Autor Tópico: Câmera para iniciantes... T3i ou D5200.. ou... 70D ou D7100...  (Lida 10887 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:19:52
As câmeras hoje em dia estão todas muito parecidas, mas como a gente coloca uma boa dose emocional no hobby, fica algo como torcer por time de futebol... Não vamos fazer nenhuma ampliação gigantesca, ninguém vai comprar minhas fotos para colocar em museu ou capa de revista de moda ou arquitetura, mas fazemos questão de comparar detalhes e ter o hardware necessário para atender a excelências técnicas SE algum dia isso acontecer. Altamente explicável, pois fotografia é talento e técnica, e qdo nosso talento não é tão grande assim, recorremos ao "sharpness em toda a imagem" para ficarmos satisfeitos com pelo menos alguma coisa no quadro. Por isso fala-se tanto em fotografar bastante para aprender e não se preocupar com nitidez, distorção etc.  ;)

Em minha opinião, a grande vantagem das Sony SLT ERA o Live View com autofoco e a estabilização no corpo, coisas excelentes para vídeos com todo tipo de lente. Foi algo fantástico anos atrás, mas atualmente esses recursos são mais bem oferecidos pelas mirrorless e DSLRs como a Canon 70D com suas próprias lentes. Particularmente jamais compraria uma Sony SLT, pois é tecnologia já "detonada" pela própria empresa, essa perda de intensidade luminosa do espelho translúcido é inaceitável atualmente e o valor de revenda vai lá para baixo. Para hobbista, "valor de revenda" é algo muito importante, pois normalmente trocamos de câmera com mais frequência devido ao alto fator emocional desse vício fotográfico...  :ok:


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:46:31
Acerca das críticas normalmente feitas ao sistema de espelho translúcido adotado pela Sony, temos o seguinte tópico:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=67127.15

Há gente que ama e vê vantagens no sistema Sony como um todo por vários motivos, pois as variáveis são muitas.  :)

Abraços e bola prá frente.
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 11:51:53

As câmeras hoje em dia estão todas muito parecidas, mas como a gente coloca uma boa dose emocional no hobby, fica algo como torcer por time de futebol... Não vamos fazer nenhuma ampliação gigantesca, ninguém vai comprar minhas fotos para colocar em museu ou capa de revista de moda ou arquitetura, mas fazemos questão de comparar detalhes e ter o hardware necessário para atender a excelências técnicas SE algum dia isso acontecer. Altamente explicável, pois fotografia é talento e técnica, e qdo nosso talento não é tão grande assim, recorremos ao "sharpness em toda a imagem" para ficarmos satisfeitos com pelo menos alguma coisa no quadro. Por isso fala-se tanto em fotografar bastante para aprender e não se preocupar com nitidez, distorção etc.  ;)

Em minha opinião, a grande vantagem das Sony SLT ERA o Live View com autofoco e a estabilização no corpo, coisas excelentes para vídeos com todo tipo de lente. Foi algo fantástico anos atrás, mas atualmente esses recursos são mais bem oferecidos pelas mirrorless e DSLRs como a Canon 70D com suas próprias lentes. Particularmente jamais compraria uma Sony SLT, pois é tecnologia já "detonada" pela própria empresa, essa perda de intensidade luminosa do espelho translúcido é inaceitável atualmente e o valor de revenda vai lá para baixo. Para hobbista, "valor de revenda" é algo muito importante, pois normalmente trocamos de câmera com mais frequência devido ao alto fator emocional desse vício fotográfico...  :ok:
Você condensou muito bem a questão do hobbista. SLT é uma tecnologia muito interessante mas que infelizmente a própria Sony está deixando de lado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 12:18:35
Pois é, além do próprio estigma da marca aqui no Brasil, injusto, em minha opinião, mas vá tentar trocar sua Sony...  :shock:


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #34 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 12:45:33
Caros,

Continuando...

A "perda" de luminosidade do espelho trasnlúcido se dá não pelo fato do mesmo ser "opaco", mas por causa do compartilhamento dessa luminosidade entre o sensor e o EVF, algo eletronicamente compensado segundo sabemos.

A Sony, pelo que entendi, abandonará o esquema do espelho translúcido e apostará nas mirrorless de vez. Seus planos de dominar esse segmento são patentes tendo em vista jamais ter tido a intenção de ter feito o mesmo no ramo das DSLR, apesar de suas câmeras terem apresentado atrativos cativantes como o próprio EVF e a estabilização ótica.

Não sei como a Sony continuará a fustigar a Nikon e a Canon, mas certamente ela continuará a apresentar opções interessantes que cativarão parte do segmento dominado pelas duas gigantes.

Abraços.



E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Chapeuzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2014, 10:20:54
Eu tbm estou em um grande dilema. Mas o meu é mais básico do que o do criador do tópico. Hehe

Eu quero ingressar no mundo das fotografias com uma câmera profissional. Sou bem leigo e a minha intenção são fotos com viagens que faço e algumas festas infantis que as vezes ajudo em um salão de festas da família.

Como vou para os EUA na próxima semana, tenho oportunidade de não gastar os valores Brasileiros no equipamento. Minha grande dúvida está sendo entre uma D3200 (470 dólares) e uma D5200 (678,00 dólares)... ambas com a mesma lente que é a que acompanha o kit. Eu estou disposto a pagar no máximo 700,00 dólares com o equipamento mas estou buscando principalmente custo x benefício dentro dessa faixa. Afinal, como disse, sou bem leigo e agora é que estou querendo começar a entrar nesse mundo. Pensei tbm na SL1 e na T3i, mas como uso a Nikon J1 a muito tempo, tenho preferência pela marca por já estar bem assimilado com ela.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 30 de Julho de 2014, 11:32:36
...vou para os EUA na próxima semana, tenho oportunidade de não gastar os valores Brasileiros no equipamento....

Essa ideia seria válida para equipos diferentes de Canon e Nikon: atualmente vc compra produtos dessas marcas aqui por menos que nos USA, nos "importadores independentes" (por assim dizer...). Como tanto a Nikon como a Canon não honram garantia de produtos comprados lá fora (Canon dá uma lambuja de 3 meses, por enquanto já soube...), não existe essa vantagem. Por exemplo, vc compra no BR uma Nikon 5300 com lente 18-55 por cerca de R$ 2000 e, na B&H de NYC, ela custa US$ 850. Colocando em cima desses 850 os quase 9% de taxa de NY, 6,4% de IOF do cartão e o dólar a R$ 2,3 essa câmera custará cerca de R$ 2500... Fora o fato de ter que jogar fora caixa pq, se vier com ela, será taxada por "não estar em uso"...

Comprar lá fora só vale atualmente para Sony, Olympus e Panasonic (se vc aceitar que, se pifar, só voltando com ela para lá...). Fuji é exceção total: vc compra aqui na loja oficial da marca por pouco mais do que lá fora, com garantia e tudo.  :ok:


Chapeuzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #37 Online: 30 de Julho de 2014, 13:14:29
@efilho

Eu percebi isso mesmo. A D5200 por exemplo está o mesmo preço no ML e na Amazon. Nesse caso é melhor comprar aqui. Mas e aí? Qual comprar? Levando em consideração meu post de cima.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 30 de Julho de 2014, 13:43:02
Mas e aí? Qual comprar? Levando em consideração meu post de cima...

Sem pestanejar, nenhuma delas: pediria R$ 600 emprestado e compraria a D5300... Cerca de R$ 2000 nos "importadores"  :ok:
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 13:44:06 por efilho »


Chapeuzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #39 Online: 30 de Julho de 2014, 14:21:45
Aí que ta cara... esse é o grande problema. Aí vou pensar: Com mais 300,00 eu pego a D7000 que com mais uns 400,00 eu pego a D7100... daqui a pouco eu to gastando 3.000,00 em um equipamento para aprender a começar a mexer. Lembre-se que sou leigo. Nunca tive uma câmera dessas em mãos.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 30 de Julho de 2014, 15:03:52
Aí que ta cara...

Meu amigo, vc pediu uma opinião, não precisa tentar me convencer da sua necessidade... Os detalhes de disponibilidade financeira, interesse etc. só vc sabe, e a só vc interessam.  ;)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 30 de Julho de 2014, 15:38:03
Apenas um adendo: EUA não é só B&H. Esta, por sinal, é uma das mais caras! Se comprar nos "vendedores independentes" do ebay, por exemplo, sai bem mais em conta. Compra, manda entregar no hotel, e pronto!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #42 Online: 30 de Julho de 2014, 15:43:18
Meu amigo, vc pediu uma opinião, não precisa tentar me convencer da sua necessidade... Os detalhes de disponibilidade financeira, interesse etc. só vc sabe, e a só vc interessam.  ;)
Acho que ele quis dizer "Aí que está (o problema), cara (rapaz)".

Que diferença faz uma vírgula... E tem gente que ainda não se importa com pontuação! Não dá pra entender...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Chapeuzinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #43 Online: 30 de Julho de 2014, 20:51:32
Realmente faltou uma vírgula. Não precisava desse tipo de resposta tbm. Eu hein.
Bom, de qualquer forma me gerou mais uma dúvida, afinal a D3300 tbm é das novas né?

Entre 5200 e 3300, qual seria melhor pegar?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #44 Online: 30 de Julho de 2014, 21:07:33
5200
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube