Autor Tópico: Histograma  (Lida 5299 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 10:35:23
[...] Até porque se você faz uma foto low key, todo o grafico ficará deslocado pra direita.

Você quis dizer pra esquerda?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 10:36:19
Alexandre, não sei o que você entendeu da minha postagem, mas eu não contrariei a sua afirmação, muito menos disse que você estava errado. Só estava mostrando um outro jeito de fazer a coisa toda. Não tem jeito certo e nem jeito errado de fazer, apenas jeitos diferentes.

Não acho que seja a mesma coisa. O que eu quis dizer na minha postagem é que eu mesmo, para o meu gosto pessoal, e para algumas das minhas fotos, não me importo que hajam estouros. Nem do lado direito e nem do lado esquerdo. O que me importa é mesmo o meio, o cinza médio. Em muitas das minhas fotos você vai ver o histograma "clipando" nos dois lados. E aí, nesse caso, não faz sentido medir pelos extremos, já que eles vão estar estourados mesmo.

Mas, mais uma vez, não estou dizendo que o meu jeito é o certo e muito menos que o seu jeito é o errado. São jeitos diferentes de atingir objetivos diferentes.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 10:59:20
E lembrando que o histograma que é visualizado na câmera é o histograma do JPG que é gerado para visualização. Se vc fotografa em RAW ele é apenas uma base e mesmo uma foto em que o histograma esteja bastante estourado à direita ou a esquerda pode ser completamente recuperada sem perda alguma. Aliás, para quem usa a técnica de ETTR, o histograma da câmera praticamente sempre estará estourado à direita e para isso que inventou-se o UniWB, que é uma forma de ter na câmera o histograma do RAW, e não do JPG embutido.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 11:10:11
Qual o meu objetivo ?

No LCD da minha T3, que é pequeno e de baixa resolução, as fotos parecem adequadamente expostas. No monitor de casa, velho e descalibrado, já acho que  as fotos muitas vezes estão subespostas. Por isso, quero aprender a usar o histograma, para ser um aliado nesta análise.

As dicas aqui, até o momento, foram muito válidas. Vou pegar algumas fotos e analisar o histograma delas.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 12:23:54
Você quis dizer pra esquerda?


hauahauh foi mal. Canhoto é foda =)


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 12:46:43
Alexandre, não sei o que você entendeu da minha postagem, mas eu não contrariei a sua afirmação, muito menos disse que você estava errado. Só estava mostrando um outro jeito de fazer a coisa toda. Não tem jeito certo e nem jeito errado de fazer, apenas jeitos diferentes.

Não acho que seja a mesma coisa. O que eu quis dizer na minha postagem é que eu mesmo, para o meu gosto pessoal, e para algumas das minhas fotos, não me importo que hajam estouros. Nem do lado direito e nem do lado esquerdo. O que me importa é mesmo o meio, o cinza médio. Em muitas das minhas fotos você vai ver o histograma "clipando" nos dois lados. E aí, nesse caso, não faz sentido medir pelos extremos, já que eles vão estar estourados mesmo.

Mas, mais uma vez, não estou dizendo que o meu jeito é o certo e muito menos que o seu jeito é o errado. São jeitos diferentes de atingir objetivos diferentes.

Eu te entendi e até concordei qdo disse que é a mesma coisa, mas formas diferentes. Discordo de sua última frase que são jeitos diferentes de atingir objetivos diferentes.
Não, eles atingem os mesmos objetivos.
Por isso coloquei que ninguém mede luz estourada, mudando para os meios tons (como vc) ou para uma alta luz com informação.
Medir na alta luz para muitos é mais fácil porque poucas cores refletem luz suficiente que alcance esse espectro das altas luzes.
Branco, bege claro, laranja, cinza claro, etc. Geralmente são essas as mais encontradas, mas claro, todas as cores com pouquíssima saturação e bastante luminosidade.
Meios tons não, tem muito mais. Por isso é muito mais fácil identificar as altas que as médias.
Quando olhamos para algo, uma cena real ou uma imagem, identificamos com mais facilidade onde tem mais luz, é mais fácil a identificação, independente da cor, o que conta aí, é a luminosidade, tanto que uma das formas de composição é usar das altas luzes como meio de atrair o olhar.
Mas se vc se adapta as médias, ótimo, não tem porque mudar. Mesmo por que os meios tons são mais frequentes que as altas luzes.
Cada um se adapta de uma forma, a que lhe convém, a que é mais fácil de trabalhar e gera resultados mais satisfatórios.
Todos fotógrafos tem fotos clipadas, se o alcance dinâmico da cena for maior que do sensor é impossível não 'clipar'.
Mas é bom quando há diferença nas interpretações das ponderações aqui, porque assim vem mais esclarecimentos que sanam muitas dúvidas.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 13:01:39 por Alexandre ABC »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #21 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 12:52:55
Qual o meu objetivo ?

No LCD da minha T3, que é pequeno e de baixa resolução, as fotos parecem adequadamente expostas. No monitor de casa, velho e descalibrado, já acho que  as fotos muitas vezes estão subespostas. Por isso, quero aprender a usar o histograma, para ser um aliado nesta análise.

As dicas aqui, até o momento, foram muito válidas. Vou pegar algumas fotos e analisar o histograma delas.

Correto. Analisando histograma saberá o quão (des)calibrado está o monitor.
Mas como já disseram, terá que usar imagem em JPG.
Mas uma coisa que tem que se "calibrar' tb, é a luminosidade do LCD da câmera com o do monitor, senão dará diferença.
O cinza médio no LCD tem que estar médio no monitor tb, senão não saberá se a foto está bem exposta, sub ou superexposta.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 13:02:54
Discordo de sua última frase que são jeitos diferentes de atingir objetivos diferentes.
Não, eles atingem os mesmos objetivos.

Ainda não concordo, mas deixa pra lá que já estamos divagando demais aqui, rsrs. Acaba ficando apenas uma questão de interpretação (qual seria o "objetivo"). Mas enfim, eu acho sempre válido mostrar e explicar diferentes pontos de vista de um mesmo assunto, enriquece a discussão.

Abraços


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #23 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 13:15:52
Ainda não concordo, mas deixa pra lá que já estamos divagando demais aqui, rsrs. Acaba ficando apenas uma questão de interpretação (qual seria o "objetivo"). Mas enfim, eu acho sempre válido mostrar e explicar diferentes pontos de vista de um mesmo assunto, enriquece a discussão.

Abraços

É que vc está lendo apenas a parte que falo quando usam as altas luzes, mas parece que não leu qdo disse que JAMAIS alguém mede luz estourada, e sim, muda para tons médios ou altas luzes com informação.
Humberto, é IMPOSSÍVEL ter objetivos diferentes se todos querem apenas uma coisa : acertar a fotometria.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 13:38:04
Um bom exercício é sair pra fotografar tendo como feedback apenas o histograma. Sem olhar o preview. Fiz muito isso é ajuda bastante no entendimento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 14:03:28
É que vc está lendo apenas a parte que falo quando usam as altas luzes, mas parece que não leu qdo disse que JAMAIS alguém mede luz estourada, e sim, muda para tons médios ou altas luzes com informação.
Humberto, é IMPOSSÍVEL ter objetivos diferentes se todos querem apenas uma coisa : acertar a fotometria.

Alexandre, fica tranquilo, eu li as suas mensagens inteiras, entendi e concordei com seu ponto. Mais uma vez, não estou dizendo que o meu jeito é o certo e muito menos que o seu jeito é o errado.

Mas é como eu disse antes, não existe fotometria correta, mas sim fotometria desejada. Se o que eu desejo é diferente do que você deseja, temos objetivos diferentes. Eu mudo completamente meu modo de fotometrar se a minha intenção naquela foto é diferente.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 17:26:50
Humberto, desde a primeira mensagem, deixei claro que o conceito de exposição correta é subjetiva quando escrevi "Não disse que a fotometria está correta, mas sim dentro dos parâmetros, pq é um conceito um tanto subjetivo". Acho que esse é o ponto do desentendimento. Não fui muito enfático sobre o que vem a ser fotometria correta, o que gerou essa confusão.
Estou insistindo nessa questão, porque muitos ainda tem dúvidas, como nesse mesmo post um forista disse que está esclarecendo as suas dúvidas e se não se chega a um consenso a pessoa vai ficar com mais dúvidas ainda..
Fotometria correta é a que o fotógrafo quer, algo que ninguém no post questionou, aliás, mais de um deixou isso claro, inclusive você e eu.
Partindo dessa visão, e a partir dela, só se tem UM objetivo, não 'objetivos diferentes' mas sim com maneiras diferentes para se alcançar esse objetivo em comum que é a fotometria 'correta' desejada pelo fotógrafo, ou seja, se fotometrando os meio tons, altas/baixas luzes ou pela cena toda ou parte dela e fazendo as devidas compensações.