Autor Tópico: Anúncio de compra de direitos autorais de fotos!!!  (Lida 1439 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 11 de Fevereiro de 2014, 17:59:55
Essa é pra avacalhar de vez! Um suposto fotógrafo de casamentos iniciante fez um anúncio desejando comprar fotos de casamentos pra usar no site dele!!!

http://petapixel.com/2014/02/10/rant-wedding-photographer-wants-buy-good-wedding-shots-pad-portfolio/



"Eu sou um fotógrafo de casamentos novo e quero comprar os direitos autorais de algumas boas fotografias de casamento para colocar em meu site. Eu já fotografei alguns casamentos, mas eu quero colocar mais fotos no meu site. Não me mande e-mail se você não tiver como provar que as imagens são suas ou se eu não puder usa-las em meu site.

Eu não vou adicionar meu logo às imagens, mas eu não vou aceitar imagens com logos, elas devem estar limpas e bem tiradas, estou disposto a pagar entre US$75 e 150 se você puder oferecer uma boa quantidade de imagens e elas forem boas. Obrigado!
"


Impressionante, quando a gente pensa que já viu de tudo... Pelo menos esse daí está disposto a pagar pelas fotos, não é mais um daqueles que rouba fotos dos outros sem permissão...  :doh:
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 18:00:20 por Humberto Teté »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:45:09
haha, picareta assumido é ótima!!
D600 - E-M10


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:48:14
Parece até piada!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 23:27:26
Bem, aqui no Brasil não se pode comprar os direitos autorais das fotos, apenas os patrimoniais.

Lá no tio sam deve ser diferente. Se ele de fato pode comprar o que aqui chamamos de direitos autorais, ele pode usar no site dele sim. Isso apenas analisando o aspecto legal.

No aspecto moral, aí a conversa é outra.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 02:30:18
Hyde, nem sei se lá pode comprar direitos autorais, eu acredito que não. Mas pela forma como está escrito o anúncio, dá a entender que a pessoa não conhece muito não, na verdade, acho que ela até pensa que essa é uma prática comum, sei lá... Tem louco pra tudo, e não duvido que pinte um monte de gente querendo vender fotos pra ele...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 10:04:37
Bizarro!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 12:50:26
Eh comum entre muitos fotografos de usar fotos que nao sao de eventos em seus portfolios de eventos, ou comprar imagens para representar a empresa deles no lugar de fazerem as imagens eles mesmos.

Isso acontece em inumeras industrias como nas propagandas e embalagens de biscoito ou menu de restourante, produtos de beleza e shampoo, etc. Por isso nao vejo pq se alarmar quando empresarios nos ramo da fotografia fazem o mesmo.

Na verdade, muitos fotografos usam modelos e ambientes alugados para fazer sessao de fotos de casamento e usar em portfolios como fotos de um casamento real.

A principio tais imagens nao sao para dizer que representam realmente como o produto e servico eh, mas apenas indicar o que o produto e servico oferece. Ou seja, apenas ilustracao, exemplos, e nao apresentacao do produto de fato.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 12:55:18 por C R O I X »


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:16:45
Foto meramente ilustrativa.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:24:36
Foto meramente ilustrativa.
Exatamente o que eu quis dizer... Preciso aprender a ser sucinto igual a vc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:30:03
Foto meramente ilustrativa.

Não creio que seja o caso. A pessoa quer comprar os direitos autorais, o que nem sei se é possível/permitido. Se fosse apenas para ilustrar o site, ele compraria direitos de uso, coisas do tipo. Ainda assim eu já acho bem errado. No caso de propagandas de biscoito ou menus, o produto vendido não é a foto, e sim algo próximo do que a foto demonstra. No caso de um fotógrafo, o produto vendido é a foto, e não os noivos ou o casamento. Qualquer pessoa que entrar no site do sujeito vai achar que todas as fotos que estão lá são de autoria do mesmo.

Não fosse esse o caso, não faria o menor sentido a pessoa colocar fotos de outros no seu site. Acham que ela vai colocar os créditos das fotos? Qual o sentido disso? Sei lá, pra mim é picaretagem mesmo, só que a pessoa não se ligou direito nisso...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:46:14
Não creio que seja o caso. A pessoa quer comprar os direitos autorais, o que nem sei se é possível/permitido. Se fosse apenas para ilustrar o site, ele compraria direitos de uso, coisas do tipo. Ainda assim eu já acho bem errado. No caso de propagandas de biscoito ou menus, o produto vendido não é a foto, e sim algo próximo do que a foto demonstra. No caso de um fotógrafo, o produto vendido é a foto, e não os noivos ou o casamento. Qualquer pessoa que entrar no site do sujeito vai achar que todas as fotos que estão lá são de autoria do mesmo.

Não fosse esse o caso, não faria o menor sentido a pessoa colocar fotos de outros no seu site. Acham que ela vai colocar os créditos das fotos? Qual o sentido disso? Sei lá, pra mim é picaretagem mesmo, só que a pessoa não se ligou direito nisso...

Exatamente. Acho que a comparação que o CROIX não reflete o caso. O paralelo correto seria dizer que que a empresa de biscoito compraria outros biscoitos de uma empresa melhor pra representar na sua publicidade. Como o produto do link são as fotos (ou que seja o trabalho todo que envolve até se obter a foto), ao utilizar imagens de outros fotógrafos, leva a crer que são todas feitas por ele. O único uso que poderia ser visto sem tanta picaretagem é se fosse só para a criação de um slogan ou algum detalhe decorativo do site, algo neste sentido, que não transmitisse a sensação de que é material próprio do trabalho (no caso, o produto!).
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 14:12:01
Não creio que seja o caso. A pessoa quer comprar os direitos autorais, o que nem sei se é possível/permitido. Se fosse apenas para ilustrar o site, ele compraria direitos de uso, coisas do tipo. Ainda assim eu já acho bem errado. No caso de propagandas de biscoito ou menus, o produto vendido não é a foto, e sim algo próximo do que a foto demonstra. No caso de um fotógrafo, o produto vendido é a foto, e não os noivos ou o casamento. Qualquer pessoa que entrar no site do sujeito vai achar que todas as fotos que estão lá são de autoria do mesmo.

Não fosse esse o caso, não faria o menor sentido a pessoa colocar fotos de outros no seu site. Acham que ela vai colocar os créditos das fotos? Qual o sentido disso? Sei lá, pra mim é picaretagem mesmo, só que a pessoa não se ligou direito nisso...

As leis do Brasil so se aplicam no Brasil.
Ele pode comprar os direitos autorais de quem quiser vender e nao tem nada de errado desde que nao esteja desrespeitando nenhuma lei.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 14:17:07 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 14:15:39
Exatamente. Acho que a comparação que o CROIX não reflete o caso. O paralelo correto seria dizer que que a empresa de biscoito compraria outros biscoitos de uma empresa melhor pra representar na sua publicidade.

Isso tambem acontece com mais frequencia do que vc imagina.

Como o produto do link são as fotos (ou que seja o trabalho todo que envolve até se obter a foto), ao utilizar imagens de outros fotógrafos, leva a crer que são todas feitas por ele.
 

Eh o que exatamente acontece nas propagandas e anuncios comerciais. Quem nunca ficou surpreso apos comprar um produto perceber que nao eh exatamente como a imagem "ilustrativa" apresenta? Para muitas outras coisas nos nem ficamos mais surpresos, pq ja estamos abtuados e nao ligamos.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 14:16:19 por C R O I X »