Autor Tópico: Qual a melhor câmera para iniciantes  (Lida 5577 vezes)

Mimika

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:14:53
Olá Amigos,
sou uma apaixonada por fotografia, mas não tenho o conhecimento necessário e não quero me profissionalizar, gosto apenas de fotografar para guardar momentos meus. atualmente uso uma câmera da Canon PowerShot SX130 dos meus pais, mas gostaria de uma minha.
estou pretendendo comprar uma câmera super zoom ou semi profissional com boa qualidade de imagens principalmente a noite e estou com muita duvida de qual comprar, sendo que meu orçamento está um pouco baixo no momento,  de no máximo R$1000,00
queria uma opinião de melhor custo/beneficio entre as marcas Canon, Nikon e Sony.
recebi opiniões de que essas marcas são as melhores para o que eu quero.
mas existem tantas opções que não sei qual escolher.
gostaria de uma ajudinha nisso.

agradeço a atenção




GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:22:46
Xiiiiiii..  :no:

Acho melhor juntar mais uma graninha.. Com este orçamento não vai conseguir muita coisa boa por aí..
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 10:57:53
Com R$1100 vc compra uma Canon T3 nova com lente!
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 10:58:20 por NATTIS »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:05:07
Se vc quer uma câmera reflex de lentes intercambiáveis (e não "semi-profissional"), a sala é esta.
Se vc quer uma superzoom (e não "semi-profissional"), a sala é essa:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=30.0

E aí, quer o quê?  :)

Conforme for, movo seu tópico para a sala correta.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 13:31:09 por Helena Bsb »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:11:59
Opção de câmera com sensor m4/3 (esta está com lente fixa e manual, sem foco automático, mas depois pode comprar outrar lentes):
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96005.0

O problema das câmeras m4/3: difícil achar lentes e acessórios no Brasil.



fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:13:33
E aí, quer o quê?  :)

E se for escolher a reflex (ou mirrorless), vá já separando outros tantos e muitos tantos 1.000 reais...  :D

Eu ia sugerir a SX50 ou a P520, elas ultrapassam muito pouco a casa dos mil...   :ok:
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, 11:14:00 por fs_isa »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:16:53
Opção de câmera com sensor m4/3 (esta está com lente fixa e manual, sem foco automático, mas depois pode comprar outrar lentes):
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96005.0

O problema das câmeras m4/3: difícil achar lentes e acessórios no Brasil.

é, é que normalmente câmeras tão manuais assim e sem zoom, não costumam ser a escolha dos inciantes, hehe.
mas sim, se quiser uma câmera por bom preço, de lente intercambiável (no caso, lente sem zoom e sem foco automático, só manual) e ótima qualidade de imagem, além de ser pequena, é uma ótima escolha.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 11:29:44
é, é que normalmente câmeras tão manuais assim e sem zoom, não costumam ser a escolha dos inciantes, hehe.
mas sim, se quiser uma câmera por bom preço, de lente intercambiável (no caso, lente sem zoom e sem foco automático, só manual) e ótima qualidade de imagem, além de ser pequena, é uma ótima escolha.

Se tivesse a lente do kit seria mais fácil de usar. ;).

Tem uma lente no mercado livre por R$410,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530806277-lente-olmypus-mzuiko-digital-ed-14-42mm-f35-56-_JM

Fica um conjuntinho bacana (mas foge das marcas que ela propôs).


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2014, 12:17:01
Se vc quer uma câmera reflex de lentes intercambiáveis (e não "semi-profissional"), a sala é essa. Se vc quer uma superzoom (e não "semi-profissional"), a sala é essa:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=30.0

E aí, quer o quê?  :)

Conforme for, movo seu tópico para a sala correta.

Esta escolha é importante.
O.tamanho, peso e atenção que desperta em carregar cada um dos dois tipos de câmeras é diferente.
D200


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 13:02:46
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, 13:12:20 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


li.farias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 19:49:14
Boa noite, pessoal.

Estou entrando no ramo da fotografia, e ainda tenho dúvidas sobre qual câmera comprar.. Dizem que as de entrada está bom para o começo. Me recomendaram a NIKON d3200, e que a câmera não importa muito, o que vale é investir nas lentes.. Porém, quero me aperfeiçoar e futuramente trabalhar como fotografa tb.. No meu trabalho já terei que usar a câmera, trabalho com eventos políticos.. Eu gostaria mesmo é de comprar a NIKON D5200, mas ela é bem mais cara e disseram que é muito parecida com a d3200.. Ai também me perguntaram porque NIKON e não CANON.. eu não soube responder.. apenas gosto mais da nikon..A minha intenção é pegar uma boa câmera para não precisar trocar tão cedo.. Por favor, podem me ajudar a escolher, ou quem sabe recomendar uma outra? Ah, outra coisa, vocês já compraram na CentralD? lá foi o lugar mais barato e aparentemente confiável que encontrei. Perguntei sobre as câmeras remanufaturadas e eles me garantiram que não trabalham com elas..

Muito obrigada!


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 00:55:26
qnd vc diz trabalho em eventos políticos, vc diz comício e afins?.... pensa na D7100, tem uma qualidade muito boa, quase um tanque de guerra e tem usada com preço bem legal.... ela tem vedação contra poeira e umidade e corpo em liga de magnésio.... coisas que as D3XXX  e D5XXX não tem ..... e durante um evento tanto chuva quanto pancada na câmera podem acontecer....   :ok:
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 11:38:21
Sugiro pesquisar no fórum, tem trilhões de recomendações para essa pergunta por aqui. Evento político pode ser do tipo casamento até frente de batalha e vc tem uma enormidade de opções. Se vc gosta de Nikon e quer comprar a 5200/5300, mas pode haver o cenário "frente de batalha", uma 7000/7100 ou Canon 7D seria mais indicado. A grande característica das 5x000 da Nikon (e tbém das Canon T3i, T4i, T5i, 5D e 70D) é a tela LCD articulável. É só ler a respeito, ir em uma loja pegar ambas na mão e ver qual vc prefere.

A pergunta "por que Nikon e não Canon" só tem como resposta "porque eu gosto, uai!!!". É algo como "por que ruiva e não loura"... :ok


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2014, 13:11:29
Olá Amigos,
sou uma apaixonada por fotografia, mas não tenho o conhecimento necessário e não quero me profissionalizar, gosto apenas de fotografar para guardar momentos meus. atualmente uso uma câmera da Canon PowerShot SX130 dos meus pais, mas gostaria de uma minha.
estou pretendendo comprar uma câmera super zoom ou semi profissional com boa qualidade de imagens principalmente a noite e estou com muita duvida de qual comprar, sendo que meu orçamento está um pouco baixo no momento,  de no máximo R$1000,00
queria uma opinião de melhor custo/beneficio entre as marcas Canon, Nikon e Sony.
recebi opiniões de que essas marcas são as melhores para o que eu quero.
mas existem tantas opções que não sei qual escolher.
gostaria de uma ajudinha nisso.
agradeço a atenção

Se voce quer qualidade, principalmente com baixa luz, considere uma máquina de lentes intercambiáveis e sensores "grandes".  Das marcas mencionadas até  R$ 1.000,00 tem a Nex3 da Sony, compacta e com boa qualidade de imagem, seguramente muitíssimo melhor do que as super-zooms, que tem sensores 13 vezes menores do que as APS-C como a Sony Nex. Essas maquinas permitem a utilizaçao de uma infinidade de lentes manuais de qualidade e de bom preço (via 1 adaptador barato). A desvantagem é que as Sony Nex nao tem estabilizaçao de imagem no corpo (só nas lentes), logo,  nao estabilizam a imagem com lentes manuais. Uma alternativa interessante sao cameras Pen e OM-D  (micro 4/3) da Olympus,  que apesar de terem um sensor menor (mas 10 vezes maior que a das super zoons), tem estabilizaçao da imagem no corpo que ajuda muitíssimo em fotos com  baixa luz  com qualquer lente acoplada na camera, oferecendo boa qualidade (a granulaçao em alto ISO vai depender do modelo e faixa de  preço).  A Panasonic também usa sensores m4/3, mas sem estabilizaçao no corpo (a excessao de um modelo novo, GX7, mas bem acima do seu orçamento).


..A pergunta "por que Nikon e não Canon" só tem como resposta "porque eu gosto, uai!!!". É algo como "por que ruiva e não loura"... :ok

Realmente faz sentido para um iniciante total, que também nao se interessa em pesquisar detalhes e diferenças entre produtos concorrentes da mesma faixa de preço. Para estes basta saber que sao marcas consagradas e que oferecem bons produtos em se tratanto de DSLR e lentes (para compactas a variaçao de qualidade é imensa).  Mas mesmo um leigo curioso poderá constatar diferenças significativas entre modelos da mesma categoria, desde subjetivas (design, cor, "simpatia" pelo modelo/marca..) até inumeras outras objetivas como peso, ergonomia, diferenças da qualidade da imagens, recursos, etc.. etc.. Para tanto existem inumeros reviews na internet dos modelos e quem quiser fazer uma compra consciente tem que pesquisar e ler bastante a respeito, considerando o tipo de temas (e ambientes) que mais gosta de  fotografar. Claro, vale considerar no final as opiniões objetivas de quem tem ou usou esses modelos, via fóruns (para mim esse seria o ultimo passo). Procurar manusear  esses equipamentos pessoalmente em lojas ou com amigos, também é desejável. Dessa forma se pode ter os principais elementos para se fazer uma escolha lucida e baseada no gosto e necessidade pessoais, bastando ter paciência e pesquisar.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 10:49:40
Caros,
Bom dia!
A minha experiência de rumar de uma Sony Cyber Shot HX-1 para a SLT Alpha 37 foi especial. Eu pude, finalmente, sentir o "poder" de um sensor APS-C. Sem dúvidas, a Sony tem sido criticada por causa da adoção da tecnologia de espelho translúcido, mas o fato da estabilização de imagem estar no corpo da câmera (e não na lente), ser possível fotografar em RAW ou RAW+Jpg e a existência de EVF (muito bom - série "Alpha" montagem A) tem sido atrativos para muita gente que precisou avançar ou ter novas experiências. Ela é leve, pequena, não tão cara e penso que para iniciantes e hobistas será uma câmera para muito, muito tempo.
Grato.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 10:55:15 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/