Autor Tópico: [ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual  (Lida 85552 vezes)

sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 21 de Agosto de 2014, 16:59:49
Excelente post! Ajuda muito os iniciantes, como eu!
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 21 de Agosto de 2014, 17:44:51
Excelente post! Ajuda muito os iniciantes, como eu!

Sandir

Obrigado pleo retorno .

A ideia é justamente esta , ir trocando experiencias .

Abraços
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #47 Online: 25 de Agosto de 2014, 22:38:17
Fábio, boa noite, tudo bem!!!

Obrigado e parabéns pela iniciativa, é sempre útil termos informações assim, e ainda mais de graça.

Tenho duas dúvidas, vamos lá!!

Primeira: Em seu texto, fiquei em dúvida nesta parte: Quando estamos com a fotometria em + 2 estamos perto de obter cores bem claras ou mesmo branco puro que irão aparecer no lado direito do histograma . O mesmo vale para o oposto ,ao ajustarmos a fotometria em -2 , estamos  perto de obter cores bem escuras  ou mesmo preto  puro que irão aparecer no lado direito do histograma.

Note que tanto para +2 ou -2, vc cita em ambos os casos lado direito, um dos dois não seria lado esquerdo??
 
Agora a segunda dúvida: Quando se diz "cartão cinza 18%" estamos nos referindo a:
 - Um cartão que possue uma tonalidade cinza de 18% - ou seja, a cor cinza do cartão corresponde a uma tonalidade que contém 18% da cor cinza, ou
 - Estamos nos referindo que o cartão cinza 18%, reflete apenas 18% da tonalidade do cartão??
 
Putz,eu acho que não consegui, por palavras, tentar me fazer entender, não sei se vc irá conseguir entender esta minha dúvida sobre os tais 18% do cartão
 
Em todo caso, fica aqui meu muito obrigado!
 
Anderson.


thiagocrato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #48 Online: 26 de Agosto de 2014, 00:03:41
Acabei de comprar o modelo de entrada da Nikon, a D3200, para dar início a algo que sempre fui apaixonado. Sou entusiasta e não tenho a menor intenção de trabalhar profissionalmente. Queria parabenizar os idealizadores do fórum e todos que contribuem. Este é o primeiro post que leio aqui e achei ótimo. Inclusive o nível dos comentários.

Abraço.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #49 Online: 26 de Agosto de 2014, 06:11:32
Marcado pra ler depois!


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 26 de Agosto de 2014, 09:36:18
Fábio, boa noite, tudo bem!!!

Obrigado e parabéns pela iniciativa, é sempre útil termos informações assim, e ainda mais de graça.

Tenho duas dúvidas, vamos lá!!

Primeira: Em seu texto, fiquei em dúvida nesta parte: Quando estamos com a fotometria em + 2 estamos perto de obter cores bem claras ou mesmo branco puro que irão aparecer no lado direito do histograma . O mesmo vale para o oposto ,ao ajustarmos a fotometria em -2 , estamos  perto de obter cores bem escuras  ou mesmo preto  puro que irão aparecer no lado direito do histograma.

Note que tanto para +2 ou -2, vc cita em ambos os casos lado direito, um dos dois não seria lado esquerdo??
 
Agora a segunda dúvida: Quando se diz "cartão cinza 18%" estamos nos referindo a:
 - Um cartão que possue uma tonalidade cinza de 18% - ou seja, a cor cinza do cartão corresponde a uma tonalidade que contém 18% da cor cinza, ou
 - Estamos nos referindo que o cartão cinza 18%, reflete apenas 18% da tonalidade do cartão??
 
Putz,eu acho que não consegui, por palavras, tentar me fazer entender, não sei se vc irá conseguir entender esta minha dúvida sobre os tais 18% do cartão
 
Em todo caso, fica aqui meu muito obrigado!
 
Anderson.

Anderson

1. Correto , erro de diigtação +2 : Direito   -2 Esquerdo   :clap:

2. Cartão Cinza : tem uma reflectância de em média 18% da luz


Obrigado pelas questões .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


SRMuniz

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:50:04
Excelente tópico, eliminou algumas dúvidas e ao mesmo tempo surgiram outras.

Se tirasse a foto no fotômetro zero e corrigisse no lightroom não daria na mesma?


ghostjak

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 08 de Setembro de 2014, 11:04:58
O msm para mim vale do SRMuniz....
Fiquei com duvida se posso usar só um branco pra corrigir depois ou se seria daria na mesma usar o automático....
Quero agradecer ao Fabio, post muito bacana! Aprendendo sempre!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 08 de Setembro de 2014, 11:25:08
Um dos problemas de zerar o fotometro e corrigir na pós, é quando a correção você aumenta a exposição, ai aumenta muito o ruido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ghostjak

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Setembro de 2014, 11:35:27
Um dos problemas de zerar o fotometro e corrigir na pós, é quando a correção você aumenta a exposição, ai aumenta muito o ruido.
Opa, brigadao!!! Simples e fácil explicação, rs! Nesse caso vale a máxima, quanto menos, melhor? Correto?


Linobetts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #55 Online: 15 de Setembro de 2014, 19:33:28
 :clap:

Obrigado pela boa iniciativa Fábio José...
Entendi perfeitamente desde a primeira postagem sobre o assunto...
como diz o ditado: "toda regra tem a sua exceção"
acho que o próprio tópico já dá noção que o que você colocou não deve ser seguido "a risca"...

Vlw


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 25 de Setembro de 2014, 21:03:19
 :clap: :clap: :clap:Sempre bem vindas explicações claras e objetivas.


HERIBELTHON

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, Design e Laboratorista
    • http://https://heribelthonstudio.webnode.com/
Resposta #57 Online: 01 de Outubro de 2014, 23:19:42
 :snack:
HERIBELTHON STÚDIO O Nº1 da Família Novarussense https://www.facebook.com/HeribelthonStudio/photos_albums


msnonato

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #58 Online: 02 de Novembro de 2014, 09:12:44
Excelente tópico, obrigado por compartilhar o conhecimento e agora vou a prática.

Um abraço.
Nikon D800/Nikon D600/Nikon D7000/ Flash Sb 910 e SB22/ Lentes 28-75 F2.8 Tamron/18-200 Nikon DX/50mm 1.8 D/28-105 3.5-4.5 D nikkor/ 35-70 F2.8 Nikon/ 18-35mm F35.-4.5 Nikon FX/ Nikon 50mm f1.4 Kogaku


marsub

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 13 de Novembro de 2014, 19:13:29
Parabéns pela iniciativa!!