Autor Tópico: Roubo de imagem na minha cidade  (Lida 1490 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 06 de Fevereiro de 2014, 14:30:01
Ja tinha visto de tudo por aqui, mas isso ainda nao... "Fotografa" daqui roubou imagem da Stock pra se promover como se fosse dela..

Segue link do album dela
https://www.facebook.com/mariasteladalolmo/media_set?set=a.421769107951043.1073741828.100003538731769&type=3

Segue a minha postagem no facebook
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=253445058156159&set=a.102223013278365.5831.100004719994064&type=1&stream_ref=10
@jacobfotografiacriativa


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 14:54:54
Antes de escrever publicamente no face dela vc tentou algum contato pedindo que a foto fosse retirada... não adianta se estressar muito com isso, acontece com mais frequência do que pode imaginar... eu recomendo falar com a pessoa antes e pedir gentilmente (mesmo ela estando errada, gentileza gera gentileza) para que retire a foto (nesse caso), caso ela não faça ai tente ver com um advogado para tomar as devidas providências  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 15:00:48
Desculpe a falha, agora que li com mais calma e vi que a imagem não é sua... sei la, de qualquer forma isso tb acontece mais do que se imagina, mas sinceramente acho que é meio desnecessário vc fazer isso, ja aconteceu isso com usuários aqui do fórum mesmo, onde vi que no portifolio dele usava as fotos de outro fotografo, oq fiz foi denunciar aos fotográfos que ele estava usando suas imagens e então eles quem se entendessem com o indivíduo, mas não encana com isso não, uma hora acaba o trampo dela, ja que não pode entregar o que promete, se preocupe com a excelência do seu trabalho, que é oq importa, relaxa  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 15:05:31
Isso fere a política do Shutterstock. Mas como ela não está vendendo estas fotos, está roubando a autoria, acredito que quem se sinta prejudicado seja o próprio autor.

Mas estamos no brazil, tem que ralar um pouco antes de ganhar este tipo de processo. COmigo tem sido assim, estou já com mais de 30 processos de roubo de imagem em andamento, mas depois que começa a receber um, já vem os outros na sequência.

Enão estou falando de plágio, é roubo de foto mesmo.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 17:43:09
anyway, ja fiz o post e rendeu MUITO. Todo dia pipocam fotografos novos e sem noçao por aqui, nada contra os novos, mas os que nao tem noçao, ah... esses eu nao tenho paciencia..

Quem nao acompanhou la, vale a pena, consegui entrar em contato com o autor da foto e ele compartilhou, publicou... uma a menos
@jacobfotografiacriativa


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 20:25:52
anyway, ja fiz o post e rendeu MUITO. Todo dia pipocam fotografos novos e sem noçao por aqui, nada contra os novos, mas os que nao tem noçao, ah... esses eu nao tenho paciencia..

Quem nao acompanhou la, vale a pena, consegui entrar em contato com o autor da foto e ele compartilhou, publicou... uma a menos

 Roubo de propriedade intelectual no Brasil chega a ser rotina, difícil você entrar em um prédio comercial hoje em dia e imaginar que não exista pelo menos uma cópia de software instalado ilegalmente.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2014, 20:26:12 por Claudio Rombauer »


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2014, 23:51:12
Pois é André

Solidarizo com você. Infelizmente estes pseudos fotógrafos picaretas "queimam o filme" dos que realmente querem trabalhar sério e com ética. A minha cidade também não fica de fora.

Que a justiça seja feita...
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 00:08:24
Tsc, tsc, tsc...  :no: :no: :no:
 >:(
PORRA CARA! VOCÊ INVADE O FACEBOOK DA MULHER E FAZ TODA ESSA SACANAGEM COM ELA! ATÉ ALTEROU A DATA, ESTUDOU "WEB DESIGNER" MESMO!


:hysterical: :hysterical: :hysterical: cara, fez meu dia. Tem que dizer pra ela: pare, está se envergonhando...
PS: é com g...  :hysterical:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 01:55:25
AHIHAUIHAUIHAUAIUHAHUIA "É com G seu burro"

HFAISHFIUAHGIUAHGIUAHIUHFA cara, eu quase me MIJEI de rir nessa hora...voces nao sabem que horas depois ela manda uma mensagem num perfil do FILHO dela(que ate entao era um perfil desativado, mas tinha o nome dele na URL) falando varios desaforos pra minha namorada...

Estou pensando seriamente em processa-la por calunia e difamaçao contra mim e minha namorada, vou ver se vale a pena amanha
@jacobfotografiacriativa


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 08:16:11
Ta fora do ar já.... :ponder:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 13:22:58
Sim, por toda a polemica gerada eu ocultei os posts

Gerou ofensas pessoais e tudo o mais
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 14:38:17
Ela poderia ter comprado a imagem que a da o direito de usar para fins comerciais. E como fotografa autonoma antes de mais nada ela eh empresaria que procura formas de investir em publicidade.

Por isso, como ja disseram, falar gentilmente antes de fazer ataques pode evitar mal entendidos e demais problemas futuros.

Mesmo que nao seja etico ou honesto apresentar uma imagem que ela nao fez para divulgar os servicos dela como fotografa, isso nao quer dizer que ela nao poder ou nao tem o direito, e aqueles que nao acham justo nao tem nada a ver com isso.

E isso eh normal em publicidade. Tem muitos fotografos que contratam modelos para posarem como noivos, aluga roupas de casamento e lugares cenicos no Brasil ou fora, e monta portifolios ficticios como se tais fotos fossem de casamento, mas nao sao, sao apenas imagens publicitarias e nao portfolio de casamento. E fatos semelhantes se aplicam em muitas outras areas alem da fotografia de maneira rotineira e aceita por todos. Sujar a imagem dealgum com caluinias por causa disso pode fazer com que vc que atacou esteja errado.

Se ela for empresaria antes de fotografa, ela nao esta fazendo nada de diferente do que demais empresas fazem e empresarios fazem.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, 14:41:49 por C R O I X »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 17:36:12
Croix, eu contatei o fotografo, ele nao permite de forma alguma a venda de imagem para esses fins. Ela achou a imagem na WEB e simplesmente usou para seus fins e depois me atacou como se eu tivesse postado as fotos no facebook dela, o que nao faz o MENOR sentido...a mulher ja se mostrou ser trambiqueira desde o inicio
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 19:40:30
Ah, eu nao tinha entendido essa parte.

Mas eu falo o que ja disse, nao para vc mas para todos, pq eu ja fui atacado (indiretamente mas foi um ataque) por alguem que julgou que eu estava vendendo fotos sem a concientizacao da pessoa fotografada. Se o carativesse me contactado, ou contactado antes a amiga dele, ele ficaria sabendo que ela estava ciente e tudo acordado entre eu e ela, antes de chegar a conclusoes.

Quando falam de fotos de Stock geralmente sao fotos para fins comerciais. Fotos para decoracao e arte nao se costuma chamar de fotos de/para Stock, pelo menos nao entre as pessoas com quem vende fotos junto comigo. Se vc chegar no FAA e falar que as fotos da galera sao de Stock vc vai ofender muita gente.  :D