Autor Tópico: Upgrade busca de qualidade antes da Full Frame  (Lida 3257 vezes)

Moriyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:16:25
Olá pessoal...
Tenho algumas dúvidas a algum tempo, e resolvi postar para ver se aprendo...
Tenho uma t4i, uma lente 18-135mm, e uma 50mm.
Uso as vezes uma 10mm da sigma (fisheye), experimentei uma 85mm 1.8 canon (gostei muito). (estas duas emprestadas)
Estou em busca de melhorar a qualidade das minhas imagens, desde nitidez, cores e o q mais for possível.
O que mais ouvimos falar é que devemos investir (de preferencia) em lentes e não nos corpos.
Está em meus planos essa 80mm 1.8 que realmente ví qualidade diferenciada no resultado final assim como a 35mm 2.0 que ainda não testei mas acredito que pode acrescentar nas minhas fotos.
Além do que escrevi acima me pergunto: tenho uma t4i, será que eu ganharia qualidade de imagem comprando uma 70D, ou ganharia ainda mais com uma 7D!!
O que essas câmeras, principalmente a 7D me ofereceriam, que valeria o investimento, além de construção e pontos de foco...?
Elas me trariam um "up" na qualidade de imagem, no meu produto final?

Desde-ja agradeço a ajuda de todos!
Grande Abraço


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:25:47
Não vai ter aumento na qualidade de imagem mudando o corpo. Eu investiria em lentes e estudo. Melhora na qualidade de imagem na mudança de corpo só vai ter se mudasse para FF ou uma APS-C sem filtro como as Fuji e Nikon D7100 e D5300. A 70D e 7D tem corpos melhores, mas a qualidade de imagem é a mesma.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, 10:27:01 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 10:34:20
Vou com o Pope. Melhorar de verdade a questão de qualidade de imagem, só com um sensor mais avançado, como os que ele citou.
No caso das Canons, o da 7D é o mesmo da T4i, salvo engano, ou seja, o ganho seria exclusivamente na questão da robustez do corpo, AF, etc. Já a 70D agregaria talvez um pequeno avanço em IQ e uma melhora interessante na questão de trabalho com ISOs elevados.
Particularmente, estou no mesmo caminho que você: também tenho uma T4i e estou investindo em algumas coisas que podem agregar algo no equipamento, ou seja, que não dependam de mim! haha Até agora comprei uma Tamron 17-50 para substituir a lente do kit, a 85mm que você já testou e gostou, além de uma Pentacon analógica e alguns filtros. Mais adiante pretendo comprar uma 10-22 para paisagens e assim vamos gastando nosso suado dinheirinho! hehehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Moriyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:05:09
Então realmente vou investir nas lentes, e nos estudos como sugerido pelo pope!
Vou nestas q comentei e após isso a 50mm 1.4 e quem sabe onde vamos parar rsrs.
A propósito... essas lentes que estarei adquirindo para sensor APS-C, poderão ser utilizadas caso eu migre para uma 5d por exemplo?
Pelo menos até que eu possa buscar recursos para um set todo da série L?´
Seria isso?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:15:55
Então realmente vou investir nas lentes, e nos estudos como sugerido pelo pope!
Vou nestas q comentei e após isso a 50mm 1.4 e quem sabe onde vamos parar rsrs.
A propósito... essas lentes que estarei adquirindo para sensor APS-C, poderão ser utilizadas caso eu migre para uma 5d por exemplo?
Pelo menos até que eu possa buscar recursos para um set todo da série L?´
Seria isso?

Todas as lentes EF servem pra FF e APS-C, só as EF-S que não servem pra FF :ok:


Moriyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:39:10
Todas vão ficar com aquela borda em volta?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 11:54:11
Se a borda em volta que você menciona for a vinheta, depende de cada lente e depende de qual abertura se usa. É inclusive um fator analisado nos reviews. Não sendo algo muito agressivo, pode-se remover com a correção automática no LR, por exemplo. Ou acentuar como efeito desejado. A propósito, lentes EF-S também podem apresentar vinheta...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Moriyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:27:21


eu quis dizer assim...
Depende da abertura? Interessante, se for esse o caso... acho q dá para se virar inicialmente no momento da transferência de APS-C para FF. Seria isso?

To aprendendo cada vez mais aqui...


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:42:50
O processador da 7d é uma versão anterior ao da T4i, no entanto a 7d possui 2 processadores. Eu migrei da T4i para a 7d e em termos de imagem não muda nada. A questão é que a 7d é cheia de recursos que são bem legais de ter a disposição. Também estou nos upgrades da vida de lente, e até onde percebi, se não for pra ir de série L, melhor pegar essas  fixas tão aclamadas. Vou para os EUA em maio e pretendo experimentar essa linha Art da Sigma. Das intermediárias que já experimentei não vi muita diferença. Pretendo comprar uma 35mm também.
Daniel

Instagram: @danacqua


Moriyama

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:47:00
O processador da 7d é uma versão anterior ao da T4i, no entanto a 7d possui 2 processadores. Eu migrei da T4i para a 7d e em termos de imagem não muda nada. A questão é que a 7d é cheia de recursos que são bem legais de ter a disposição. Também estou nos upgrades da vida de lente, e até onde percebi, se não for pra ir de série L, melhor pegar essas  fixas tão aclamadas. Vou para os EUA em maio e pretendo experimentar essa linha Art da Sigma. Das intermediárias que já experimentei não vi muita diferença. Pretendo comprar uma 35mm também.

Eu soube dessa linha da sigma parece ser bem bacana mesmo...
Se puder me add lá no face para conversarmos Michel Moriyama.
Todos q gostam de um bom papo sobre fotografia são bem vindo tbem.

Grande abraço a todos


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:51:29

Eu soube dessa linha da sigma parece ser bem bacana mesmo...
Se puder me add lá no face para conversarmos Michel Moriyama.
Todos q gostam de um bom papo sobre fotografia são bem vindo tbem.

Grande abraço a todos

Putz cara, não tenho face, acho meio chato...rs!

Me procurava no Intagram ou no Flickr. Os endereços aparecem na minha assinatura. Abs!
Daniel

Instagram: @danacqua


Diego Gin

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 365
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:52:41
Eu compartilho do mesmo dilema, de fato, que Aps-C que vale a pena em termos de sensor, qualidade de imagem antes da FF. Não tá brincadeira pagar 6 mil numa FF e ainda por cima vidros caríssimos pra complementar. Queria saber se existe alguma APS que não deixa nada a dever pra uma FF em IQ  :(


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 12:52:45
Como eu disse as lentes EF são para FF, elas não vão apresentar vinheta dessa maneira exagerada a não ser q seja do projeto dela, por isso vc deve ficar atento ao comprar uma lente, a 50mm e a 85mm quase não tem
Se vc usar lentes EF-S em uma FF, vai precisar de um extensor se não me engano e com isso vai perder mtas coisas como AF e foco mínimo ou máximo, não lembro mto bem
Enfim se quiser usar lentes nas duas câmeras, compre apenas EF, pois estás funcionam normalmente em APS-C, apenas tendo diferença na distância focal devido ao fator de corte :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 13:35:30


eu quis dizer assim...
Depende da abertura? Interessante, se for esse o caso... acho q dá para se virar inicialmente no momento da transferência de APS-C para FF. Seria isso?

To aprendendo cada vez mais aqui...

Sim, se você tentar colocar uma lente construída para sensor APS-C, terá uma grande vinheta em FF. Isso serve para qualquer sistema: se tentar colocar uma lente projeta para um sensor menor, sempre vai ter vinheta. Se pegar uma micro 4/3 e usar em APS-C, terá vinheta. E assim por diante. Já o contrário não. Uma lente projetada para sensor FF não só é utilizada normalmente numa APS-C como ainda por cima vai aproveitar apenas a parte mais central do vidro, que costuma ser a região mais nítida. É por isso que muitos criticam o sistema APS-C de Canon e Nikon, que possuem poucas lentes exclusivas para o sistema e que acabam compartilhando das grandalhonas e mais caras FF, que acabam sendo sub-aproveitadas por essa questão de diferenças no tamanho do sensor.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 17:53:24
Eu compartilho do mesmo dilema, de fato, que Aps-C que vale a pena em termos de sensor, qualidade de imagem antes da FF. Não tá brincadeira pagar 6 mil numa FF e ainda por cima vidros caríssimos pra complementar. Queria saber se existe alguma APS que não deixa nada a dever pra uma FF em IQ  :(

Acho que se tiver, vai ser alguma comparação de uma full frame antiga contra uma APS nova. Em tecnologias de corpo de câmera equivalentes, a imagem do FF vai ser melhor que a do APS.
Daniel

Instagram: @danacqua