Autor Tópico: [ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual  (Lida 85780 vezes)

marsub

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Resposta #60 Online: 13 de Novembro de 2014, 19:16:09
Uma pergunta, sempre noto os profissionais medindo em dois lugares, tipo...vou fotografar uma pessoa, apontam a maquina para um lado e logo em seguida para a pessoa e faz a foto, estaria medindo a luz para?

Será que me fiz entender? rsrsrs :ponder: :ponder:


Kokimoto

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Resposta #61 Online: 13 de Novembro de 2014, 23:53:23
Isso nao eh fotometria. Estao focando em algo e depois recompondo.
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Silvio Takahata

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Resposta #62 Online: 25 de Novembro de 2014, 00:23:43
sempre li comentarios do tipo;"se bem fotometrado"...nunca compreendi direito onde fotometrar...ex:aniversario infantil cm tema de Frozen..muitos detalhes azuis e brancos.Nesse caso,usar matricial?Onde fotometrar?E num casamento,igreja um pouco escura..fotometrar na pele da noiva?Ou simplesmente,conheco muitos q fazem isso,jogam iso la em cima e manda ver!Agradeco se alguem tirar minhas duvidas
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Márcio A.A.

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Resposta #63 Online: 25 de Novembro de 2014, 23:04:36
sempre li comentarios do tipo;"se bem fotometrado"...nunca compreendi direito onde fotometrar...ex:aniversario infantil cm tema de Frozen..muitos detalhes azuis e brancos.Nesse caso,usar matricial?Onde fotometrar?E num casamento,igreja um pouco escura..fotometrar na pele da noiva?Ou simplesmente,conheco muitos q fazem isso,jogam iso la em cima e manda ver!Agradeco se alguem tirar minhas duvidas

Eu prefiro usar spot e fotometrar à direita. Ou seja: fotometrar na parte mais clara da cena (Ex.: vestido branco da noiva) deixando o fotômetro à direita (+1, +2 dependendo do caso) mas sem estourar o branco. Assim, se a foto não ficar bem fotometrada tende a ficar super exposta mas não estourada, o que ajuda muito a deixar a foto correta no camera raw.

Fotômetro no zero, a menos que a cena seja um cinza médio, não vai estar certo. A tendência é, em cenas com muitos brancos, a foto ficar sub exposta. E se ficar assim você perde qualidade de imagem (aparece ruído) ao aumentar a exposição no camera raw. Se fotometrar à direita só tem vantagem, pois pode baixar a exposição no raw sem comprometer a qualidade de foto.

Fotometrar na pele é complicado, pois os tons de pele variam. Eu sei, por exemplo, que o meu tom de pele é perto de +1. Logo se eu fotometrasse na minha pele com o  fotômetro no meio, a foto estaria sub exposta.

O modo matricial é aquele tipo de fotometria para não se preocupar em ter trabalho em fotometrar, mas por outro lado gera uma fotometria "mais ou menos". O modo spot é para saber exatamente como você quer a foto, mas dá um pouco de trabalho em identificar o que fotometrar e em que compensação. Fotometrar deixando o marcador no zero qualquer criança faz. A questão da boa fotometria está em entender a cena, os tons, e deixar com a exposição que você quer.
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silvano

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Resposta #64 Online: 26 de Novembro de 2014, 00:39:11
Perfeita explicacao Marcio.  :ok:
Silvano Rocha
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Silvio Takahata

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Resposta #65 Online: 26 de Novembro de 2014, 06:15:52
Eu prefiro usar spot e fotometrar à direita. Ou seja: fotometrar na parte mais clara da cena (Ex.: vestido branco da noiva) deixando o fotômetro à direita (+1, +2 dependendo do caso) mas sem estourar o branco. Assim, se a foto não ficar bem fotometrada tende a ficar super exposta mas não estourada, o que ajuda muito a deixar a foto correta no camera raw.

Fotômetro no zero, a menos que a cena seja um cinza médio, não vai estar certo. A tendência é, em cenas com muitos brancos, a foto ficar sub exposta. E se ficar assim você perde qualidade de imagem (aparece ruído) ao aumentar a exposição no camera raw. Se fotometrar à direita só tem vantagem, pois pode baixar a exposição no raw sem comprometer a qualidade de foto.

Fotometrar na pele é complicado, pois os tons de pele variam. Eu sei, por exemplo, que o meu tom de pele é perto de +1. Logo se eu fotometrasse na minha pele com o  fotômetro no meio, a foto estaria sub exposta.

O modo matricial é aquele tipo de fotometria para não se preocupar em ter trabalho em fotometrar, mas por outro lado gera uma fotometria "mais ou menos". O modo spot é para saber exatamente como você quer a foto, mas dá um pouco de trabalho em identificar o que fotometrar e em que compensação. Fotometrar deixando o marcador no zero qualquer criança faz. A questão da boa fotometria está em entender a cena, os tons, e deixar com a exposição que você quer.
Obrigado por responder Marcio.E ja abusando da sua boa vontade,no caso do vestido branco,apenas qd nw ha mudancas de luzes?Ou somente qd vamos tirar fotos da noiva?Tipo,pra cada convidado q esteja cm trajes de cores variadas,mudamos a fotometria?Meu irmao,qualquer evento,se esta um pouco escuro,mete iso 3.200,f5.6 1/60~100,caso nw de a velocidade,acho q ele deixa por conta do flash..sei la,tenho notado q,as fotos q ele e a mulher dele fazem,da muita diferenca na tonalidade das roupas..isso seria o fato de usar uma configuracao fixa?
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leke

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Resposta #66 Online: 26 de Novembro de 2014, 14:08:50
ótimo artigo,

gostei muito da explicação. Li sobre a técnica de HDR no site dicas de fotografia que tem muito a ver com a combinação de exposições diferentes. 


Márcio A.A.

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Resposta #67 Online: 26 de Novembro de 2014, 22:04:48
Obrigado por responder Marcio.E ja abusando da sua boa vontade,no caso do vestido branco,apenas qd nw ha mudancas de luzes?Ou somente qd vamos tirar fotos da noiva?Tipo,pra cada convidado q esteja cm trajes de cores variadas,mudamos a fotometria?Meu irmao,qualquer evento,se esta um pouco escuro,mete iso 3.200,f5.6 1/60~100,caso nw de a velocidade,acho q ele deixa por conta do flash..sei la,tenho notado q,as fotos q ele e a mulher dele fazem,da muita diferenca na tonalidade das roupas..isso seria o fato de usar uma configuracao fixa?

A luz é que vai determinar a fotometria. Não interessa as cores das roupas das pessoas. Se você fotometrou certo e a iluminação não mudou, pode manter os mesmos parâmetros para quem quer que for aparecer na foto. Já, se mudou de ambiente e a luz mudou, tem que fotometrar de novo. E uma dica é a seguinte: ao usar a técnica de fotometrar à direita, sempre faça a escolha do ponto mais claro a fotometrar olhando pelo viewfinder. Por incrível que pareça é muito mais fácil identificar a diferença de tons da cena ao olhar pelo viewfinder do que a olho nu.

O flash ajuda muito a não errar, mas sobre esse assunto prefiro deixar para quem entende, pois sei quase nada de flash. Só te digo que com flash a abertura e ISO contam mais que tempo de exposição. O tempo de exposição só vai fazer diferença sensível para fotos de longa exposição, num tripé, onde queremos congelar um movimento com o flash e ao mesmo tempo mostrar claro um fundo que está escuro, mas sem comprometer com o ruido do ISO, ou criar algum efeito de rastro, por exemplo. Baixar de 1/250 para 1/40, por exemplo, não vai melhor em nada a exposição.

O bom é conhecer o teu flash, saber o tempo de sincronismo dele, alcance...

A configuração do teu irmão me aprece ser pensando que, 1/60, 1/100, com o flash congela qualquer movimento. A 5.6 é aquela abertura média que não é crítica para foco, nem tão escura, e a profundidade de campo é boa para enquadrar retrato. E o ISO alto é para deixar o fundo da cena claro. Se você usar um ISO muito baixo em um ambiente pouco iluminado, o flash clareia o sujeito no primeiro plano, mas o fundo fica escuro, parecendo aquelas fotos tiradas pela tia com câmera compacta automática.  :D

Outro detalhe do flash (já fugindo um pouco do assunto) é quanto ao balanço de brancos. Como só se pode corrigir uma cor, quando se tem luzes de temperaturas diferentes concorrendo com o flash, temos que escolher aquela que vai ser a correta, e a cor da outra será prejudicada. Para contornar essa limitação, algumas pessoas usam filtros coloridos no flash para harmonizar com a luz do ambiente. Ex:  ambiente iluminado por luz amarela se pode usar um filtro laranja no flash, e tudo fica próximo em temperatura de cor, facilitando a correção.

Não sei se ajudei. Como eu disse, de flash entendo pouco. Melhor esperar quem manja do assunto, se manifestar.  :ok:
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Márcio A.A.

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Resposta #68 Online: 26 de Novembro de 2014, 22:22:44
Ah! Esqueci de dizer que se estiver usando o flash em TTL, o que é o mais comum, a sua fotometria vai estar comprometida, já que a intensidade do flash vai ser determinada com base na leitura daquele cinza médio. Você vai abrir o diafragma achando que está clareando a cena, e o flash vai entender "preciso diminuir a potência", e tudo vai ficar na mesma: quanto mais abre o diafragma, mais fraco fica o flash. Assim, vai precisar compensar o flash para, pelo menos, 1/3 mais, senão o vestido da noiva continuará cinza.

Nesses casos, depois de escolhida a compensação necessária para o flash, o ideal é usar o modo AV (a câmera vai por a velocidade de sincronismo), escolher o diafragma que quer, apontar com fotômetro spot para o motivo, pressionar o botão FE (tem um asterisco) para bloquear a exposição do flash, enquadrar e tirar a foto.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2014, 22:41:30 por Márcio A.A. »
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luizclaudio

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Resposta #69 Online: 17 de Dezembro de 2014, 21:23:51
 Bela dica.
Vou usar mais a modo pontual para fotometragem.


Silvio Takahata

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Resposta #70 Online: 22 de Dezembro de 2014, 03:52:42
Ah! Esqueci de dizer que se estiver usando o flash em TTL, o que é o mais comum, a sua fotometria vai estar comprometida, já que a intensidade do flash vai ser determinada com base na leitura daquele cinza médio. Você vai abrir o diafragma achando que está clareando a cena, e o flash vai entender "preciso diminuir a potência", e tudo vai ficar na mesma: quanto mais abre o diafragma, mais fraco fica o flash. Assim, vai precisar compensar o flash para, pelo menos, 1/3 mais, senão o vestido da noiva continuará cinza.

Nesses casos, depois de escolhida a compensação necessária para o flash, o ideal é usar o modo AV (a câmera vai por a velocidade de sincronismo), escolher o diafragma que quer, apontar com fotômetro spot para o motivo, pressionar o botão FE (tem um asterisco) para bloquear a exposição do flash, enquadrar e tirar a foto.
grande Marcio A.A,obrigado novamente pelas dicas.Entao,andei lendo muito a respeito da fotometria e do q vc escreveu e fiz alguns testes em casa.Mas ainda fica a duvida,qt a fotometria do fundo e um grupo de pessoas na frente..eh obrigatorio zerar o fotometro para que o flash se encarregue do resto?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 03:56:00 por Silvio Takahata »
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Lizandro Júnior

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Resposta #71 Online: 22 de Dezembro de 2014, 08:29:51
Valeu! Ótimo tópico para iniciantes e intermediários também.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

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Márcio A.A.

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Resposta #72 Online: 22 de Dezembro de 2014, 21:15:59
grande Marcio A.A,obrigado novamente pelas dicas.Entao,andei lendo muito a respeito da fotometria e do q vc escreveu e fiz alguns testes em casa.Mas ainda fica a duvida,qt a fotometria do fundo e um grupo de pessoas na frente..eh obrigatorio zerar o fotometro para que o flash se encarregue do resto?

Com flash TTL a fotometria perde um pouco o sentido e a coisa é mais complexa. O flash vai variar a intensidade da luz de acordo com o entendimento da câmera do que precisa iluminar para que fique bem exposto no cinza 18%. Logo, se você estiver fotografando o noivo (de preto) vai ter que compensar o flash para menos (senão o terno fica "cinza"). Se for a noiva (branco) vai compensar o flash para mais (senão o vestido fica cinza). O que pode fazer é disparar o flash (botão *) no ponto que quer fotometrar para fazer a leitura da cena e a câmera bloquear a intensidade do flash, e reenquadrar para a foto (sempre lembrando que terá que ter já setado a compensação do flash de acordo com a cor que está fotografando).

Lembre sempre que fotômetro no 0 é apenas quando fez a fotometria com o cartão cinza 18%. Qualquer outra situação, a fotometria correta não estará no 0. Vai da sua percepção para saber quando vai precisar deixar positivo ou negativo, de acordo com a reflectância das cores. Sem flash vai mexer em velocidade/diafragma/ISO. Com flash TTL vai deixar na velocidade de sincronismo, escolher o diafragma, ISO para iluminar o fundo, e compensar a intensidade do flash.

Justamente sobre a iluminação do fundo (aquele que já tem alguma luz mesmo que fraca) deixe por conta do ISO (aumente um pouco). Se é um fundo que não tem iluminação nenhuma, não vai adiantar, vai ter que iluminar de outra forma.
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Silvio Takahata

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Resposta #73 Online: 23 de Dezembro de 2014, 06:12:06
Com flash TTL a fotometria perde um pouco o sentido e a coisa é mais complexa. O flash vai variar a intensidade da luz de acordo com o entendimento da câmera do que precisa iluminar para que fique bem exposto no cinza 18%. Logo, se você estiver fotografando o noivo (de preto) vai ter que compensar o flash para menos (senão o terno fica "cinza"). Se for a noiva (branco) vai compensar o flash para mais (senão o vestido fica cinza). O que pode fazer é disparar o flash (botão *) no ponto que quer fotometrar para fazer a leitura da cena e a câmera bloquear a intensidade do flash, e reenquadrar para a foto (sempre lembrando que terá que ter já setado a compensação do flash de acordo com a cor que está fotografando).

Lembre sempre que fotômetro no 0 é apenas quando fez a fotometria com o cartão cinza 18%. Qualquer outra situação, a fotometria correta não estará no 0. Vai da sua percepção para saber quando vai precisar deixar positivo ou negativo, de acordo com a reflectância das cores. Sem flash vai mexer em velocidade/diafragma/ISO. Com flash TTL vai deixar na velocidade de sincronismo, escolher o diafragma, ISO para iluminar o fundo, e compensar a intensidade do flash.

Justamente sobre a iluminação do fundo (aquele que já tem alguma luz mesmo que fraca) deixe por conta do ISO (aumente um pouco). Se é um fundo que não tem iluminação nenhuma, não vai adiantar, vai ter que iluminar de outra forma.
karaka mano,devo estar queimando alguns neuronios ja,por conta da bendita Fotometria kkk.Fiz testes em casa,buscando cores citadas neste topico e usando flash rebatido,o resultado eh satisfatorio!O problema eh qd esta entrando os noivos no salao de festas por exemplo,saber onde fotometrar e se da tempo,ja que estao caminhando..Um fundo iluminado,logo a frente algo verde por ex,eh possivel fotometrar no verde e qd os noivos passarem por la,a foto ficar boa ou nw?Cara,desculpa tantas perguntas e OBRIGADO pela paciencia em responder!Vlw abs
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Resposta #74 Online: 23 de Dezembro de 2014, 23:56:00
karaka mano,devo estar queimando alguns neuronios ja,por conta da bendita Fotometria kkk.Fiz testes em casa,buscando cores citadas neste topico e usando flash rebatido,o resultado eh satisfatorio!O problema eh qd esta entrando os noivos no salao de festas por exemplo,saber onde fotometrar e se da tempo,ja que estao caminhando..Um fundo iluminado,logo a frente algo verde por ex,eh possivel fotometrar no verde e qd os noivos passarem por la,a foto ficar boa ou nw?Cara,desculpa tantas perguntas e OBRIGADO pela paciencia em responder!Vlw abs

Eu não sou fotógrafo. Para mim é hobby, e ainda meu hobby é mais still e paisagem urbana (coisas que não têm esse problema de saírem do lugar  :D). Mas no seu caso, eu escolheria sempre fotometrar no vestido branco, compensando para mais (desde que não estoure). Assim, se ficar sobre exposta a cena, você pode baixar na pós sem problemas. Se, ao contrário, ficar sub exposta, pode ter problema com ruído se tentar clarear depois.

Eu não acho muito confiável fotometrar em cores que não o tom mais claro da cena. Eu até tento treinar essa identificação de tons nas cores (faço a fotometria no tom mais claro e confirmo em outros tons médios), mas fazer direto a fotometria num tom médio é arriscado.

A parte de flash, eu falei o bem pouco que sei. Até gostaria de ver dicas de quem sabe do assunto para eu aprender também.

Não sei se ajudei ou confundi mais.  :D
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