Autor Tópico: Panasonic GH4  (Lida 12269 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:21:28
Eu acho a GH3 quase perfeita. Mas, 4K por menor de US$2000.00... Fica quase irresistível.
Para quem ainda não conhece a GH3, ela tem o mesmo tamanho de uma Canon T3i mas com uma ergonomia melhor.

Lado a lado by RenatoPope, on Flickr
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:18:18
Eu acho a GH3 quase perfeita. Mas, 4K por menor de US$2000.00... Fica quase irresistível.
Para quem ainda não conhece a GH3, ela tem o mesmo tamanho de uma Canon T3i mas com uma ergonomia melhor.

Lado a lado by RenatoPope, on Flickr

Pessoal critica muito o EVF da GH3, que ele fica borrado nos cantos...é mesmo assim, Pope?
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 14:03:30
Não confere não!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 20:11:05
Pessoal critica muito o EVF da GH3, que ele fica borrado nos cantos...é mesmo assim, Pope?

Não confere não!

Já eu nunca gostei muito do VF da GH3. Acho ele um pouco ruidoso e tenho minhas dúvidas sobre a resolução. Na minha opinião ele borra um pouco nos cantos sim, e apesar que os gráficos são mais vivos e parecem com melhor resolução, me sinto melhor focando com a GH2 que parece ter um refresh rate mais rápido com um eyecup ligeiramente maior, além da imagem mais nítida. Também já tive os VFs da Olympus, inclusive o VF4 (o mesmo que equipa a E-M1), que é muito superior ao da GH3, como o da E-M5 (igual ao VF2). Também prefiro o da GX7. Não que seja uma diferença brutal, mas pra mim o VF da GH3 fica atrás de todos. Não sei pra você Pope, mas trabalho principalmente com video e para foco manual ao vivo e com movimento, eu acabo usando um acessório que é um viewfinder de alta resolução, Zacuto Z-finder EVF. Fiquei animado com a GH4 pois tenho certeza que melhoraram esse ponto, pois muita gente criticou. O formato do eyecup mudou e também no papel a resolução é maior. Focar em 4K é ainda mais difícil, um bom viewfinder é essencial.
  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 11:38:30
 :)  o preço de lançamento num tá alto 1.699,00 doletas....:ok: no segundo semestre podemos esperar preços na casa de 1.500,00 ....isso pra 4k não tá caro não.... se cumprirem esses valores e com a adaptabilidade quase infinita de lentes do sistema M4/3... vai ser um arrasa quarteirão nas mãos dos videomakers.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 14:31:31
Já eu nunca gostei muito do VF da GH3. Acho ele um pouco ruidoso e tenho minhas dúvidas sobre a resolução. Na minha opinião ele borra um pouco nos cantos sim, e apesar que os gráficos são mais vivos e parecem com melhor resolução, me sinto melhor focando com a GH2 que parece ter um refresh rate mais rápido com um eyecup ligeiramente maior, além da imagem mais nítida. Também já tive os VFs da Olympus, inclusive o VF4 (o mesmo que equipa a E-M1), que é muito superior ao da GH3, como o da E-M5 (igual ao VF2). Também prefiro o da GX7. Não que seja uma diferença brutal, mas pra mim o VF da GH3 fica atrás de todos. Não sei pra você Pope, mas trabalho principalmente com video e para foco manual ao vivo e com movimento, eu acabo usando um acessório que é um viewfinder de alta resolução, Zacuto Z-finder EVF. Fiquei animado com a GH4 pois tenho certeza que melhoraram esse ponto, pois muita gente criticou. O formato do eyecup mudou e também no papel a resolução é maior. Focar em 4K é ainda mais difícil, um bom viewfinder é essencial.

Estou me acostumando agora com o VF da GX7, mas...outro dia liguei minha GH2 depois de muito tempo e deu saudade, pelo tamanho. :) O VF da GH2 não é nada fiel em termos de cores e exposição, mas eu adorava usar ele (sempre achei nítido pra resolução e com boa ampliação).

Chegou a usar algum loupe de LCD alguma vez, Rinaldo? Tem um da Varavon que estou pensando... (um Z-finder ainda não está dentro das minhas possibilidades amadoras... :) )
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 14:38:59
Fui ver de novo!
O meu não tem nada de distorção nas bordas!
Mas, concordo que para um trabalho mais elaborado o Zacuto é a melhor opção, até quem usa 5D fica mais bem servido com eles! Mas para o que uso o da GH3 já está de bom tamanho!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 12:12:23
Um PDF de apresentação BEM detalhado que o Nick Driftwood liberou no fórum do Personal View. É bem interessante - e ela tem mais recursos que eu esperava.

https://www.dropbox.com/s/n1dou413a5gbnof/GH4_Presentation.pdf
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 14:18:07
12 fps / 7 fps with AF Tracking   :eek: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 14:26:41
Fui ver de novo!
O meu não tem nada de distorção nas bordas!
Mas, concordo que para um trabalho mais elaborado o Zacuto é a melhor opção, até quem usa 5D fica mais bem servido com eles! Mas para o que uso o da GH3 já está de bom tamanho!

Minha GH3 está viajando a trabalho, não consigo ver de novo como conferência. Mas lembro que a definição nas bordas é mais prejudicada do que no centro, pelo menos pro meu gosto.  :)

Chegou a usar algum loupe de LCD alguma vez, Rinaldo? Tem um da Varavon que estou pensando... (um Z-finder ainda não está dentro das minhas possibilidades amadoras... :) )

Recentemente comprei a nova lupa LCDVF BM para as minhas Pockets e notei que ela encaixava com perfeição na GX7. Tanto que não resisti e colei um dos frames nela... hehe.... Essa lupa 'gruda' na camera (no frame) por meio de imã, que é bem forte. O imã fica na lupa, e o frame é a peça de metal. Veja aí como fica! (coloquei a lupa Zacuto ao lado pra dar ideia de tamanho)...





Claro, tem a questão de colar o frame no LCD, mas essas colas são boas, quando vc tira não fica marca nenhuma. Cheguei a comprar um Carry Speed VF4 para a GH3 mas não encaixou. O vão livre entre a base da camera e o VF da GH3 é menor do que a altura do CS VF4. Mas essa lupa da Carry Speed encaixa bem na GX7 (é presa por baixo, não usa frame/imã), mas acabei vendendo porque a achei meio grandona, preferi a LCDVF BM, que também encaixa bem na GH3, mas se colar o frame não será mais possível fechar o LCD.

Esse cara fez algum ajustezinho e conseguiu colocar o CS VF4 na GH3. Ele também demonstra como montá-lo na GX7 >>

Voltando ao tópico, tanto o LCDVF BM quanto o Carry Speed VF4 (com algum ajuste) vão funcionar bem na GH4... E é bem tranquilo comprá-los a partir do Brasil. As duas empresas entregam aqui, mas a DHL cobra o imposto e taxas de procedimento. No caso do LCDVF ficou mais ou menos em 80 reais (mais o valor do produto), se eles marcarem o valor do item como 20 dolares na nota, a pedido do comprador...

Mas estou falando de lupas passivas, sem a tela de LCD. "Com" a tela, só conheço a da Zacuto mesmo, que é excelente. Mas vale lembrar que a GX7 não tem saída live pelo HDMI, e nem a G6, ao contrário das GHs.

 :ok:
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 14:31:29
Valeu, Rinaldo. Tenho curiosidade em tentar uma solução dessas, até porquê o LCD da GX7 é sensacional (talvez a maior surpresa pra mim dessa câmera, sou fanático por EVFs mas me peguei usando o LCD da GX7 pra compor/ focar bem mais que eu esperava, de tão nítido que é)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #26 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 14:40:08
Tranquilo Márcio!  :D
  vimeo     flickr     insta


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #27 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 14:54:07

Mas estou falando de lupas passivas, sem a tela de LCD. "Com" a tela, só conheço a da Zacuto mesmo, que é excelente. Mas vale lembrar que a GX7 não tem saída live pelo HDMI, e nem a G6, ao contrário das GHs.

 :ok:
Esse foi o motivo da minha Broxada com a GX7! A impossibilidade de ter um sinal puro e capturar em tethering ou com um monitor externo...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #28 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 15:53:32
Esse foi o motivo da minha Broxada com a GX7! A impossibilidade de ter um sinal puro e capturar em tethering ou com um monitor externo...

É verdade Pope, uma pena mesmo que não liberaram o HDMI delas. Mas em compensação via wi-fi o controle é total. É possível iniciar e interromper a gravação de video e continuar monitorando a imagem pelo wi-fi enquanto grava, tanto na G6 quanto na GX7. Não digo que seja uma solução profissional e definitiva, mas é uma coisa que a GH3 não faz (nela você assiste a imagem LIVE até o momento de iniciar a gravação, daí a imagem remota é cortada e você perde o controle sobre a camera, ou seja, precisa interromper a gravação do video na própria camera). Interessante que não vi nenhuma propaganda a esse respeito, descobri por minha conta. Achei o recurso realmente incrível e me caiu o queixo quando vi funcionando... achei que fosse demorar mais pra acontecer, digo, o controle total sobre o video com monitoração (G6/GX7). Mas entendo que num ambiente de fotografia profissional, com tethering, etc... o wi-fi não seja adequado, ou suficiente.... pelo menos por enquanto...
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:38:49
É verdade Pope, uma pena mesmo que não liberaram o HDMI delas. Mas em compensação via wi-fi o controle é total. É possível iniciar e interromper a gravação de video e continuar monitorando a imagem pelo wi-fi enquanto grava, tanto na G6 quanto na GX7. Não digo que seja uma solução profissional e definitiva, mas é uma coisa que a GH3 não faz (nela você assiste a imagem LIVE até o momento de iniciar a gravação, daí a imagem remota é cortada e você perde o controle sobre a camera, ou seja, precisa interromper a gravação do video na própria camera). Interessante que não vi nenhuma propaganda a esse respeito, descobri por minha conta. Achei o recurso realmente incrível e me caiu o queixo quando vi funcionando... achei que fosse demorar mais pra acontecer, digo, o controle total sobre o video com monitoração (G6/GX7). Mas entendo que num ambiente de fotografia profissional, com tethering, etc... o wi-fi não seja adequado, ou suficiente.... pelo menos por enquanto...

O problema maior que vi no monitoramento via wifi é o lag - tem alguns milissegundos de delay entre a imagem captada e a exibida no tablet/telefone. Pouca coisa, mas é o suficiente para perder o foco em alguma coisa em movimento, com você focando manualmente.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci