Autor Tópico: Batizado...quanto cobrar ?  (Lida 4077 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Fevereiro de 2014, 21:24:36
A dúvida é simples. Qual a média de preço cobrado para fotografar um batizado ?

Quero entrar nesse mercado e não sei quanto cobrar.

Abraços.

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:17:53
Não existe regra. Depende de muitos fatores. Tem profissionais cobrando 2 dígitos e 4 dígitos. Depende.
Mas vou dar a minha opinião, que por sinal é um pouco diferente da opinião que eu vejo por aí sobre este assunto.
Você deve pesquisar quanto cobram os profissionais da sua região que possuem o mesmo nível de qualidade que você. Analise sinceramente o seu trabalho (qualidade fotográfica, atendimento, agilidade, etc) e faça uma pesquisa. Se você ainda não tem experiência nem contatos (propaganda boca-a-boca), pratique um preço um pouco menor. Algo como 10% a 15% menor. É o que eu considero justo.
Sou meio contra (como muitos defendem) definir o preço baseado nos seus custos. O cliente não quer saber quanto você gasta de gasolina pra ir ao evento ou quanto custa seu aluguel. Isso só deve entrar na conta do seu estudo de viabilidade. Pra você decidir se o trabalho vale a pena ou não.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 12:26:42
Não existe regra. Depende de muitos fatores. Tem profissionais cobrando 2 dígitos e 4 dígitos. Depende.
Mas vou dar a minha opinião, que por sinal é um pouco diferente da opinião que eu vejo por aí sobre este assunto.
Você deve pesquisar quanto cobram os profissionais da sua região que possuem o mesmo nível de qualidade que você. Analise sinceramente o seu trabalho (qualidade fotográfica, atendimento, agilidade, etc) e faça uma pesquisa. Se você ainda não tem experiência nem contatos (propaganda boca-a-boca), pratique um preço um pouco menor. Algo como 10% a 15% menor. É o que eu considero justo.
Sou meio contra (como muitos defendem) definir o preço baseado nos seus custos. O cliente não quer saber quanto você gasta de gasolina pra ir ao evento ou quanto custa seu aluguel. Isso só deve entrar na conta do seu estudo de viabilidade. Pra você decidir se o trabalho vale a pena ou não.

 :clap: :clap:
Os de 4 digitos ja tem nome
ao começar do ZERO, a musica e outra
Tua colocaçao esta otima!!!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 13:11:56
Não existe regra. Depende de muitos fatores. Tem profissionais cobrando 2 dígitos e 4 dígitos. Depende.
Mas vou dar a minha opinião, que por sinal é um pouco diferente da opinião que eu vejo por aí sobre este assunto.
Você deve pesquisar quanto cobram os profissionais da sua região que possuem o mesmo nível de qualidade que você. Analise sinceramente o seu trabalho (qualidade fotográfica, atendimento, agilidade, etc) e faça uma pesquisa. Se você ainda não tem experiência nem contatos (propaganda boca-a-boca), pratique um preço um pouco menor. Algo como 10% a 15% menor. É o que eu considero justo.
Sou meio contra (como muitos defendem) definir o preço baseado nos seus custos. O cliente não quer saber quanto você gasta de gasolina pra ir ao evento ou quanto custa seu aluguel. Isso só deve entrar na conta do seu estudo de viabilidade. Pra você decidir se o trabalho vale a pena ou não.

Ta ótimo

Qualquer curso/matéria sobre formação de preço considera isso, seu valor calculado e o valor de mercado para chegar a resposta  do "quando cobrar"


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 22:19:22
Você deve pesquisar quanto cobram os profissionais da sua região

Mas é justamente isso que quero saber.  :)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 03:27:53
Mas é justamente isso que quero saber.  :)

 Para saber isso , pode pedir orçamento, nos estudios, produtoras , ou fotografos avulsos, da sua cidade/regiao.
Ou mandar alguem fazer isso para voce para nao se expor.