Autor Tópico: [ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual  (Lida 36008 vezes)

Guta Barbosa

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Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:26:20
Pessoal, eu acabei de criar meu login aqui e estou perdida.
Ganhei minha primeira dslr, uma sony alpha 37
Mas eu simplesmente não sei aonde altera a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, eu não encontro nada relacionado a isso no manual, já li 3 vezes ele inteiro.
Sendo assim eu não consigo tirar fotos no modo manual, alguém que conheça dessa câmera pode me ajudar?


CristianoSoares

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Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 23:51:28
Pessoal, eu acabei de criar meu login aqui e estou perdida.
Ganhei minha primeira dslr, uma sony alpha 37
Mas eu simplesmente não sei aonde altera a velocidade do obturador e a abertura do diafragma, eu não encontro nada relacionado a isso no manual, já li 3 vezes ele inteiro.
Sendo assim eu não consigo tirar fotos no modo manual, alguém que conheça dessa câmera pode me ajudar?

Você leu apenas o manual que vem impresso (este é bem incompleto). Na página 104 do manual que vem no CD explica como fazer:

http://pdf.crse.com/manuals/4420745511.PDF

Colocar em modo M

Ao girar o dial (a "rodinha" que fica na frente da câmera, logo abaixo do botão liga/desliga) você controla a velocidade ou tempo de exposição.

Ao pressionar o botão AV (na parte de cima/atrás da câmera) e ao mesmo tempo girar o dial, você controla a abertura.


Guta Barbosa

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Resposta #17 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 00:26:18
Você leu apenas o manual que vem impresso (este é bem incompleto). Na página 104 do manual que vem no CD explica como fazer:

http://pdf.crse.com/manuals/4420745511.PDF

Colocar em modo M

Ao girar o dial (a "rodinha" que fica na frente da câmera, logo abaixo do botão liga/desliga) você controla a velocidade ou tempo de exposição.

Ao pressionar o botão AV (na parte de cima/atrás da câmera) e ao mesmo tempo girar o dial, você controla a abertura.


Muitíssimo obrigada, já estava quase chorando, rsrs!!
To lendo agora o manual do CD, quando abri até me assustei!!


Fábio José

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Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:38:43

Muitíssimo obrigada, já estava quase chorando, rsrs!!
To lendo agora o manual do CD, quando abri até me assustei!!

Guta ,
bem vinda ao Forum

Se apresente no espaço Sony - http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=38.0

Voce ira encontrar muitas dicas para sua Sony.

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


https://www.flickr.com/photos/fabio_jose_pereira_lima/


Alexandre ABC

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Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:59:09
O erro na fotometria da segunda imagem é apenas considerar a cor e desprezar a quantidade de luz que incide nela.
Amarelo é +1 (ou mais + 1.5 / +2 - depende da saturação) quando recebe luz direta, sem estar na sombra e se, como no caso, estiver, tem que ser feita a compensação da sombra, ou seja, fechar, que nesse caso seria 1 ponto tb.
Então, não necessitaria de ter compensação nenhuma.
Imaginem se esta placa dos Correios estivesse metade fora da sombra, recebendo luz direta e quando apontar para a mesma cor amarela em spot, na parte sombreada e depois na parte sem sombra, mesmo sendo na mesma cor, a medição seria a mesma ? A resposta é não.
Então o autor esquece de levar em conta a quantidade de luz recebida, e que, obviamente, vai ser a partir dela a quantidade de luz refletida por determinada cor que o fotômetro fará a medição.
Então NÃO é apenas levar em conta a cor e sim a quantidade de luz refletida por ela, que é determinada se recebe luz direta ou se está na sombra.


Fábio José

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Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 14:15:36
Então o autor esquece de levar em conta a quantidade de luz recebida, e que, obviamente, vai ser a partir dela a quantidade de luz refletida por determinada cor que o fotômetro fará a medição.
Então NÃO é apenas levar em conta a cor e sim a quantidade de luz refletida por ela, que é determinada se recebe luz direta ou se está na sombra.

Alexandre

A questão colocada por voce com certeza daria uma artigo interessante , fica aqui a sugestão para voce escrever um artigo  .

Em relação as fotos do artigo em questão .

A situação aqui , novamente foi de decisão , e de objetivo primário , que era mostar , para iniciantes , que existe diferença entre :

1. Usarmos matricial / spot
2. Levarmos a cor em consideração ou  não

Neste momento nao estou considerando , para efeito didatico , outros pontos , e ate por isso , por exemplo dexei o ceu estourar .

Em caso de ser uma foto que requeresse  de maior precisão , ou o tema do artigo fosse outro ,  com certeza deveria se levar em conta outros pontos como :

a. que uma boa parte da placa estava na sombra , e seria necessário possivelmente se tomar mais de uma fotometragem e decidir ( novamente a decisão ) qual iria melhor representar o que se qeuria mostrar

b. que a cena como um todo tem uma gama tonal ampla e deve-se cuidar disso .

c. Ajustar o balanço de branco ( usei o automático nestas fotos )

c. melhor angulo que privilegia--se a placa ( porem minha intessão foi justamente mostar que a cada decisão temos ganhos e perdas ) .

Abraços
Fábio José



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 14:17:30 por Fábio José »
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Alexandre ABC

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Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 15:16:14
Não precisa de artigo, vc já escreveu e inclusive, acho que anteontem teve um que abordava a mesma questão.
Só respondi para não acharem que sempre tal cor terá uma compensação fixa, ou seja, quis adicionar ao tópico.


Rafa_Meira

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Resposta #22 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 01:29:59
O que achei estranho no artigo é que na imagem 4 o lápis azul tem uma tonalidade claramente mais clara (perdoem a redundância) que os lápis verde e vermelho. Ta óbvio que ele não precisa ser compensado em -1.  Isso é resultado de pensar fotometria apenas levando em consideração a cor. A tonalidade da cor é mais importante do que a cor em si quando se fala em fotometria, e isso foi totalmente omitido do artigo.


Fábio José

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Resposta #23 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 09:16:05
O que achei estranho no artigo é que na imagem 4 o lápis azul tem uma tonalidade claramente mais clara (perdoem a redundância) que os lápis verde e vermelho. Ta óbvio que ele não precisa ser compensado em -1.  Isso é resultado de pensar fotometria apenas levando em consideração a cor. A tonalidade da cor é mais importante do que a cor em si quando se fala em fotometria, e isso foi totalmente omitido do artigo.

Rafa ,

1. Obrigado pelo toque , realmente não ficou claro no artigo que a tonalidade da cor deve ser levada em conta .
Coloquei isto de forma indireta 2 pontos do texto , porem esta implicito.  , vou melhorar o texto .

.. Perceba que coloque 4 lapis de cor , de 4 cores bem diferentes , porem na imagem em P&B os dois centrais  se apresentam com tonalidades quase iguais, consequencia do conceito que o fotometro mede a luz refletida  , e não a cor .
...Para todos os casos devemos sempre efetura testes e verificar no histograma o resultado ...

Inclusive ja tenho a imagem que ira demonstar isto , vou ver se posso alterar o texto para termos um texto unico e mais completo , ou estarei colocando como um tópico complementar . 

2. Em relação a cor do lapis ,  tromei o cuidado des escolher o azul mais escuro que representasse o  -1 . E verifiquei olhando em outros monitores que ele realmente aparece mais claro , vou tambem corrigir

Abraços
Fábio José




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Rafa_Meira

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Resposta #24 Online: 24 de Fevereiro de 2014, 18:01:33
Rafa ,

1. Obrigado pelo toque , realmente não ficou claro no artigo que a tonalidade da cor deve ser levada em conta .
Coloquei isto de forma indireta 2 pontos do texto , porem esta implicito.  , vou melhorar o texto .

.. Perceba que coloque 4 lapis de cor , de 4 cores bem diferentes , porem na imagem em P&B os dois centrais  se apresentam com tonalidades quase iguais, consequencia do conceito que o fotometro mede a luz refletida  , e não a cor .
...Para todos os casos devemos sempre efetura testes e verificar no histograma o resultado ...

Inclusive ja tenho a imagem que ira demonstar isto , vou ver se posso alterar o texto para termos um texto unico e mais completo , ou estarei colocando como um tópico complementar . 

2. Em relação a cor do lapis ,  tromei o cuidado des escolher o azul mais escuro que representasse o  -1 . E verifiquei olhando em outros monitores que ele realmente aparece mais claro , vou tambem corrigir

Abraços
Fábio José

Isso, a cor só influencia a fotometria de forma indireta, pois o fotômetro busca o cinza 18%. O verde e o vermelho dos lápis, quando convertidos em preto e branco, tendem a assumir um tom próximo ao cinza médio, por isso se "zera" o fotômetro neles. Mas se fossem verde ou vermelho mais claros, eles produziriam um cinza mais claro quando convertidos, assim como a recíproca também é verdadeira, por isso se faz a compensação.

Este tópico tem tudo para se tornar uma excelente referência para quem busca saber de fotometria.





xandepizzetti

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Resposta #25 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 22:58:48
MUITO interessante!! Deu pra ter uma bela noção inicial!


Arumo

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Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2014, 02:59:19
Legal, parabéns pela iniciativa.


nelio.macedo

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Resposta #27 Online: 11 de Março de 2014, 08:07:42
Excepcional conhecimento compartilhado. Obrigado.  :worship:

Tenho uma "superzoom", a Sony CyberShot HX-1 que no modo manual expõe o histograma (pequenino) no VF se desejar. Todavia, a minha Alpha SLT 37 trabalha com a famosa escala de EV. Histograma com ela só acessando os menus...
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


LRS

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Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2014, 10:02:05
Muito bom!


xhandy

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Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2014, 21:36:07
Ótimo tópico!
Tirou boa parte das minhas dúvidas.
Obrigado por compartilhar.  :ok: