Pelo que percebi dos livros que li, os fotógrafos que usam histograma, usam de forma seletiva SEMPRE, como já disse o Cláudio.
De forma mais resumida : usam os dois extremos do Histograma.
Essa é a grande confusão, alguns artigos sobre histograma e nos manuais, eles explicam como funciona, mas não como usar na prática.
Se no histograma, como o seu, não existe corte na direita e nem na esquerda, a fotometria está dentro dos parâmetros, sendo assim, vc pode mexer com os tons à vontade, pois todos eles tem informações, nada foi sub ou superexposto.
Não disse que a fotometria está correta, mas sim dentro dos parâmetros, pq é um conceito um tanto subjetivo e usando sua imagem como exemplo, talvez esse sofá não fosse tão claro, mas vc sempre pode escurecer os tons, quando não cortados, ao contrário de clarear, quando houver corte no lado esquerdo do histograma.
Então como usar para fotometrar ? Como usar "antes" o histograma no disparo ?
Dê uma olhada nessa
imagem do fotófrafo Neil van Niekerk, que no
post fala exatamente sobre isso.
É um histograma da Canon e olhando na margem direita, para a máquina dele, é onde exatamente as altas luzes tem de ficar antes de serem cortadas, sendo assim, mantem os detalhes. Obviamente, se tiver ao lado pretos intensos, esses serão cortados, pq o contraste é bem mais alto que o alcance do sensor para captação de todos os detalhes. Nesse aso, sempre se tem que priorizar e geralmente se prioriza o vestido da noiva. E como colocar as altas luzes desse vestido ali ? Na máquina dele (e na minha também) se faz uma compensação da exposição de 1.7 EV (1 + 2/3). Para altas luzes menos intensas se compensa menos, e o contrário tb nas baixas luzes. A coisa é bem empírica.