Autor Tópico: Uma "substituta" para a Canon 6D...  (Lida 3854 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:30:01
Pessoal, venho mais uma vez pedir a ajuda e opinião de vocês...

Há alguns meses comprei uma Canon 6D e achei que nunca iria me desfazer dela, sou apaixonada pela câmera e espero um dia comprar outra dessas, talvez quando eu começar a ganhar dinheiro com fotografia, mas ao longo do tempo algumas coisas mudam, inclusive as prioridades... Hoje estou pensando em me desfazer da 6D para colocar outros projetos em prática, mas é claro, não quero ficar sem fotografar de forma alguma, então por isso queria saber qual seria a melhor "substituta" nesse caso. Ela foi minha primeira Canon, como gostei do sistema quero alguma câmera da mesma marca.
Já cogitei a aquisição de uma 7D, ou até mesmo uma 5D clássica, mas não consegui me resolver ainda, não sei o que seria mais vantajoso. Vamos ao uso que eu faria dela...
HOJE eu tenho a fotografia apenas como hobby, mas pretendo em um futuro bem próximo começar a trabalhar na área, sem muitas pretensões por enquanto. A princípio não faria eventos porque acho imprescindível ter uma câmera como backup e não pretendo comprar uma agora, me focaria mais na parte de ensaios e tudo o mais, continuaria é claro, com ela para hobby, mas hoje tendo uma M4/3 e investindo em fotografia analógica, creio que o uso para street, saídas, voltas pela cidade, ela seria menos usada.

Pra quem não quer ouvir o blá blá blá, aqui vai o resumo da situação:
- Tenho uma Canon 6D e mesmo sendo apaixonada por ela, estou cogitando me desfazer da mesma e pegar uma câmera mais simples, andei cogitando uma 7D ou até mesmo uma 5D clássica;
- O uso seria, basicamente, para continuar o meu hobby fazendo algumas macros, e possivelmente algum uso profissional voltado para ensaios ou quem sabe até foto de produtos;

Dito isso, vamos as perguntas:
1. Qual câmera vocês indicariam nesse caso?
2. Quanto seria justo pedir por uma 6D usada, levando em consideração que ela deve ter por volta de 3 mil clicks e está bem conservada?

Desde já agradeço aos possíveis comentários e a ajuda!  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:38:25
5D! É mais em conta do que uma 7D e mantém a linguagem dos 35mm.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:44:48
Se não tiver jeito mesmo, seria uma boa opção uma 7D, 60D ou até mesmo uma Rebel. Qualidade de imagem elas têm de sobra pra macro e produtos, isso eu garanto e assino em baixo. Já cansei de fotografar este tipo de coisa na época que tinha uma rebel e com muito sucesso.

Até vai ser mais tranquilo driblar problemas com falta de profundidade de campo que as fulllframes apresentam em fotos de produtos e macro, APS é uma boa.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:46:53
Acho que a 7D seria a última escolha. Ela não precisa de um tanque de guerra, nem de 8fps. Para mim, salvo aplicações muito específicas onde a robustez e o selamento a toda prova da 7D faz diferença (fotografia de automobilismo e esportes de ação em ambiente externo em geral), entre 7D e 70D, esta última é uma escolha mais coerente.

Mas como bem disse o Cláudio, para este tipo de fotografia uma T3i com uma boa lente dá e sobra.


« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, 18:47:47 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:50:23
Só não entendi se você já tem uma MFT ou não. Se tem, porque não investir mais no sistema? Aí cobrira toda a parte de street, de hobby e do que mais for o caso... Se não, vou com o Pope: uma 5D bem caçada por aí vai te manter na mesma linha da 6D, sem gastar muito. Ou se não tiver muitas lentes, daria pra pensar numa 70D/60D ou até numa Rebel se quiser algo menor, mais em conta, sabendo das limitações delas (viewfinder, ergonomia, bateria, etc).
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:52:33
Acho que a 7D seria a última escolha. Ela não precisa de um tanque de guerra, nem de 8fps. Para mim, salvo aplicações muito específicas onde a robustez e o selamento a toda prova da 7D faz diferença (fotografia de automobilismo e esportes de ação em ambiente externo em geral), entre 7D e 70D, esta última é uma escolha mais coerente.

Mas como bem disse o Cláudio, para este tipo de fotografia uma T3i com uma boa lente dá e sobra.

Verdade, 7D é outra proposta. Uma T3i seria uma ótima pedida.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 18:54:50
5D! É mais em conta do que uma 7D e mantém a linguagem dos 35mm.

x2
isso foi a primeira coisa que me veio a mente.
a 5D é bem mais limitada que a 6D porem mantem a mesma linguagem FF.

não sei,de repente uma 70D seja mais jogo,mas ai não faria sentido a troca, a 70D ainda esta bem cara.
 :ok:


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:23:22
x2
isso foi a primeira coisa que me veio a mente.
a 5D é bem mais limitada que a 6D porem mantem a mesma linguagem FF.

não sei,de repente uma 70D seja mais jogo,mas ai não faria sentido a troca, a 70D ainda esta bem cara.
 :ok:

x3

Para o uso proposto, acredito que a 5D seja a melhor opção
Se encontra 5D por volta de 1700~2000
Se puder trazer de fora, encontra-se usada na BH, em estado excelente, por U$650
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:39:59
Legal, o retorno foi mais rápido que eu pensei, obrigada a todos pelas opiniões.

Cogitei a 7D mais por curiosidade em testar a câmera, pra ser bem sincera, porque conforme disseram, para a minha necessidade, uma Rebel seria o suficiente, mas o consumismo, sabe como é...  8-)

Eu tenho bastante curiosidade em testar a 5D também, mas hoje em dia é difícil, quer dizer, é demorado achar uma em boas condições por um preço justo, o pessoal anda enfiando a faca.

Vou continuar "anotando" todas as opiniões  e talvez eu me decida até o final da semana!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:42:39
Só não entendi se você já tem uma MFT ou não. Se tem, porque não investir mais no sistema? Aí cobrira toda a parte de street, de hobby e do que mais for o caso...

Eu já tenho! Gosto de tê-lo como uma segundo sistema, até porque ainda não me adaptei completamente a ele. Estou para dar umas voltas apenas com ela, mas ainda não consegui fazê-lo para ficar mais intima do sistema. Acho que sentiria falta em não ter uma DSLR.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 19:45:49
5Dc
Ricardo Ghion


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 20:06:19
Eu já tenho! Gosto de tê-lo como uma segundo sistema, até porque ainda não me adaptei completamente a ele. Estou para dar umas voltas apenas com ela, mas ainda não consegui fazê-lo para ficar mais intima do sistema. Acho que sentiria falta em não ter uma DSLR.
Quem sabe, não ter uma DSLR te facilita este trabalho; é um sistema muito competente.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 21:12:11
Tudo depende de quanto você precisa de dinheiro de volta. As vezes vale a pena sacrificar algumas lentes e manter o corpo ou você versa. Eu iria de 5Dc.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 21:24:41
A 5Dc é uma ótima câmera, até gosto mais das cores dela do que da 5DMKII/6D, mas isso é pessoal. Uma coisa você tem que levar em conta, se é pra uso profissional e pra fotos de produtos também, a 5Dc não tem suporte para tethering atualmente, a não ser que você use sistemas operacionais antigos, e fotografar produtos sem isso, só com aquele LCD sofrível da 5D, pode ser um problema. Já a 6D tem até wifi, é um show.

Muito difícil escolher por outra pessoa, ainda mais se o tipo de uso não é perfeitamente definido.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2014, 21:44:20
Dani pesquisa preços da 5D na OLX tem por 1.600 e a vantagem é que da pra ligar direto para o proprietário.  :ok:
vou te mandar uma mp com uma inteirassa.
eu quase comprei.