Autor Tópico: Câmera para iniciantes... T3i ou D5200.. ou... 70D ou D7100...  (Lida 10930 vezes)

os-atoas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 07 de Fevereiro de 2014, 20:20:15
Boa noite pessoal.

Primeiramente gostaria de parabenizar aos membros do Fórum... sou neófito... e pelo pouco que pude notar a galera é bem prestativa...

Vamos à questão:

Sou apaixonado por fotografia, sobretudo por fotos de paisagens, animais (natureza m geral) e coisas estáticas... ou seja, tenho uma certa aversão a coisas que ficam me pedindo para tirar outra foto porque o cabelo não caiu bem...rsrsrs.

Vou a Foz agora no carnaval e pretendo comprar um Câmera nova no Paraguai. Desde já aceito recomendação de lojas confiáveis....(IMPORTANTÍSSIMO!!!)

Tenho uma Kodak Z981, 26x de zoom e 14Mp, bem fraquinha, mas que já me rendeu alguns bons elogios de fotos que fiz com ela. Gostaria de comprar uma reflex... Fotografia para mim é apenas um Hobbie. Faço fotos apenas em viagens e passeios. Não gosto de levar a minha câmera em aniversários ou coisas do tipo, mesmo porque prefiro tomar uma cerveja a ficar tirando foto dos "catarrentos"... rsrs (brincadeira, agente sempre tira foto da molecada...rsrs)... Apesar da insistência da minha esposa... ainda não tenho vontade de ir para o lado profissional da fotografia.

Exageros a parte, vamos ao que interessa, estou na dúvida entre as 4 câmeras do título do tópico... 2 modelos de entrada (mais baratos) e dois modelos um pouco mais elaborados(mais caros)... Pelo $, somente optaria pelos modelos mais caros se realmente houvesse uma boa justificativa/diferença, seja na qualidade da imagem, seja outro diferencial qualquer.

Tenho um orçamento de aproximadamente 1300 a 1400 dólares para gastar no Paraguai, não que eu precise gastar todo na câmera, pois o Paraguai deve estar cheio de outras coisas para levar para casa. Moro muito longe e provavelmente não vou voltar lá....... Mas basicamente o que eu quero no Paraguai é a bendita câmera.

Fiz algumas pesquisas rápidas:

T3i 18-55 = U$500 (c/ 18-135  = U$690)
D5200 18-55 = U$625
70D 18-55 = U$1.100 (c/ 18-135  = U$1.300)
D7100 18-105  = U$1.200

E ai, qual melhor opção pro meu caso? Lembrando que não conheço quase nada de lentes, somente o que vi em alguns fóruns...

Desde já, grato.

PS: será que a Receita Federal vai me pegar??? rsrsrs...ainda tem essa


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 20:36:50
Talvez fosse melhor você dar uma lida maior nos Sistemas Canon e Nikon, optando por um.
Eu, pessoalmente, não vejo grande diferença entre eles.
Mas isso já simplificaria bastante a sua escolha.
Jogue uma moeda... Canon ou Nikon?  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 20:44:02
Primeiro defina qual o line-up de máquina você quer. T3i e 5300 são de entrada (mais baratas mas com menos atalhos e recursos no corpo). d7100 e 70D custam o dobro mas são mais completas em recursos.

Para começar com DSLR serve qualquer uma das quatro pois o que mais importa são as lentes e técnica se fotografar mas...... uma 70D e D7100 são máquinas para usar por mais de 3 anos sem qualquer necessidade de upgrade.

No fim das contas é uma questão de simpatizar mais com Canon ou Nikon. Particularmente, a Canon oferece um mercado de usados mais amplo e com mais facilidade de compra e venda. Se for usar vídeo de maneira mais seria a 70D é o bicho.

Sobre ser pego na receita federal, nem vou comentar aqui pois tem muitos tópicos aqui no MF sobre esse assunto, é só usar a pesquisa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


os-atoas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 22:31:50
Bom, o que eu realmente queria saber era a OPINIAO dos mais experientes para o meu caso. Vale a a pena investir agora no corpo e deixar as lentes de lado, para num futuro talvez nao tao proximo comprar uma boa lente? Ou pegar uma camera mais basica com uma boa (digo mediana) LENTE logo de cara e depois pensar em atualizar o corpo? Se sim quais lentes posso comprar com a diferenca...

Meu principal medo e baseado na maxima dos eletronicos... comprar modelos antigos, com novas tecnologias no mercado, e o mesmo que andar para tras...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 23:43:23
Quanto está disposto a gastar no total? O que vai fotografar principalmente?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


os-atoas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 08:11:22
Ai e que esta o problema. Eu gastaria todo o meu recurso, U$1400 na camera se tiverasse certeza que vou ver a diferenca nas fotos/videos. Senao for mt diferente eu prefereria gastar so o minimo mesmo. Vou fazer fotos/videos basicamente de paisagens, bixos e objetos. Nao sou muito fã de tirar fotos de pessoas, mas logicamente que nao tem muito que correr, vou acabar fazendo tbem, quem sabe nao pego gosto. A diferenca no corpo dos dois niveis de camera e mt grande? Qualidade de foto e so lente mesmo ou o corpo faz a diferenca? Pq se nao for vou escolher enrre a T3i ou D5200... nesse duelo acho que pegaria a T3i mesmo, com uma lente a mais do kit, talvez um 50mm fixa clara. Agora se for mt diferente, ai que mora minha duvida que ja esta me martelando por 1 mes.... 70D ou D7100... estas ai vou comprar so o kit mesmo, a grana nao vai dar p comprar uma lente extra


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 08:51:34
Agora se for mt diferente, ai que mora minha duvida que ja esta me martelando por 1 mes.... 70D ou D7100... estas ai vou comprar so o kit mesmo, a grana nao vai dar p comprar uma lente extra

O problema, pensando em não perder dinheiro futuramente, não está entre uma 70d ou D7100.
São equivalentes.
O Problema está em  se você vai aderir ao SISTEMA Canon ou Nikon.
Eu uso Canon (por preferência pessoal) e indicaria (se o preço for legal) uma 7d e uma 50mm (Não a 70d, se for mais cara).
A 7d é e será por muito tempo uma câmera fantástica.
Mas um usuário de Nikon lhe dirá a mesma coisa da D7100.
Eu mesmo lhe diria para comprar uma Pentax K3, que é bem melhor que essas duas (E o preço é o mesmo).
Mas o SISTEMA Pentax, no Brasil, lhe apresentaria algumas dificuldades (mais que compensadas, ao meu ver) que Canon e Nikon não apresentam.

O problema é a escolha do SISTEMA. Câmeras, todas as marcas fazem mais ou menos parecidas.  :ok:
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2014, 09:03:42 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 09:16:58
http://www.cameraegg.org/pentax-k-3-vs-canon-70d-vs-7d-vs-nikon-d7100-specs-comparion/
Veja o comparativo acima!
Não há, basicamente, diferenças entre a Pentax K3, Canon 7 ou 70d e Nikon D7100.
Então, entre as quatro câmeras, muito pouco importa qual você vai escolher.
Mas o SISTEMA é mais importante.
- Qual tem assistência técnica mais acessível para você?
- Qual tem um valor de revenda melhor?
- Qual deles lhe oferece maior facilidade de compra de lentes e acessórios?
- Por qual você tem mais empatia?

Eu tenho uma série de respostas para optar por um ou por outro SISTEMA.
Acabei preferindo PENTAX (Nas câmeras Cropadas) e aceitando as dificuldades do SISTEMA.
Não sinto falta nenhuma de Canon ou Nikon nesse segmento.
Então é isso:
Você não escolhe Câmera. Você escolhe SISTEMA.
E abraça o Sistema.
Senão, a cada lançamento anual, vai ficar achando que fez uma má escolha.  8-) 8-) 8-)
Abs.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 09:23:05
Vai na Montecarlo e segura as câmeras na mão, compra a que gostar mais. Eu, particularmente, prefiro a disposição dos dials da Nikon. Se a sua preocupação é tecnologia de ponta, a única que tem um sensor novo é. D7100. Se fosse eu: pegaria o corpo mais barato e uma lente de qualidade.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 10:28:41
Acredito q já tenham dito tudo sobre como vc deve escolher o sistema, eu pessoalmente escolhi canon pela maior facilidade de encontrar acessórios por aqui, inclusive peguei uma 70D. Só quero deixar um adendo sobre o que você disse sobre não gostar de fotografar pessoas
Eu tb não gostava, achava uma perda de tempo, mas ai comprei uma 50mm e agora quero até uma 85mm... Talvez você mude de opinião com um equipamento melhor também! :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 11:07:41
Como já foi dito, a questão é mais pessoal. Você pode se basear na sua percepção testando na prática os modelos que tem em mente, conferindo a ergonomia, a pegada, etc... ou então, simplesmente escolher alguma marca por afinidade, que foi o que o chumbinho falou e que foi meu raciocínio quando comprei meu equipamento também: facilidade de comprar outras lentes e acessórios, pessoas no seu convívio que podem ter algo pra te emprestar de uma determinada marca, e por aí vai.

De qualquer forma, qualquer uma vai te trazer muitas alegrias: Rebel vs D5000, 60D/70D/7D vs D7000...

E pra botar mais lenha na fogueira, particularmente, acho que mais vale um corpo barato (desde que atenda as suas necessidades) com boas lentes do que um corpo top com lente meia-boca. Por exemplo: uma T3i com uma Tamron 17-50 e uma 85mm para retratos ou uma 10-22 para paisagens (dependendo do seu uso) deve trazer resultados melhores do que uma 70D com a 18-135 do kit!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 11:45:58
Realmente só pegando, como o Pope falou aí em cima. Além disso, vc está comparando modelos "velhos" mais baratos com modelos "novos" top de categoria, e a comparação a ser feita seria T5i x D5300 e D7100 com 70D. O peso/pegada fazem enorme diferença no uso não profissional. Uso/usei/manuseei todas essas, e optei pela 70D pela combinação de recursos, especialmente tela de toque completamente articulável e autofoco melhor da categoria, e a qualidade da imagem que, para mim, é absolutamente satisfatória. Mas ela e a 7100 pesam muito mais do que as Rebel e D5xxx.

Falando em qualidade da imagem, em termos de sensor APS-C, os testes apontam para as Nikon 7100/5300, mas não adianta nada se vc economizar na lente. Esses sensores de 24Mpxl das Nikon são extremamente pouco tolerantes a lente que não "chegue junto", ou seja, é muito pixel exigindo absoluta estabilidade na tomada da foto e qualidade equivalente de lente.

Particularmente acho a usabilidade tudo hoje em dia: não tenho mais saco para carregar minha 70D, estou carregando só minha Fuji com lente 35mm. Além disso, aqui no Rio ficar passeando com bolsa de câmera é um pouco estressante, por isso tasco a Fuji na bolsa de minha mulher e a carrego (como estou com a mulher do lado não pega mal...)  :ok:


os-atoas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 12:29:02
Lordakner e greatwalker, vcs realmente colocaram lenha na fogueira... Eu estava tentado em optar pela 70D ou D7100, pela questão de serem projetos mais novos, com mais recursos...
Mas o fato de não compensar ficar com a lente do kit, como disse o greatwalker, amplia minha dúvida....rsrs

Será que abraçar outro sistema como a Pentax, como citou o Lordakner, que  é quase que uma novidade para mim, pois nunca li nada a respeito da marca, compensaria?... estou naquela visão fechada da Canon Vs Nikon... Apesar de me parecer bem superior às demais, escolher a Pentax K3 me parece um pouco arriscado, já que entendo pouco de fotografia/equipamentos...

Primeiro eu tinha que escolher entre: Câmeras básicas com uma lente melhor... ou... câmeras mais modernas com lente do Kit...

Depois eu escolho entre Marca/Modelo/Sistema...

E ai, Câmeras básicas+lente ou Câmeras modernas?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 12:36:28
Será que abraçar outro sistema como a Pentax...

...vai ficar abraçado com ele até vender por uma fração do valor que pagou. Canon e Nikon são as marcas realmente comercializadas com facilidade por aqui, daí a familiaridade. Em segundo plano vem a Sony e, entrando com sucesso pelo menos por eqto, a Fuji. :)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2014, 12:46:33
E ai, Câmeras básicas+lente ou Câmeras modernas?
A partir da geração da D3200/T3i qualquer amera é boa! Eu sempre vou optar por boa lente primeiro.
Eu digo que a ordem de gastar dinheiro com fotografia, que mais da retorno é
1. Lentes
2. Flash
3. Mais de um Flash
4. Filtros
5. Up do corpo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr