Autor Tópico: Simbolismo - Vc usa em suas fotos?  (Lida 1994 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 10 de Fevereiro de 2014, 16:02:33
Direta ou indiretamente, propositalmente ou sem querer, existem sempre alguma mensagem em alguma forma, objeto, angulo, cores, etc...

Se vc ja trabalhou isso em alguma de suas fotos, ou se notou isso em alguma de suas fotos, apresente para nos o que vc achou ou criou de interessante.

Aqui vai uma minha que vou primeiro mostrar antes de falar sobre. Eu quero ver qual eh a interpretacao ou o que as pessoas veem, se veem. :)



LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 17:07:24
Marcio, se vc tivesse postado esta foto, sem falar nada sobre simbolismo...eu acharia, "ok"....

Mas depois deste discurso...fica difícil não pensar bobagem.... :doh: >:D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 17:48:23
Marcio, se vc tivesse postado esta foto, sem falar nada sobre simbolismo...eu acharia, "ok"....

Mas depois deste discurso...fica difícil não pensar bobagem.... :doh: >:D
Pois eh, a maioria das pessoas nao percebem ou param para pensar.

Vc ja reparou que normalmente as estatuas religiosas quando estao com para de sofrimento, em muitos casos a cara de sofrimento da estatua parece um pouco com cara de prazer (ou mais expecificadamente "cara de quem esta tendo um orgasmo").

O fato eh que a ideia (e cultura) de que o sofrimento e a dor por deus traz a benca de deus. Mas existe a interpretacao que a benca de deus eh algo tao divino e maravilhoso que a dor passa a ser prazerosa.

Entao, assim comeca a interpretacao artistica onde normalmente os santos que aparecem representados espetados por uma flecha ou por uma espada, sao sempre, ou quase sempre, retratados com para de quem esta tendo um orgasmo. A flecha e a espada representando assum o falo divido e sentindo assim o prazer de ser abencoado por deus (atravez de um suposto sofrimento fisico).

-

Outra forma de pinturas muito frequente sao de cisneis com mulheres. Na mitologia grega Zeus costumava se transformar em cisnei para nao ser pego pelamulher quando estava se divertido com as ninfas (sexualmente falando). O fato do cisnei ter pescoco longo ser associado ao sexo de um deus pagao nao eh por acaso ou coincidencia. Por isso, muitas pinturas renascentistas quando apresentam mulheres brincando ou passando o tempo com cisney estao na verdade representando mulheres pagans tendo relacoes sexuais pagaos...

-

A cabra eh outro animal tambem usado com frequencia para representar a presenca do diabo em uma imagem. Os catolicos-romanos comecaram a associar a imagem da cabra com o diabo por ser o animal normalmente sacrificado antes do comeco das pecas nos teatros gregos. Por isso tambem que o diabo tambem costuma ser representando com chifre de cabra e casco, e em muitos casos com fucinho de cabra tambe.

-

Na epoca em que foram pintadas, eram simbolos e linguagens que as pessoas entendiam. Hoje, com varioas dessas mensagens e significados caindo no esquecimento, as pessoas em geral costumam nao ter tal leitura das imagens.


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 12:18:26
Trabalho bonito de Semiótica....Eu costumo pensar assim nos trabalhos que me induzem a pensar assim...igual ouvir uma música do Raul Seixas e outra do Capital Inicial...em uma eu busco significado até nas virgulas...na outra é só curtição...rsrs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:12:29
Trabalho bonito de Semiótica....Eu costumo pensar assim nos trabalhos que me induzem a pensar assim...igual ouvir uma música do Raul Seixas e outra do Capital Inicial...em uma eu busco significado até nas virgulas...na outra é só curtição...rsrs

Capital Iniciao tambem tem suas mensagens simbolicas. Essa musica por exemplo nao fala de amor por uma pessoa como muitos pensam, mas sim de vicio por uma droga.

http://www.youtube.com/watch?v=3MwSrWBBeYM


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:32:42
Objetos fálicos são os reis do simbolismo.  :D  8-)

Ps: Acho simbolismo muito interessante, porém não uso tanto quanto deveria... Vou colocar na lista de treinos :)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 13:38:29 por Hoogle »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 13:37:41
Objetos fálicos são os reis do simbolismo.  :D  8-)
Sim, ate mesmo quando nao intencionados...

Mas nao necessariamente no sentido puramente sexual. Objetos falicos com frequencia representa poder (masculino), forca (masculina), as vezes em questao social, outras vezes em questao politica, e nem sempre somente em questao sexual puramente dita.

E nao podia ser diferente, eh o falo que mais distingue a sexualidade masculina. Se fossemos um pavao o falo seria subistituido por nossas penas. So que diferente do pavao, nao podemos ficar mostrando e exibindo para as mulheres para conquista-las. No lugar subistituimos por outro tipo de poder, algo mais social como carro, roupas, a piscina no quistal, etc.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 13:41:16 por C R O I X »


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 14:14:32
Capital Iniciao tambem tem suas mensagens simbolicas. Essa musica por exemplo nao fala de amor por uma pessoa como muitos pensam, mas sim de vicio por uma droga.

http://www.youtube.com/watch?v=3MwSrWBBeYM

Exatamente isso que quero lhe dizer...as músicas do Capital - geralmente - não me induzem a pensar em simbologia, diferente de um Raul Seixas... trazendo para o mundo da fotografia, o exemplo da Imagem que vc enviou também não me induz a pensar em simbologia em momento algum.... a imagem se explica por si só...


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 20:09:53
Me desculpe, mas essa sua explicação me parece um simbolismo meio forçado. Acho que você viajou tentando inventar um simbolismo pra essa foto.  :ponder:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 23:18:59
Me desculpe, mas essa sua explicação me parece um simbolismo meio forçado. Acho que você viajou tentando inventar um simbolismo pra essa foto.  :ponder:
Todo simbolismo eh uma viagem e forcado quando intencionado e frequentemente quando nao intensionado. Eu lembro nas aulas de estetica da arte quando o professor pedia para diser o que viamos na imagem, muitos relutavam talvez por nao ver nada ou talvez por ver tanto que achava que seria forcar, entao o professor falava para na ter medo de usar a imaginacao, ou nao ter medo de achar que eh exageiro, apenas confie na sua experiencia visual e animal.

E era engracado ver que em muitos simbolismos em publicidade destinado as mulheres, os homens na turma nao conseguiam ver e quando o professor explocava parecia exageiro. O mesmo para imagens criadas para homens que com frequencia mulheres nao conseguiam enxergar e ao ser explicado tambem soava exageiro a elas.

Olhando a historia da arte vc percebe que sao os exageiros que apelam aos nossos sentidos que tornam obras artisticas mais atraentes a nos (tirando as artes que usam a qualidade tecnica como atencao e que tambem atrae as pessoas atravez do exageiro.

Eh assim mesmo e esta em todo lugar, provavelmente amaioria das pessoas nao notam por estarem muito acostumados. E quando comecam a notar sentem esse exageiro Tem coisa mais forcada que isso?









etc...


Arumo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • OMURA
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 01:03:06
Aprendendo um pouco mais!!!
Essa pintura Picasso é realmente muito boa, reflete um casal.