Autor Tópico: Compartilhando uma dúvida que só cabe a eu decidir  (Lida 4098 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:33:32
Amanhã vou entrar no site da BH para comprar a Sigma 24-105 f/4 mas hoje fui dar uma olhada no ebay e achei uma Tamron 24-70 2.8 VC seminova por 130 dólares a mais e aí balancei.
Comprar uma lente que tem nitidez bem próxima às claras 24-70 mas com 35 mm a mais de range e versatilidade ou ter uma lente com 1 stop a mais de luz.... :ponder:
Lembrando que já tenho uma prime 1.4 para baixa luz.

Só estou compartilhando porque afinal a decisão é minha mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 21:02:41
Cara, eu iria de Tamron, depois se não gostar vende fácil.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 21:28:53
É, de fato é uma escolha particular, por se tratar de dois ranges diferentes. Particularmente, também iria na Tamron. Pro meu uso, acho que o range dela já faria quase todas as fotos, e faria com mais qualidade. Tendo essa oportunidade de um bom preço......
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 22:09:26
Considerando que corpos atuais trabalham bem em ISo elevado, o ponto a mais da opção Tamrom pode ser compensado com o uso de um ISO um ponto mais alto. Já a distãncia focal só pode ser compensada se tiveres espaço para se aproximar do objeto. Nesta linha de raciocínio eu escolheria a 24-105 f4. Tal mensagem serve de contraponto àquelas já postadas :)

Obviamente a compensação seria com respeito à exposição, e não à restrição da área de foco...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2014, 22:13:04 por jauvane »
JVc.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 22:43:31
Tô 95% decidido pela Sigma. Os resultados e imagens que vi dela apresentam qualidade igual ou até superior à Tamron 24-70 e Canon 24-70 no quesito nitidez.
Se for pensar que em FF nem sempre dá pra usar 2.8 pelo DoF curto e a 6D é boa de ISO..... racionalmente a Sigma parece ter custo benefício melhor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 22:45:35
Eu acho que você deveria ir de Sigma, considerando que você curte uma foto com nitidez extrema, acho que ela vai te satisfazer mais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:14:38
Permitam-me discordar, mas eu iria de Tamron. Depois da minha experiência com a 24-105 f/4, eu diria que é mais vantajoso ter f/2.8 em uma lente de uso geral do que um range um pouco maior. A diferença no stop a mais de abertura está no efeito do DOF, e não na possibilidade de se aproveitar esse stop no ISO.

Mas isso é a minha opinião, e minha experiência... :ok:

Aliás, minhas próximas compras serão duas Tamron: 24-70 f/2.8 e 70-200 f/2.8. Com a qualidade virtualmente igual se comparada às equivalentes Canon e a possibilidade de se fazer AFMA na 6D, no fim das contas o resultado em termos de imagem vai ser o mesmo, com a vantagem de eu gastar exatos US$2000 a menos (até eu me espantei com essa diferença agora!!!!)
fkuhne.tumblr.com


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:23:21
[...] eu diria que é mais vantajoso ter f/2.8 em uma lente de uso geral do que um range um pouco maior. A diferença no stop a mais de abertura está no efeito do DOF, e não na possibilidade de se aproveitar esse stop no ISO.

Eu iria na 24-70 pelo mesmo motivo. :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:24:50
Eu iria na 24-70 pelo mesmo motivo. :ok:


Eu também!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:38:29
Os resultados e imagens que vi dela apresentam qualidade igual ou até superior à Tamron 24-70 e Canon 24-70 no quesito nitidez.

Salvo engano, a tal nitidez da Sigma comparável as 24-70 é apenas no centro, enquanto que as 24-70 possuem uma boa "homogenidade".
Também pensei na Tamron com possibilidade de uso do f/2.8 pelo DOF e não pelo f/stop a mais.
De qualquer forma, mesmo achando que optaria pela Tamron no seu lugar, fico torcendo pela compra da Sigma, já que seria um usuário conhecido para trazer novas impressões pra gente! hehehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:50:21

De qualquer forma, mesmo achando que optaria pela Tamron no seu lugar, fico torcendo pela compra da Sigma, já que seria um usuário conhecido para trazer novas impressões pra gente! hehehe

Eheheh, isso lá é verdade! Se bem que ter alguém pra fazer um review da Tamron 24-70 VC também não seria de nada mal, rsrs.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 13:21:21
Acho que para a curiosidade de vocês, qualquer uma das duas será bem-vinda.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 13:21:56
Lembrando que eu já tenho uma lente prime clara.....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 13:24:01
Lembrando que eu já tenho uma lente prime clara.....


Duas, né, a 50/1.8 também é bem aberta... Mas mesmo assim, eu não dispenso uma abertura grande, zooms e fixas têm usos diferentes. Tem que ver o que importa mais pra você em uma zoom, abertura maior ou maior alcance...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 13:24:59
A tarde vou sentar no computador e decidir o que já está quase decidido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales