Autor Tópico: Como produzir cópias de alta qualidade?  (Lida 9975 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 27 de Agosto de 2006, 09:57:30
Prezados Amigos;

Uma das coisas que nunca escondi é meu desejo de fazer fotografias que possas ter estatura de objeto artístico. Sei o quanto estou longe disso, mas é meu Norte, e como já disse, quando perder a esperança de conseguir, volto a fotografar apenas a família.

Também nunca escondi que isso para mim não se resume a fotografia ser bonita ou vistosa, mas a algo além em seu conteúdo abrangendo composição, poética, etc.

Mas mesmo se um dia atingir esse nível ainda faltará algo, pois o objeto artístico tem uma existência física. Ele não é apenas um arquivo no micro ou na rede, que pode ser visto de infinitas maneiras conforme a regulagem do monitor, seu tipo, sua resolução. Essa variabilidade tira um grau essencial de controle sobre a aparência, e isso já desqualifica o objeto.

Então, resumindo a ópera, apesar de trocarmos idéias sobre fotografia através da rede, a rede nos ilude quanto às fotografias, pois há fotos mais favoráveis ao meio tanto pelo tamanho quanto pelo conteúdo, e há fotos especialmente desfavorecidas pelo meio sendo quase impossível transmitir a idéia do que sejam. Há fotos que somente são apreciáveis em seu tamanho real.

Recentemente, como relatei aqui, tive a sorte de ver um extrato da obra do Flávio Damm em uma galeria interna de uma negociante de arte. Dou muito valor à determinada classe de experiências, sou muito atento à sua diferença. Pois bem, paralelamente à excelente fotografia dele, o objeto-fotografia, a cópia em papel PB foi talvez o mais perfeito objeto fotográfico que já vi. Comparar o que vi ali com qualquer impressão de Noritsu ou de Frontier é ridículo. São universos diferentes, são coisas de outro patamar e valor. Talvez pela primeira vez vi fotografias que em nenhum aspecto podiam deixar de ser consideradas objetos artísticos. Talvez pela primeira vez vi fotografias que penduradas na parede manteriam o meu interesse por 20 anos incessantemente pelo conjunto de suas qualidades.
 
Sei bem por experiência própria a diferença entre a obra que é gostada por um dia, por seis meses e a que é gostada por 20 anos.

Pois bem, dito isso se desdobra para mim uma questão. Deixando de lado a parte referente à captura mesma e ao desenvolvimento da imagem, essa uma outra classe de luta, chegamos inevitavelmente ao ponto em que precisamos transpô-la para o papel.... Contudo a imagem digital tem severas limitações na transposição pela inexistência de um negativo. Não é possível ampliar imagens digitais em papel PB, por exemplo.

Então, menos do que respostas, eu gostaria de lançar aqui essa discussão: como produzir com fotografia digital ou digitalizada, aproveitando dessas as possibilidades de tratamento, cópias, seja por que meio for, de alta qualidade?

Repito. Como produzir cópias com absoluto controle de aparência, alta qualidade visual (textura e definição de tons), durabilidade de no mínimo 50 anos?

Parto de um premissa... cópias de minilab não contam.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Em tempo: falo de cópias de no mínimo 30X45.
 


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2006, 10:12:02
Citar
Sei o quanto estou longe disso..

Quem te disse isso?
 ;)  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2006, 10:25:24
Não parece, mas eu tenho autocrítica... risos

Mas agradeço, mesmo imerecidíssimo


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2006, 10:48:10
Ivan,

Procura em bureaus que tenham impressoras da Epson que tenham tecnologia Ultrachrome K3.

A impressão segundo o fabricante dura 200 anos para fotos PB e 108 anos para coloridas.

Detalhes da impressão (retirado do site da Epson)




Sistema antigo do ultrachrome e o novo


Não variam as cores mesmo em temperaturas de cores diferentes


Matéria completa -> http://www.epson.co.jp/e/technology/ultrac...tion/index.html


Espero que tenha ajudado.

Abs!
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2006, 11:06:10
Acredito que seja esta mesma impressora que seja utilizada para imprimir em um papel chamado Epson Summerset Velvet Fineart. É um papel 100% algodão e acid free, ideal para arquivos. E posso te dizer, pois tenho algumas fotos impressas nele. Tanto PB quanto colorida, elas ficam absolutamente lindas.

Se quiser, eu imprimo na Instan Color, acho que eles enviam pra todo o Brasil.

Mas vá preparando o bolso: o papel é carissimo.

Se quiser fazer uma prova do papel, eles estão com uma promoção: uma copia em 13x18, adesivado no foan board preto (acho que de 20x30), por R$20,00.

Ultimamente tenho dado de presente pra minha familia algumas fotos nesse papel, acho que vale a pena experimentar (Até porque a primeira foto que fiz nele, apenas para experiencia, foi visto por uma dona de uma empresa que trabalha com eventos de fotografia e venda de fineart, que adorou tanto que quis compra-lo :laughing: )
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2006, 11:38:31
Tales:

Gostei. Não me importo de pagar caro por uma cópia. O que eu gostaria é que essa cópia ficasse impecável. Não é coisa para fazer 50, mas para fazer poucas de cada vez.

Vou fazer alguma experiência.

Não vi tabela de preços desse serviço. Você tem alguma idéia? Sem adesivo nem nada, somente o papel impresso.

Ivan


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2006, 11:39:40
Carlo:

Obrigado. Você mostrou algo na mesma linha do Tales. Isso já começa a ser uma possibilidade.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2006, 12:45:20
Não lembro exatamente, mas acredito que uma copia de 30x45 esteja em torno de R$50.

Na Photo Image eles estam no estande com um outro papel. Esse Summerset é fosco, mas eles tinham um outro com uma qualidade igualmente excelente, mas era brilhante.

Manda um email pra eles, pergunta o preço certo e sobre esse outro papel, se você gostar de papel brilhante. Só não sei se a durabilidade dele á tão grande.

Segundo eles (como trabalho perto já tenho uma certa amizade, vou sempre lá), a Epson garante durabilidade de 100% com o Summerset Velvet.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2006, 12:54:24
Citar
Não lembro exatamente, mas acredito que uma copia de 30x45 esteja em torno de R$50.

Cinquenta pratas é mais do que eu esperava -risos. Tá ótimo. Meu ponto de vista é que se uma foto minha não vale cinquanta pratas, então ela não vale nada!

Mas, continuando a explorar você...

Fazem maior? (por exemplo 40X60 ou 50X50 ou ainda 30X90)


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2006, 13:59:14
Fiz um monte de uma vez, em fiz numa folha de aproximadamente 1mx1,10. Esse aí eu lembro, saiu R$400, aproximadamente.

Fiz assim pois fiz varias de uma vez, aproveitando pra baixar um pouco o preço.

O problema desse papel é que ele não tem tamanhos como 30x45, ou tem um pouco menor ou muito maior. E como o papel é caro, se você pede 30x45 eles tem que fazer no papel maior e cobrar por ele. E conforme aumenta o tamanho do papel, diminui o preço por cm², então acaba valendo a pena revelar varias de uma vez, pois eles aproveitam melhor o espaço do papel.

Acho que a largura maxima é essa aí, de 1m ou 1,20m. Não sei se tem tamanho limite de comprimento, pois não sei se o papel vem em rolo ou folhas soltas.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 13:59:51 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2006, 14:20:31
Citar
Fiz um monte de uma vez, em fiz numa folha de aproximadamente 1mx1,10. Esse aí eu lembro, saiu R$400, aproximadamente.

Fiz assim pois fiz varias de uma vez, aproveitando pra baixar um pouco o preço.

O problema desse papel é que ele não tem tamanhos como 30x45, ou tem um pouco menor ou muito maior. E como o papel é caro, se você pede 30x45 eles tem que fazer no papel maior e cobrar por ele. E conforme aumenta o tamanho do papel, diminui o preço por cm², então acaba valendo a pena revelar varias de uma vez, pois eles aproveitam melhor o espaço do papel.

Acho que a largura maxima é essa aí, de 1m ou 1,20m. Não sei se tem tamanho limite de comprimento, pois não sei se o papel vem em rolo ou folhas soltas.
Ótimo também, pois dá para fazer duas, uma ao lado da outra e usar o espaço em branco como margem.

Tudo é questão de saber como é, aí arrumamos a coisa como necessária.

Ivan
 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2006, 14:46:53
Bah, dá uma vontade de fazer nesse papel aí... pena o preço. Não que não vale, mas o bolso é que é curto ainda.

Vi ali no site deles que de comprimento dá até 5 metros. ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:29:17
O Marcos Kim trabalha (acho que é um dos socios) lá. Tem fotos dele enoooooooooormes por lá, coisa de uns 5m mesmo. Coisa fina, que ele faz com uma medio formato propria pra panoramica.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:50:07
Será que com 6.1 MP da pra ampliar em 5m ?  :blink:  
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2006, 17:08:25
Citar
Será que com 6.1 MP da pra ampliar em 5m ?  :blink:
Tudo depende de para que. No meu caso, quero ampliações que possam ser vista à distância e também a 30/40cm sem decepcionar. Aí não dá.

Mas 5m, só mesmo vendo de longe.