Autor Tópico: Marca d'agua da minha empresa versus meus freelas  (Lida 1415 vezes)

Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Online: 04 de Fevereiro de 2014, 23:01:25
oi galera!

tenho uma questao incomum... pesquisei e nao achei ninguem falando disso...

gostaria de colocar como marca d'agua de todas as fotos da minha empresa, "Pedro Mendes - Fotografia"...

nas fotos dos meus freelas eu coloco "Fulano para Pedro Mendes-Fotografia"... mas nao acho isso uma boa... porque penso que perante ao cliente, nao deve haver distinçao entre foto que faço e meus freelas... ele deve ver tudo como "fotos da empresa Pedro Mendes - Fotografia"

tem problema eu nao citar na marca d'agua o nome do freela e apenas colocar o nome dele nos creditos gerais da publicaçao no meu site/facebook?

na real eu nem citaria o meu se a empresa nao tivesse meu nome... minha intençao eh apenas fazer com que o cliente nao fique distinguindo as fotos que faço e as fotos que meus freelas fazem

*observação: eu sempre entrego as fotos pros clientes em alta sem marca d'agua e em baixa com marca d'agua...

« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 23:03:08 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


Daniel Xavier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
  • Tentando fazer uma grana
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 23:48:55
 :snack:


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 23:53:56
Como ele ta fazendo um servico pra voce creio que nao precisa por uma marca dagua nas fotos dele.

O grande parte faz e um resuminho la embaixo depoia das fotos:

Fotografia: Vc e o fulano de tal
Buffet: ciclano
Local: berere

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 00:44:38
minha duvida eh em relaçao aos direitos autorais....  dizem que todos sao obrigados a citar o credito autoral quando publicarem as fotos.. mas nao sei se a obrigatoriedade seria na propria foto(marca d'agua) ou se eh tranquilo eu fazer isso que quero e apenas citar o fotografo na publicaçao...
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, 00:44:51 por Pedmend »
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 01:20:39
minha duvida eh em relaçao aos direitos autorais....  dizem que todos sao obrigados a citar o credito autoral quando publicarem as fotos.. mas nao sei se a obrigatoriedade seria na propria foto(marca d'agua) ou se eh tranquilo eu fazer isso que quero e apenas citar o fotografo na publicaçao...

A partir do momento que você paga o fotógrafo para realizar o serviço você não está comprando as fotos? Automaticamente pagando os direitos autorais?

Ou vendo de outra forma, se você colocar o nome da empresa na marca d´água e o freela prestou o serviço para a empresa, as fotos são da empresa?

... um resuminho la embaixo depoia das fotos:

Fotografia: Vc e o fulano de tal

No meu entendimento parece ser o suficiente. Acho estranho colocar o nome do outro fotógrafo na marca d´água, parece mais usual usar o nome da empresa.

Por outro lado, um jornal compra as fotos, mas coloca os créditos da foto mesmo assim. :ponder:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 07:41:24
Direitos patrimoniais (uso da foto) podem ser comprados. Direitos morais (autoria) não.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 07:47:55
minha duvida eh em relaçao aos direitos autorais....  dizem que todos sao obrigados a citar o credito autoral quando publicarem as fotos.. mas nao sei se a obrigatoriedade seria na propria foto(marca d'agua) ou se eh tranquilo eu fazer isso que quero e apenas citar o fotografo na publicaçao...

não precisa ter marca d'água com nome do fotógrafocontratado não.. coloca nos metadados e cita na divulgação que tá blz..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 07:49:11
A partir do momento que você paga o fotógrafo para realizar o serviço você não está comprando as fotos? Automaticamente pagando os direitos autorais?

Ou vendo de outra forma, se você colocar o nome da empresa na marca d´água e o freela prestou o serviço para a empresa, as fotos são da empresa?

Não... a empresa tem direito de uso, mas nunca os direitos autorais. Isso é de quem fez, e não pode ser transferido a outra pessoa. Autor SEMPRE tem o direito de ter seu nome vinculado à sua obra..


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 08:04:12
Não... a empresa tem direito de uso, mas nunca os direitos autorais. Isso é de quem fez, e não pode ser transferido a outra pessoa. Autor SEMPRE tem o direito de ter seu nome vinculado à sua obra..

 :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 10:33:52
Nas fotos que vão para WEB

Que eu faço assino: Roberto Dellano.

Dos Freelas assino: Luz e Contraste Fotografia.


Libero as fotos dos freelas para que estes usem em seus portfólios, mas peço que coloquem um adendo no post ou no site (NÃO em marca d'água na foto)

Foto: Fulano de Tal.
Evento: Roberto Dellano.
 


Pedmend

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 211
    • Pedro Mendes | Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2014, 22:57:01
pois eh... como o Luciano disse, independente de o fotografo ter vendido suas fotos, os creditos sao obrigatorios... por isso ficou minha duvida... mas acho que fazer como sugeriram, citando eu e o outro fotografo na publicaçao do evento, acho que ja resolve....


valeu, galera!!  :ok:
www.pmendes.com.br - Fotografia Documental