Autor Tópico: Maldito vício!  (Lida 3963 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 16:57:02
Eu acho que esse vicio eh igual qualquer outro vicio, as pessoas tem pq ficam se tentando... Como vc fica viciado em chocolate, chips, refrigerante, etc, vendo o produto todos os dias nos supermercados e propagandas, e assim querendoesperimentar e ate nao conseguir parar mais.

Com a fotografia eh a mesma coisa. Eu reparo que os mais atentados a ficarem trocando de equipamento, comprando mais isso e aquilo, sao justamente os que ficam mais lendo sobre equipamentos, reviews, etc.

Eu nunca tive esse vicio pq eu nunca fiquei lendo noticias, rumores, reviews, e demais informacoes sobre produtos. Muito menos nunca fui de ficar olhando vitrines e lojas de fotografia. A minha relacao com fotografia eh somente fotografar mesmo.

No Brasil as pessoas tem muito o preconceito de achar que quem nao tem equipamento caro eh pq nao tem dinheiro para comprar, eu sempre ouco isso de brasileiros, principalmente daqueles que gostam de dizer que tem dinheiro. Pior eh que no Brasil as pessoas falam que quando vao para fora ve todo fotografo com equipamento de ponta. Mas o que eles parecem nao saber eh que por ser muito mais barato todo mundo, seja profissional, amador ou turista, tem equipamento de ponta. D90, D800, etc sao cameras que os pais dao para as suas filhas e filhos como presente de aniversario. Qualquer pessoa que recebe salario minimo em paises como Alemanha e Irlanda consegue juntar facilmente para comprar uma camera full frame profissional recem lancada. Como eu tambem pude se quisesse.

O fato eh que a maioria das pessoas compram, sejam amadores ou profissionais, por tentacao mesmo. Quem nao tem tal tentacao nao compra se nao achar necessidade. E eu acho otimo que eu nunca tive esse vicio ou curiosidade por equipamentos. Mas deve ser pq nem TV para ver comercial eu tenho em casa.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 17:02:12
So um detalhe... as minhas 4 cameras analogicas, todas juntas custaram menos do que uma camera digital de entrada nova.

E todas as minhas lentes sao primes, ou seja super bataras. E a maioria delas antigas. As unicas lentes que comprei nova foram a 50mm e 85mm. Todas as minhas lentes juntas custaram menos do que a maioria das lentes com zoom novas.

Se eu vender todas as minhas lentes e cameras analogicas juntas nao da para comprar 1 camera digital full frame nova sem lente.

Por isso, quando digo que tenho 5 cameras e 5 lentes nao estou insinuando que gasto muito com fotografia. Muito pelo contrario. A diferenca eh que no lugar de comprar um sistema digital full frame novo, eu preferi gastar menos e comprar 4 sistemas analogicos de diferentes formatos e 5 lentes. E com a vantagem de poder fotografar com essas 4 cameras por mais de uma ou duas decadas sem precisar trocar de camera.

Pois é, eu posso dizer que gastei R$ 850,00 em uma Full Frame de primeira, depois que comprei um Scanner Plustek 7400 por R$ 650,00 para escanear meus negativos feitos na EOS 500  ( R$ 200,00 )  :D :D E olha que tem que ser uma D800 para bater a qualidade que esse plustek gera! 

De resto, to tranquilo no GAS, fazendo as coisas girarem. Comprei uma Pentax 67 II com 3 lentes (45/75/165) e uma Mamiya 645 para ver com qual me adaptaria. Apesar da Pentax 67 gerar um senhor negativo, a portabilidade/flexibilidade da Mamiya é insuperável, então vou passar a 67 II nos cobres e com a grana equipar melhor a Mamiya (vou ser obrigado a comprar minha sonhada 35mm para ela no Keh pq aqui ta dificil) e sossegar o facho. Nesse giro não gasto demais ao mesmo tempo que vou conhecendo equipamentos diferentes para regular as tremedeiras geradas pelo GAS  :D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 17:34:27
Fazia tempo que não me coçava para comprar algo novo.

Minha câmera dá e sobra para o que eu produzo e não tenho a menor vontade de trocar, nem por outra mais nova, nem por outra de outro sistema. Minhas lentes são lentes simples e a esmagadora maioria das minhas fotos são feitas com lentes M42 que somadas devem custar menos que minha melhor eletrônica que nem é uma top, a Tamron 17-50. E olha que cubro um range de 28mm a 135mm só com primes manuais fixas e claras.

No entanto, meu calcanhar de aquiles são os 85mm.. Minha M42 para esta distância focal tem um uso bem específico e outras manuais de qualidade custam tanto ou mais que uma eletrônica. Sei não, mas acho que daqui a pouco vou sucumbir em uma 85mm f/1.8...



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 18:08:32

Queria ter esse vício... Só falta o dinheiro :D

Pope, compra um adaptador e use sua 14-24mm na Canon...
Eu não preciso; posso usar a 14-24 na Nikon D3s...   
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 18:13:24
Sofro disso não. :-P

Só troco as coisas quando quebram :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 18:47:47
Eu só compro as coisas que preciso para o que fotografo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 12:29:42
Sofro disso não. :-P

Só troco as coisas quando quebram :)
Tenho que ser assim também...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 14:24:14
Tenho que ser assim também...
Acho que eh so parar se se expor a tentacao.
Ate eu sinto aquela cocega no bolso se fico muito tempo observando equipamentos em uma vitrine. Mas ai eu compro um sorvete e assisto um filme que passa.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 17:03:07
Eu estou parando com isso, ou pelo menos tentando... Na parte digital eu já parei, o set que tenho hoje está me satisfazendo bem por enquanto, não pretendo comprar câmera e/ou lente tão cedo.
Agora na parte analógica que tá difícil de controlar... Vejo alguma coisa por um bom preço e minha mão logo coça, hoje mesmo fui na 7 de abril e foi praticamente uma tortura ver tanta coisa por lá, algumas com preços bons, mas fui forte, acho que estou aprendendo... No final das contas acaba sendo um pouco sobre o foco e prioridade. Quando você não tem nenhuma outra prioridade mais séria, se dá ao direito de gastar com o que gosta.

A meta daqui pra frente é gastar apenas com filmes e revelação, vamos ver...  :D


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 19:15:38
Hoje eu estive pensando em quanta coisa eu ainda quero comprar relacionado a fotografia... Uma XE-1, um scanner de negativos, Sigma 150-500mm, Canon 135mm, e mais um monte de coisas.

De fato, nessa mudança que estou fazendo pra Canon, vou precisar comprar algumas lentes, mas será que preciso de tudo isso?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 20:03:04
Eu estou parando com isso, ou pelo menos tentando... Na parte digital eu já parei, o set que tenho hoje está me satisfazendo bem por enquanto, não pretendo comprar câmera e/ou lente tão cedo.
Agora na parte analógica que tá difícil de controlar... Vejo alguma coisa por um bom preço e minha mão logo coça, hoje mesmo fui na 7 de abril e foi praticamente uma tortura ver tanta coisa por lá, algumas com preços bons, mas fui forte, acho que estou aprendendo... No final das contas acaba sendo um pouco sobre o foco e prioridade. Quando você não tem nenhuma outra prioridade mais séria, se dá ao direito de gastar com o que gosta.

A meta daqui pra frente é gastar apenas com filmes e revelação, vamos ver...  :D
O que você está usando de equipamento de filme?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 20:45:10
Tenho uma 15mm, uma 50mm e uma 70-200... sinto falta somente de uma 35mm 1.4, nao sinto falta de mais nenhuma.

Talvez compraria outra lente somente para substituir alguma destas de cima em questao de qualidade maior.

Tenho um amigo, que tem lente tilt-shift, 100-400, 85mm 1.2, 16-35, 100mm macro dedicada(aquela 5:1) e varias outras...mal tem tempo de fotografar
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 20:46:14 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #27 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 20:51:18
É mais que normal gastar com seu hobby.. Se tem dinheiro, qual o problema??? Quem tem que pensar em viabilidade, se precisa mesmo do que vai comprar é quem trabalha com isso, que depende disso pra viver.

É assim com fotografia, com jipe, com barco de pesca, com moto de cross ou estradeira, etc.. No final das contas, acho que a fotografia ainda é dos mais acessíveis....

Já gastei muito (para os meus padrões, pelo menos) com fotografia e não me arrependo de nada.. Aliás, a única coisa que de certa forma me arrependi foi de uma coleção de Canons de filme que estava fazendo. Já tinha umas 10 e aí acordei um dia e vi que a grana que estava empatada em câmeras que eu não usava podia gastar em lentes que usaria.. Vendi tudo e fiquei só com o que uso, mesmo que esporadicamente.

Juntando com tudo que eu gastei, não dá nem pra comprar um jipe velho e equipar pra fazer trilha no final de semana!

E provavelmente só gastei o que gastei porque era hobby, se fosse profissão e dependesse dela pra viver não gastava tanto... A exemplo disso, ainda hoje meu compressor de trabalho na oficina começou a dar problema. Está com 10 anos de uso e faz pelo menos 5 que venho ensaiando trocar por um melhor, mas como ele vem me servindo vou sempre protelando a troca e sempre empurrando com o velhinho mesmo. E isso que um novo custa na casa dos R$500,00... Mas como é caso de trabalho, fico pensando até que ponto o investimento compensa, e se vale a pena trocar ou levar com o velho mais um tempo.. Se fosse uma lente ruim já tinha trocado fazia tempo!!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, 21:02:12 por Luciano.Queiroz »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2014, 21:00:56
É mais que normal gastar com seu hobby.. Se tem dinheiro, qual o problema??? Quem tem que pensar em viabilidade, se precisa mesmo do que vai comprar é quem trabalha com isso, que depende disso pra viver.

É assim com fotografia, com jipe, com barco de pesca, com moto de cross ou estradeira, etc.. No final das contas, acho que a fotografia ainda é dos mais acessíveis....

 


Excelente opinião!
Antes da fotografia meu hobby era aeromodelismo. Depois de espatifar 2 aeromodelos achei que a brincadeira ia sair muito cara e larguei mão  :hysterical:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 23 de Fevereiro de 2014, 07:19:29
[...]No final das contas acaba sendo um pouco sobre o foco e prioridade. Quando você não tem nenhuma outra prioridade mais séria, se dá ao direito de gastar com o que gosta.[...]
Exatamente... pense em projetos para o que vc tem e se dedique a eles que vc ja nao vai mais querer saber de ficar vendo e ouvindo sobre equipamentos que vc nao tem.