.8 + 55-250


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 11:57:44
Depende do tempo... EU aprendi tudo que sei (não é muito) na internet e no convivio com outras pessoas que amam a fotografia. Demorou 5 anos pra eu me sentir seguro de minhas fotos. Não que sejam boas....

Certamente, com cursos isso fica (muuuito) mais rápido.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:07:26
Depende do tempo... EU aprendi tudo que sei (não é muito) na internet e no convivio com outras pessoas que amam a fotografia. Demorou 5 anos pra eu me sentir seguro de minhas fotos. Não que sejam boas....

Certamente, com cursos isso fica (muuuito) mais rápido.

fazendo um bom curso, estudando bastante e garimpando bons tutoriais vc consegue escolher melhor o equipamento que vai comprar e a área que vai seguir na fotografia

tlz pegar uma câmera de entrada usada (barata) e ir treinando até decidir pelo equipamento que melhor vai te atender
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:10:59
fazendo um bom curso, estudando bastante e garimpando bons tutoriais vc consegue escolher melhor o equipamento que vai comprar e a área que vai seguir na fotografia

tlz pegar uma câmera de entrada usada (barata) e ir treinando até decidir pelo equipamento que melhor vai te atender

2x


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:16:25
ponto de partida , INTERNET
depois o proprio aprendizado marca o rumo
Conseguir trabalhar em um estudio serio,
e o melhor caminho, mas se vc tem outra atividade($$$$$)
começa com a net , que a variedade de informaçao e infinita e de graça!!
nem precisa levantar da cadeira.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:20:56

Eu recomendo o curso presencial, mesmo que curto e barato, para te dar um norte.

Vai ser mais facil até pra voce conseguir entender melhor o que tem pela internet.


Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 12:39:09
Eu aconselho a ter uma câmera em mãos e fazer o básico online.

Gastar $$$ para aprender a mexer na câmera é besteira.

Depois que estiver lido bastante material bom na internet, você investe em um curso mais avançado de Luz e Composição por exemplo.  :ok:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 13:18:03
Eu aconselho a ter uma câmera em mãos e fazer o básico online.

Gastar $$$ para aprender a mexer na câmera é besteira.

Depois que estiver lido bastante material bom na internet, você investe em um curso mais avançado de Luz e Composição por exemplo.  :ok:
perfeito!!!
o basico, nao precisa ser pago
uma reflexzinha , ate emprestada, manual, e manda ver.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:06:10
Eu aconselho a ter uma câmera em mãos e fazer o básico online.

Gastar $$$ para aprender a mexer na câmera é besteira.

Depois que estiver lido bastante material bom na internet, você investe em um curso mais avançado de Luz e Composição por exemplo.  :ok:

Falou tudo....


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:26:50
Gasta uns 100 pilas em um bom livro básico como o "O Novo Manual de Fotografia" para te dar noções gerais. Um livro impresso é melhor do que tutoriais na net, pelo menos no início.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2863089

Depois parta para o material encontrado na internet, blogs e foruns de fotografia.

E quando já tiver dominado o básico, faça cursos da sua área de interesse.

Abçs



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:30:10
depende da sua capacidade de aprendizado online.
EU, particularmente indico um curso PRESENCIAL. Você certamente tem um ganho muito maior com a troca de experiência com alunos e professor.
Aqui na minha cidade a fundação cultural do Município faz duas edições por ano. 1 x por semana durante 5 meses e no final uma exposição com as fotos escolhidas.
Já vi muitos vídeos pelo youtube mas para o meu gosto, ainda acho que presencial é melhor.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:38:18
Gasta uns 100 pilas em um bom livro básico como o "O Novo Manual de Fotografia" para te dar noções gerais. Um livro impresso é melhor do que tutoriais na net, pelo menos no início.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2863089

Depois parta para o material encontrado na internet, blogs e foruns de fotografia.

E quando já tiver dominado o básico, faça cursos da sua área de interesse.

Abçs




Subscrevo-me pq foi quase isso comigo. A diferença é que, ao entrar no MF e perceber que eu não decolaria sem uma boa base básica (que redundância...rs), é que fui comprar o livro. Portanto, comigo foi antes o MF depois o livro básico.
Daí sim consegui decolar no básico, do qual ainda não saí até hoje... rsrsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:19:13
Olá pessoal, sou iniciante e quero me tornar um profissional, mas estou com uma dúvida cruel.
Invisto em um curso básico de iniciante(iso, velocidade, diafragma..) ou estudo por conta própria utilizando a infinidade de material disponível na Internet e guardo dinheiro para comprar a camêra e lentes? E depois faço cursos específicos de iluminação, foto gestante, newborn....
O q acham amigos??

Não querendo parecer arrogante, mas sabendo que vou parecer, já peço que não me interprete mal, pois apenas quero entender mesmo.

Algumas verdades que levantei da questão:
- O amigo se diz iniciante
- O amigo mostra não conhecer nem o básico (visto que entre uma das opções há o interesse num curso básico)
- O amigo quer tornar isso sua profissão

Pergunto:
- Como alguém escolhe sua profissão sem saber quase nada (ou nada) à respeito dessa?

Sei lá como é pra vocês, mas pra mim profissão é algo que tu gosta bastante, que tu conhece porque já pesquisou à respeito, corre atrás, lê tudo que vê na frente, não perde uma oportunidade de estar estudando/praticando. Comigo, a minha profissão foi escolhida assim (software). Anos atrás, ainda sem profissão definida nem curso superior, eu mastigava tudo que via pela frente sobre software. Adorava aquilo. Por consequência, virou minha profissão. Pra mim profissão é isso, é uma sequência daquilo que tu naturalmente gosta.

O que não estou enxergando é o caminho que me parece estar sendo proposto aqui, o de escolher a profissão e depois procurar saber sobre ela, principalmente quando essa profissão envolve uma certa veia artística, não se tratando apenas de uma exata a qual qualquer pessoa treinada possa operar (carece de fontes: tô pensando que alguém vai dizer que dá pra fotografar sem saber borra nenhuma de arte e ganhar dinheiro - e, de fato, tenho de concordar com quem argumentar assim).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:36:43
Não querendo parecer arrogante, mas sabendo que vou parecer, já peço que não me interprete mal, pois apenas quero entender mesmo.

Algumas verdades que levantei da questão:
- O amigo se diz iniciante
- O amigo mostra não conhecer nem o básico (visto que entre uma das opções há o interesse num curso básico)
- O amigo quer tornar isso sua profissão

Pergunto:
- Como alguém escolhe sua profissão sem saber quase nada (ou nada) à respeito dessa?

Sei lá como é pra vocês, mas pra mim profissão é algo que tu gosta bastante, que tu conhece porque já pesquisou à respeito, corre atrás, lê tudo que vê na frente, não perde uma oportunidade de estar estudando/praticando. Comigo, a minha profissão foi escolhida assim (software). Anos atrás, ainda sem profissão definida nem curso superior, eu mastigava tudo que via pela frente sobre software. Adorava aquilo. Por consequência, virou minha profissão. Pra mim profissão é isso, é uma sequência daquilo que tu naturalmente gosta.

O que não estou enxergando é o caminho que me parece estar sendo proposto aqui, o de escolher a profissão e depois procurar saber sobre ela, principalmente quando essa profissão envolve uma certa veia artística, não se tratando apenas de uma exata a qual qualquer pessoa treinada possa operar (carece de fontes: tô pensando que alguém vai dizer que dá pra fotografar sem saber borra nenhuma de arte e ganhar dinheiro - e, de fato, tenho de concordar com quem argumentar assim).

Amigo
voce nao parece arrogante, a colocaçao faz muito sentido
Eu sou profissional do ramo, e lembro que começei sendo um fanatico amador, fusador, em fim
tao amador fanatico que nem sonhava com viver da fotografia, nem imaginava como poderia ser, as circunstancias ($$$),
me levaram a começar a trabalhar de assistente em um estudio muito importante, ali "peguei no tranco".
Ja passou muita agua embaixo da ponte!!!.Cada um conta sua historinha!!!!!!


niddo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • Iniciante na fotografia
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:58:18
Tbm sou iniciante e tinha essa mesma dúvida sua. Mas procurei conhecer pessoas do ramo,e me aconselharam a aprender de inicio com vídeos, livros,fuçando mesmo na internet. Que por sinal tem muita coisa de graça é só fuçar mesmo, que da para aprender pelo menos o básico. Eu recentemente comprei a minha primeira DSLR,depois de tanto pesquisar videos,usuários do modelo que tava querendo,fotógrafos já NA área. Foi que senti mais confiança em comprar a câmera.
Resumo: começe com internet,converse com pessoas do ramo.