Autor Tópico: Lente 50mm F1.8  (Lida 2296 vezes)

MPG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 13 de Fevereiro de 2014, 02:47:42
Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vcs para solucionar uma dúvida.

Vou comprar minha primeira dslr e depois de muito pesquisar aqui no fórum e conhecer os modelos que eu tinha em mente, me decidi pela Canon T3i.
Ocorre que eu achei ela sendo vendida com um kit de lente 18-55, que durante minhas pesquisas vi que é uma lente não muito elogiada pelo pessoal.
Então minha dúvida é, levando em conta que estarei iniciando com o equipamento (e iniciante não sabe o que vai fotografar, ou seja, quer fotografar tudo) esta lente será boa para mim? Ou é mais vantajoso comprar só o corpo e comprar uma lente 50mm. Qual a melhor lente para um iniciante?

Muito obrigado pela atenção, abs a todos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 09:07:48
Compra só o corpo e a 50tinha, vai ter duas grandes vantagens, uma qualidade infinitamente melhor, e uma curva de aprendizado muito mais dinâmica, que por se tratar de uma lente fixa, a 50tinha não te deixará na zona de conforto.

Depois você pega uma Tamron 17-50 F2.8.


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 09:13:31
Oi.
Bom dia.
Eu sou inicinante também nesse mundo, apesar de já ter tirado milhares de fotos com minha Sony CyberShot HX-1, uma compacta "superzoom", com a qual pude explorar bastante os seus recursos, o que foi uma boa introdução para mim... Todavia, quando comprei minha nova câmera com sensor APS-C e lentes intercambiáveis, não desprezei a lente de range 18-55mm, pois sei que ela possui suas vantagens tendo em mente, é claro, que uma "cinquentinha" é superior em muitos aspectos por ser bem clara e produzir "bokehs" com facilidade impressionante [devido a isso mesmo -- grande abertura]. Assim, eu recomendo que você tenha uma 50mm além das demais, pois certamente preencherá uma lacuna que lentes mais escuras e não-fixas não poderão se encaixar.
Faça esse investimento. Eu também farei!
Abraços e sucesso.
 :ok:
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 09:15:21 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 09:43:59
Compra só o corpo e a 50tinha, vai ter duas grandes vantagens, uma qualidade infinitamente melhor, e uma curva de aprendizado muito mais dinâmica, que por se tratar de uma lente fixa, a 50tinha não te deixará na zona de conforto.

Depois você pega uma Tamron 17-50 F2.8.

Caro Dellano,
Boa dica!
O que pensa da Sigma 17-50 f2.8? Vejo que é um pouco cara...
Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:50:54
Eu não dispensaria a 18-55 do kit por vários motivos.

- Ela não é ruim como muitos falam. Escura, frágil, mas leve, com boa óptica e barata. É uma ótima lente para aprendizado. Aqui no MF tem um tópico só de fotos feitas com a lente do kit http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.0. Não é indicada para uso profissional, mas para uso amador em boa parte das ocasiões ela serve bem.
- A lente do kit junto da câmera costuma custar uma ninharia, as vezes a diferença não chega a 100 dólares. Por este valor, vale a pena comprar a lente e se for o caso de comprar outra lente depois para substitui-la, vc pode vender ou então usar como backup.
- A 50mm em câmeras cropadas tem um ângulo de visão muito estreito. É boa para fotografias de corpo inteiro/meio corpo, mas não se presta muito para fotografia de paisagens ou de grupos de pessoas a não ser que vc tenha muito espaço para se deslocar.




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:11:15
A mal afamada "lente do kit" dá e sobra para TODOS os iniciantes.
Não é o suprasumo das lentes, mas é uma lente muito, muito honesta pelo valor que se paga nela e tem várias qualidades: ótica boa, range bom, custo baratíssimo.

Depoissss, que vc perceber quais são suas necessidades você pode decidir se compra uma outra zoom de maior qualidade ótica, uma prime de grande abertura, uma wide, uma tele, uma macro e por aí vai...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 13:04:08
Concordo com os colegas acima q vc não precisa descartar a lente do kit.
Se vc gosta de fotografar paisagens (como eu) a 18 mm da lente do kit é uma mão na roda.


MPG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 02:38:58
Muito obrigado a todos.
Vou comprar a camera com a lente do kit mesmo, ate pq a diferenca de preco da camera sem a lente e de menos de R$ 300,00.
Vou pegar esta lente, e explora-la ao maximo, ate ter uma nocao de qual vai ser a minha necessidade.

Obrigado pela atencao,
Abs.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 13:26:08
Caro Dellano,
Boa dica!
O que pensa da Sigma 17-50 f2.8? Vejo que é um pouco cara...
Abraços

Essa lente eu nunca tive, mas ao que parece ela não é boa em grandes aberturas, diferente da Tamron que citei que já arrebenta em F2.8

PS: Continuo achando que é mais jogo uma 50tinha no lugar da lente do Kit, Mito mais qualidade e uma curva de aprendizado mais dinâmica, pelo mesmo preço.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 16:54:44
A 18-55 não é ruim em termos óticos, principalmente a versão com IS. Isso é coisa de quem não tem muito o que falar ou de quem não sabe usar, e já vi fotos espetaculares com ela.

Tanto a 18-55 quanto a 50/1.8 tem o mesmo problema que é a pessima construção mecânica, que pelo preço é compreensível.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 01:00:38
Olha, sinceramente, do meu ponto de vista, muitas vezes vejo as pessoas aqui recomendando aos iniciantes a economizarem no corpo da câmera e investirem em lentes Concordo que mais vale boas lentes que bons corpos. A questão é que vejo pouca gente recomendando aos iniciantes a compra de um flash dedicado.
Eu comecei com uma D3100 + 18-55mm + sb-700,e digo que meu flash faz tão parte da minha câmera que sinto ela incompleta quando não monto ele. Só depois de 1 ano fotografando é que senti falta de outra lente. Hoje tenho uma 17-55mm f/2.8 nikkor. Comprei por dois motivos: 1)queria uma lente clara, pois a 18-55mm, por ser escura, sobrecarregava meu flash, que tinha que compensar sua falta de luminosidade. 2) queria uma lente com AF mais rápido pra substituir a 18-55mm, que tem um AF lento e exitante. (a 17-55mm é absurdamente rápida e precisa, eu fico besta). Em compensação testei uma t3i com a lente do kit esses dias e achei o AF dela MUITO melhor que o AF da D3100 + lente do kit.
Em suma, pra terminar meu raciocínio, eu digo que tenho certeza que se vc nunca fotografou com DSLR, a 18-55mm vai te surpreender muito em termos de qualidade (não que seja o suprasumo, mas como disseram, tem uma qualidade excelente pro preço que vale), e que vai ter uma ganho muito maior se comprar um flash dedicado que outra lente.
Muita gente recomenda aos iniciantes que economizem no corpo da câmera e invistam em uma segunda ou terceira objetiva. Eu acho que vale mais a pena economizar no corpo da câmera e na segunda objetiva e comprar um speedlight. Mais vale uma t3i + lente do kit + um flash dedicado que uma t3i + 1 ou 2 lentes melhorzinhas. Como disse, eu comecei com uma D3100 com lente do kit e um sb-700 e não me arrependo nem um pingo de ter pego um flash ao invés de outra lente.

P.S. Meu próximo investimento será em um softbox grande para meu flash e um radioflash.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 01:06:45 por Rafa_Meira »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 15:37:42
Acho que não fui claro no meu ponto de vista e entraram de sola em mim ai ...  :assobi:

Tenho uma T3 com lente do kit na minha mochila preparada para qualquer emergência, as vezes uso ela para fazer muitas fotos da família ou sair por ai com a minha filha e quero fazer umas "fotinhas" para "quebrar um galho". E ela executa bem esse papel de quebrar um galho.

Mas o autor do tópico tem uma opção, a 50mm F1.8, que além de muito mais qualidade de imagem, não vai deixa-lo em uma zona de conforto, vai faze-lo se mexer para fotografar e pensar melhor nas suas composições. O filé das lentes geralmente se encontram 2 stop's acima da sua máxima abertura, por tanto a lente do kit tem seu ponto ótimo a cima dos F7.1, imagina fotografar sem flash com essa abertura em um ambiente mal iluminado, ou então usar o popup, haja bateria, ja com uma 50tinha pode-se usar em F2.8 e aproveitar muito a luz ambiente, pensar em como usar a luz, pensar em como usar a profundidade de campo de forma criativa e tudo mais.
 
A lente do kit quebra um galho? Quebra sim, mas se for pra escolher entre ela e a 50tinha, ou recomendar uma das duas para quem está começando, eu recomendo a 50tinha.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 17:25:56
Oi Roberto, se vc se referiu ao meu comentário, relaxa, absolutamente não foi nada dirigido à vc, de forma alguma.  :ok:
Apenas o que me preocupo é com um discurso que pra se aprender precisasse de lente boa. Ai acaba muita gente que nunca fotografou com DSLR preocupado com a qualidade da lente do kit, que é bem legal pro preço que vale e é capaz de impressionar qualquer iniciante. Claro que te dou razão nos seus comentários, e falo mais, uma lente prime ainda pode forçar o iniciante a dominar mais perfeitamente as características subjetivas daquela distância focal, entendendo as possibilidades e limitações do uso exclusivo de uma 50mm, por exemplo.
Minha preocupação é que vejo sempre pessoas falando para os iniciantes economizar para comprar logo lentes melhores que as do kit, que importantíssimo ter lentes variadas e de grande qualidade (também concordo com isso), mas esquecem de recomendar um flash, que traria um ganho muito maior que uma segunda lente, por exemplo.

O filé das lentes geralmente se encontram 2 stop's acima da sua máxima abertura, por tanto a lente do kit tem seu ponto ótimo a cima dos F7.1, imagina fotografar sem flash com essa abertura em um ambiente mal iluminado

Neste caso específico, de baixa luminosidade, eu usaria abertura máxima da lente. Mais vale a pequena perda de nitidez da lente do que tentar atingir o sweet point, porém degradar a foto pq teve que usar ISO mais elevado ou velocidade de obturador mais baixa e tremer a foto. Acho que vale a pena buscar o filé da lente quando se tem luz disponível no ambiente. Mas é ai que entra meu comentário, em situações de baixa luz, o ganho em qualidade pelo uso de flash dedicado é muito grande. Fora que força o iniciante a aprender a lidar com o flash também.  :ok:

A lente do kit quebra um galho? Quebra sim, mas se for pra escolher entre ela e a 50tinha, ou recomendar uma das duas para quem está começando, eu recomendo a 50tinha.

Aqui eu concordo absolutamente com vc. Seria ideal mesmo se tivesse uma 35mm com preço em conta (pra dar um ângulo de visão próximo a 50mm em FF).  Mas 50mm também é uma ótima pedida.

De qualquer forma, desculpa se pareceu ofensivo pra vc Roberto, não foi minha intenção.
 :)


« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 17:27:05 por Rafa_Meira »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 17:46:11
Rafa... relaxa...  :ok:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 17:48:54 por Roberto Dellano »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 22:18:34
Tirando a parte da qualidade etc... já comentadas, tb acho a cinquentinha mais escola do que uma zoom.
Lentes Antigas + Sony E-Mount