Autor Tópico: Quais mídias podem ser enviadas via CR  (Lida 13342 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 09 de Fevereiro de 2014, 00:27:40
Quais mídias podem ser enviadas via carta registrada? Eu vi que pendrive, CD, DVD, e até VHS podem ser enviadas, mas pode enviar filme fotográfico?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 04:04:24
cara, eu acho, só acho que este é um tipo de caso muito atípico, porém se voce chegar aos correios com o envelope aberto e mostrar pro cara que o que estas enviando é filme, mostrar algum papel que especifique que a lei é para documentos e falar que os filmes sao documentos, tu consegue convencer o atendente do caixa, e se passou pelo atendente como CR, vai ir como CR!

Até porque um filme revelado é a mesma coisa que um CD gravado, tem infos, apenas infos, um filme no rolo, sem ter sido utilizado, é uma midia em branco assim como um cd ou dvd, pendrive..
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2014, 04:06:18 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 09:46:34
vale o que está nas regras dos correios... filme não vale.


http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=819597BA-B005-8DF4-BB82D53150D0C069

Limites de peso:
Peso máximo de até 500 gramas por objeto. Aos objetos com peso superior a 500g, serão aplicadas as mesmas condições de VALOR e prestação do SEDEX.

Recomendações:
Toda carta não comercial deverá ser acondicionada e fechada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte.

Restrições:
Não é admitida a inclusão de bens, tais como: óculos, material de informática, peças de reposição, suprimentos, etc., em cartas, ainda que acondicionados em envelopes. Objetos dessa natureza, com ou sem valor mercantil, destinados ou não a atos de mercância, só podem ser postados como encomendas e, como tal, acompanhados de nota fiscal ou discriminação de conteúdo.

Poderão ser aceitos como Carta Simples ou Carta Registrada, conforme as condições de aceitação previstas para o serviço, a postagem de CDs, DVDs, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares, desde que SEM VALOR MERCANTIL.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 00:01:13
vale o que está nas regras dos correios... filme não vale.


http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=819597BA-B005-8DF4-BB82D53150D0C069

Limites de peso:
Peso máximo de até 500 gramas por objeto. Aos objetos com peso superior a 500g, serão aplicadas as mesmas condições de VALOR e prestação do SEDEX.

Recomendações:
Toda carta não comercial deverá ser acondicionada e fechada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte.

Restrições:
Não é admitida a inclusão de bens, tais como: óculos, material de informática, peças de reposição, suprimentos, etc., em cartas, ainda que acondicionados em envelopes. Objetos dessa natureza, com ou sem valor mercantil, destinados ou não a atos de mercância, só podem ser postados como encomendas e, como tal, acompanhados de nota fiscal ou discriminação de conteúdo.

Poderão ser aceitos como Carta Simples ou Carta Registrada, conforme as condições de aceitação previstas para o serviço, a postagem de CDs, DVDs, Disquetes, Fitas Cassetes/VHS, Tokens, Pen Drives, Cartões de Memória e Mídia Player Portátil, tais como MP3 e similares, desde que SEM VALOR MERCANTIL.


Então Luciano pelo que entendi tem que ser "informações", por exemplo foto impressa e fazer uma relação com rolo de filme é muito fácil, não sei como se comporta a embalagem neste caso, mas o negativo seria mais fácil


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:10:27

Então Luciano pelo que entendi tem que ser "informações", por exemplo foto impressa e fazer uma relação com rolo de filme é muito fácil, não sei como se comporta a embalagem neste caso, mas o negativo seria mais fácil

o maior problema é que apesar de existir uma regra, que teoricamente teria que ser seguida por todos, na maioria das vezes não é assim.

Muitas agências furam a regra contando que não haverá fiscalização interna dos correios na central de distribuição.. Então, vai depender muito da agência.

Aqui na minha cidade a agência principal dos correios normalmente cumpre a regra à risca.. As agências franqueadas vira e mexe dão uma burlada.

Semana passada mandei 3 pendrives montados dentro de rolo de filme, dentro do potezinho plástico que vem o filme quando a gente compra. Não queriam enviar por causa do tamanho dentro do envelope. Argumentei que era pendrive e que pelas regras dos correios era permitido e foi.. Já tentei enviar anel adaptador pequeno dentro de envelope, torceram o envelope pra descobrir o que era dentro, sentiram que era um anel de metal e não deixaram enviar de jeito nenhum....

Então, pra mim eu tenho como regra que o que está determinado é o que vale.. se na hora de enviar conseguir, ótimo.. mas não conto com a possibilidade que vou poder fazer um envio desse tipo logo de cara..
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, 10:11:37 por Luciano.Queiroz »