Autor Tópico: Primeira lente clara  (Lida 2466 vezes)

felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:05:17
Bom, tenha em mente que uma lente mais rápida (que você está se referindo como clara) não vai fazer milagres se a iluminação estiver precária. Primeiro pois, ao utilizar uma prime assim completamente aberta, a profundidade de campo ficará extremamente reduzida e talvez fique apenas o olho do gato (na situação que você descreveu) em foco, isso se conseguir acertar no olho! Depois porque, mesmo que se suba o ISO e utilize grandes aberturas, continuará tendo sombras ou partes da imagem com pouca homogenidade.

A 28mm não é nada limitada, muito pelo contrário, se comportaria como uma 45mm equivalente em FF. Ou seja, se pensar que muitas analógicas vinham com apenas uma 50mm espetada, os 28mm em cropada ficam muito bem como fixa para todo terreno. O limitante seria por ser fixa e por talvez não ajudar muito em paisagens, onde precisaria de algo mais wide. Limitada mesmo é a 85mm, que se comportará como uma 135mm equivalente e fará basicamente retratos e fotos de assuntos mais distantes. Pra mim acaba sendo uma das minhas favoritas pois esse é um dos principais usos que eu faço! E é por isso que o pessoal sempre enfatiza que você precisa definir suas prioridades...

A grande maioria recomenda a versão sem estabilização por ser mais nítida e mais barata, e porque no final das contas é perfeitamente possível trabalhar sem o VC. Mas, se você não gosta de ISO alto, o VC ajudaria, permitindo velocidades mais baixas e, consequentemente, mais luz. Eu tenho o modelo sem VC, bem como a maior parte do pessoal do forum.

Qto a questão da profundidade de campo, tenho usado minha 40mm em 3.2 que da uma margem de segurança legal. O que me irritou no caso da foto do gato foi que o máximo que eu consegui foi utilizar em 5.0 o que eu já achei bem escuro. No caso eu não podia sair de onde estava, senão o gato ia atrás de mim e eu perderia a foto (por isso não troquei a lente).

Achei o preço da 60 interessante, bem como o da Tamron. Se bem que vi 3 modelos e fiquei na dúvida. Tem o VC, o SP e o LD. O VC eu entendi, os outros dois, se alguém puder me adiantar qual a diferença...

Qto a Sigma, tá meio cara (o orçamento de 500 obamas é o limite do limite, na verdade eu nem tinha, é que to querendo aproveitar a viagem do meu irmão, que surgiu repentinamente).


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:31:19
Se não quer ficar trocando de lente para tentar estar sempre pronto para qualquer situação, aí não tem como fugir de uma zoom. Nenhuma fixa vai trazer esse tipo de versatilidade. Se esse for o pensamento, fique entre a Sigma 18-35 ou a Tamron 17-50.

Falando da Tamron, o nome completo dela é: Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF]

... e na versão com vc: Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF] VC

SP significa Super Performance e LD significa Low Dispersion, creio eu. De qualquer forma, são apenas mais dessas letrinhas que vemos em lentes de todas as marcas. Não são modelos diferentes, a não ser pela versão sem estabilização e com VC, como a Tamron batiza seu sistema.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 19:54:43
Se não quer ficar trocando de lente para tentar estar sempre pronto para qualquer situação, aí não tem como fugir de uma zoom. Nenhuma fixa vai trazer esse tipo de versatilidade. Se esse for o pensamento, fique entre a Sigma 18-35 ou a Tamron 17-50.

Falando da Tamron, o nome completo dela é: Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF]

... e na versão com vc: Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF] VC

SP significa Super Performance e LD significa Low Dispersion, creio eu. De qualquer forma, são apenas mais dessas letrinhas que vemos em lentes de todas as marcas. Não são modelos diferentes, a não ser pela versão sem estabilização e com VC, como a Tamron batiza seu sistema.

Acho q ele viu na Amazon, tem dois modelos sem VC, um por cerca de 500 dolares e outro por cerca de 350, pelo que entendi são o mesmo modelo, não entendi o preço diferente. Talvez uma atualização da lente... :ponder:


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 21:23:10
Acho q ele viu na Amazon, tem dois modelos sem VC, um por cerca de 500 dolares e outro por cerca de 350, pelo que entendi são o mesmo modelo, não entendi o preço diferente. Talvez uma atualização da lente... :ponder:

Foi exatamente lá que eu vi.