Obrigado por responder Marcio.E ja abusando da sua boa vontade,no caso do vestido branco,apenas qd nw ha mudancas de luzes?Ou somente qd vamos tirar fotos da noiva?Tipo,pra cada convidado q esteja cm trajes de cores variadas,mudamos a fotometria?Meu irmao,qualquer evento,se esta um pouco escuro,mete iso 3.200,f5.6 1/60~100,caso nw de a velocidade,acho q ele deixa por conta do flash..sei la,tenho notado q,as fotos q ele e a mulher dele fazem,da muita diferenca na tonalidade das roupas..isso seria o fato de usar uma configuracao fixa?
A luz é que vai determinar a fotometria. Não interessa as cores das roupas das pessoas. Se você fotometrou certo e a iluminação não mudou, pode manter os mesmos parâmetros para quem quer que for aparecer na foto. Já, se mudou de ambiente e a luz mudou, tem que fotometrar de novo. E uma dica é a seguinte: ao usar a técnica de fotometrar à direita, sempre faça a escolha do ponto mais claro a fotometrar olhando pelo viewfinder. Por incrível que pareça é muito mais fácil identificar a diferença de tons da cena ao olhar pelo viewfinder do que a olho nu.
O flash ajuda muito a não errar, mas sobre esse assunto prefiro deixar para quem entende, pois sei quase nada de flash. Só te digo que com flash a abertura e ISO contam mais que tempo de exposição. O tempo de exposição só vai fazer diferença sensível para fotos de longa exposição, num tripé, onde queremos congelar um movimento com o flash e ao mesmo tempo mostrar claro um fundo que está escuro, mas sem comprometer com o ruido do ISO, ou criar algum efeito de rastro, por exemplo. Baixar de 1/250 para 1/40, por exemplo, não vai melhor em nada a exposição.
O bom é conhecer o teu flash, saber o tempo de sincronismo dele, alcance...
A configuração do teu irmão me aprece ser pensando que, 1/60, 1/100, com o flash congela qualquer movimento. A 5.6 é aquela abertura média que não é crítica para foco, nem tão escura, e a profundidade de campo é boa para enquadrar retrato. E o ISO alto é para deixar o fundo da cena claro. Se você usar um ISO muito baixo em um ambiente pouco iluminado, o flash clareia o sujeito no primeiro plano, mas o fundo fica escuro, parecendo aquelas fotos tiradas pela tia com câmera compacta automática.
Outro detalhe do flash (já fugindo um pouco do assunto) é quanto ao balanço de brancos. Como só se pode corrigir uma cor, quando se tem luzes de temperaturas diferentes concorrendo com o flash, temos que escolher aquela que vai ser a correta, e a cor da outra será prejudicada. Para contornar essa limitação, algumas pessoas usam filtros coloridos no flash para harmonizar com a luz do ambiente. Ex: ambiente iluminado por luz amarela se pode usar um filtro laranja no flash, e tudo fica próximo em temperatura de cor, facilitando a correção.
Não sei se ajudei. Como eu disse, de flash entendo pouco. Melhor esperar quem manja do assunto, se manifestar.