Autor Tópico: ponto de vista  (Lida 1625 vezes)

rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Online: 10 de Fevereiro de 2014, 19:14:26
Boa tarde pessoal,

como sou muito novo ainda no ramo da fotografia,
tem muito tipo de eventos que ainda não  fotografei.
Eu gostaria  do ponto de vista de vocês experientes
qual é o tipo de evento que vocês acham mais complexo?
e porque?
Sei que isso é elativo porque se trata de de opinião,
mais é curiosidade.
de já agradeço!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2014, 19:21:13
Muito relativo mesmo, porque cada evento tem suas dificuldades e complexidades. Mas um casamento acho que é o tipo de evento com mais etapas diferentes, preparação, cerimônia, ensaio, festa... E mesmo dentro de cada etapa tem vários momentos importantes, troca de alianças, beijo, brinde, bouquet, etc. Talvez por isso muita gente considere mais difícil que os outros. Mas é meio questão de prática, depois de um tempo fica bem mais fácil.


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 11:03:25
valeu Humberto  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 16:01:08
Bom... Vou falar do que eu fotografo:
Casamento, aniversário de 15 anos e infantil, bodas, eventos corporativos, ensaios (book)...

Desses, como o Humberto citou, o casamento é o mais "temido", justamente porque toda menina sonha em casar de branco, mimimi, etc...
Com isso, cria-se uma expectativa exagerada e até justificavel em torno do casamento.

MAs todos o eventos são importantes. Imagine um simpósio de uma grande empresa. Vc fotografando, tal, vai tira meia dúzia de fotos, senta meia hora, troca o palestrante, mais meia dúzia de fotos, mais meia hora sentado, etc, srsrsrsr
Aí, bem na hora do presidente da firma falar, suas pilhas do flash falham. Até vc ir na sua bolsa e trocar as pilhas, o presidente já disse tudo, e vc chega bem na hora do "É isso, pessoal, obrigado, bom dia"
Pronto. Tá feita a besteira.

Todos os eventos requerem atenção, equipamentos ajeitados, muito preferencialmente com reserva, pilhas, cartões, baterias, tudo revisado e pronto pra uso.

Abraço


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 23:43:48
Acho casamento bem feito (bom local, boa recepção) muito mais fácil de fotografar  e também muito mais prazeroso  q fotografar aniversário de criança. Explico; Em um bom casamento vc consegue fazer tranquilo ótimas fotos para trabalhar o álbum sem muito esforço, pois sempre tem momentos legais. Basta ficar atento.
Já aniversário de criança vc tem q ficar correndo de um lado para outro, chamando a criança (quando não gritando para chamar a atenção e pegar uma foto legal), abaixando, deitando, fazendo muitas fotos e perdendo um monte...Um saco e bem cansativo.... Difícil conseguir fotos legais para montar um álbum legal. Isso se vc não for um burocrata e só fizer o feijão com arroz...

Tudo o q disse é baseado numa média ponderada...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 02:32:43
Lúzio, acho que é tudo questão de prática. Quando comecei, achava casamentos absurdamente assustadores, hoje em dia acho tranquilo. A mesma coisa pra festas infantis, antes eu odiava, pelos exatos motivos que você disse. Mas hoje em dia acho bem mais tranquilo. Mas sim, eu ainda saio mais cansado de uma festa infantil de 4h do que de um casamento de 8h...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 03:09:03
Mas sim, eu ainda saio mais cansado de uma festa infantil de 4h do que de um casamento de 8h...


Eu saio cansado físicamente e mentalmente. Eita troço chato, fotografar aniversário de criança...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 03:11:12
Eu saio cansado físicamente e mentalmente. Eita troço chato, fotografar aniversário de criança...


Putz, eu acabei pegando gosto pela coisa... Eu achava bem chato mesmo, mas com o tempo foi melhorando. Coincidiu também de quando eu consegui fugir do "feijão com arroz", quando comecei a conseguir as fotos que eu queria, acabei curtindo. E descobri que levo bastante jeito com a criançada, geralmente elas gostam de mim!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 09:45:57
Eu estou mais ou menos para que o luzio falou. Evento dificil é aquele em que não acontece muita coisa e evento facil é aquele que te dá diversas opções para fotografar de maneira interessante. Isso independe de qual tipo de evento. Acho que esse carater formal do casamento que o humberto falou (preparação, cerimônia, ensaio, festa; troca de alianças, beijo, brinde, bouquet, etc.) é mais  uma questão de adaptação do que de complexidade.
Extistem outros fatores que pode tornar a coisa mais ou menos complexa, como a iluminação local, a poluição visual (de coisas e pessoas) a paleta de cores utilizada, a empatia e a naturalidade das pessoas, a disposição dos objetos, o horário da festa, etc.
Enfim, o grau de complexidade do evento não depende desse tipo de categoria (festas infantis, casamentos, etc) mas de diversas outras variáveis que não levam em conta o tipo de evento. Voce pode ter casamento menos mais complexo que festa infantil como voce tb pode ter festa infantil mais complexa que casamento.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 10:45:16 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 10:29:47
(...)
 Voce pode ter casamento menos complexo que festa infantil como voce tb pode ter festa infantil mais complexa que casamento.

 :shock:
 :ponder:
Que no final das contas dá no mesmo, né não?!
 :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 10:36:03
:shock:
 :ponder:
Que no final das contas dá no mesmo, né não?!
 :D
:hysterical:

Complexo isso tudo, não?

Voces entenderam, não entenderam?

Digam que sim, simmm?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 10:36:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 11:56:54
Fotografar aniversário infantil não é minha praia também não. Criança é como peido, é fod* aguentar o dos outros ....  :assobi:


rafael ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 386
  • Sexo: Masculino
  • quando tudo estar perdido sempre existe uma luz
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 17:08:00
Muito interessante ver a opinião de vocês,
porque deu pra ter muita noção da dificuldade
e responsabilidade de cada evento.
E tenho certeza que essas opiniões vão servir
não só para mim, como para muitos outros
usuários que estão também começando.

grato! :ok: