Autor Tópico: Fugindo do assunto: Compra de Split Inverter  (Lida 3643 vezes)

Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Online: 04 de Fevereiro de 2014, 17:45:22
Pessoal, vou comprar outra split aqui pra casa. Já tenho um Sansung Split convencional 9000 btu's, faz mais de 2 anos, sem problemas.
Mas com a entrada dos inverter's, fiquei na dúvida:
Não tenho bala na agulha pra comprar um Fujitsu, que acredito ser uma marca líder.
Dentre as possibilidades, relaciono:
Marca, tecnologia, consumo, prazo de entrega, preço, garantia.
1- HITACHI, Inverter, 15,6, 6 dias uteis, R$ 1389, 1 ano.
2- SANSUNG, Inverter, 16,9, 7 dias uteis, R$ 1398, 2 anos no aparelho e 5 no compressor
3- PANASONIC, Inverter, 16,5, 7 dias uteis, R$ 1319, 2 anos no aparelho e 5 no compressor
4- SANSUNG, Convencional, 17,2, 14 dias uteis, R$ 1149, 2 anos no aparelho e 5 no compressor.

Infelizmente a panasonic não tem autorizada na minha cidade, ao contrário das outras.

Todas as opiniões e experiências são bem vindas...


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 18:44:43
assitencia tecnica e garantia são decisivos . . . , vale a pena procurar por reclamações sobre a marca/modelo
a variação no consumo só é importante dependendo do tempo que vai ficar ligado, a classe de eficiência ( A, B, C ....) seria uma informação mais útil . . . aparelhos mais baratos costumam ter uma eficiência energética inferior, é interessante conferir

o sistema inverter tem melhores resultados em locais onde existe razoável variação de temperatura no decorrer do dia, fora disso é tão eficiente quanto o split convencional

 :ok:

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 19:13:09
Erisson
Todos são classe A. Estou decidido em comprar inverter, até porque ainda não testei esses modelos. O outro que tenho convencional é ótimo, mas gasta bem. Percebo constantemente ligando e desligando o compressor durante a noite. Por isso acredito que o inverter no meu caso vai ser mais econômico.
Mas sobre a garantia, você tem toda razão. Isso está tirando o Panasonic da minha escolha.
Agradeço sua resposta... :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 19:38:02
A questão do inverter não está limitada ao consumo. O inversor de frequência faz com que o sistema busque o set-point de temperatura de forma contínua, o que se traduz, ao meu ver, em primeiro lugar no conforto por nunca ouvir "estalos" e diferenças muito grandes de ruído.

Quanto as marcas, acho difícil generalizar, já que temos diversas linhas e modelos. Ou seja, mesmo uma boa marca pode ter um produto ruim. Mas, como existe a questão da assistência e garantia, é um ponto a ser bem analisado mesmo. Se a Panasonic não está presente na sua cidade, e considerando os preços praticamente idênticos das duas outras opções, a decisão deveria tender ao Samsung, dada a maior garantia.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 19:53:20
A questão do inverter não está limitada ao consumo. O inversor de frequência faz com que o sistema busque o set-point de temperatura de forma contínua, o que se traduz, ao meu ver, em primeiro lugar no conforto por nunca ouvir "estalos" e diferenças muito grandes de ruído.


sem dúvida, é um conforto a mais . . .

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 22:51:34
Eu fico com um pé atrás quando se fala em deixar de usar uma carga linear para utilizar não linear, especialmente em ambiente doméstico, com trafos de distribuição de baixa potência   :ponder:
Sabe os reatores eletrônicos nas lampadas fluorescentes? e as maravilhosas lampadas "econômicas" que estão substituindo as incandescentes 10 vezes mais baratas....aqueles dimmer que variam a luminosidade das lampadas?
Alguns são bem prejudiciais a rede elétrica, geram harmônicos e baixo fator de potência, deformam a onda senoidal, gerando aumento de consumo( harmônicos, frequências parasitas na rede elétrica, que na prática agem como cargas contrarias ao sentido de rotação de motores normais, obrigando os mesmos a vencer esta resistência extra consumindo mais, atrapalham equipamentos que usam a frequência da rede para sincronismo, em escritórios fazem as lampadas fluorescentes "piscarem", mesmo novas, provocam queimas de componentes eletrônicos, especialmente fontes chaveadas...)  , falhas eletrônicas constantes, e com durabilidade bem abaixo da prometida. 
Fiz testes com algumas dezenas de unidades na industria onde trabalho, e retirei tudo para descarte em menos de 2 anos.
Um inversor é um dispositivo eletrônico relativamente sensível, e ele mesmo, um grande gerador de transientes; utilizo muitos...e acaba custando muito, mas muito caro mesmo para filtrar e impedir que um equipamento atrapalhe os outros...funciona variando a frequência da rede para se controlar a velocidade do motor, mantendo o torque, se for tipo gaiola, se for motor de corrente continua, varia a tensão para obter o mesmo efeito. Se ele não tiver ótimos filtros(que é caro )pode interferir com computadores, tVs, rádios e sinais Wireless...
Alguns, de grande porte, duram muito, e quando da defeito, consertamos quase sempre...os de pequeno porte não,  nunca é vantagem comercial consertar, exige mão de obra altamente especializada e cara, pequeno mas complexo, sempre é mais barato colocar novo... Com certeza vai ser uma fonte de problemas com o tempo, uma bela fonte de manutenção futura... :ponder: mas, a decisão é sua, faça o que acha melhor... :D outros conhecedores da área terão visão diferente da minha... :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 23:50:38
kado, você acha que neste caso de um ar-condicionado, um único inversor (ou poucos deles, se limitarmos a 2 ou 3 aparelhos por residência) e na dimensão de potência que estamos falando, pode realmente trazer algum prejuízo para os demais sistemas na mesma rede? Veja, estou realmente perguntando, não colocando-o contra a parede - até porque sou da área mecânica, entendo muito pouco ou quase nada de elétrica.

E estendo a pergunta até para o ambiente externo: a menos que todos os aparelhos de ar-condicionado (ou outros eletrônicos) passem a contar com um inversor de frequência ou outro tipo de componente que derrube o fator de potência, nosso uso residencial pode influenciar a um ponto crítico? Pergunto pois a princípio noto até um certo avanço neste sentido, com eletrônicos vindo com fontes chaveadas, com sistemas de correção do fator de potência etc etc, que os técnicos da área diziam (ao menos dos que ouvi) que eram até perfumaria, não exatamente necessários....

Enfim, nunca tinha pensado por esse lado. Não pensaria duas vezes antes de colocar um inversor em tudo o que fosse possível, da mesma forma que fazemos em ambientes industriais! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 23:59:56
kado, você acha que neste caso de um ar-condicionado, um único inversor (ou poucos deles, se limitarmos a 2 ou 3 aparelhos por residência) e na dimensão de potência que estamos falando, pode realmente trazer algum prejuízo para os demais sistemas na mesma rede? Veja, estou realmente perguntando, não colocando-o contra a parede - até porque sou da área mecânica, entendo muito pouco ou quase nada de elétrica.

E estendo a pergunta até para o ambiente externo: a menos que todos os aparelhos de ar-condicionado (ou outros eletrônicos) passem a contar com um inversor de frequência ou outro tipo de componente que derrube o fator de potência, nosso uso residencial pode influenciar a um ponto crítico? Pergunto pois a princípio noto até um certo avanço neste sentido, com eletrônicos vindo com fontes chaveadas, com sistemas de correção do fator de potência etc etc, que os técnicos da área diziam (ao menos dos que ouvi) que eram até perfumaria, não exatamente necessários....

Enfim, nunca tinha pensado por esse lado. Não pensaria duas vezes antes de colocar um inversor em tudo o que fosse possível, da mesma forma que fazemos em ambientes industriais! hehe

Também considerei a hipótese de me manter nos splits convencionais e pegar outro sansung (mais barato inclusive) e esperar essa tecnologia amadurecer mais (ou apodrecer....rs.rs.)
 :snack: Esperando a resposta do Kado...


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 01:03:55
Depende da sensibilidade dos outros equipamentos que estiverem instalados..já viu ligarem uma cafeteira, tipo com  dimmer, destas pequenas, em uma tomada de rede ligada a no-break de 25 KW? Derrubou ou travou 46 computadores ao mesmo tempo... :D e, quem fez este cafezinho foi um técnico de TI... :hysterical: :hysterical: .
 Em casa, é fácil testar, um problema que costuma acontecer e ninguém percebe bem a causa é ruido na tela do monitor, que some quando desliga a fluorescente, ou lampada com dimmer, um liquidificador ligado, furadeiras, e outros equipamentos com escovas...NO VIZINHO... >:D ...como é um circuito relativamente pequeno, as cargas mais próximas que serão mais afetadas,  vai depender da sensibilidade.
Prédios com elevador, as vezes tem problemas de interferências gerados pelo inversor que controla o motor, especialmente se for apartamento muito automatizado.
Uma vez, tive que construir alguns dispositivos de filtragem para um empresário conhecido meu, o apartamento dele, um duplex de 400 m², totalmente automatizado, telhado móvel sobre a área da piscina, janelas automáticas, pisos e paredes com aquecimento resistivo, dezenas de motores mono e trifásicos, para ter ideia básica da criança.
 Quando usavam o elevador, as vezes ligava luzes, outras apagavam, a cobertura da piscina abria, fechava, era um festival de acionamento aleatório( pode controlar qualquer parte da casa a distância,  o custo foi algo pra lá de absurdo, mas, tem quem pode... :D :D), e as telas de 50"(Há 10 anos... :D :D) ficavam cheia de riscos até desligar o inversor... precisei estabilizador, transformador de isolamento, filtro passa baixa, aterramentos a parte, blindagens de cabeamento, e algumas outras porcarias para resolver o assunto...nada demais para ele, mas foi vários salários meus da época...credo, como ganhava pouco... :(
Pensa quando a maioria dos apartamentos de teu prédio tiverem inversores desta potencia funcionando, são bem mais potentes que uma furadeira... :D e construídos para dar lucro(menor custo possível, não melhor qualidade possível) sei lá porque, não acredito muito em propaganda... :ok: teria que ver um para analisar melhor, utilizando um registrador de grandezas, não tem mentira de fabricante(não interfere com outros equipamentos) que resista um teste destes...
mas, é certo, quanto mais carga não linear for sendo instalada, pior vai ficar para o sistema todo... :ponder: um belo problema para o futuro(quem fabrica filtros vai achar que é uma solução para os problemas deles :hysterical: , não importa quanto ruim seja uma situação, alguém sempre ganha com isto >:D)


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 11:34:38
Comprei uma penca de inverter na empresa onde trabalhei

Não tendo os starts do compressor,  não tem o pico de inicialização que é sempre alto num compressor, estima-se uma economia de 30% no consumo de energia eliminando os picos

Manutenção é a mesma de qualquer outro AC, limpeza, verificação do gas, etc e o famoso calculo da troca térmica necessária



Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 08:10:30
Agradeço ao Kado e à todos pelas respostas.  :D
Resolvi ficar com o Hitachi. Assim que instalar e usar, deixo aqui minhas impressões.
Valeu!  :ok: