Autor Tópico: Lente Canon 50 mm 1.8 Dúvida  (Lida 3908 vezes)

claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:52:01
Olá pessoa.
Chamo-me Claudia e sou nova aqui nesse fórum.
Possuo uma câmera Canon t3i e uma lente Canon 50 mm 1.8.
Fiz umas fotos da minha bebê ao ar livre com ela e percebi que tive que deixar a velocidade muito alta para o fotometro ficar no meio (iso 100, abertura 1.8 e 1/1000).
Acontece que percebo que desfoca demais o fundo e as vezes a criança não fica tão nítida.
Tenho duas perguntas:

Se eu deixar em 2.8  e com velocidade menor que 1/1000 resolvo esse problema? Isso ocorreu ontem e eu não tive tempo de testar ainda.

Quanto mais rápido o obturador a foto perde a qualidade / nitidez?

Obrigada!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2014, 18:52:54 por claze »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:57:26
Você precisa estudar um pouco sobre os fundamentos da fotografia.

Sobre essa dúvida em particular, procure ler sobre profundidade de campo. Na internet tem muitos artigos. Espero ter ajudado a direcionar a leitura!
D600 - E-M10


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 19:04:41
Use entre 2.8 e 5.6, q vc vai encontrar uma ótima nitidez, quanto maior a abertura (menor o número) mais desfocado vai ficar o fundo, então escolha o q te agradar mais, em 1.8 fica mto soft msm :ok:


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 19:46:30
Você precisa estudar um pouco sobre os fundamentos da fotografia.

Sobre essa dúvida em particular, procure ler sobre profundidade de campo. Na internet tem muitos artigos. Espero ter ajudado a direcionar a leitura!

Eu citei o 2.8, sei o que to falando e sei que quanto mais fechada a abertura, mais profundidade de campo e qto mais aberto, mais desfoque.

O 2.8 eu vou testar e ir testando todas, conforme disse. Agradeço as respostas, mas vcs nao reaponderam se uma foto tirada com obturador 1/1000 pode ser falha em qualidade / detalhes ou nao?
Grata


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 19:49:19
Use entre 2.8 e 5.6, q vc vai encontrar uma ótima nitidez, quanto maior a abertura (menor o número) mais desfocado vai ficar o fundo, então escolha o q te agradar mais, em 1.8 fica mto soft msm :ok:

Obrigada. Mas e qto à velocidade do obturador? Muito rápido faz perder a qualidade da foto ou isso nao tem nada a ver? Ja pesquisei aqui nos livros e no google e nao vi nada relacionado!

Grata.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:39:18
Eu citei o 2.8, sei o que to falando e sei que quanto mais fechada a abertura, mais profundidade de campo e qto mais aberto, mais desfoque.

O 2.8 eu vou testar e ir testando todas, conforme disse. Agradeço as respostas, mas vcs nao reaponderam se uma foto tirada com obturador 1/1000 pode ser falha em qualidade / detalhes ou nao?
Grata

Uma dica, vai com calma, admita que não sabe nem o básico do básico, pois esta com uma duvida que mostra claramente isso. O fórum é feito de colaboradores, que ajudam, sem obrigação alguma.

Pode baixar a velocidade até 1/125 (com margem de segurança na 50tinha).
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2014, 20:44:44 por Roberto Dellano »


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:46:33
Uma dica, vai com calma, admita que não sabe nem o básico do básico, pois esta com uma duvida que mostra claramente isso. O fórum é feito de colaboradores, que ajudam, sem obrigação alguma.

Ninguém entendeu a minha pergunta, acho que fui confusa na explicação.
Desculpem, deixa pra lá.


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:51:08
Uma dica, vai com calma, admita que não sabe nem o básico do básico, pois esta com uma duvida que mostra claramente isso. O fórum é feito de colaboradores, que ajudam, sem obrigação alguma.

Pode baixar a velocidade até 1/125 (com margem de segurança na 50tinha).

Se eu deixar 1/125 com 2.8, iso 100 nesse sol de SP, vai ficar muito clara. Terei q aumentar a velocidade em uns 320. Isso faz com que a foto perca qualidade ou nao tem nada a ver uma coisa com a outra? (e sim auem faz a qualidade da imagem é a câmera+ lente top+ bom fotógrafo).

Respondam de boa, sem dizer que preciso estudar. Eu estudo muito todo dia e faço muitos testes.
Grata.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:54:37
Nossa, que educação, heim? Entrou agora no forum, teve a dúvida respondida quase que instantaneamente, não deu bola pro que foi respondido e ainda mandou um "deixa pra lá". Excelente!

Pra não dizer que vim apenas criticar, vamos ver se consigo responder a sua dúvida: não, a velocidade do obturador não influencia na qualidade da imagem, ou ao menos não diretamente. O que acontece é que se baixar demais pode ter a foto "tremida". Em geral, utiliza-se como mínimo, a famosa regrinha da distância focal, ou seja, se a lente é uma 50mm em full-frame, a velocidade mínima para a foto não tremer é de 1/50s. Devido ao fator de corte da sua T3i, a 50mm acaba sendo uma 80mm equivalente e aí a velocidade mínima seria 1/80s. E isso considerando lentes sem estabilização, que é o caso da cinquentinha. Mas voltando a dúvida, não, não vai perder qualidade se usar 1/1000, 1/500, 1/250, 1/125 e até aproximadamente 1/80. Abaixo disso, teria que firmar bem o pulso ou usar um tripé.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:55:09
Se eu deixar em 2.8  e com velocidade menor que 1/1000 resolvo esse problema? Isso ocorreu ontem e eu não tive tempo de testar ainda.

Quanto mais rápido o obturador a foto perde a qualidade / nitidez?

Sim pra 1º e Não pra 2º....

dá uma estudadinha nos conceitos básicos de abertura, velocidade e ISO que vc vai entender melhor sobre isso.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 20:57:06
Obrigada. Mas e qto à velocidade do obturador? Muito rápido faz perder a qualidade da foto ou isso nao tem nada a ver? Ja pesquisei aqui nos livros e no google e nao vi nada relacionado!

Grata.

Uma velocidade baixa pode deixar a foto sem nitidez se o objeto está se movendo. É o caso de crianças. É muito difícil fotografar meu filho, por exemplo  :)
Não existe problema em utilizar velocidades altas. Não vai perder nitidez por causa disso.

A abertura máxima da lente é 1.8 mas ela fecha até 22. Você não precisa usar sempre em 1.8. Explore todo o range da lente, esse range existe para ser utilizado. Feche mais a lente, a profundidade de campo irá aumentar e aumenta as chances de sua filha ficar em foco! Mas fechando a lente a velocidade deve diminuir para manter a mesma fotometria. E o fundo vai desfocar menos também.
Com uma lente 50mm, velocidades até 1/250 dá pra fotografar tranquilo. Velocidades mais lentas que isso é bom evitar com crianças. As danadinhas se mexem demais! kkkkk.
Como sugestão, eu subiria o ISO pra 200, abertura f4. No caso que você descreveu a velocidade iria pra algo em torno de 1/500. Em f/5.6 resultaria em algo em torno de 1/250.
Vá testando e poste os resultados depois!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 21:43:02
Nossa, que educação, heim? Entrou agora no forum, teve a dúvida respondida quase que instantaneamente, não deu bola pro que foi respondido e ainda mandou um "deixa pra lá". Excelente!

Pra não dizer que vim apenas criticar, vamos ver se consigo responder a sua dúvida: não, a velocidade do obturador não influencia na qualidade da imagem, ou ao menos não diretamente. O que acontece é que se baixar demais pode ter a foto "tremida". Em geral, utiliza-se como mínimo, a famosa regrinha da distância focal, ou seja, se a lente é uma 50mm em full-frame, a velocidade mínima para a foto não tremer é de 1/50s. Devido ao fator de corte da sua T3i, a 50mm acaba sendo uma 80mm equivalente e aí a velocidade mínima seria 1/80s. E isso considerando lentes sem estabilização, que é o caso da cinquentinha. Mas voltando a dúvida, não, não vai perder qualidade se usar 1/1000, 1/500, 1/250, 1/125 e até aproximadamente 1/80. Abaixo disso, teria que firmar bem o pulso ou usar um tripé.

Perfeito, respondido!!!!

Obrigada!


claze

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 21:47:34
Uma velocidade baixa pode deixar a foto sem nitidez se o objeto está se movendo. É o caso de crianças. É muito difícil fotografar meu filho, por exemplo  :)
Não existe problema em utilizar velocidades altas. Não vai perder nitidez por causa disso.

A abertura máxima da lente é 1.8 mas ela fecha até 22. Você não precisa usar sempre em 1.8. Explore todo o range da lente, esse range existe para ser utilizado. Feche mais a lente, a profundidade de campo irá aumentar e aumenta as chances de sua filha ficar em foco! Mas fechando a lente a velocidade deve diminuir para manter a mesma fotometria. E o fundo vai desfocar menos também.
Com uma lente 50mm, velocidades até 1/250 dá pra fotografar tranquilo. Velocidades mais lentas que isso é bom evitar com crianças. As danadinhas se mexem demais! kkkkk.
Como sugestão, eu subiria o ISO pra 200, abertura f4. No caso que você descreveu a velocidade iria pra algo em torno de 1/500. Em f/5.6 resultaria em algo em torno de 1/250.
Vá testando e poste os resultados depois!

Obrigada pela atenção e pela resposta.

O meu erro foi ter aumentado muito a velocidade e ter deixado 1.8.

Deveria ter deixado 2.8 e já estava ótimo pro meu objetivo.

Postarei as minhas aventuras sim, obrigada gente, desculpa se fui ignorante ou se me expressei mal.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 22:41:23
Cláudia,

A escolha da abertura da lente em geral tem a ver com a composição desejada. Se desejas mais área em foco ou menos controlas escolhendo a abertura da lente. Quando colocaste a abertura da lente no mais aberto possível, muita luz passou pela lente, motivo pelo qual, para compensar, tiveste de usar uma velocidade alta (1/1000) uma vez que estavas em ambiente bastante claro. Usar velocidade alta não é problema. Tampouco é usar aberturas grandes, ou pequenas. As coisas estão ligadas uma coisa na outra. Isto é, se queres manter o mesmo resultado com respeito à luminosidade da imagem tirada (o que chamamos fotometria), uma vez que diminuis a abertura da lente (de 2.8 para 5.6 por exmeplo) terias de diminuir a velocidade de exposição (de 1/1000 para 1/500 segundos). Tal compensaçao objetiva manter a mesma "quantidade total de luz" dada a abertura e velocidade usadas. Precisas entender a definição de um "ponto de luz". Quando diminuimos a abertura de uma lente de f1.4 para f2.0, diminuiste a abertura em um ponto de luz (i.e. deixaste passar metade da luz que passava antes). Por este motivo a velocidade 1/1000 precisou deiminuir para 1/500 (dobro do tempo, para compensar a metade de luz passando pela abertura). Com respeito aos números de ponto de luz. Decora os números 1 e 1.4. os demais são sempre dobros alternados destes dois números, i.e. 1.0, 1.4, 2.0, 2.8, 4.0, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, 90, etc. Com relação a velocidade os pontos de luz são compotos de dobro/metade.

Emresumo. Se desejas mais área de foco (evitando desfoque em partes do rosto ou em objetos no fundo) diminui tua abertura. Ao invés de usar a abertura f1.8 usa um valor mais alto, como f5.6, etc. Sempre que desejares aumentar a área de foco diminui a abertura. Sempre que desejares congelar um objeto em movimento diminui a velocidade de exposição (é possível congelar as hélices de um helicóptero em vôo usando uma velocidade alta como 1/8000 segundos). A terceira variável que podes usar para controlar a exposição é a sensibilidade do sensor (ISO). Não precisas sempre zerar a fotometria. Dependendo do assunto precisas deixá-la ligeiramente no positivo ou no negativo. Se sempre desejas zerar a fotometria, ao invés de usar modo manual usa ou o modo Av ou Tv. Se desejas controlar a área de foco usa Av, escolhe a abertura e deixa a câmera calcular a exposição.

Se o objeto for muito claro a fotomoteria zerada tenderá a deixar a imagem escura e vice versa com um objeto mais para cor escura (camisa preta pro exemplo).

Os comentários que fizeste mostram que não compreendes ainda estes conceitos básicos. as respostas acima estavam sim direcionadas à tua pergunta, mas não tinhas ainda bagagem para adequadamente compreendê-las. Te sugiro fazer um curso de fotografia. Em geral existem módulos Basico I e Básico II que são suficientes para em bom entendimento de como tudo ocorre, logo como podes controlá-los. Em seguida viriam cursos mais específicos, que deves continuar caso tenhas interesse além deste ponto inicial.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2014, 22:42:08 por jauvane »
JVc.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 23:34:08
Não esqueça que além de dominar  equipamento, vc precisa também dominar a condição de luz.
Se puder escolher um local e horario para que a condição de luz seja favorável ao que vc pretende, tb faz parte do planejamento.
Lentes Antigas + Sony E-Mount