Autor Tópico: Lentes...  (Lida 2047 vezes)

Geddon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Perfil no Orkut
Online: 26 de Agosto de 2006, 02:32:37
Bem, tomando como exemplo minha lente...
1 - oq significam esses números e simbolos?
2 - como distinguir uma boa lente pra kd ocasião?
3 - como identifico luminosidade e dados tecnicos em uma lente?

ex: Lente Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED
18-55mm ~> pq 18 e 55 milimetros?
f/3.5-5.6G ~> oq isso significa? oq isso informa?
Lente Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G ED ~> Essa lente apesar d básica eh boa pra q?

desde jah obg!

ps: sei tambem q esse ED eh uma sigla q tem um glossario no forum...
potem o link com o ED pra mim
« Última modificação: 26 de Agosto de 2006, 02:33:50 por Geddon »
Nikon D80
Grip MB-D80
Nikkor 18-70mm 3.5
Nikkon 50mm 1.8
Flash SB-600
Sigma 70-200mm 2.8 (coming soon)


Geddon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Perfil no Orkut
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2006, 13:51:28
:snack:





 :denken:  
Nikon D80
Grip MB-D80
Nikkor 18-70mm 3.5
Nikkon 50mm 1.8
Flash SB-600
Sigma 70-200mm 2.8 (coming soon)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2006, 14:30:39
Citar
18-55mm ~> pq 18 e 55 milimetros?

Porque é uma lente zoom, e a distância focal dela varia entre 18mm e 55mm.

Distãncia focal . grosso modo, é a distãncia entre o vértice do cone de projeção da imagem e o sensor. Esse vértice ocorre no interior da lente, no plano do diafragma, então, grossímo modo, é a distância emtre o diafragma e o sensor QUANDO A LENTE ESTÁ FOCADA EM INFINITO!.



Citar
f/3.5-5.6G ~> oq isso significa? oq isso informa?

A faixa das aberturas máximas do diafragma. Uma lente assim tem diafragma máximo de f/3.5 em wide e f/5.6 em tele.



Citar
como identifico luminosidade

Quanto maior a abertura do diafragma (menor o número, portanto), masi luminosa é a lente

Citar
como distinguir uma boa lente pra kd ocasião?

Através da experi~encia e de acordo com sua maneira de fotografar. Mas alguns itens básicos podem ser falados: para paisagens, grande angulares, não precisam ser muito luminosas. Para pássaros, teles longas, a mais luminosa possível. Para cenas interiores, Grande angulares modestas beneficiando-se da liminosidade; Para retratos, teles modestas de prefer~encia luminosas.

Citar
18-55mm f/3.5-5.6G ED

Tipicamente uma lente de uso geral não muito luminosa. Abrange as situações mais comuns.

Deixo para você pesquisar sobre ED.


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2006, 15:16:24
Meus parabéns pela resposta Ivan,

Não pelo conteúdo, pois este eu não tenho experiência para saber se está correto (apenas acredito que está),  Mas pela DISPOSIÇÃO em ajudar os iniciantes.

Ultimamente as respostas padrões para os novos usuários são UTILIZE O BOTÃO DE PESQUISA.

É extremamente gratificante quando um "macaco velho" (isto é um elogio) se prontifica a ajudar os iniciante.

Isto é uma das coisas que faz a razão da existência de um forum troca de experiências ...

Eu não participo do forum ativamente porquê ainda não tenho nada a acrescentar e fico constrangido em ficar apenas perguntando, pois sei a resposta que vou receber " UTILIZE O BOTÃO DE PESQUISA". Assim, eu apenas utilizo o botão de pesquisa.

Aliás, eu sou um grande adimirador de seus retratos familiares, quando eu crescer quero fotografar assim ... risos...

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2006, 15:38:48
Blofoiô (êta! -risos)

Não falta aqui no fórum disposição para ajudar. O que acontece é que muitos chegam aqui, postam um tópico do tipo "compro uma Canon a710, uma Aiptec ou caso com minha noiva?", e aí, pel experiência que temos aqui do fórmum, não se produz nada de positivo, somente euma reiteração de dúvidas não meditadas.

Geralmente quando esse tipo de tópico é respondido a pessoa pergunta de novo "mas você tem certeza, porque isto ou aquilo que eu li não se aonde...". Creia, eu já respondi inúmeras vezes antes de desistir, pois sempre acontece da pessoa ao invés de usar sua resposta como gancho para conhecer mais voltar a discutir com você o mesmo assunto. Aí eu penso... Se sabia, por que perguntar? Se não sabe, por que discutir?

Aí torna-se desperdício de tempo, e eu mesmo não respondo a esse tipo de dúvidas. Respondia antigamente, agora não respondo mais.

Mas dúvidas sobre conceitos fotográficos, mesmo quando básicas, procuro responder. Essas duívidas respondidas têm grande alcance, beneficiam muitas pessoas, não apenas ao perguntador.

De minha parte, não se acanhe de perguntar. Você verá que será respondido na exata medida da seriedade da sua pergunta, e não se ela é básica ou não. Um fórmum é naturalmente assimétrico, isto é, ao mesmo tempo cruzam-se questões de diversos níveis. Isso permite a quem ainda está chegando ao assunto ter um panorama das questões mais avançadas e a quem já as domina rever as questões ditas elementares.

Obrigado pelo comentário às minhas fotos famiares. Eu gosto de fato de fotografar gente, e ainda mais os meus. Acho que todos deviam fotografar os seus, pois se não sabem fotografar os seus, como poderão fotografar os demais?

Grande abraço,
Ivan
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 15:39:17 por Ivan de Almeida »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:20:28
Citar
..."compro uma Canon a710, uma Aiptec ou caso com minha noiva?"
Eita, eu estava entre A100, D50, Rebel XT ou casar com minha noiva.

Optei pela Rebel XT.  :photo:

Tomara que ela não leia isso, porque já senti um ciúme no ar. :doh:  :risada2:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Geddon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Perfil no Orkut
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 16:08:35
Putz..
vlw msm Ivan!
hehehe...
sei nem como agradecer...
ajudou mt!
Nikon D80
Grip MB-D80
Nikkor 18-70mm 3.5
Nikkon 50mm 1.8
Flash SB-600
Sigma 70-200mm 2.8 (coming soon)


Geddon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Perfil no Orkut
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2006, 17:40:13
Sem querer abusar muito...

Eu já falei aki no forum q preciso d lentes para desfiles d moda...
e agradeço a explicação do outro usuário que não me recordo o nome!

Bem de costume os desfiles e passarelas são bem iluminados, porem as vezes as fts ficam meia escuras com lentes "normais", a passarela fica fica a aproximadamente 1.5m

alguem pode me indicar alguma lente?
Nikon D80
Grip MB-D80
Nikkor 18-70mm 3.5
Nikkon 50mm 1.8
Flash SB-600
Sigma 70-200mm 2.8 (coming soon)


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2006, 17:56:10
Beleza de respostas Ivan (como sempre)...

Agora, para piorar as coias....  como é que eu posso identificar uma lente clara de uma escura??? (calma... já vou terminar a pergunta)

Por exemplo.. uma tele de 200 mm, qual é o valor "limite" para separa-la entre clara e escura?  

Existe uma "escala" para isto??? Ou seja, existe uma fórmula/regra para definir os valores limites de abertura (que definem lentes claras de escuras) entre 18mm a 300mm??
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:04:54
Citar
Sem querer abusar muito...

Eu já falei aki no forum q preciso d lentes para desfiles d moda...
e agradeço a explicação do outro usuário que não me recordo o nome!

Bem de costume os desfiles e passarelas são bem iluminados, porem as vezes as fts ficam meia escuras com lentes "normais", a passarela fica fica a aproximadamente 1.5m

alguem pode me indicar alguma lente?
Fica difícil indicar uma lente pra você sem saber o quanto você pretende gastar, uma boa lente pode custar cerca de 5 Mil Reais, aconselho você a primeiramente ler bastante sobre fotografia e se possível fazer um curso básico para depois fotografar profissionalmente e escolher o equipamento para isso, aí sim, com você sabendo o que quer, poderemos ajudá-lo nessa escolha.

 


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2006, 19:35:59
Citar
Sem querer abusar muito...

Eu já falei aki no forum q preciso d lentes para desfiles d moda...
e agradeço a explicação do outro usuário que não me recordo o nome!

Bem de costume os desfiles e passarelas são bem iluminados, porem as vezes as fts ficam meia escuras com lentes "normais", a passarela fica fica a aproximadamente 1.5m

alguem pode me indicar alguma lente?
Suponho que vc não possa usar flash > Se a passarela fica tão próxima um range legal seria uma 18-70. Se vc usa Nikon a lente que dá para quebrar bem o galho é a 18-70 DX que tem abertura máxima de 3.5 até 4.5 (quando em 18mm fica em 3,5). O problema é que usar a abertura máxima em 18mm vc perde qualidade (nitidez) e pode ser que não consiga velocidade suficiente para fazer a foto (ficando levemente tremida com pouca velocidade a foto fica parecendo mais ainda sem nitidez).
O Ideal mesmo seria usar uma (ainda se for nikon) 17-55 2.8 que custa por volta de 4000,00 (4 mil) aqui no brasil e garate ótima nitidez mesmo em abertura grande e em 18mm...
Uma saída para não se gastar tanto é trabalhar com uma máquina que tenha boa qualidade de imagem em ISO alto, caso da D50 da Nikon ou qualquer Canon.
Aumentando o ISO vc vai conseguir ganhar um pouco mais de velocidade e dependendo da Luz, trabalhar com o diafragma um pouquinho mais fechado o que pode melhorar a nitidez.

Mas, como já deu para perceber pela resposta acima, o ideal mesmo é poder trabalhar com uma 17-55 f2.8 que te dá mais versatilidade no uso e combinações de ajuste: ISO, Diafragama e velocidade.

Para distâncias maiores já sugeri a 80-200 2.8 que também é cara.

Não se tem muito o que fazer e não esqueça do monopé.

 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2006, 20:53:44
Lentes claríssimass: entre f1 e f 1.8

Lentes claras f2 até f2.8

Lentes médias: f3,5, f4.

Lentes escuras, acima de f4

Mas é preciso lembrar que uma lente escura pode perfeitamente fazer uma foto luminosíssima, desde que as condições de luz ambiente sejam suficientes.

na verdade, o conceito de média é dispensável. Basta considerar que até 2.8 é clara, acima nem tanto.

Contudo, uma tele em f3.5 não é escura, pois as teles são mais fechadas que as wide.

 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2006, 21:22:55
Citar
Sem querer abusar muito...

Eu já falei aki no forum q preciso d lentes para desfiles d moda...
e agradeço a explicação do outro usuário que não me recordo o nome!

Bem de costume os desfiles e passarelas são bem iluminados, porem as vezes as fts ficam meia escuras com lentes "normais", a passarela fica fica a aproximadamente 1.5m

alguem pode me indicar alguma lente?
Olha a mairoia das pessoas usa 70-200 nos desfiles, mas tem que ver exatamente oq ue vc vai pegar e qual a distância da passarela que vai estar.

Vai ter que subir o iso, jogar a abertura pra uns 4 e a velocidade não fica abaixo de 1/125 (senão vc não congela o movimento e evita tremedeira tb).

Eu ussei uma 28-135 is da canon, olha com o corp da câmera ficou numa distância focal ótima.... estava com o Leo e em alguns casos minha lente possibilitava cenas que a dele não. Vc tem que ter em mente que não vai trocar de lente durante o desfile e use o iso mais alto sem ruído que incomode da sua câmera.

vai de 70-200 2.8 (mas pra usar em 4.0 no mínimo)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2006, 22:09:33
Citar
Lentes claríssimass: entre f1 e f 1.8

Lentes claras f2 até f2.8

Lentes médias: f3,5, f4.

Lentes escuras, acima de f4

Mas é preciso lembrar que uma lente escura pode perfeitamente fazer uma foto luminosíssima, desde que as condições de luz ambiente sejam suficientes.

na verdade, o conceito de média é dispensável. Basta considerar que até 2.8 é clara, acima nem tanto.

Contudo, uma tele em f3.5 não é escura, pois as teles são mais fechadas que as wide.
Existe F1 ? rs...

As unicas 1.8 baratas que vejo por ae são as 50mm ...rs...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ